Este é um daqueles livros raros que NUNCA li nenhuma resenha negativa. Uma de minhas amigas é tão apaixonada por ele que o leu umas 8 vezes num período de 6 meses. Então eu já tinha certa curiosidade sobre esta história (porque as pessoas falavam tão bem?). Comprei e ele ficou aqui aguardando no limbo por quase 1 ano, até que o li para meu Clube do Livro.
O livro é narrado sob dois pontos de vista e eu gosto bastante disso, pois dá pra conhecer a realidade de cada personagem intimamente. Brittany Ellis é a típica patricinha que esconde sua verdadeira personalidade. Ela é linda e rica, fato, mas fora a casca da perfeição, enfrenta problemas em casa que a faz tão frágil quanto cristal. Por outro lado, Alejandro Fuentes, vulgo Alex, é imigrante mexicano, vive na parte marginalizada da cidade e faz parte de uma gangue. Alex faz o estilo bad-boy, só que ele não é bad (mas é boy, thank God) apesar do lance com a gangue. Acontece que ele só está nesta vida porque está-neste-meio e foi a forma que encontrou de defender a família (constituída por ele, a mãe e dois irmãos mais novos).
Então num desses acasos da vida Brit e Alex são escalados para serem parceiros nas aulas de Química (yay, nos livramos da Biologia) e desenvolverem um projeto juntos. Obviamente, a principio rola aquela pseudo-aversão, mas Alex logo resolve que precisa conquistar Brittany e tirá-la dessa vida onde só as aparências importam. Brit me dá muita pena porque apesar de (aparentemente) ter tudo para ser feliz ela é muito pressionada pelos pais e pelos amigos. E vive em função de corresponder a expectativas que tem para ela. Isso não é vida! Já o Alex é bem forte e gostei da personalidade dele, mesmo com o leve espirito mamãe-quero-briga.
– Não consigo acreditar que você goste disso. - digo quando o semáforo abre.
– O cigarro me faz relaxar.
– Por quê? Estou deixando você nervoso?
[..]
– Com esse vestido, sim...
O mais legal na relação dos dois é que eles soltam faíscas! E faíscas deixam tudo mais emocionante! Sem contar que tem todo um conflito de interesses que torna o relacionamento deles mais complicado. É Brit que não sabe se deve trocar o cara certinho, aceito pela sociedade e pelos pais por alguém que ela está apaixonada, mas não é exatamente um exemplo de bom cidadão. É Alex que não sabe se faz isso por si ou pela aposta que se envolveu - embora no caso dele o conflito seja bem menor, neste ponto.
Sobre os demais personagens, eu gostei mais da galera do Alex. Paco e Izabel principalmente. Da parte da Brit achei todo mundo tão envolvido na superficialidade da vida que não me interessei. Ela até tem uma boa amiga, mas não acho que seja uma melhor amiga. Acho que da parte dela quem se salva é a irmã especial. Gostei de como a autora abordou diversas questões num livro adolescente sem transformar tudo em drama, mesmo falando de alguns assuntos sérios como envolvimento com tráfico, drogas, problemas familiares. Sem contar que ela narra sob duas perspectivas muito bem! Acho que é um grande trunfo essa mobilidade de pontos de vista.
Em compensação, não gostei muito do andamento de algumas coisas. Por exemplo, o relacionamento cheio de faíscas dos dois é excitante e tal – a maior parte do tempo – mas aí, na hora que deveria explodir, a Simone foi lá e cortou o clima! Aí logo depois ela reacende o clima, mas eu já estava irritada e achei que a coisa ficou muito fofa e menos quente do que deveria! Há há há. Sem contar que achei o final do livro muito apressado. Existe um clímax, e aí ela deu um tempo e achei que esse 'tempo', foi uma jogada inteligente (deixou as coisas se acertarem, sem precisar escrever detalhadamente), mas isso me irritou porque todos sabem que gosto de coisas explicadinhas e além disso acontece um fato triste e poxa, fiquei magoada. Então achei o fim bem tudo-se-resolveu-e-pronto-acabou.
– No fundo, eu entendo seu comportamento – ela diz. – É uma questão de imagem, do que significa ser Alex Fuentes. A atitude é sua marca registrada, seu logotipo... O mexicano perigo, mortal, gostoso e sexy. Sou perita nessa estória de criar imagem...A que tento passar é exatamente a da patricinha loura e vazia. [...]
– Você percebeu que me chamou de gostoso?
– Como se você não soubesse!
Então é um livro bem lindo, com uma história interessante por abordar a questão das aparências e como podemos nos deixar influenciar por elas. Quer dizer, há uma mensagem, apesar de parecer mais um livro de romance adolescente. Tem a questão da diferença de classes sociais, a dificuldade familiar em se lidar com pessoas especiais, a falta de comunicação ente pais e filhos, as preocupações diárias que alguns jovens que vivem em periferia sofrem e mais algumas coisas. Eu definitivamente não AMEI o livro, mas gostei muito e recomendo.
Agora, alguém sabe me dizer quando a Underworld vai lançar os outros dois livros que contam as historias dos irmãos de Alex?
ual, parece ser muito bom!
ResponderExcluirconcordo com vc, nunca vi nenhuma resenha negativa dele!
Gente, eu gostaria de entender esta necessidade de vocês de terem tudo nos mínimos detalhes (estou falando das cenas ''quentes'' não do final! Nesta parte eu concordo - não tanto com relação à Química Perfeita, e sim à outros livros, tipo ''Love Story''... Rsrsrs).
ResponderExcluirVocê sabe que eu simplesmente AMO este livro, que ele é um dos meus Bookcrushs, então qualquer coisa à mais sairia piegas e clichê. Então...
É. É muito amor! *o*
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Eu gosto do jeito que a Simone trabalha com os clichês de uma forma diferenciada. Por fora, um bad boy e uma patricinha, por dentro, cada um com seus problemas. Esses elementos se misturam, formando um belo casal cheio de probleminhas pequenos e grandes. E, oh, meu Deus! Que amor, que trama, que história.
ResponderExcluirÉ aquele clichê imprevisível. Foi disso que gostei.
Beijão
Nossa, amei sua resenha! Eu não estava com vontade de ler esse livro ate agora. Eu não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas quando li sua resenha me despertou uma curiosidade imensa em conhecer mais sobre ele.
ResponderExcluirBeijos!
Me visita?
http://livrosfilmesetal.blogspot.com.br
Também curto bastante os livros que são narrados por diferentes pontos de vista, mas tem um limite pra isso...uns 3 personagens já está de bom tamanho, rs.
ResponderExcluirTenho o livro desde a Bienal do ano passado, e estou enrolando pra ler. Talvez faça isso esse ano ainda! =D
Beijos!
Lygia - Brincando com Livros
Já vi tantos comentários positivos sobre esse livro que me sinto na obrigação de ler. Tenho medo de me decepcionar um pouco com a história. Mesmo assim, não devo me aguentar de curiosidade e vou ler hahah
ResponderExcluirQuero ler esse livro, parece ser muito legal. É do jeito que eu gosto. Mas o livro ta meio carinho, e provavelmente, não vou ler muito em breve.
ResponderExcluirBeijos,
Mandi - Book and Cupcake.
Quanto tempo! Nossa, meu navegador anda brigando com os plugins e vive travando alguma coisa em blogs, perdi a paciência e tive que trocar de navegador. Mas voltei! HAHAHA
ResponderExcluirVou ler todos os posts que perdi, já que gosto tanto *-* HAHA
Adorei a capa do livro, o nome, o tipo de narrativa e parece que também vou gostar da história, fiquei interessada, vou procurar esse livro!
Adorei a resenha, como sempre!
Beijos!
Oi Evy! Desculpa a sumida. :/
ResponderExcluirEu adorei a sua resenha. Parece ser um livro bem interessante. Eu não gosto de livros que fazem todo aquele drama de história adolescente, sabe? E esse, assim como você disse, parece mostrar essa realidade de uma forma diferente e bem mais agradável de ler.
Beijos,
Mih.
Confesso que abandonei o livro! Fiquei sem paciência para a historia, mas realmente o adorei, acho que o peguei para ler em uma hora ruim, sabe? Então em um Futuro próximo acho que o lerei, mas até lá...
ResponderExcluirAi meu deus, como fazer pra comentar nessa resenha hein...
ResponderExcluirVai sair muitos ownnn e corações voando pelo ar! <3
Sim, sim, ele é boy! #oremos kkkkk
Esses 'acasos' da vida não acontece na minha vida, que engraçado não??
Quando vc disse aí "com um leve espírito mamãe-quero-briga", eu pensei em várias vezes nele vestido com aquelas blusas agarradas no corpo estilo, mamãe-tô-forte-e-sarado rs
OMGGGGGGGG... eu não lembro desse primeiro quote. Tenho que procurar desesperadamente. Com certeza, ele entraria para o HL, no estilo quero-te-seduzir kkkk
Faíscas, Faíscas, Faíscas... amo faíscas!! Me fazem lembrar da louca relação do Chuck & Blair, e com Brit & Alex não é diferente. #muitoamor
Não entendi: "achei que a coisa ficou muito fofa e menos quente do que deveria". Como assim?? O que faltou pra vc?? Achei tudo tão completinho... mas ok, respeito sua opinião.
Eu amo, amo, amo, amo e sempre vou amar "Perfect Chemistry". Mas acho que nunca disse que sou um pouco contra essa capa, disse?? É fofinha, e revela muito do que seria o Alex e a Brit na imaginação, porém nunca vai superar a americana.
Bjks, e muito obrigada mais uma vez por me citar na resenha amiga. Fiquei muito feliz mesmo. =D
Da Lisse
Há muito tempo quero ler esse livro, também só li críticas positivas por isso me deixa tão curiosa. Mas tenho problemas para comprar os livros dessa editora, ou estão muito caros ou quando estão em promoção eu não posso comprar AHSUAHSUAHUASHU Não sabia que o livro abordava sobre o cuidado de pessoas especiais, mais um ponto positivo. E confesso que adoro esse livros cheio de faíscas com todo esse drama do bad-boy e da menina rica e perfeita. Obrigada pela resenha, beeijos!!
ResponderExcluirOwn *-* é bem o tipo de livro que eu gosto . Romance adolescente um pouco cliché com o típico bad boy. É , eu meio que tenho uma panca por bad boys. Amo amo amo , mas mais uma vez o livro ainda não veio para Portugal :c
ResponderExcluirwww.fofocas-literarias.blogspot.pt
Todo mundo fala que "Química Perfeita" é um ótimo livro e sua resenha não desmente isso.
ResponderExcluirParece ser um livro repleto de romance e sensualidade, fiquei curiosa para conhecer esse casal.
Beijos