Recebi esse livro da Luisa e a história foi uma grata surpresa. Eu já imaginava que era legal, mas realmente não esperava o que eu li!
Comecei a ler e logo no início o livro me lembrou muito o filme Meninas Malvadas (não é depreciativo, eu amo o filme) então ja achei super divertido... Claro tem algumas diferenças, mas o fato de se passar no HS, ter uma novata e as garotas cool e maldosas que a chamam para o grupo logo que a conhecem, me lembrou Regina e cia. No decorrer do livro a gente vê que tem mesmo passagens no estilo, mas talvez seja só porque isso realmente aconteça com muita freqüência no ensino médio de lá. Não é um livro YA. É definitivamente um livro teen, e eu adoro histórias teens!
O livro começa com Josephine narrando o que esta acontecendo com ela no momento. Ela conta que é britânica, mas devido a um emprego que a mãe conseguiu no US, acabou se mudando para freqüentar o legitimo HS americano.. E ela gosta muito disso, uma vez que não era nada pop na antiga escola, conhecida como Jo, a nerd. Então na nova escola ela vê a chance de se reinventar e acaba conhecendo e ficando 'amiga' das garotas populares, onde todo mundo ama o sotaque britânico dela e a enche e atenção. Lá ela é Josie, a legal. E esse é só o 1º cap. Nenhum spoiler até agora. Eis que tudo acontece, ainda no final desse cap. e a historia começa a engrenar - então eu literalmente entendi o motivo do nome do livro - que alias, foi super bem pensado - e até mesmo a capa - tem Muito a ver.
Depois que Josie beija o cara mais gato, Jake-perfeito-Matthews algo acontece. E então, essa é a deixa para os fatos seguintes: o livro passa a ser narrado por duas versões da Josephine: a Jo e a Josie! Isso eu achei super bem bolado! Por isso o titulo 'Divida por um Beijo' se encaixa perfeitamente no livro, pois esse foi mesmo o pensamento que a Josephine teve após beijar o Jake e isso a 'dividiu'.
Então todo livro acontece assim a partir de então: nós vemos os acontecimentos da maneira que a Jo veria e depois do modo que Josie encararia. No decorrer as 'vivências' delas mudam bastante, afinal, uma faz parte de um grupo e a outra - bem, de nenhum grupo... Mas é interessante saber que rumo vida dela toma dependendo de quem ela deixasse comandar (lembrando que é só uma personagem). E a Jojo se enrola muito no decorrer da historia - em qualquer uma das perspectivas - em relação aos sentimentos dela, sobre quem gosta dela, quem ela gosta ou deveria gostar e tal...
O livro é bem divertido, tem referencias pop (principalmente Buffy) e ela vive fazendo comparações entre Inglaterra e US... As palavras principalmente. Eu, que fiz inglês americano, mas prefiro o britânico, achei muito legal, porque tinha coisas que eu nunca havia notado, mas para eles é bem marcante, coisas além do sotaque.
Sobre o nosso gato mais lindo da escola, o astro do beisebol, mais quente e que todas as garotas babam, Jake... O Jake tem uma característica marcante que é o fato de ele ter olhos bicolores.. Quer dizer, cada olho dele tem uma cor diferente! rs... Como achei o Jake prepotente demais, eu acho que a Jo tomou a atitude certa no inicio - sem querer pagar de feminista. Mas o cara perfeito-tudo-de-bom é do tipo que simplesmente sabe que é gato e não faz questão de ser simpático também!
Então, na maior parte do livro gostei mais do que acontecia com a Jo, que não se deixou levar por toda a 'popularidade' e de certa forma manteve o pensamento focado e não apenas preocupada com o que os outros iam pensar dela - apesar de frequentemente se martirizar por ter tomado uma atitude que a excluiu do grupo pop... Ou talvez tenha gostado mais dela porque ela era a 'excluida' e como dizem 'a desgraça alheia é sempre mais divertida' .
Então, na maior parte do livro gostei mais do que acontecia com a Jo, que não se deixou levar por toda a 'popularidade' e de certa forma manteve o pensamento focado e não apenas preocupada com o que os outros iam pensar dela - apesar de frequentemente se martirizar por ter tomado uma atitude que a excluiu do grupo pop... Ou talvez tenha gostado mais dela porque ela era a 'excluida' e como dizem 'a desgraça alheia é sempre mais divertida' .
A Jo e a Josie vivem situações diferentes no decorrer do livro, fazendo coisas distintas e com amigos distintos, mas algumas coisas de mesclam... Eu achei a forma que a Luisa escreveu realmente fantástica! Ficou muito interessante ver duas versões da mesma historia pois em algumas partes 'uma' descobre algo e a 'outra' vê a mesma coisa só que de outra forma - mostrando aquilo que a gente já sabe que toda história tem duas versões, depende de como você olha pra ela... E o final do livro é ainda mais legal, pois as historias realmente se mesclam e a gente ve o que na verdade era pra acontecer de qualquer forma -independente do rumo que ela tomasse no inicio da historia... Sabe, como o destino mesmo, do tipo que ele aconteceria qualquer que fosse sua decisão anterior...
No fim a Josephine volta a ser 'uma só', depois de resolver todos os problemas que decorreram da decisão anteriores dela e então ela descobre quem ela realmente é, quem ela deveria ter sido desde sempre – algo que é uma mistura entre a Jo nerd e a Josie popular e de quebra ainda descola um gato que eu pensei desde o inicio do livro - Ei, esse é o cara perfeito pra ela!
O livro só tem 4 capítulos apesar de ter pouco mais de 300 paginas e eles tem nomes de bases do beisebol - e isso também tem relação com uma coisa que eles viviam falando no livro, sobre primeira base, segunda base... Coisas que aqui no Brasil a gente não usa muito, mas relacionado a fases de um relacionamento... Enfim... No final, o capitulo Home Run é como aqueles finais de filme, onde o narrador conta o que aconteceu com cada personagem e a gente tem a confirmação do que aconteceu com todos eles depois da decisão final da JoJo.
- Um.... O que é Segunda Base?- Ah, Josie, acho que vocês devia perguntar isso pra outra pessoa, a Kristy ou a Ana. Elas são melhores explicando esse tipo de coisa.- Não, mas eu quero perguntar a você. Eu posso falar com você.- Você é tão fofa e britanica. - Tori diz. - Hum, bem, digamos. É mais que beijar. Algo como deixa-lo tocar seus peitos, eu acho, ou talvez por a mão por baixo da sua roupa. Entende?
Tocar meus peitos? Eek! Eu nem tinha peitos a poucos minutos atras...
Realmente super recomendado! O livro tem uma continuação que eu lerei (a Luisa também me mandou!) - é uma espécie de spin off, conta uma outra historia sobre outro ponto de vista - da amiga da Jo, mas ela também aparece assim como os personagens relacionados... Enfim, tenho que ler ainda pra entender!- Sabe, ninguém na escola parece entender uma palavra do que eu digo. Os professores vivem me pedindo pra repetir as coisas...- Como? - David se desculpou.- Eu disse que os professores... ah... Hahaha - eu não acredito que caí nessa.
Luisa Plaja ainda tem outro livro, chamado 'Extreme Kissing' que já foi lançado aqui no Brasil, pela Editora iD com o nome 'Sábado Sem Noção'. Eu bem acho que eles poderiam trazer o Split by a Kiss pra cá também!
A capa é bem sugestiva!! Gostei bastante...
ResponderExcluirDepois dá uma olhadinha no meu bebê. Beijocas Mar
www.letrasdesonhadoras.blogspot.com
ahh, que legal! já tinha visto esse livro no blog da mari paixão! a capa é bem diferente.
ResponderExcluirmas sei lá, ando lendo tanto livro sobrenatural que não sobra tempo para os mais normais!
J.
-The Eater of Books
Eu achei a capa super linda, só pra começar UAHSUHAUSA gostei demais da resenha Eve, parece ser muito bom esse livro. adorei.
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
Bem que o nome Luísa Plaja me pareceu familiar desde o começo, mas só quando você citou a iD que eu me toquei!
ResponderExcluirAchei a capa muito bonitinha e eu gosto muito de livros com pontos de vistas diferentes para o mesmo assunto.
Gostei do livro ^^
Beijos,
Vivi
Eu nunca tinha escutado sobre esse livro. Amei. Sua resenha despertou meu interesse.
ResponderExcluirPri
Entre Fatos e Livros
Muito, muito, muito interessante!! Adoro livros onde podemos ver dois lados da mesma história rs
ResponderExcluirÓtima resenha, quero muito ler!
Esse livro tem a capa mais diferente e legal que já vi (tenho vicio por capas hahaha)
ResponderExcluirE a históroa é bem interessante para colaborar a minha vontade de lê-lo!
Bela resenha, mas agora quero ler esseivro!!! =D
bju
Achei bem interessante . Eu adoro esses livros que teen que contam histórias passadas no HS *-*
ResponderExcluirwww.fofocas-literarias.blogspot.pt