Eu Li: Desejos (You Wish)

Desejos foi um daqueles livros que estava numa de minhas primeiras listas de desejos e só não entrou num Desejos de Quinta por um acaso... Então, anos depois, o livro foi lançado por aqui pela Galera Record e eu, obviamente, precisava ler e resenhar para conferir se a história era mesmo o que eu pensava. O livro foi lançado pelo selo Junior, que é daqueles livros mais (pré) adolescentes.

O livro é narrado em 3ª pessoa e gira em torno da vida de Olivia Larsen, após ela e os pais mudarem de cidade em busca de um recomeço após a morte da irmã gêmea dela (isso não é spoiler). O motivo de morte é um fato desconhecido e durante a narrativa nós só sabemos que isso aconteceu, mas não temos ideia do como ou porquê. Olivia é uma adolescente um pouco ferida devido esta tragédia familiar e apesar de manter um bom relacionamento com os pais, nós sentimos que toda a família está desestabilizada devido a perda de Violet.

Na nova escola, apesar de Olivia ser introspectiva e não 'buscar por amizades' acaba conhecendo uns amigos e a trama vai acompanhando o desenvolvimento dessas relações. Obviamente, ela acaba se interessando pelo carinha popular - que namora a garota popular - que acaba virando amiga dela #aquelacomplicação.

Então você me pergunta: e os desejos? Aí chegamos ao ponto em que essa capa faz sentido: quando Olivia precisa ir a uma festa, ela acaba indo a uma lojinha bem reclusa perto de onde mora e após encomendar um vestido, ela percebe que se desejar algo enquanto o veste, o desejo se realiza! Com isso, ela tem direito a 3 vestidos e 3 desejos e é enquanto lida com as consequências e benefícios dos desejos que a trama vai seguindo.

Olivia é até uma boa protagonista e gostei de como a autora soube trabalhar o fato dela ser uma adolescente que sofre com a perda de alguém da família. As caracterizações dos personagens são bem marcantes e achei isso legal, apesar de não ter amado nenhum dos amigos em especial. Um dos meus personagens favoritos foi o pai de Olivia! Amo quando os pais tem algum destaque, e o pai dela é um querido. Também gostei de como a autora trabalhou a questão das relações no livro - tanto as de amizade como familiares. É bem sincera e tem uns momentos realmente tocantes.

Infelizmente, apesar da temática interessante - é um livro YA que fala sobre perda, superação, relações familiares - eu não consegui me apegar a leitura e demorei mais de dois meses para concluí-la. Me sinto bem triste quando um livro que anseio em ler acaba não me agradando e chego a pensar se o problema não é comigo, mas com esse livro não há o que dizer: tem uma boa trama, a escrita da autora é agradável e existe boas passagens durante o enredo, mas eu simplesmente não conseguir me apegar aos personagens e curtir a leitura. Quando eu lia, achava legal, mas não o suficiente pra me fazer querer ler tudo de uma vez e fui parcelando a leitura em muitas vezes! E nem acho que é pela trama ser mais juvenil... Apesar do selo, a protagonista está no ensino médio, vive dramas adolescentes (que amo) e tem uma linguagem que condiz com tudo isso, mas eu simplesmente não consegui curtir.

Se você achou interessante e quer conferir por conta própria, acho que deve fazer isso, mas particularmente não é um livro que dou meu 'selo de aprovação'. Se você costuma se identificar com minhas resenhas e opiniões, talvez não te agrade, mas se você quiser conhecer, leia e tire suas próprias conclusões - e depois venha comentar comigo! Não é um livro ruim, mas tampouco foi um livro que achei bom, uma vez que não conseguir me apegar a trama e aos personagens. Eu tinha grandes expectativas em relação a leitura e por elas terem sido frustradas, fico realmente triste em dizer que não gostei, mas foi a minha experiência e estou compartilhando.

Existe uma continuação/spin off do livro, que na trabalha com a mesma ideia mas tem personagens diferentes e tal, então não é uma leitura imprescindível para se entender este primeiro. Não sei se a Galera vai lançar, mas fica a informação para quem gostar!

4 comentários:

  1. eu estou curiosa para ler este livro. parece ter uma trama bonitinha e diferente... espero que me agrade, e que eu não demore tanto tempo assim para ler! hahaha
    depois que eu ler, se eu gostar, eu venho te contar hehe ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve :)
    Eu por acaso tinha esse livro aqui em e-book mas agora fiquei de pé atrás. Eu nunca tinha lido a sinopse, então esperava algo estilo o filme "16 desejos" da disney. Vc já viu?
    Agora já não sei se tenho muita vontade de ler esse livro :S
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Evellyn, como assim eu não tinha visto que você postou a resenha de ''Desejo''?! oO

    Pior que este era um daqueles livros que - quando lançou originalmente lá fora - eu queria muito, MUITO, ler, e quando acabou sendo lançado por aqui (aaaaanos depois, como sempre. lol), a minha vontade passou completamente.

    Você não é a primeira pessoa a dizer que ''Desejo'' é um livro sem gracinha (acredite em mim, já li resenhas sobre ele que foram muito mais ''pesadas'' com relação ao livro), mas a sua foi a cereja do bolo. Definitivamente, este vai ser do tipo em que vou passar do lado na livraria, mas nem vou ligar. Apesar da capa linda (mas foi-se o tempo em que eu comprava um livro apenas pela capa... As decepções literárias que tive com isto me machucaram demais! HAHAHA).

    E que bizarro isto dele ser um livro no High School, mas que foi lançado pelo selo Infanto Juvenil... Vai entender. Talvez tenha uma pegada semelhante à Boston Boys - com personagens adolescentes, mas meio bobalhões e infantis.

    Enfim, nem tudo pode ser perfeito, né?

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  4. Oi Evellyn :) Nossa, é tão chato quando acontece isso de os livros não cativarem e a gente acaba demorando na leitura muito mais do que deveria... Também sou dessas que agarra se não estiver agradando muito. Nunca tinha visto sobre esse livro mas não ficaria curiosa se visse, essas histórias adolescentes eu costumava gostar muito mas hoje não me atraem mais, estou tendendo a achar a maioria muito repetitiva. A última que peguei pra ler e, em compensação, gostei muito, foi O Céu Está em Todo Lugar.
    Besos! :*

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?