Eu Li: Split by a Kiss

Recebi esse livro da Luisa e a história foi uma grata surpresa. Eu já imaginava que era legal, mas realmente não esperava o que eu li!

Comecei a ler e logo no início o livro me lembrou muito o filme Meninas Malvadas (não é depreciativo, eu amo o filme) então ja achei super divertido... Claro tem algumas diferenças, mas o fato de se passar no HS, ter uma novata e as garotas cool e maldosas que a chamam para o grupo logo que a conhecem, me lembrou Regina e cia. No decorrer do livro a gente vê que tem mesmo passagens no estilo, mas talvez seja só porque isso realmente aconteça com muita freqüência no ensino médio de lá. Não é um livro YA. É definitivamente um livro teen, e eu adoro histórias teens!

O livro começa com Josephine narrando o que esta acontecendo com ela no momento. Ela conta que é britânica, mas devido a um emprego que a mãe conseguiu no US, acabou se mudando para freqüentar o legitimo HS americano.. E ela gosta muito disso, uma vez que não era nada pop na antiga escola, conhecida como Jo, a nerd. Então na nova escola ela vê a chance de se reinventar e acaba conhecendo e ficando 'amiga' das garotas populares, onde todo mundo ama o sotaque britânico dela e a enche e atenção. Lá ela é Josie, a legal. E esse é só o 1º cap. Nenhum spoiler até agora. Eis que tudo acontece, ainda no final desse cap. e a historia começa a engrenar - então eu literalmente entendi o motivo do nome do livro - que alias, foi super bem pensado - e até mesmo a capa - tem Muito a ver. 

Depois que Josie beija o cara mais gato, Jake-perfeito-Matthews algo acontece. E então, essa é a deixa para os fatos seguintes: o livro passa a ser narrado por duas versões da Josephine: a Jo e a Josie! Isso eu achei super bem bolado! Por isso o titulo 'Divida por um Beijo' se encaixa perfeitamente no livro, pois esse foi mesmo o pensamento que a Josephine teve após beijar o Jake e isso a 'dividiu'.

Então todo livro acontece assim a partir de então: nós vemos os acontecimentos da maneira que a Jo veria e depois do modo que Josie encararia. No decorrer as 'vivências' delas mudam bastante, afinal, uma faz parte de um grupo e a outra - bem, de nenhum grupo... Mas é interessante saber que rumo vida dela toma dependendo de quem ela deixasse comandar (lembrando que é só uma personagem). E a Jojo se enrola muito no decorrer da historia - em qualquer uma das perspectivas - em relação aos sentimentos dela, sobre quem gosta dela, quem ela gosta ou deveria gostar e tal...

O livro é bem divertido, tem referencias pop (principalmente Buffy) e ela vive fazendo comparações entre Inglaterra e US... As palavras principalmente. Eu, que fiz inglês americano, mas prefiro o britânico, achei muito legal, porque tinha coisas que eu nunca havia notado, mas para eles é bem marcante, coisas além do sotaque. 

Sobre o nosso gato mais lindo da escola, o astro do beisebol, mais quente e que todas as garotas babam, Jake... O Jake tem uma característica marcante que é o fato de ele ter olhos bicolores.. Quer dizer, cada olho dele tem uma cor diferente! rs... Como achei o Jake prepotente demais, eu acho que a Jo tomou a atitude certa no inicio - sem querer pagar de feminista. Mas o cara perfeito-tudo-de-bom é do tipo que simplesmente sabe que é gato e não faz questão de ser simpático também!

Então, na maior parte do livro gostei mais do que acontecia com a Jo, que não se deixou levar por toda a 'popularidade' e de certa forma manteve o pensamento focado e não apenas preocupada com o que os outros iam pensar dela - apesar de frequentemente se martirizar por ter tomado uma atitude que a excluiu do grupo pop... Ou talvez tenha gostado mais dela porque ela era a 'excluida' e como dizem 'a desgraça alheia é sempre mais divertida' .

A Jo e a Josie vivem situações diferentes no decorrer do livro, fazendo coisas distintas e com amigos distintos, mas algumas coisas de mesclam... Eu achei a forma que a Luisa escreveu realmente fantástica! Ficou muito interessante ver duas versões da mesma historia pois em algumas partes 'uma' descobre algo e a 'outra' vê a mesma coisa só que de outra forma - mostrando aquilo que a gente já sabe que toda história tem duas versões, depende de como você olha pra ela... E o final do livro é ainda mais legal, pois as historias realmente se mesclam e a gente ve o que na verdade era pra acontecer de qualquer forma -independente do rumo que ela tomasse no inicio da historia... Sabe, como o destino mesmo, do tipo que ele aconteceria qualquer que fosse sua decisão anterior... 

No fim a Josephine volta a ser 'uma só', depois de resolver todos os problemas que decorreram da decisão anteriores dela e então ela descobre quem ela realmente é, quem ela deveria ter sido desde sempre – algo que é uma mistura entre a Jo nerd e a Josie popular e de quebra ainda descola um gato que eu pensei desde o inicio do livro - Ei, esse é o cara perfeito pra ela!

O livro só tem 4 capítulos apesar de ter pouco mais de 300 paginas e eles tem nomes de bases do beisebol - e isso também tem relação com uma coisa que eles viviam falando no livro, sobre primeira base, segunda base... Coisas que aqui no Brasil a gente não usa muito, mas relacionado a fases de um relacionamento... Enfim... No final, o capitulo Home Run é como aqueles finais de filme, onde o narrador conta o que aconteceu com cada personagem e a gente tem a confirmação do que aconteceu com todos eles depois da decisão final da JoJo.
- Um.... O que é Segunda Base?
- Ah, Josie, acho que vocês devia perguntar isso pra outra pessoa, a Kristy ou a Ana. Elas são melhores explicando esse tipo de coisa.
- Não, mas eu quero perguntar a você. Eu posso falar com você.
- Você é tão fofa e britanica. - Tori diz. - Hum, bem, digamos. É mais que beijar. Algo como deixa-lo tocar seus peitos, eu acho, ou talvez por a mão por baixo da sua roupa. Entende?
Tocar meus peitos? Eek! Eu nem tinha peitos a poucos minutos atras...
- Sabe, ninguém na escola parece entender uma palavra do que eu digo. Os professores vivem me pedindo pra repetir as coisas...
- Como? - David se desculpou.
- Eu disse que os professores... ah... Hahaha - eu não acredito que caí nessa.
Realmente super recomendado! O livro tem uma continuação que eu lerei (a Luisa também me mandou!) - é uma espécie de spin off, conta uma outra historia sobre outro ponto de vista - da amiga da Jo, mas ela também aparece assim como os personagens relacionados... Enfim, tenho que ler ainda pra entender!
Luisa Plaja ainda tem outro livro, chamado 'Extreme Kissing' que já foi lançado aqui no Brasil, pela Editora iD com o nome 'Sábado Sem Noção'. Eu bem acho que eles poderiam trazer o Split by a Kiss pra cá também!

8 comentários:

  1. A capa é bem sugestiva!! Gostei bastante...
    Depois dá uma olhadinha no meu bebê. Beijocas Mar
    www.letrasdesonhadoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ahh, que legal! já tinha visto esse livro no blog da mari paixão! a capa é bem diferente.

    mas sei lá, ando lendo tanto livro sobrenatural que não sobra tempo para os mais normais!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a capa super linda, só pra começar UAHSUHAUSA gostei demais da resenha Eve, parece ser muito bom esse livro. adorei.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  4. Bem que o nome Luísa Plaja me pareceu familiar desde o começo, mas só quando você citou a iD que eu me toquei!
    Achei a capa muito bonitinha e eu gosto muito de livros com pontos de vistas diferentes para o mesmo assunto.
    Gostei do livro ^^
    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha escutado sobre esse livro. Amei. Sua resenha despertou meu interesse.

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Muito, muito, muito interessante!! Adoro livros onde podemos ver dois lados da mesma história rs
    Ótima resenha, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem a capa mais diferente e legal que já vi (tenho vicio por capas hahaha)
    E a históroa é bem interessante para colaborar a minha vontade de lê-lo!
    Bela resenha, mas agora quero ler esseivro!!! =D

    bju

    ResponderExcluir
  8. Achei bem interessante . Eu adoro esses livros que teen que contam histórias passadas no HS *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?