Esse Filme era um Livro... #1

Todos sabemos que existe uma infinidade de filmes que são baseados em livros de sucesso. Harry Potter, Senhor dos Anéis e Crepúsculo estão aí pra comprovar isso. Mas existem também outra infinidade de filmes que são baseados em livros, mas que nós nem tomamos conhecimento disso. Talvez isso aconteça porque alguns livros não foram lançados por aqui, mas principalmente porque alguns filmes simplesmente não são 'divulgados' como adaptações de livros, ou a gente simplesmente deixa passar esse fato ao assistir ao filme – já que é de praxe dar os créditos...

* Bonequinha de luxo (1961) 
Clichê, eu sei. Mas o que fazer? Eu amo Breakfast at Tiffany's – ok, momento delirium #me sinto tão Blair Waldorf falando isso – Serio, eu passei boa parte da vida sem saber que bendito filme era esse, então depois que comecei a ler Gossip Girl quis saber porque tanto se falava do filme. Acabei assistindo e virei fã. É um clássico e tem uma historia tão incomum, a meu ver... De algum modo eu penso que Uma Linda Mulher foi meio inspirado nele... Mas talvez seja só coisa da minha cabeça. O livro original, de mesmo nome, do Truman Capote, foi lançado em 1958. Ele chegou ao Brasil com o nome de "Ao Começo do Dia" pela Editora Livros do Brasil.

* O Homem Bicentenário (1999) 
Eu nem gosto de assistir a esse filme pois já devo ter visto todas as vezes que passou na TV e ainda consigo chorar! Acho emocionante a historia do robô que virou gente, viveu 200 anos e depois decidiu morrer junto com a amada dele. Pode parecer brega, mas oras, eu acho bem romântico! O livro foi baseado nas Três Leis da Robótica,  escrito por Isaac Asimov - que alias escreveu outros livros com a tematica - e mesmo sendo de ficção cientifica também tem bastante romance, contando a trajetória do Robô Andrew para se tornar humano; foi lançado em 1976 em uma antologia chamada 'The Bicentennial Man and Other Stories'. O livro também foi lançado por aqui pela Editora L&PM.

* Meninas Malvadas (2004)
Ok, shameonme, mas eu amo esse tipo de filme. Bem teen, com muitas bobagens adolescentes e intrigas sem sentindo sobre a High School americana... Esse filme foi baseado no livro Queen Bees and Wannabes – uma boa analogia entre abelhas rainhas e o verbo to be, alias. É um livro de auto-ajuda publicado em 2002 escrito por Rosalind Wiseman. Claro que Mean Girls tem um roteiro que deixa tudo muito mais engraçado e não lembra em nada um documentário sobre o livro. Acho que, pro tipo de livro que o baseou, o filme é uma adaptação bem diferente, mas diferente legal.

Diário de uma Babá (2007) Eu já tinha visto esse filme há algum tempo. Então reprisou esses dias na Tv e eu acabei fazendo a ligação com o livro de mesmo nome - The Nanny Diaries - lançado pelas escritoras Emma McLaughlin e Nicola Kraus em 2002. Foi engraçado, pois eu achei o livro por acaso e tinha ate me lembrado – ué, será que o filme tem relação? E sim, o filme realmente foi baseado no livro. Existem dois livros da serie, tanto foi o sucesso do primeiro. Sabe, eu acho o filme tão fofo que realmente quero ler o livro. Infelizmente não sei se um dia será publicado por aqui.

* Amor sem Escalas (2009)
Ainda não vi o filme nem li o livro, mas na minha pesquisa para o post descobri que esse livro também é uma adaptação de um livro de mesmo nome – Up in the Air, no original, do escritor Walter Kirn lançado em 2001. Eu ouvi o burburinho do filme, quando ele estreou, mas nunca notei que ele era baseado em um livro... Isso foi amplamente divulgado e eu não soube – o que é provável, sou meio tapada as vezes, ou foi mesmo 'abafado'? De qualquer forma o livro já foi lançado por aqui, pela editora Record.

* A Fera (2011)
Eu já sabia desse filme por noticias da Capricho (rs) desde que começaram as filmagens. O filme demorou, mas finalmente, este ano sai (acho que ele ficou quase 1 ano na geladeira). O que eu não sabia, era que Beastly era baseado no livro homônimo de Alex Flin lançado em 2007. Soube disso essa semana por uma resenha do livro no Murphys Library. Gostei muito do trailer do filme, e pela resenha, existem grandes diferenças entre os dois – como não poderia deixar de ser – mas mesmo assim quero ver e ler! O livro ainda não foi publicado por aqui, vamos ver se devido ao filme, alguma editora se interesse.

Encontrei muitos filmes que são adaptados de livros e eu nem sabia – ora de ambos. Escolhi alguns para citar nesse post e conforme for, farei outros posts com mais filmes que vieram de livros. Não dá pra colocar tudo de uma vez pois são realmente muitos...

13 comentários:

  1. Não sabia dessa do Diário de uma babá! Achei que era só filme!
    Legal você trazer filmes que pouca gente sabia que foram originados de livros!
    Bjo
    Elis

    ResponderExcluir
  2. não sabia dessa sobre Mean Girls :O tb AMO esse filme, acho super divertido, jamais ia imaginar que era inspirado em algum livro!! Breakfast at Tiffany's, apesar de ser um dos meus filmes preferidos, tb não sabia que era adaptado a partir de um livro! vou procurar agora =D
    beijoquitas!

    ResponderExcluir
  3. hey, adoro alguns desses filmes: bonequinha de luxo, meninas malvadas, o homem bicentenário e o diário de uma babá, são todos muito bons e nem sabia que alguns eram livros!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Bonequinha de luxo! AMOOOO!
    Quero muito assitir a fera parece realmente muito bom!

    Addorei o post!

    Bjsss

    http://comessaseoutras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro o filme Diário de uma babá, rs... não sabia que tinha livro! Deve ser muito legal.
    Vi o livro do filme "Amor sem escalas" na FNAC semana passada, nem sabia que existia até ver lá, só vi o filme mesmo!

    Beijos,
    Vivi
    Blog Livros da Vivi

    ResponderExcluir
  6. Bonequinha de Luxo é uma graça =]! Infelizmente, ainda não li o livro, mas Capote escreve tão bem (embora eu só tenha lido "A Sangue Frio" para opinar) que eu ainda vou dar uma chance!

    E Beastly...Ah, esse eu realmente quero conferir, pois adoro releituras de contos de fada! Podem haver milhões delas, mas eu simplesmente não me canso rs

    :*,
    Léka

    ResponderExcluir
  7. Evellyn que post interessante! Adoro filmes baseados em livros... tenho uma lista deles!(sou meia louca por listas) rs
    Meninas Malvadas é bem legal... adoro!
    Beastly... tb já ouvi falar do filme... está muito bom! sou louca para ler o livro tb...

    PS: Te indiquei para um Meme>>> http://livrosedistracoes.blogspot.com

    bjusss

    ResponderExcluir
  8. IXI, eu ainda nem assisti esse filme e nem nada... que pena!

    ResponderExcluir
  9. Não sabiaaa que Meninas Malvadas era livro!! =x
    Os outros eu sabia, mas eu ainda não li nenhum desses livros (tenho muita vontade de ler The Nanny Diaries e Beastly)
    Adorei esse post, bem legal! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Caramba, que post ótimo! A gente nunca imagina quando vê alguns filmes, que eles podem ser baseados de livros! Gostei mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. ADOREI!
    Muitos desses eu nem sabia! :O
    Acho que só conhecia Bonequinha de Luxo e Beastly, os outros nem imaginava que tinham livros! o.o
    ADOREI saber *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  12. Não sabia sobre Diário de uma babá e nem sobre o Meninas Malvadas (adoro esse filme) >.<

    Mas como muitos desses livros não foram lançados no Brasil fica dificil de saber mesmo, só a gente que é bookaholic e fuça de tudo na internet que acaba descobrindo!

    E convenhamos que o título "Ao começo do dia" é meio broxante para Breakfast at Tiffany's - e aposto que a capa brasileira devia ser tão broxante quanto esse titulo.

    e eu mal posso esperar para o lançamento de Beastly, vi o trailer e adorei! Tem uma das Gêmeas Olsen nele^^
    O livro é bem legal de ler, curtinho, a estória é sensivel, uma delicia.
    =)
    Dani - Por Trás das Letras

    ResponderExcluir
  13. O único que eu conhecia e que por caso já vi o filme e tenho e li o livro é A Fera . Gostei bastante embora ache que gostei mais do livro.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?