Eu Li: A Marca de Atena (The Mark of Athena)

Continuando a saga ‘Os Heróis do Olimpo’ esse livro começa exatamente do ponto onde o anterior, O Filho de Netuno, para – e quem leu sabe que ele para num momento ‘ohhh, e agora, cadê o próximo?! Como-vou-viver-até-lá.’

Nesta terceira aventura, finalmente vemos o encontro entre os acampamentos grego e romano e dessa vez, a história é contada com o foco em quatro personagens: Percy, Annabeth, Leo e Piper. No fim de O Filho, vemos o navio-voador do Acampamento Meio-Sangue que traz Jason, Píper, Leo e Annabeth chegando ao Acampamento Júpiter e então a história segue daí. Eles estão nervosos com a ‘receptividade’ que irão receber, mas isso se mostra ser o menor dos problemas. É complicado fazer um resumo desse livro sem soltar spoilers porque a própria sinopse dele não revela muito, então vou me controlar.

Como o nome do livro sugere – e como certa revelação no livro anterior também, Annabeth é a personagem em destaque nesse volume. Ela tem a grande missão de descobrir e seguir a marca de Atena/Minerva (que é a mãe dela, oras) e salvar o mundo de uma das desgraças que Gaia/Terra pretende fazer. Além da marca, os sete semideuses também estão envolvidos mais-uma-vez-novamente numa missão de grande importância para a salvação da humanidade! Eu tenho é muita pena desse grupo porque a maioria deles não tem nem 17 anos e vivem envolvidos em missões que definem o destino do resto dos mortais. Imagine o drama? Acho que é muita pressão.
Talvez a história terrível tornasse necessário construir coisas bonitas, para mascarar os aspectos mais sombrios.
Logo nos primeiros capítulos a ação começa e aí é uma surpresa atras da outra. Eu nunca sei o que esperar... As partes narradas sobre o Leo eram as que mais me divertiam, porque ele é um dos que mais gosto (junto com Jason, mas não temos narração com ele, então..). E embora eu ainda sinta aquela leve implicância com Percy e Annabeth (é), devo admitir que nesse livro os dois me ganharam. Acho que eles formam um casal forte e fofo, fiquei realmente comovida com eles.
Estavam sozinhos, exceto pelo treinador Hedge, que fora de novo para o tombadilho superior cantando a música de abertura de Pokemón. O treinador havia mudado a letra para 'Temos que matar', e Leo sinceramente não queria saber por quê.
Golpe baixo citar Pokemón, só digo isso!
Bem, devo confessar que passei mais da metade do livro sem saber o que era a tal ‘marca de Atena’ – mesmo depois que a explicação é dada! As vezes a minha imaginação viaja mais do que o necessário e aí quando me liguei no que era a marca fiquei ‘ahhh, ta!’. Mas eu nunca sei o que esperar do andamento dessa série, então achei tudo incrível e inesperado. E como sempre, gosto da amizade entre eles. Como o grupo ficou maior nesse livro, surgem vários embates. Tem certo conflito de egos entre Percy e Jason (Teaaam Ja..), tem Frank e Leo, que não conseguem se entender devido aquela coisa com Hazel, tem Piper - se sentindo perdida, e claro, Annabeth tendo que carregar o peso do mundo nas costas.
- Lorde Baco, lembra-se de mim? [...]
- Ah... sim. John Green?
- Não, Jason Grace.
- Que seja.
Ri mt com essa singela referência/homenagem feita por titio.
Bem, cada um tem o JG (ohoho) que prefere.
Como o esperado, esse livro me deixou com grandes expectativas pelo próximo, mas ainda acho que dos três lançados, esse é o que tem um final mais – ok, posso respirar e aguardar. Claro que estou ansiosa por A Casa de Hades, só estou dizendo que ele não termina num momento ‘e agora?’ e sim em um momento de ‘ok, agora temos um plano, vamos nessa.’

PS: Sou a única que não consigo deixar de pensar em como seria fantástico se meu professor de História fosse ninguém menos que Rick Riordan? Fico lendo os livros dele e pensando: meu Deus, imagina poder dizer 'Rick Riordan? Ah, foi meu professor!'.

PS¹: essa capa é muito amor gente! Adoro como as capas dessa série refletem exatamente alguma cena do livro! Se eu tivesse prestado mais atenção antes de ler, teria ficado ainda mais emocionada...Fantástica, linda e detalhada é pouco para descrever!

12 comentários:

  1. Eve, eu não deveria ler essa resenha, não deveria, isso é quase um pecado, eu ainda não li os dois anteriores, mas, tudo bem, não tenho argumento, mas eu vi você falando tanto dele no Twitter que eu precisava ler essa resenha haha
    Por que razão você não gosta (ou gostava) do Percy e da Annabeth? Eu sempre vejo o contrário, a galera odiando o Jason com todas as forças existentes. Eu terminei de ler essa resenha chorando internamente por ainda não ter essa série, como pode isso? Ah, e eu adoro quando os livros terminam com aquele "MINHA NOSSA, E AGORA?" apesar de ser bem sofrido, e acho emocionante rs'
    E os quotes estão nota dez, aliás, resenha nota dez...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hey, Evellyn!

    Eu gostei bastante do livro, mas não cheguei a chorar no final por conta daquilo que acontece lá. Porque para mim o que era para acontecer não aconteceu - meio confuso de explicar hahaha.

    Eu morri com essas citações a Pokémon e John Green. Sou team Leo porque ele é forever alone nessa viagem. Percabeth, Frankazel, Pison... e o Leo? Só o Festus ou o Hedge que sobram!

    Ainda bem que a Intrínseca vai lançar o próximo ainda neste ano! Não aconselho ninguém a ver a capa, porque ela tem spoiler de A Marca de Atena.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ''Eu tenho é muita pena desse grupo porque a maioria deles não tem nem 17 anos e vivem envolvidos em missões que definem o destino do resto dos mortais. Imagine o drama? Acho que é muita pressão.''

    Simplesmente morri de rir nesta parte da resenha... HAHAHAHA Mas é uma verdade! Todo mundo fica, tipo, ''Oh, quero ser um semi-deus'', mas aí você para e pensa e percebe que os coitados possuem uma vida meio de ''tributo'', sabe? Metade nem chega à vida adulta, vivem sendo perseguidos por monstros e - quando não são - vão para missões praticamente suicidas. Não, obrigado, existem outros universos fantásticos mais seguros para se viver! Hahahahaha

    Enfim, ainda preciso ler ''O Filho de Netuno'' para chegar em ''A Marca de Atena''... mas já sei spoiler de tudo mesmo, então estou de boa. É!

    ps: Evellyn sempre gostando dos personagens ''mais desgostados'' do Fandom. É. HAHAHAHA

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  4. Uau, cheguei a conclusão de que estou perdida nos livros desse autor. Eu ainda nem terminei o da série PJ e não vou conseguir ler os outros se não terminar essa e logo! hahaha Ótima resenha

    ResponderExcluir
  5. A história está me confundindo mais a resenha é perfeita

    ResponderExcluir
  6. A história está me confundindo mais a resenha é perfeita

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve!

    Também amei esse livro e estou mega power ultra ansiosa para que o próximo seja lançado aqui no Brasil!!!

    Ah, e imagina que sonho ter o Rick Riordan como professor de História? Eu já gostava da matéria sem ele, imagina com ele? Afff que tudo!!!!

    Ah linda, tem selo para você lá no blog tá?

    http://www.detudoumpouquinho.com/2013/08/selo-de-qualidade.html

    Bjus

    Lay
    De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa resenha, você se controlou muito bem, eu não teria sido tão controlada, eu li boa parte do livro, abandonei ele por um tempo, mas com certeza voltarei em breve. Aliás eu sempre gostei de Percy e Anabeth. Agora eu espero que Anabeth tenha uma missão tipo assim, de verdade, coisa que eu esperava que poderia ter acontecido em A Batalha do Labirinto (Percy Jackson e os Olimpianos). Aliás fiquei bastante decepcionada com o final de O Filho de Netuno, eu já estava super empolgada para saber como seria o encontro de todos No acampamento Júpiter e o que acontece? O livro acaba. Com relação aos novos integrantes, eles tiram um pouco dos holofotes de Percy, apesar de eu sempre eu esperar muito dele, esperando que ele sempre salve a situação, dessa forma ficou mais dinâmico e mostra também que ele não é tão invencível, principalmente quando ele está perto de Jason, surgindo os conflitinhos.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro da série, mas esse parece ser bem descontraído e divertido e as personagens bem interessantes. Já queria começar a ler a série faz um tempão, mas estava com preguiça, agora fiquei bem animado. Vou ler e volto aqui para te contar o que eu achei.

    Grande abraço!

    http://www.escrivaninhaliteraria.com

    ResponderExcluir
  11. Ameeei sua resenha, super completa!
    Dei minha opinião sobre esse livro lá no blog também, se puder dar uma olhada...
    http://blogueiraporteimosia.blogspot.com.br/2013/11/livros-que-li-marca-de-atena.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve,
    As capas dos livros realmente são lindas, ficariam um escândalo nas estante. Porém, eu tenho um sério problema com os livros do Rick Riordan, simplesmente não consigo gostar do Percy de jeito nenhum. Até tentei ler os livros uma vez, mas não me conquistaram. Paciência, né? Acho que o gênero definitivamente não é dos meus favoritos mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?