Eu Vi: Velozes e Furiosos 5 (Fast Five)

Meu sábado estava bem entediante, até que meu primo me chamou pra ir ao cinema (sim, meu primo – a falta de namorado dá nisso). Tínhamos a intenção de assistir Velozes e Furiosos 5 e Piratas do Caribe 4, mas chegamos lá e as sessões estavam todas lotadas, então só conseguimos para Fast 5 mesmo, e ainda dublado, mas, ok, tá tudo certo. 

Eu nunca assisti nenhum dos filmes da franquia – sei lá, nunca me interessei, apesar de gostar de filmes de ação – então estava esperando ficar completamente perdida, mas isso não aconteceu pois até é um filme bem 'independente' dos demais e mesmo sem acompanhar, ele tem um enredo próprio e dá pra entender sem conhecer nada dos personagens. (Meus comentários estão cheios de Spoilers, se não quer saber,pare e volte depois)

O filme começa exatamente de onde o quarto termina – inclusive com as mesmas cenas – então quem viu os anteriores sabe que Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) estavam indo resgatar Dom (Vin Diesel) no ônibus da prisão. Logo temos uma sequência de ação e muita velocidade que já nos deixa maravilhados com tamanha mentira. Claro que essas cenas de ação sempre tem muita coisa 'WTF' mas ok, temos que levar em consideração que é um filme, não precisaria acontecer na vida real.

O trio original está de volta!

Então, os 3 acabam vindo para no Rio de Janeiro – minha cidade – e  começa a verdadeira comédia ação do filme. As cenas aéreas são lindas, tem o Cristo, tem uma panorâmica, tem as favelas (não é tão bonito mas dá um efeito). A forma como esses estrangeiros veem o Brasil sempre me dá vontade de rir porque é tudo tão caricato que só assim mesmo. Acho que o filme é divertido aqui no Brasil, mas especialmente aqui no Rio porque nós sabemos como é a realidade.

Quando os três chegam aqui, encontram com Vince (Matt Schulze) – que eu não conhecia, mas se você já viu sabe quem é – e como estão todos precisando de um money, Vince diz que tem um trabalho para eles. Então vem a parte mais engraçada, que é o roubo num trem de carga em pleno Rio de Janeiro que na verdade é no deserto (provavelmente na Costa Rica ou Porto Rico, outros locais da filmagem). Juro, o filme todo tem muita mentira, mas essa é a mais engraçada porque nós cariocas, sabemos que não existe trem, nem cenário assim no Rio.. de modo geral, como a maioria das externas de velocidade não foram rodadas por aqui, dá pra notar. Mas eu juro que pensei que eles realmente estavam na Central...

Desfilando em praia carioca.

O filme recebeu muitas criticas por mostrar o Rio de forma totalmente tomada pela corrupção e tudo o mais, mas eu não me importei com isso, na verdade só ri muito porque se eles fizeram isso talvez seja essa a imagem que passamos lá fora: Rio terra de ninguém. Tipo, ♫ a criminalidade rola solta na cidade, a sociedade...♪ (Gabriel, o pensador feelings). Tem uma cena que o agente Hoobs (The Rock) – que veio dos EUA especialmente pra capturar os protagonistas – pede a ajuda de uma PM e quando ela pergunta o porquê da escolha ele diz: 'Porque eu acredito que você seja a única policial honesta do Rio'... Ah, tá, valeu ;)

Estamos no Rio, meu bem, terra sem lei, terra de ninguém! Vai encarar?

Fast 5 mostra o Rio de forma completamente clichê, mas fazer o que? O filme é uma obra de ficção, como bem lembrou o diretor Justin Lin. E além do mais, pelo menos estamos no cinema internacional – e é por esse pensamento que todo mundo ri da nossa cara, é, falem mal, mas falem de mim.

A minha lastima maior é ter visto dublado, então perdi boa parte da graça pra reclamar dos sotaques! Imagino que seria engraçado ver todos os cariocas falando inglês fluentemente. A policial carioca é na verdade uma espanhola, então queria mesmo ouvi-la falando português. O chefão do crime no Rio é um português, então quero nem pensar...

Sete Homens e Um Segredo

Sobre o elenco, eu achei totalmente legal, tem uma parte que ficamos falando que era Velozes e Furiosos meets Onze Homens e Um Segredo (então imaginem a trama). Veio gente de tudo que é filme anterior e eu sabia que conhecia o Tej de algum lugar (Ludacris! Thanks Lay Almeida). Também fiquei encantada pelo Liu Kang ops Han. O fato mal explicado é que dizem que esse personagem, interpretado pelo ator Sung Kan, já havia morrido num dos filmes anteriores e acabou ressuscitando. Eu hein... E eu também demorei a notar que Hobbs era na verdade o Dwayne the rock Johnson... O cara tá tão hiper-mega-bombado que nem reconheci. Teria ficado ainda mais legal se Ja Rule tivesse aparecido....

Sim, esse bombado é o Dwayne Jhonson! E essa mocinha é a carioca/espanhola...

O que eu notei, também, foi que esse filme se concentrou bem menos na velocidade e mais na tática, nos planos mirabolantes, no carisma do elenco, na reunião da trupe, no confronto entre os fortões! Gostei disso, acho que fez o filme ficar mais agradável a outros públicos e não só aos adolescentes loucos por carros tunados e velocidade. Então tenha certeza que este filme é diferente dos anteriores da franquia pois os carros chegam a ficar em segundo, terceiro plano.

Não se deixe enganar pelo trailer cheio de velocidade

Enfim, um bom blockbuster, que não vai mudar a vida de ninguém, mas garante diversão, muitas cenas What the Hell e um elenco muito variado com muitos carrões importados. Só uma dica: se você for carioca, não leve nada pro lado pessoal porque se você fizer isso vai sair da sessão bem decepcionado com toda a 'malhação' ao Rio de Janeiro. O filme já garantiu uma continuação - por enquanto será o ultimo.

18 comentários:

  1. Eu ainda não assisti, mas estou doida para! A Biia viu e adorou!

    Eu assistiria só pelo Vin Diesel, mas parece que a trama tb está demais, né! \o/ Melhor ainda!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá, Evellyn!
    Adorei a sinopse deste filme, apesar de não ter assistido também aos V&F anteriores rsrs.
    Espero ter a oportunidade de assistir algum dia e conferir de perto a imagem que eles tiveram sobre a Cidade Maravilhosa. Parece mesmo ser bem interessante.
    Adorei o post!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto como os filmes retratam o Brasil, muito ruim UASHAUHSAUS Adorei a resenha pro filme, Eve. Não sei se vou assistir, esses filmes geralmente não me atraem muito. Meu lance é comédia, romance e terror UASHAUSAS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  4. Evy,

    Serei sincera e espero que entenda. EU NUNCA assisti ao filme pra prestar atenção na historia. hehehehe

    Eu sou fã do Vin e ele estando no filme pra mim já basta. Então, quando todo mundo criticou o filme por causa da imagem que fizeram do Rio, eu não me importei..
    Eu ficaria extremamente irritada se o meu Vin não estivesse no filme...rsrs

    bjinhuxxx

    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  5. Parei de ler na hora que li spoilers! hahaha
    Eu adoooro Velozes e Furiosos, entao to doida pra ver esse ;D

    Beeijocas

    ResponderExcluir
  6. Nossa, para nós, todos os Velozes e Furiosos são excelentes. Não vimos ainda o Fast Five, mas nossos planos é de irmos ao cinema nesta sexta-feira assistir a trama.

    Obrigada por seu blog ser tão bom *-*'
    allstargt.blogspot.com
    Se possível nos visite! Ficaríamos mega felizes.
    PS: poderias add no msn? tainaraf_poa@hotmail.com

    Xoxo,
    Tainara & Gladimir

    ResponderExcluir
  7. não adianta, não consigo gostar desse filme! rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  8. Para mim ótimo, adorei que fez a resenha Evellyn, sabia que valeria à pena!! Claro, gostamos do filme apesar de alguns detalhes!!!

    Lay Almeida
    De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  9. Er, o único ''Velozes e Furiosos'' que assisti foi o 3º - é aquele que se passa no Japão e que não tem ninguém do original (só o Vin Diesel no Final, mas isto não conta...).

    Mesmo com toda esta história do Rio, o filme ainda não chamou a minha atenção... É, o meu lance é tudo, menos filmes de ação do tipo ''machão bombadão com metralhadora na mão e um carrão''. (É, eu sei que a frase ficou uma rima FAIL!).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  10. Acho que galera se encomoda com a maneira que o país é retratado e tal.. mas é bobagem. vc realmente acha que as cidades dos US são como eles falam nos filmes? É tipo.. só um filme.

    Eu quero assistir pq adoro F&F por causa dos carros :D mas ser no Brasil meio q tira um pouco minha vontade pq tem bandido sujo e feio, nos outros são japinhas charmosos ou americanos de 20 e poucos loirinhos.

    ResponderExcluir
  11. Eu sinceramente nunca curti esse tipo de filme, carros velozes, mafia, mulheres gostosas. Não faz meu tipo, aliás tenho horror a esse gênero. E nem mesmo esse Velozes E Furiosos se "passando" no Brasil, despertou meu interesse.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  12. Eu também não vi nenhum dos outros, mas ri muito da imagem do rio! Sacanagem, até parece que é só bandidagem, que dó. Anyway, vou ver os outros, creio, parecem até legais. Eu ri MUUITO dos sotaques mas uma coisa impagável é a voz do Vin Diesel! Eu acho ela HORRÍVEEEEEEEEEEEL! Eu rio toda vez que escuto ela, ueuhehuehhe. Acho que só eu penso assim. Anyway, adorei a resenha, hahaha.
    :*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Ainda não assisti esse, mas pretendo.
    Assisti todos os anteriores e eu gosto bastante dessa franquia. Apesar do segundo e terceiro serem bem fraquinhos.
    E esse negócio de focar na velocidade acho que foi só no primeiro mesmo, os outros sempre focaram mais na história do que nas corridas em si.
    Não tinha pensado nos sotaques, quando assistir vou reparar nisso agora HUHSUAS
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. ei Evellyn,
    adorei a resenha, eu rir, kkk.
    Nem ligo também de como retrata o Brasil nos filmes, como a Carol citou, nos E.U.A as cidades não são como eles tentam aparentar no filme.
    Estou doida para ver o filme, realmente gosto dos atores, principalmente o Van-meu-sonho-de-consumo, sou apaixonada por esse carequinha, kkk.
    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Parece ter ficado bem legal mesmo. =)
    Só assisti aos dois primeiros e gostei bastante.
    Ia pegar os outros pra ver antes de assistir esse, mas acho que nem vai dar tempo. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Só uma palavra Van Diesel...uhu...ahahaha...fui obrigada a ir assistir esse filme também ihihihi...imagina se excelentissimo nao queria ir ne? Achei duas coisas uma cade os carros???tipo nao tinha muitos carros ne ou eu nao entendo de nada desse tipo de filme...e dois eu fiquei ate o final do filme digo ate o final depois que passou as letrinhas tem o gancho mesmo pro proximo e 90% do cinema ja tinha saido hahahaha...enfins to atrasada assim que der volto te visitar ok.
    Bjks
    Raquel Machado
    leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  17. Adoro os filmes de velocidade furiosa porque adoro o Vin Diesel, e mais ainda gostei deste porque também amo o The Rock. Então pra mim não teve mesmo como não gostar :)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito desse tipo de filme, aliás me corrigindo, não gostei muito dessa série de filmes, apesar dos protagonistas serem super gatos. Confesso que não fizeram muito o meu estilo.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?