Someone é a historia de Halley Cooke – ela tem 16 anos e é a melhor amiga de Scarlett Thomas. Na escola, Halley sempre foi conhecida por ser a amiga de Scar, mas tudo está prestes a mudar nesse começo de ano letivo. O livro já começa com um acontecimento triste e a partir daí as coisas vão se desenvolvendo.
A mãe de Halley – eu tem esse nome em homenagem a avó materna, que tem esse nome em homenagem ao cometa – é uma terapeuta famosa que também é uma escritoras de livros de 'ajuda aos pais' de sucesso. Elas sempre tiveram uma relação boa, mas depois deste verão as coisas entre elas parecem estar cada vez mais distantes. O pai de Halley trabalha na radio local e eu gostei muito dele, apesar da participação ele não ser tão significativa.
O que eu amei na narrativa da Sarah foi o quão realista ela consegue ser! É com toda certeza, o livro YA mais bem desenvolvido que já li. Quero dizer, geralmente em historias YA o foco é a/o protagonista, o amor e os amigos, mas neste livro, existe o carinha, existe a amiga, e nem por isso o relacionamento com a família deixa de ser abordado. E ela escreve isso de forma fantástica! Realmente gostei demais de como a Sarah desenvolveu a relação entre mãe e filha. Porque foi algo muito próximo, muito real.
A mãe de Halley, a principio, me pareceu um pouco severa demais, ou exagerada, mas talvez esse meu pensamento se deva ao fato que minha visão é a de filha – ainda mais lendo tudo sob a perspectiva da Halley – e talvez até adolescente, mas depois, no desenrolar, eu pude perceber claramente as angustias e pressão que ambas estavam passando. Então acho que um grande diferencial deste livro é falar não só de romance, mas também de conflitos familiares de uma forma que não é costume em YAs.
As coisas entre elas começam a ficar ainda pior depois que Halley começa a sair com Macon Falkner. Ele sempre foi um mistério para todos na escola, mas era o melhor amigo do namorado de Scarlet. Julie ainda morria de medo a má influencia que Macon poderia ter sobre Halley, ainda mais depois que Scarlet aparece grávida e choca a todos. Foi muito interessante acompanhar o crescimento de Scar e Hally devido a essa gravidez. Eram duvidas que qualquer adolescente teria no lugar delas, e achei que Scar foi muito corajosa na decisão que tomou, uma vez que o aborto por lá é legalizado e ela optou por não fazer, contrariando a mãe e a todo mundo. A mãe de Scar é um contraponto interessante a mãe de Halley já que as duas são bem diferentes na maneira de pensar e agir.
- Eu nunca gostei dele mesmo. - falei. - Ele é muito radical de qualquer forma.
- É. - Scarlett falou, mas eu pude senti-la sorrindo obscuramente. - Ele não é seu tipo.
- Ele não é. - continuei, ignorando-a. - Ele precisa de alguém com uma reputação como a dele, como Elizabeth ou Ginny, para combinar. Eu fui uma total idiota por chegar a pensar que ele olharia para alguém como eu.
- Por que você diz coisas como essa? - ela disse, virando de costas para a porta.
- Coisas como o que?
- Alguém como você. Qualquer cara seria um pu%$ sortudo se estivesse contigo Halley e você sabe disso. Você é bonita e inteligente e leal e engraçada. Elizabeth e Ginny são só garotas idiotas que falam alto. É isso. você é especial.
Mas claro que também tem romance e eu me senti tão próxima de tudo. Realmente muito plausível. Eu passei o tempo todo sem saber bem 'do lado de quem ficar' porque relacionamentos são assim mesmo, nunca tem um só certo, depende do ponto de vista e se as vezes eu concordava com a Halley, outras eu entendia o Macon, afinal ele é só um garoto e garotos... Bem, garotos, são garotos!
Eu gostei muito do livro, o final me deixou um pouco triste porque embora eu tenha achado uma boa conclusão, não é o típico 'final feliz' de histórias YA, é um final FIM. Um final que aconteceria na vida real, sabe? Ou talvez eu só tenha ficado um pouco decepcionada com Macon e como tudo acabou... Mas acho que o grande mérito é mesmo a realidade que o livro passa e as relações mostradas, não só amorosas como também entre família, amigos... O final até me fez chorar :')
- Eu li esse livro na encadernação How to Deal (que virou filme com a Mandy Moore) o curioso é que o segundo livro That Summer – que também originou o filme – não tem relação alguma com SLY, ou seja, eles pegaram dois livros e uniram coisas diferentes num roteiro só.
- Talvez esse seja um dos motivos do porquê eu ter ficado triste com o final, como eu já tinha assistido o filme, eu esperava uma resolução mais 'e foram felizes'. O filme é bem focado no relacionamento amoroso enquanto o livro é mais abrangente e fala muito da amizade entre Halley e Scar. Mas isso não deixa de ser bom pois mesmo se você ver o filme, vai se surpreender muito pois é tudo MUITO diferente.
- O livro é de 1998 e ainda assim consegue ser muito atual.
- Esse é o primeiro livro que li da Sarah Dessen e só serviu para a confirmação de que grande escritora YA ela é.
Livros com alunos adolescentes são ótimos (com exceção de livros com anjos e demonios adolescentes), não sei qual denominação se dá para isso, mas a maioria dos YA não passam na escola, e a escola é uma realidade perto de nós.
ResponderExcluir", afinal ele é só um garoto e garotos... Bem, garotos, são garotos!"
traduzindo: "afinal, ele é um fdp, e para ser fdp tem q ser garoto"
ps: vcs blogueiras não vão com a cara de garotos em livros realistas!!
ps2: Eu sempre faço um texto quando venho aqui, UEHEUIEH.
Boa resenha!
Bruno M,
Garoto dos livros!
Lembrei do livro Três Metros Acima do Céu, de Federico Moccia. É um YA bem realista, com um final que talvez não deixe todos felizes. =]
ResponderExcluirBjo!
www.itcultura.com
Ah! E adorei a capa (primeira)!
ResponderExcluirIt Cultura
www.itcultura.com
Se eu já morria de vontade de ler algum livro da Sarah, imagina agora, né?! HAHA Adorei a resenha e me encantei pelo livro. A capa é uma graça e só me faz ter mais vontade ainda de ler!
ResponderExcluirBeijos xx
Eles sempre fazem isso de juntar dois livros pra dar um filme ¬¬
ResponderExcluirQue história é esta de ''Garotos são apenas... Garotos''? Como se, só por alguém ser um garoto, já é um passo dado para a canastrice. Abaixo ao Sexismo!/Revoltei
ResponderExcluirRsrsrsrs
Brinaceiras a parte, gostei da resenha... E como assim o filme misturou dos livros nada a ver?!
Sério, não entendi esta parte!
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Nunca li nada da Sara, mas tenho vontade! As capas dos livros são bem fofas.
ResponderExcluirJ.
-the Eater of Books
Pelo jeito é um tipo de livro que eu iria gostar, pois gosto muito quando a história soa realista, que os personagens são profundos e bem trabalhados.
ResponderExcluirCurti também em saber que apesar de tratar de YA, não fica apenas no romance. Isso é bem interessante.
Beijinhos
Rê
Ler e Almejar
Oi amiga obrigada pela dica lá no blog acho que vou acatar ,e esses livros fiquei curiosa para ler.
ResponderExcluirOi flor,
ResponderExcluirAchei um tempinho de passar por aqui ahaha e já tenho que sair daqui a pouquinho para aula de dança rsrrs sim sou louca faço aula de dança na sexta d enoite....rsrss...voltando ao que interessa sempre que venho ao seu blog fico com vontade de ler esses livros que não foram lançados aqui ainda rsrsr ou eu pego eles em ingles ou espero infelizmente ando com a minha primeira alternativa eheheh achei muito legal a historia bem do tipo que eu gosto e a capa com os dois na areia e bem original também...Adorei a resenha e agora me resta esperar ne.....
Mil bjks e um otimo fim de.
Raquel Machado
Leitura Kriativa
Ahhh!
ResponderExcluirEssas pessoas chiques que leêm em inglês...Vou te dizer, viu?
uahsuahsua
Adorei a resenha...Tomara qu venha para o Brasil!
^^
Bjinhos
Psiu!
http://www.SilencioQueEuToLendo.com.br
Nunca tinha lido nada a respeito desse livro, e nunca li nada da Sarah.. :(
ResponderExcluirEssas pessoas chiques que leêm em inglês...Vou te dizer, viu? [2] .. haha
Gostei bastante da resenha Eve! Eu to precisando de uns livros com narrativas mais reais! Quando eu tiver oportunidade quero ler esse livro, com certeza! \o/
E gostei mais da segunda capa! *-* Achei muito fofa!
Beijos.
Amanda.
Lendo&Comentando
Nossa, mas é sempre assim no filme nunca fala tudo que está no livro neeh !
ResponderExcluiré incrivel, sempre muda algo.... uahsauhsauhsauashuh'
Resenha maravilhosa, estou morrendo de vontade de ler o livro... Pena que agora estou realmente LOTADA de livros para ler...
vida de dona de blog literário é assim ! sauhsausahuashasuh'
bjs Patty
Cartas para Ficção
Eu nem imaginava que esse filme fosse inspirado de um livro (no caso 2. Assisti o filme há muito tempo e nem me lembrava da história.
ResponderExcluirO livro parece ser bem fofo, pena que é em inglês =/
Bem que alguma editora fofa poderia trazer esse livro para o Brasil, como adorei a sua resenha (apesar do fim ser tipo, "um fim") eu compraria rs...
beijocas
Livros e blablablá
Óia!
ResponderExcluirNão sabia que esse filme da Mandy era baseado em livro...nunca consegui assistir todo.
Adorei a capa da praia, muito fofa.!
Não conhecia essa autora, gostei do jeito que comentou e tals me interessei bastante pela leitura.
Adorei o nome da personagem haha tenho uma fanfic do Jared Padalecki, a mocinha se chama Hailey *.*
bjs e bom final de semana
Nana
Obsession Valley
Eve! Mais um da Sarah para a minha listinha *-* Dela eu to lendo Along For The Ride, e é muuuuito bom! E vamos combinar que as capas são lindas né? Totalmente diferente da brasileira que já lançaram... Enfim, ótima resenha querida!
ResponderExcluirBeijoca!
Lú
Mais uma resenha que me deixa com vontade de ler alguma coisa da Sarah Dessen! Nunca assisti o filme também...sempre via nos lugares, mas nunca parei pra assistir! Vou dar uma chance pra os dois agora :D
ResponderExcluirNatália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com
Já vi o filme, não li o livro, li somente o livro da Sarah que veio para o Brasil, gostaria de ler mais livros dela. O filme infelizmente não me empolgou, acho que teria gostado mais há uns dois anos atrás.
ResponderExcluirAdorei a resenha, Ev! Eu nunca tinha visto este filme, mas vou procurar ele agora, eu adoro essa atriz! É uma revelação ele nao ter o típico final de YA, parece interessante. Estou muito curiosa meeeesmo. *-* Ótima resenha *o*
ResponderExcluirRachel Lima
http://etcoetra.blog.br
ei Evellyn,
ResponderExcluiradorei a resenha.
Já conhecia a autora, mas nunca tinha lido resenha desse livro.
Ele parece ser lindo, mas confesso que curto um YA com "aquele" final feliz, kk.
Se lançarem aqui com certeza vou ler. ^^
beijos.
Cara eu quero muito ler esse livro "someone like you"
ResponderExcluirParece ser muito bom.
Ótima resenha.
Beijo.
Eve fico muito feliz de vc ter curtido tanto o livro.
ResponderExcluirEu sou fã da Sarah e ninguém me faz duvidar que ela é PERFEITA na sua escrita de em como monta e dá vida aos personagens.
Vou aguardar a resenha de "That Summer", e assim que terminar vou te emprestar mais dois: "Along For The Ride" e "Just Listen".
XOXO, da Lisse
Eu adoro esse filme com a Mandy Moore. Você leu esses livro em inglês mesmo? Beijos!
ResponderExcluirHoje passou este filme no Boomerang.
ResponderExcluirPena que não vi o final, tive que mudar para o futebol por causa do meu pai.
Vou esperar a reprise, já que na net passa toda hora.
Evellyn,
ResponderExcluirPela sua resenha notavelmente empolgada e a história bastante interessante do livro, fiquei curiosíssima.
Primeiramente porque aprecio imensamente a qualidade de um autor de livros juvenis em ser mais maduro, em tocar noutras questões que não sejam o namoradinho e a melhor amiga. Ainda mais envolvendo algo sério como gravidez na adolescência.
O tema é atual mesmo =)
Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto
Oi Eve,
ResponderExcluirNossa, eu assisti esse filme e jamais saberia que foi baseado em um livro da Sarah Dessen!
Muito bom saber, agora vou correndo procurar esse livro da Sarah para fazer as minhas considerações.
beijos