Na Bienal do Livro do Rio XVI – Parte I

Meu primeiro dia de Bienal foi dia 31 – o-dia-mais-lotado-e-mais-bagunçado-para-se-ir-a-Bienal-2013-oh-céus. Mas eu precisava ir nesse dia, afinal, era o primeiro sábado e eu tento ir em todos os fins de semana possíveis (que no caso, são dois). Cheguei na Bienal antes dos portões de entrada serem liberados (para a Cornucópia) e aquilo estava assustador. Infelizmente, o medo foi tanto que esqueci de fotografar a cena... 

Dia 31 tínhamos a presença do querido e ilustre Nicholas Sparks e acredito que a ‘produção do evento’ não estava mesmo preparada para tamanho público. Não sei o que houve este ano, e especialmente este dia, mas o RioCentro estava assustadoramente lotado! O fato é que, depois do que passei vi no dia da Hilary em 2011, fiquei #comedo de grandes muvucas para conseguir um autógrafo e após conseguir entrar (graças a cortesia da Editora Novo Conceito com os blogs parceiros – muito legal isso hein, Evellyn Approves), fui direto conseguir minha senha para autógrafo do Matthew Quick – e consegui sem problemas. Depois fui pegar minha senha para a Emily Giffin e também não tive problemas – senhas na NC são sempre bem tranquilas, ou pelo menos, sempre tive sorte nas Bienais em relação a isso.

Que alegria é ser América!

Com as senhas garantidas, tive uma manhã tranquila pra passear e tudo mais. Na NC, falei com a Graciela, a Tammy, a Marina. Também conheci a Lay, do De Tudo Um Pouco, aproveitamos para tirar foto (abaixo), porque naquela loucura, quem sabe quando nos encontraríamos novamente?!  Depois, eu e Nath passamos na Seguinte pra tirar foto vestida de América (sonho meu). Mas como sempre, nem tudo são flores e fiquei especialmente decepcionada com o momento dos autógrafos. Na Intrínseca, eles haviam prometido 2 livros por pessoa e na hora avisaram que seria apenas 1. Eu tinha comprado um livro pra isso e na hora só pude autografar o da minha amiga porque aparentemente, eles estavam atrasados.... O mais decepcionante foi que o Matt (fazendo-a-intima) autografou o UM-livro de cada um que tinha senha e depois ainda autografou da galera sem senha, então, eu realmente não entendi porquê ele não podia logo autografar dois se no fim sobrou tempo... Mas enfim. Matthew me pareceu simpático e fofo e eu preciso ler um livro dele!

Com o Matt eu mal falei um 'hi' tamanho nervosismo, mas né... Da próxima eu terei lido!

Aí na Emily foi outro momento little dissapoint porque eu ainda tinha na memória a coisa fantástica que foi 2011 e esse ano a mulher realmente CRESCEU here in Brazil e tinha apenas umas mil pessoas por lá querendo uma signature em um de seus milhões de livros. Aí aconteceu que a NC tinha prometido livros-a-vontade e quando chegou na minha vez só podia ser UM livro! Muy sad porque eu tinha apenas dois! A fila deles foi bem organizada, por número, uma coisa que achei bem legal, justa e prática, mas realmente a coisa de ser um livro – só pra apressar e porque Em queria autografar livro de todo mundo, até os-sem-senha – me deixou meio #triste. Mas EIS que na hora eu falei pra Emily “Poxa Emily, eu queria que você autografasse um outro livro meu também #mimimi” e ela fofamente me falou “mas eu autografo seu outro livro! #sorrindo” e aí eu fiquei feliz, mas tinham CONFISCADO meu livro antes que eu subisse pra falar com ela e ai a coisa desandou, eu tinha que dar a vez pro próximo e saí de lá com um livro só mesmo! AÍ aconteceu uma coisa estranha também.... FIQUEI SABENDO que ela autografou outros livros of the same person... Era só a pessoa se dirigir ao fim da fila e esperar! Hahahahhaha... Afinal, ela ia autografar livros de TODOS! Aí eu pergunto né... Pra quê esse tipo de organização, produção?! Só pra fazer o autor ver a mesma cara duas vezes, só acho.

Emily-diva-Giffin, gente, o que é essa mulher?

Bem, sobre titio Sparks, eu nem tentei, mesmo depois que ele também resolveu ser super nice e autografar livros para todos, mesmo aqueles que não haviam conseguido uma das 300 senhas na editora... Se eu tivesse levado algum livro e SE EU FOSSE VIDENTE... As coisas teriam sido diferentes. Mas né... Imprevistos fazem MUITO parte de Bienal do Livro, gente! Titio autografou tanto que na verdade, tive até pena da mão daquele senhor... Espero que ele seja ambidestro.

Depois desses dois momentos mega 'PUXA VIDA!' fui conhecer e pegar meu autografo com a Hillé a.k.a Lilian. Hillé é a moça que escreve aquele blog [manual prático de bons modos em livraria] que eu na verdade nunca fui muito frequentadora, mas conhecia thanks to Facebook e à Viviane (que me incumbiu de conseguir um autografo pra ela também). Ela estava lançando o livro dela de mesmo nome – que é uma coisa fofa e linda E divertida –, eu comprei o livro (afinal, eu queria ler E eu já trabalhei em livraria, senta o drama) e queria meu autógrafo, please! Aí foi quando lavei_a_alma de autógrafos do dia porque a Lilian, além de divertida, não só autografou meu livro completamente (e com isso digo, por o nome dela E o MEU nome) como também fez uma dedicatória toda no clima da nossa conversa! Isso é o que eu acho lindo nos autores nacionais! Principalmente aqueles que detém de TEMPO para nos atender.

*Eu contando minha história-de-vida-na-Bienal-2013 pra Hillé e ela provavelmente pensando 'tadinha, como essa garota precisa de terapia!'* 

O final do dia estava bem agitado. Primeiro, fui ao evento de blogs da editora Seguinte, que foi num auditório e teve uma palestrinha sobre futuros lançamentos, brindes e tudo que blogueiro adoooora. Lá eu encontrei também a Brenda aka Catavento de Ideias! Saindo de lá, fui de vez para a Novo Conceito, onde estava rolando a Festa para os Blogueiros NC... E vou comentar hein... Que festa! Tinha brindes também, claro... Mas o mais incrível era que tinha comida! Hahahah Eu nunca vi isso, gente! Tinha lá a mesa, com snacks e muito refrigerante, então eu fiquei obviamente feliz e contente, enchendo a cara de Coca Zero pra acabar com as frustações do dia!


Como o dia tinha sido bem agitado, eu estava o pó-da-rabiola e aquele aconchego no estande da NC foi providencial para o final do meu dia. Fiquei lá com minhas companhias do dia e também lá foi o ponto de encontro com as blogueiras que eu só conhecia das redes. Tristemente, acabei não tirando foto com todo mundo, porque além de cansada, eu sou enrolada e isso não é uma boa combinação! Mas consegui foto com a  (logo cedo, pra não ter erro), com a Nana e com a Aninha.

As meninas que me fizeram companhia nessa aventura de sábado, Nath, Nane e Carol! Obrigada!!! <3

Enfim, dia 31 foi um dia de altos e baixos, mas acho que valeu muito!!! O mais legal da Bienal nem sempre são os autógrafos que conseguimos ou os livros que compramos, mas sim a galeraaa! Os amigos que encontramos pelo caminho é que fazem a vida Bienal valer a pena.

Como esse post tá saindo com um pequeno delay (juro que não sei de onde tirei essa palavra) vou sortear brindezinhos de Bienal entre a galera que comentar ;) #blogueira

10 comentários:

  1. Oi Evellyn

    Primeiramente CHOCADA que não tiramos UMA foto juntas, mas como lhe disse tava um bagaço depois de 8 dias inteiros na Bienal saindo na hora de fechar e chegando antes dos portÕes abrirem O.o
    Sobre as coisas que vc comentou no seu post, vamos ao que fiquei sabendo ( senta que lá vem história hahah)

    1- Sobre Matthew Quick - parece que o moço é fofo mas de lua , no dia 30 ele foi na Bienal, viu o estande lotado, muitas pessoas levando seus livros e resolveu fazer uma tarde de autógrafos que durou horas...no dia seguinte ele adiantou o voo - e essas coisas sabemos que por mais que as editoras tentem isso foge do controle deles!- e com isso o tempo de autografar seria menor.
    Quanto aos que autografaram sem senha, parece que antes eles colocaram os com senha e os sem no final da fila, para mais pessoas serem atendidas, eu sinceramente sou a favor de menos livros mas mais pessoas serem atendidas, só que claro isso tem que ser avisado ANTES mas mais uma vez parece que não foi ideia da editora e muito menos o voo que o moço adiantou :/

    2- Emily Giffin - foi bizarro mesmo a semana toda twittarem que seriam 5 livros e depois deixarem somente UM! os livros dela são pesados, a Bienal é longe da casa de td mundo, e com isso muita gente ficou chateada mesmo!
    Mas parece que foi erro de alguém lá de dentro..ainda assim como vc disse a ideia das senhas foi ótima por vez, mas acho que o que aconteceu é que muita gente tinha 2 senhas que tinha pego para amiga e tal e na hr conseguiu usar de novo..eu mesma nesse dia cheguei atrasada, aí na hr eu tinha 2 pq uma amiga lembrou de mim e não queria e me deu a dela, acabei dando para outra pessoa, mas se for pensar, eu poderia ter ido 2 x...

    Ufa , acho que é isso
    vou esperar a parte 2 :)

    beijos
    Raffa Fustagno
    http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. meu deus, imagino o quanto foi cansativo!
    eu fui na noite de autógrafos do Nick em Curitiba, e MEU SANTO PAI, que bagunça!
    acho que o problema não é a organização, e sim as pessoas que vão ao evento... tá todo mundo doido e mandando uns para conseguir autógrafo, ai para amenizar a situação eles fazem esse tipo de coisa...
    coitado dos atores mesmo, que dai precisam autografar milhões de livros para o pessoal doido kkkkk
    queria muito ter ido na Bienal (e tirar foto de América), mas não pude :'(

    ResponderExcluir
  3. ahhh que pena que não consegui te ver, Evellyn!! Só fui no último final de semana, e tava aqueeeela loucura né? Queria ter te encontrado!! Fica pra próxima :)

    Beijocas
    www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Evellyn.
    Queria muito ter ido nesta Bienal, mas a distância e a falta de dinheiro não deixaram.
    Parabéns por divulgar um pouquinho para que possamos saber como foram as coisas por lá.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ain, adorei! Queria muito ter podido ir, mas infelizmente não pude ir (quem sabe no próximo...)
    Adorei as fotos, muito obrigada por compartilhar conosco as fotos da experiência :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Evy,sua linda, um dos pontos negativos dessa Bienal pra mim foi que eu não consegui encontrar as pessoas queridas. (vc foi uma delas =/)

    Tirando isso, o meu único dia de Bienal foi muito bom e cansativo. Comprei tantos livros que não estavam nem dentro do orçamento...rs

    ResponderExcluir
  7. Estava lá nesse dia também, e vou tentar NÃO ir a Bienal no dia do Nicholas porque foi #tenso.
    E nem peguei autógrafo da Marina porque esqueci de levar meu livro :P

    http://queroserbookaholic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Quero que chegue logo aqui em Salvador! Quero muito ir!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que nem que tivesse de acampar lá, eu não viria embora sem um autografo do Nick. Nanananana . Adoro os livros dele! Meu pai comprou e leu e foram dos primeiros livros que li (depois de Harry Potter).
    Beijo, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?