Eu Li: A Hospedeira (The Host)

Bem, pra começar devo deixar claro que resolvi ler esse livro só porque andei lendo boas resenhas sobre. A primeira a me falar foi a Val e ela se mostrou tão empolgada com o livro que eu tive que ler pra tirar minhas próprias conclusões. Uma amiga, já tinha lido, logo que lançaram, e me falado que não tinha gostado muito, então eu nunca fiquei entusiasmada a le-lo antes. Eu comprei o livro só porque estava na promoção, porque pelo menos se eu não gostasse não teria gasto muito dinheiro com ele...rs
Comecei a leitura não muito animada, uma vez que não sou lá A Fã de Ficção Científica – Sou uma pessoa bem cética nesse sentido - embora adore fantasia e um pouco de mitologia...

O começo do livro foi um bem massante pra mim, por vezes pensei em desistir da leitura, porque tudo estava se arrastando demais e tinha algumas partes 'ficção demais' e isso só me desanimava, nessas horas eu pensava que esse seria o livro perfeito pro meu pai, que gosta dessas coisas de vida em outro planeta, não pra mim; porém, eu já tinha prometido pra mim mesma que leria o livro todo – e até o fim de 2010, e assim eu persisti. No começo do capitulo 7 eu quase morri de desgosto, mas então veio capitulo 8 pra mudar tudo. Então foi assim, uma leitura de amor e ódio... Amando algumas partes, aturando outras...

Sobre os personagens eu os achei muito bem compostos, todos com sua personalidade definida. Em alguns momentos eu odiava a Mel, a achando uma total chata na cabeça da pobre Peg em outras eu achava a Peg chata por ser tão altruísta a ponto de irritar, mas isso talvez seja só porque eu sou 'humana'. Sobre os boys, eu acabei, pra variar, gostando do personagem menos favorecido e percebi o que ia acontecer bem antes da personagem – uma vez que o livro é narrado por ela (e eu sempre prefiro livros em primeira pessoa), mas era obvio pra todos, menos para a protagonista, o que estava acontecendo. Então eu gostei muito do Ian (mais que do Jared) e também de Jamie e Jeb.

Juro que quando cheguei ao final foi um choque! Não por ser ruim, mas foi justamente na parte que eu mais estava gostando do livro. O inicio não foi muito empolgante mas o final foi chegando e eu fui gostando cada vez mais! Cheguei ao epilogo com aquele sentimento de 'Ah não, tá acabando...' e o final me deixou tão curiosa sobre o que poderia acontecer... O que é bom, pois acho que um livro deve nos deixar assim mesmo.. De qualquer forma acho que não deveria ter um segundo volume só porque tenho medo da historia desandar a partir de algo tão promissor. Mas a dona Meyer já tinha avisado que escreverá não uma, mas duas continuações para The Host, chamadas The Soul (A Alma) e The Seeker (A Buscadora)... É esperar pra ler!

Gostei bastante da idéia de cada capitulo ter um nome, de uma só palavra, para definir os acontecimentos. Quando a gente começava a ler já tinha uma idéia do que seria e ao final percebia que na verdade não era bem aquilo. Ex. de capítulos: Seguida, Abandonada, Traída, Desacreditada, Aproveitada.... Eu ficava bem curiosa com o que viria só pelos nomes dos capítulos.

Também achei bem interessante (algumas vezes ruim) a tradução de alguns nomes... Nunca entendo quando mudam nomes de personagens principais como aconteceu com a Wanderer/Peregrina, mas entendo que pro contexto do livro era necessário um nome em português para entendermos.

Numa visão geral eu gostei bastante do livro, me surpreendeu positivamente, pois eu não pensava que pudesse gostar de algo tão relacionado a ficção cientifica, já que nunca gostei de nada do tipo Arquivo X ou Fringe... Acho que o livro foi uma boa mistura de ficção com romance e um pouco de aventura.

Algumas considerações finais sobre a autora, dona Steph Meyer, que eu notei apos ler quase tudo que ela escreveu (série Crepúsculo, conto em Formaturas Infernais e este livro - faltou Bree Tanner)
  • Meyer deve ter alguma preferência nada velada pelas cidades de Phoenix e Portland já que elas também aparecem em Crepúsculo.
  • Amores um tanto quando doentios, do tipo que uma pessoa é muito dependente da outra pra viver ou é capaz de morrer pelo objeto de afeição... esse é o lance de dona Meyer!
  • Steph tem algum problema com idades! Sempre existe questões relacionas a idade entre os casais....
  • Ela gosta de escrever sobre coisas que não existem...
  • Uma pequena citação, por ultimo, pra vocês terem vontade de ler. Lembrem-se não desistam a primeira doideira, o livro vai melhorando até o fim....
- Por favor não me bata. - ele pediu, se inclinado para frente e agarrando meu queixo. Ele me beijou de novo, e nessa vez seus lábios eram mais suaves do que suas mãos, e quente, como uma noite quente no deserto.
 Não queria que a resenha ficasse tão grande, mas eu tinha muitas considerações a fazer. Acho que se fosse dar uma nota, daria um 3,5/5 pois realmente as partes de ficção não faziam muito minha cabeça!

6 comentários:

  1. Oi, Evellyn!

    bom conhcer teu blog! adorei =)

    Esse livro ainda não... mas comprei ele com o mesmo pensamento kkkk
    Eu gosto de ficção-cientifica, mas essa história é um pouco curiosa e esquisita...

    Feliz Ano novo!
    bjuss

    PS: Vamos sim! Já estou pegando seu link p por no meu blog! =)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é otimo sem dúvidas!
    Nesse livro a Meyer tem uma esccrita bem mais madura!
    Bjss
    http://comessaseoutras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Só comprei porque estava muito barato e eu não resisto a uma boa promoção :P
    Não sei quando vou ler, eu olho pra ele na estante e me sinto desanimada, mas gostei da sua resenhae talvez um dia dê uma chance.
    Acabei de ler um livro grande e que só embalou pra lá da metade, agora preciso de algo bem ágil :)

    Feliz ano novo, Evellyn!
    Que 2011 venha com muitas surpresas boas para você!

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. nossa, adorei mesmo a sua resenha!
    gostei bastante desse novo livro da steph, e nem sabia que teria continuações.

    eu realmente adoro o modo como a steph escreve, me envolve completamente.

    já vou linkar você no meu blog e vou seguir também.

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que quero ler esse livro, tenho ele digital, mas ainda pretendo comprar um dia =P
    já ouvi falar bem dele, e como vc disse, tbm ouvi falar que o começo não é tão bom, mas que depois melhora
    vou continuar aqui na curiosidade por enquanto, huehuhueh

    ResponderExcluir
  6. Acredita que esse é o meu liro favorito de sempre (apesar de também odiar ficção científica) ? E que estou a relé-lo neste preciso momento ? Eu amei o livro (aqui se chama Nómada) e os meus personagens favoritos foram Ian e Jeb .
    Adorei a resenha, grande mas sem enrolação. Muito bem conseguida!
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?