Eu Li: Ai Meus Deuses (Oh My Gods)

Ai Meus Deuses é um dos livros da galera que saiu pelo selo Junior.
Eu realmente não entendo as classificações de selos porque esse livro se passa 'no ensino médio' então não entendo o porquê de ter saido pelo Jr., mas o fato aqui é que eu já queria ler esse livro ha tempos e fiquei muito feliz quando a editora lançou e pude pedir para analise.

Nossa protagonista se chama Phoebe Castro e ela esta no último ano do ensino médio, que cursa com suas melhores amigas desde sempre: Cesca e Nola (nomes exóticos). Phoebe é uma excelente esportista e a coisa que mais ama fazer na vida é correr. É nas pistas que ela se sente livre e poderosa. Com esse talento, Phoebe espera conseguir uma bolsa de estudos para cursar a USC - esse é seu primeiro e único plano de vida. O grande empecilho ocorre quando sua mãe volta de uma viagem a Grécia - onde foi visitar parte da família do falecido pai de Phoebe - com um noivo a tiracolo e decide que não só vai casar com ele como também vai se mudar de vez para a Grécia - levando Phoebe e seus sonhos para bem longe do Pacífico. Obviamente, tudo é um grande choque para a garota, que não esperava que sua vida fosse mudar tão repentina e drasticamente.

Sem ter como escapar dos planos de sua mãe, Phoebe parte com ela (bem a contragosto) para a Grécia e chegando lá, descobre que vai viver numa reclusa ilha chamada Serfopoula. Acontece que além do nome estranho a ilha tem uma história curiosa. Lá, ela estudará na renomada Academia de Platão, a escola que seu padrasto comanda e é frequentada por ninguém menos que os descendentes dos deuses gregos (chupe_essa_manga). Claro que depois do choque inicial ao descobrir que toda a história da Grécia antiga não é apenas parte da mitologia, Phoebe percebe que não será nada fácil se adaptar e lidar com tantos adolescentes cheios de superpoderes, ainda mais quando ela é a única nothos no meio da galera.

A forma com que Phoebe lida com todas as mudanças consegue ser em verosímil, apesar de toda a loucura que mescla a vida-real aos deuses do olimpo e achei que o modo que a autora trabalhou as tramas foram interessantes porque apesar de mexer com a parte mitológica, tudo segue uma linha bem adolescente. Apesar de se sentir um peixe fora d'agua, acho que Phoebe se saiu muito bem, lidando não só com uma meia-irmã maligna (e poderosa), como também com vários colegas que a odiaram de cara, só por ela não ter sangue divino.

Como nem só de dramas vive um adolescente, Phoebe também faz amigos na escola: Nicole e Troy, dois semideuses bem legais que a ajudam a se inteirar sobre a dinâmica escolar e a ajudam nas aulas - porque afinal, ela quer conseguir as notas que precisa para manter o plano de ir a USC no ano seguinte. Com essa meta em mente, ela só precisa ir bem nas aulas e também participar da equipe de corrida da Academia, mesmo que para isso tenha que se esforçar em dobro para conseguir competir com os colegas com poderes especiais. E tudo se complica quando um desses colegas de corrida, que também faz parte da galera que a odeia por ser diferente, desperta um interesse especial de Phoebe

A narrativa da Tera Lynn é simplesmente deliciosa - o tipo de lvro que você pega pra ler e passa as páginas sem sentir cansaço. Phoebe é uma narradora muito sincera e adorei o tom cômico e dramático (tipico das adolescentes) que ela tem para se referir aos dramas que vive na vida. Ao mesmo tempo, adorei a forma passional com que ela fala de seu amor pelas corridas. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas ela fala sobre correr com tamanha paixão que eu fiquei realmente tentada a tentar (HÁ) sair correndo por aí - parece mesmo ótimo para aliviar qualquer estresse da vida! Adoro quando um livro me faz ter vontade de fazer algo diferente só pela forma com que o assunto é tratado.

Achei a leitura realmente encantadora e apesar da ideia final não me surpreender - na verdade, achei um dos 'mistérios' bem sem motivos, uma vez que quando li a sinopse do livro em inglês, tenho certeza que relacionava essa questão (que é um dos mistérios do livro) a trama - acho que a forma com que a autora escolheu mesclar todas as questões foi bem interessante e fui surpreendida pelo modo que as revelações foram feitas, não pelas revelações em si!

O livro tem um final bem conclusivo, um epilogo bem digno e eu fiquei feliz, até me lembrar que na verdade existe uma continuação, então não sei o que esperar! De todo modo, como adorei a narrativa, eu absolutamente leria a continuação porque não me incomodaria saber mais sobre a vida de Phoebe depois da descobertas que ela fez! Definitivamente vale a leitura - ainda mais se você quiser algo leve e divertido para passar o tempo e também se gostar de mitologia grega e cenários diferentes para vijar enquanto lê.

4 comentários:

  1. Estava curiosa em saber como era esse livro.
    Tenho um fraco por mitologia e quando vi esse livro me interessei, porém pensei que a personagem principal iria descobrir que era uma deusa, ou semi-deusa. O.o
    Enfim, gostei das observações e vou comprar um exemplar, assim que ele reduzir um pouco. rs
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Mas gente, eu sempre soube que o ''Oh My Gods!'' era YA... Também não estou entendendo mais nada desta classificação que a Galera anda fazendo! Eu hein... XD

    E, sério que o livro tem continuação? Eu JURAVA que era um livro único. Até... Este presente momento. De verdade. Mas, quanto ao ''mistério'' do livro... Bom, eu acho que sei o que é. Sei lá, sempre me pareceu meio óbvio né?

    *CHUTE SPOILER*

    Ela na verdade também é uma Semi-Deusa, e o pai dela é Hermes, não é mesmo?

    *CHUTE SPOILER OFF*

    Se for isto, realmente, acho que não poderia ser considerado um plot twist. XD Enfim, é o tipo de livro que quero ler, mas não sei quando. Espero que seja em breve.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então Henri.... Eu sempre achei que era meio obvia essa revelacao - pelo nome, pela capa, pela ideia que vc tem logo no 1° cap.... Mas é aí que o livro surpreende porque não é nada exatamente como a gente imaginou...
      Achei bem legal!
      Eu ate gostaria que dosse unico, mas tem uma continuacao! Nao é como se ficasse ponta solta, mas como essa revelacao so vem no fim,acho q o 2 pode ser bem legal por mostrar Phoebs lidando com essa nova realidade!
      Bjs

      Excluir
  3. Ai gente, que coisa maravilhosa. <3

    Sempre quis ler esse livro porque ouvia falar muito bem da galera gringa. Quando vi que seria lançado aqui no Brasil, fiquei doidinha, querendo ler ainda mais.
    E olha só: eu nem sabia direito sobre o que seria a história. Fui descobrir agora mesmo, com a sua resenha (confesso que li só até a metade porque não gosto de saber TANTO da história antes de começar a ler :P)

    Adorei sua resenha, de verdade. Parabéns!

    Sucesso com o blog!

    Beijo,

    Gabriela
    www.maisumcapitulo.com

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?