Eu Li: O Destino da Número Dez (The Fate of Ten)

Chegamos ao sexto e penúltimo volume da série Legados de Lorien - até segunda ordem. A resenha está sem spoilers, mas com revelações sobre os livros anteriores, obviamente. Eu já resenhei todos os livros aqui no blog e você pode ver as resenhas pelos links abaixo:

Recebi o livro da editora Intrínseca para análise e como aconteceu da última vez, comecei a ler esse livro depois de muito tempo de leitura do livro anterior (A Vingança) e como minha memória não é muito boa, sempre sinto aquele primeiro impacto de retomada a trama. Como de costume, o livro começa no ponto em que  anterior parou e com isso continuamos acompanhando a invasão Mogadoriana à Terra e o que nossos amigos da Garde estão fazendo para impedir isso.

O livro começa com uma 'surpresa' que explica/sucede aquele acontecimento que me deixou bem abalada no livro anterior e achei que esse fato deu um novo gás a história, embora não tenha uma explicação lógica - mas como os próprios personagens ressaltam: por que esperar lógica de uma entidade espiritual não é mesmo? Já que estamos nessa aventura extraterrestre vamos aceitar que nem tudo terá uma explicação esmiuçada.

É complicado escrever uma resenha sem spoilers dessa série porque acontece tanta coisa inesperada em cada livro que qualquer coisa acaba virando uma revelação de enredo e sei que quem acompanha quer ser surpreendido assim como eu fui.

Nesse livro, como os Gardes estão separados em dois grupos (se é que posso chamar assim), as narrativas ficam por conta de John (4) e Seis. Não sei se alguém chegou até aqui sem saber disso, mas John é realmente o personagem principal dessa série então ele acaba sempre tendo relevância em termos de narrativa. Já disse aqui uma vez e repito: eu gosto do John e o acho um bom personagem - apesar de um pouco tonto em alguns momentos cruciais. John está nos EUA com Sam lidando com toda a questão politica da invasão, enquanto tenta uma forma de reencontrar os outros Gardes. Enquanto isso, Seis ainda está no Santuário no México com Sete e Adam, tentando descobrir o que a entidade fará para ajudá-los nessa enrascada invasão.

Um fato sobre esse livro é que ele é ação do inicio ao fim. Como a invasão já começou e o mundo está num auê só (é tipo um Independency Day teen), a gente mal tem tempo de respirar com tanta coisa acontecendo. Mesmo no México, onde as coisas deveriam estar mais calma, o clima de tensão é grande e eu achei que a trama tem uma agilidade muito boa. Além disso, os finais de capítulos, principalmente quando vão mudar o personagem da narrativa, tem ganchos muito bons e eu sempre ficava ansiosa pra saber como aquilo ia continuar. Achei bem interessante como mesmo nos momentos que não está havendo explosões e pancadaria você sente que algo ali está prestes a explodir.

Esse livro foi uma boa surpresa para mim, porque eu realmente não esperava NADA do que aconteceu e também gostei porque finalmente descobrimos o que aconteceu com Setrákus Ra em um flashback bem explicativo (embora não totalmente conclusivo). De modo geral, acho que é um livro  de emenda - ele trás algumas coisas novas, algumas mudanças e explicações, mas ainda fica aquela sensação de que o principal ainda está por vir. Digamos que o considero um capitulo extra de muita ação, um preparo para o que virá no último livro da série.

Pra terminar essa resenha sem grandes revelações, vou deixar aqui minha indignação quanto ao acontecimento final dele: OMFG Pittacus Lore! Por que você faz isso com meu pobre coração terráqueo? Não sei porque me surpreendeu um final desse nível, visto que os últimos livros também tiveram momentos WTF momentos antes da última frase, mas o que acontece nesse livro... É realmente preocupante e triste. Muito triste e inesperado. Não tinha como me preparar pra isso!

Um comentário:

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?