Eu Li: Terra de Sombras (Shadowland)

Terra de Sombras é o livro que decepcionou muitos fãs da série Os Imortais. Uns odeiam, outros amam – ok, ainda não achei quem ame. Mas o que tenho a dizer é que: sim, eu gostei. Culpada! Podem jogar pedras! Então, depois daquele fim 'e agora o que vai ser' de Lua Azul, eu estava curiosa pra saber como a historia ia continuar, afinal, eu gosto da série.  
Cuidado com spoilers sobre os anteriores.

Depois da estupidez que a Ever fez ao final do segundo livro, deixando tanto ela quanto Damen numa furada, esse livro começa com miss Bloom confessando a seu amado o que ela fez; eis que Damen, só pra não decepcionar e continuar como o modelo da 'perfeição', ao invés de ficar com raiva dela – e a culpar por tudo, como ela mesma faz – resolve tomar a culpa para si e deixar Ever livre de qualquer responsabilidade. 

- Manter a mim segura? – fico boquiaberta. – É você quem precisa ser salvo! É minha culpa tudo isso ter acontecido! Se eu não tivesse...
- Ever, por favor – ele diz com a voz séria, querendo que eu o escute. – Você não pode ser culpada...
Devo dizer que no inicio do livro, toda essa bondade de Damen me deixou com raiva dele, isso sim! Gente, a Ever faz a besteira, assume a culpa e tudo que ele faz ao descobrir é dizer que ela é inocente e que a culpa é DELE por te-la colocado naquela situação... Ah, por-fa-vor! Damen está convencido que o carma está a persegui-lo por tudo de 'ruim' que ele já fez nesses 600 anos e decide se tornar uma pessoa melhor, mais caridosa, menos apegada aos bens materiais. Mas como eu disse, Damen é a personificação da perfeição e não é possível odiar a perfeição! Ele só faz isso porque é muito paciente, amoroso, vivido, perspicaz... blábláblá. Apesar de não concordar com o pensamento de Damen sobre Ever, eu não posso ter raiva dele por ele ser tão... Damen. 
- Ever, fala sério? Um Lamborghini?
Eu me encolho, corando diante dele.
- Precisava de algo rápido – demonstro indiferença, sabendo que ele não está engolindo a conversa assim que vejo seu rosto.
- E precisava ser brilhante e vermelho também? – ele ri, olhando para o carro e para mim, balançando a cabeça.
O grande problema de nossa protagonista é que ela invariavelmente cai naquela de fazer a coisa errada achando que vai dar certo, quando todas as probabilidades apontam o contrário. Então só me resta dizer: Ever fofa deixa de ser idiota e acorda! A garota tem um cara como Damen ao lado, pronto pra fazer tudo por ela, disposto a qualquer coisa pra ajudar, suportando os ataques mais bestas de ciúmes que ela tem por TODA A ETERNIDADE, mas tudo que ela consegue fazer é ir pelo caminho errado. Tudo bem que depois do que ela fez a eternidade toda não iria significar nada, mas ela devia confiar mais nele ao invés de querer resolver tudo sozinha – quando nós já sabemos que sempre que ela tenta resolver algo, só consegue piorar as coisas. Além disso a cada livro Ever se supera no egoísmo e ciúme! Mas, embora isso, eu gosto do senso de humor dramático dela e dou muitas risadas com os pensamentos pseudo-sofredores que ela tem.
Mas, assim que entro no estacionamento, a primeira coisa que vejo é um utilitário do tamanho de um mamute parado na vaga ao lado da que Damen está guardando para mim. E eu disse mamute porque é grande e feio. Algo na visão de Damen encostado naquela baleia me enche de terror.
A Haven foi quem conseguiu me surpreender um pouco em certo momento, pela primeira vez eu pude notar que ela tem um coração e alguma capacidade de discernimento, mas isso não durou muito e no final das contas, lá estava ela sendo atraída pelo perigo e deixando a Ever em maus lençóis, se é que dava pra ficar pior do que ela já estava. Miles continua o Miles de sempre e eu gosto dele por ser gay leve e divertido.
- Esses dois. - ela aponta para nós - Juro, eles estão cada dia mais estranhos.
Miles concorda com a cabeça.
- É, eu ia mesmo dizer isso. Vocês estão estranhos. - ele ri. - Ah, e essa coisa de usar uma luva só, estilo Michael Jackson? - ele balança a cabeça e franze os lábios. - Não está combinando nada com você. Esse visual está tão batido que nem você consegue ressuscitá-lo.
As minhas gêmeas preferidas da ficção literária estão de volta. Elas trazem aquilo que Raley deixou em falta. Romy e Rayne estão ainda melhores agora que são 'obrigadas' a passar um tempinho em plano terreno morando com Damen. Dessa vez também entra em cena uma terceira pessoa, só pra atrapalhar o relacionamento aparentemente inseparável e predestinado de nossos protagonistas; Jude é um personagem carismático, mas sou Team Damen, sorry, além disso ninguém mais merece aturar a Ever senão ele.

Então apesar das minhas divergências às ações de Ever ou mesmo Damen eu continuo fã da serie pois acho que a Alyson realmente inovou ao criar essa mitologia e eu nunca sei o que esperar! O que eu sempre gosto nos livros também é a narrativa, que se mantém sempre num ritmo bom, nada cansativo. Além de que os momentos finais são sempre cheios de reviravoltas, algum acontecimento trágico – e consequentemente mais uma burrada da Ever! E mesmo assim Alyson consegue sempre escrever um 'final feliz' apoiada no gancho de que o amor pode superar qualquer coisa. 

Alguém mais pensa no Kurt de Glee ao 'ler' o Miles ou sou só eu?

12 comentários:

  1. hahaha, kurt do glee foi ótimo....mas é bem essa a comparação!

    também quero continuar a série, mesmo me decepcionando horrores! rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. O enredo é ótimo, o universo que a Alyson criou é incrível e a escrita é super agradável... O problema é a Ever! Meu Deus, quem merece uma protagonista chata, sem carisma e ainda por cima burra pra caramba?! E esse molenga desse Damen com esse papo de carma fica um saco. Meu filho, vai pegar mulher e larga essa mala aí! Aff.
    Adorei a participação enorme da Romy e da Rayne nesse livro. Elas ão umas chatinhas super adoráveis!

    Ah, no título do post você esqueceu do "li" de "eu li" :B

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  3. Olá, Evellyn!! Ainda não li os livros anteiores da série Os Imortais, mas fiquei bem curiosa após ler a sua resenhas.
    Espero poder conferir todos os livros ainda este ano.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. sim! eu odeio esse lado do Damen a culpa e minha e vc é inocente, comentei um pouco disso em Lua azul pq acho q ele não deixa ela crescer, ele passa a mão na cabeça dela por td!!! ela vai ficar boba e mimada!
    acho q ever fez mta coisa errada, mas entendo q ela tava tentando resolver a situação q pra Damen ta td bem, ou td vai ser resolvido se eu parar de materializar coisas e criar um campo de energia entre nos! fala serio!
    como pode ver nào acho ele perfeito! kkk
    eu discordo de vc pq sou Team Jude!
    e apesar de mtas pessoas q a serie decaiu com esse livro eu gosto dele pq é nele q Jude aparece e percebemos q Damen só atrapalhou a vida dela durante seculos, afastando ela de Jude e fazendo com q ela morresse #fato
    opiniões completamente difernetes :p

    ResponderExcluir
  5. perdão, digitei rápido e saiu com mtos erros :x

    ResponderExcluir
  6. Eveee! Ah, eu não gostei desse livro não :X pra mim foi o pior da série até agora! A Ever é tãããão BURRA cara! E depois de todas as idiotices que ela fazia, que ferravam as coisas ainda mais o Damen vinha dizendo que nada era culpa dela e tal... aff, me revoltei com isso :/
    Mas concordo que a Alyson é bem criativa, mas sei lá... o lado pra onde ela tá levando a história não tá me convencendo muito não viu?
    Adorei a resenha!
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Eu não li a resenha Eve, porque eu só li o primeiro UAHSAUHSU mas eu realmente gostei, achei bem bacana. E você gostou do terceiro, tenho fé, tenho esperança ainda UAHSAUHSUAS vou continuar lendo pra tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Sim, a Ever é estúpida... sim o Damen é meio bobão... é, a história é meio previsível nesse lance de romance... mas eu tb gosto da série UHAHUA

    ResponderExcluir
  9. oi Evellyn, concordo com tudo que você disse,

    "Ever fofa deixa de ser idiota e acorda!"

    A Ever está cada vez mais irritante, não aguento mais as burradas que ela comete.

    Acho que o grande problema da série é que Alyson escreveu um livro que deveria ter no máximo 2 continuações. A história deveria ser trilogia, pois não tem história para seis livros.

    Haven é um porre, odeio ela.

    Damen é um retardado, ele é burro por aguentar ainda aquela mala. kkkk.

    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ahh flor, não tenho muito o que falar porque não li nenhum livro da série... =(

    Mas agora que fiquei sabendo que a Alyson vem pra Bienal, nossa, vou dar um jeito de ler pelo menos UM livro dela. Não precisa ser necessariamente dessa série, mas eu quero muito conhecer a narrativa dela!!

    Beijos!
    xoxo
    xo

    ResponderExcluir
  11. Para falar a verdade, desde que eu li o primeiro livro, tive certeza absoluta que não queria ler mais nenhum livro dessa série. Achei a ideia do livro muuuito criativo, mas foi tão mal trabalhada que desencantei totalmente ):
    Os personagens são meio chatos (tirando a Riley e o Miles), o enrendo também, a vilã (do primeiro livro) achei ruim e não entendi bulhufas da explicação final. E pelas resenhas que vejo dos outros da série, vejo que não vale muito a pena mesmo continuar a ler.

    ResponderExcluir
  12. Eve, obrigada por ter feito uma resenha linda e não soltar nada tão importante que não podia ser dito.
    Foi uma resenha significativa e com muito conteúdo. E não achei que vc falou spoilers como escreveu lá emcima.

    Estou muito curiosa em ler os livros, até porque a Alyson vem né! Quem sabe não vou vê-la e treinar todo o meu "inglês" fluente com ela?? rsrs

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?