Eu Li: A Ovelha e o Dragão: Os Escolhidos

Raquel, 23 anos, é recém-formada na faculdade de jornalismo, trabalha num jornal, é filha de pastor e sempre levou a vida seguindo os costumes da religião. Ela namora um rapaz da igreja, Felipe, por um sistema de corte (muito interessante, onde os namorados não podem nem abraçar, nem beijar!) e eles estão prestes a noivar. Toda a comunidade da igreja os vê como sucessores dos pais dela, já que Felipe também é pastor em formação. 

Já Cristiano é um jovem acostumado a ter tudo na vida. Desde pequeno, sempre teve grande capacidade de persuasão. Ele é filho de ex-senador e aos 25 anos, depois de passar boa parte da vida em Brasília, voltou a João Pessoa com os pais para investirem em negócios imobiliários. Acontece que o pai de Cris (esse ex-politico) faz parte de uma igreja barra-pesada que prega exatamente o contrário de 'fé-em-Deus'. Sim, é uma igreja do-mal. Cris trabalha na parte administrativa da empresa do pai e eles estão às voltas com a construção de um grande resort

Para que o negocio dê certo, o pai dele o leva para essa igreja e eles fazem um pacto e é a partir daí que o caminho dos nossos dois protagonistas se cruzam. A missão de Cristiano é ir para a igreja de Raquel, se passar por um dos irmãos, seduzi-la, estragar o noivado, desestruturar a família dela e assim acabar com o espírito de comunidade de todos por lá – fazendo assim a igreja se dissolver e os fiéis se afastarem. Mas o que ele não esperava (nem ela) era que, assim que se vissem, algo mudasse dentro deles e uma coisa maior que um pacto os unisse. Eles são atraídos um pelo outro e não sabem como lidar com isso. É interessante acompanhar a angustia de Raquel, porque ela sempre foi uma boa moça e quando percebe que está sentindo algo por uma pessoa que não é seu namorado, fica triste, achando que está magoando a Deus e toda família. E Cristiano por outro lado, logo percebe que não importa a missão que ele tem, ele simplesmente não pode fazer nada de mal para Raquel, ele não quer magoá-la, só quer ficar com ela. 
Epa! Já não gostei dessa parte. Comecei a analisar toda a nossa trajetória... Quer dizer que a Raquel só ficou abalada por causa dos encantamentos? E todo o meu investimento de poder e sedução, ficavam  onde nessa história? Até um satanista como eu tinha princípios... Conquistar uma mulher pelos próprios méritos era um principio sagrado para mim.
#euri
A temática do livro é até recorrente (um amor proibido, impossível), mas a forma de desenvolvimento do enredo é um diferencial. A autora soube desenvolver a historia de forma que não a tornou cansativa e a narrativa é intercalada entre Raquel e Cristiano. Eu gostei de acompanhar a visão de cada um deles sobre os acontecimentos - quando eles estão juntos, vemos as diferentes perspectivas e quando estão separados (já que eles tem vidas bem distintas) conseguimos acompanhar o que eles fazem, entendendo assim, porque tomam certas decisões e o que os levou àquilo. 

Eu me diverti com as partes narradas pelo Cris porque ele é tão desprovido de crenças/fé e fala umas coisas tão peculiares (eufemismo para MALUCAS) sobre o assunto que só rindo! Ele é cínico demais em relação a essa questão da fé em Deus e isso é engraçado (até lembra algumas pessoas), para não dizer preocupante

Alias, sobre o romance entre os dois, devo dizer que é lindo justamente por ser sutil. Raquel é da igreja (ela não beija nem o namorado, gente!) e Cris é da pá-virada ao se apaixonar está disposto a mudar e acho que essa é a ideia mais legal da história. A ideia de que o amor transforma e cura e que podemos mudar por amor (ui, como to piegas). Mas isso foi realmente o que me encantou. Cris é um personagem que claramente está cavando uma cova e o fato de ele tentar se redimir por gostar da Raquel é uma coisa bonita, faz ter fé na humanidade.
A partir do momento em que conheci o amor, ele passou a ser sagrado, e não se joga sujo com algo que é sagrado.
O único problema do livro está justamente no fim: não existe! O livro faz parte de uma trilogia (por enquanto) e o 2º volume está previsto somente para julho. Eu sabia que pelo andamento da história, coisa boa não ia gerar! Os momentos finais até abrem um leque de esperança, mas no fim, fica claro que muitas águas ainda irão rolar e Cristiano e Raquel terão que enfrentar muita coisa se quiserem ficar juntos. 

Vale lembrar que o livro é direcionado ao público evangélico e a temática é bem forte, mas mesmo que você não acredite em nada disso, ou não tenha religião, nada te impede de apreciar a historia. Só recomendo que vocês tenham a mente aberta e não fiquem apavorados com o que leem porque tem algumas coisas bem fortes (MESMO!) E nós sabemos que coisa difícil de se discutir é política e religião e esse livro mexe exatamente com isso, então se você for ler cheio de julgamentos, pode não entender. Realmente acho o livro muito digno de se ler – ainda mais por ser absolutamente diferente de tudo que você está acostumado a encontrar por aí – mas você precisa estar com a mente aberta para entender as questões envolvidas e não se ofender! 

De todo modo, mesmo que você leia sem pensar na questão religião, é interessante porque devido aos assuntos tratados, o livro parece ter uma pitada de sobrenatural e a trama realmente te envolve. É um livro forte e que você tem grandes chances de amar ou odiar. Se você não conseguir se despir dessas coisas que citei, melhor não arriscar para depois não chamar o livro de péssimo só porque ele não tem nada a ver com sua realidade - porque ele realmente não tem! Mas quem liga? Crepúsculo não tem relação com a realidade de ninguém e #todosamam.

Comentem! Talvez role um sorteio do livro por aqui.


PS: Site da escritora.

34 comentários:

  1. Nossa, esse é um livro que eu quero ler desde que você me amostrou lá na Bienal... Já me encontrei com ele várias vezes, e sempre estou deixando para depois.

    É sério que tem momentos TENSOS? Era edta a minha dúvida... Sabe, eu sou um pouco ''impressionável'' demais (para não dizer medroso mesmo!), e sempre que eu me deparo com estes assuntos (Tipo, satanismo...) eu não consigo dormir à noite.

    (Que o diga o dia em que eu vi um filme sobre o Apocalipse bíblico antes de dormir! Rsrsrs)

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve!
    Não sabia que o livro era voltado pro público evangélico!
    Acho que pra ler histórias assim a gente tem que ter a mente aberta mesmo porque pode encontrar conceitos que não estamos acostumados.
    Eu fiquei curiosa pra saber o porque a temática é forte e tal! Enfim, a o livro me pareceu bem interessante e eu leria!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eve!

    Também sou um tanto descrente no tocante à Religião/Igreja... Então, acho que me identificaria bastante com o Cris. Ultimamente não tenho gostado muito de ler livros que tenham religião envolvido, porque na maioria das vezes eles colocam as pessoas religiosas como "modelo" e as não religiosas como "corrompidas". Não dá mais pra ler livros assim, rs, é preconceito demais. Eu não tenho religião e tenho sérias dúvidas sobre a existência de Deus, ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto... E isso não me torna uma pessoa má... Corrompida socialmente ou espiritualmente. Mas é sempre complicado falar dessas coisas, né? :P Por isso tenho evitado livros com essa temática. Não tenho nenhum preconceito com nenhuma religião, mesmo! Respeito a crença de todos. Não me sinto ofendida com livros assim, mas o que me afasta da leitura é o fato de não conseguir sentir ligação com os personagens, sabe? Mas não sei... Só lendo pra saber, né? Realmente, política, religião e não esqueça o futebol! hahaha, são assuntos, sempre, muito polêmicos!

    Beeeeijos!
    Amanda || Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  4. Oi Evellyn!

    Nunca tinha ouvido falar! Mas agora fiquei interessada!

    Beijos!

    Isa



    Blog paixao em livros

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha Eve! Muito sensata pra quem não é evangélica... E o livro é extamente isso: Ou vc ama, ou odeia, até porq: Eu amo uma polêmica!
    E quanto a continuação: Vai valer a pena esperar; acho melhor q o primeiro... E vou mandar uma camiseta do livro pra vc sortear aqui entre os leitores... Abraços a Todos!

    ResponderExcluir
  6. Até que gostei! Achei diferente!

    Acabei de postar! Faz uma visita? http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa Evy, eu adorei a resenha e QUERO para ontem esse livro. Nunca se quiser tinha ouvido falar no livro, e ainda mais fala sobre religião né? Que aliás é a minha! hahaha
    Vou procurar para comprar, já está na wishlist e bem no topo! õ//

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  8. Quando olhei para capa pensei ser um livro português (de Portugal) ou sei lá, mas não brasileiro... E também quando olhei a capa pensei ser uma história de vampiros, mas eu realmente, errei em tudo.

    Fiquei muito curiosa, quero muito ler. Nesse caso da religião, ainda bem, não tenho problemas. E estou super curiosa.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  9. Ah Evellyn nem curti... Sei lá, livros desse tipo simplesmente não me chamam a atenção! Mas sei lá, para o publico evangélico, como você disse, ou para qualquer outra pessoa que se interesse pelo tema...

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei o livro, mas minha mãe começou a ler e achou muito pesado --' Apesar de ser um livro que eu queria muito ler, mas como eles detalham o que acontece lá dentro acho que eu ficaria mesmo muito impressionada :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  11. Resenha linda e os avisos são bem válidos mesmo. Não sei, achei a história, pelo o que você contou, muito bonita (até lembra algo meio Nicholas Sparks), mas daí você falou que é muito forte... E que temos de entrar na leitura, você sabe, de mente totalmente aberta... E eu fiquei com medo de ler agora! HAHAHAHA! Estou estilo "Nossa, o que é que eu vou encontrar aí? o_o". Alouca!

    Beijocassssssssss

    ResponderExcluir
  12. Você não tem ideia do quanto eu ri quando li "Mas quem liga? Crepúsculo não tem relação com a realidade de ninguém e #todosamam."

    A história parece ser boa, e é imprtante todos esses avisos mesmo, algumas pessoas começam a ler as coisas e só porque tem ideias contrárias ficam julgando algo bom. Gostei da história, da tematica e a quam devo enganar, essa história de mudar quando esta amando é uma tentação na hora de ler.

    http://isa-bella.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Evelyn!
    Acho a capa desse livro muito bonita, parece cartaz de filme. Uma amiga me emprestou e disse que eu ia gostar. Mas como sempre a fila. Sua resenha me deixou com vontade de ler o livro!
    Gostei das colocações! Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Ui!
    Gostei da sua resenha, mas não vou mentir que fiquei totalmente pé atrás com esse livro. Eu tô assim tbm com o livro "A Bandeja" da Lycia Barros. São do tipo, muitoooo estranho apesar da temática.

    O quote sobre o amor é muito lindo e me conquistou!

    Mas ainda fiquei no final sem saber se leria. Talvez sim. Porém, independente da minha opinião, sua resenha ficou muito bem escrita. Parabéns!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  15. Olá, Eve!
    Ri muito com a sua análise a respeito deste livro, mas não me interessei pela história.
    A capa é bem interessante e acho recomendável para leitores que curtem temáticas de cunho mais religioso.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  16. Esse seria um tipo de livro que eu compraria só pela capa. É tão seduzente! Com certeza já esta na minha lista de livros para comprar. Parabéns pelo blog.
    Beijos - Bia
    http://escrevendomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Evaa \o/
    Acho legal quando escrevem livros evangélicos que fogem do estilo auto-ajuda. Mas fico com medo do ponto de vista que o autor pode tomar ao descrever a religião. Por exemplo, isso de namoro no sistema de corte até existe sim, mas em pouquíssimas denominações, não é a realidade da maioria dos evangélicos. E isso pode gerar no leitor não-evangélico a ideia de que a Igreja continua sendo radical e super tradicional. Falo isso com meu coração livre, porque sou evangélica e de radical não tenho nada. E isso não me faz menos evangélica que ninguém.
    Tirando esse lado, acho que deve ser sim uma boa história, fiquei curiosa para saber como os temas foram desenvolvidos.

    Beijos,
    Vivis

    ResponderExcluir
  18. Rindo muito com o comentário do Henri com medo dos satanistas... Hahahahahahaha!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, achei muito interessante mesmo o livro, nunca pensei que encontraria um livro falando sobre uma história de amor entre uma cristã e um satanista, e ainda mais sendo uma saga! Quero muito lê-lo, fiquei muito curiosa mesmo em ler toda a história! *O*

    ResponderExcluir
  20. Este livro é incrível, indico a todas as pessoas que curtem uma história de amor. Acompanhem!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Eve! Já havia visto esse livro em algum lugar, só não me lembro onde. Gostei da resenha e por mais que o livro esteja tratando assuntos como religião, não me desinteressou dele. Ok, não conhecia o livro em si, mas a história aparenta ser bem diferente das quais estou acostumada a ler. Trilogias me desanimam, mas tudo bem. A capa ficou bonitinha!

    ResponderExcluir
  22. É o primeiro blog que vejo sorteando este livro. Gostei da resenha, já tinha lido a sinopse dele em outro site e me interessei muito pela trama. Espero ser a sorteada para ganhar este livro!

    ResponderExcluir
  23. Olha na realidade ainda não conheço este livro mais esta resenha me deu uma clareada, estou torcendo para ganhar este book.

    ResponderExcluir
  24. parece ser um livro muito bom, não gosto muito desses temas religiosos e tal, mas me interessei bastante por ele e ainda não tinha lido nada sobre ele!

    ResponderExcluir
  25. Adorei o nome do livro!
    Respeito essas religiões que tem esses costumes bem diferentes, mas não entendo. Quero ler esse livro pra ver minha posição sobre tudo isso, as vezes acho que sou um pouco cabeça fechada para as outras religiões, e as vezes sou muito desligada para a minha própria! Vai entender...
    Gosto de livros com a narrativa intercalada, ver o que cada personagem pensa pelo seu próprio ponto de vista da um ponto extra no livro.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, não tinha ouvido sobre esse livro ainda, mas a história parece ser interessante. Fiquei curiosa. =)

    ResponderExcluir
  27. Realmente os livros nacionais estão ficamos cada vez melhores a alguns anos atras! E com certeza esse livro deve ser um diferencial, do vampiro-demonio-anjos-anjoscaidos como tem tendo por aí.
    Fiquei interessanda e vo participar do sorteio, claro! E que mesmo que não ganhar, no coloca na minha humilde listinha de livros para comprar! ^^

    bjs e a resenha ótima como sempre!

    ResponderExcluir
  28. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Muito interessante a resenha, despertou minha curiosidade, história envolvente e cativante, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha, ela acabou por instigar um pouco mais a minha leitura :D

    ResponderExcluir
  30. O livro me parece ser bom, apesar de tratar um assunto que ha bastante discução. Não gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  31. Oi..

    Ainda não conhecia esse livro e nem a autora, mas gostei muito dele e da sua sinopsia... Adoro uma história de amor proibido

    ResponderExcluir
  32. Evy,
    Eu já tinha lido a sua resenha antes, mas não comentei =/ #esqueci
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Adorei a temática e só pela resenha, me encantei com o Cris.

    bjinhuxxx
    Eu li e divulgo

    ResponderExcluir
  33. Literatura nacional é sempre muito promissora, eu nunca tinha lido nada nessa temática de igreja/religião mas o livro parece ser bem interesante.

    ResponderExcluir
  34. Nunca ouvi falar desse livro!!!! Parece ótimo!
    Amor proibido + sobrenatural + religião? Bom demais!!!!!!!!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?