Essa é absolutamente a resenha mais difícil que escrevo. E eu digo isso pois gostei tanto deste livro que sei que nada que eu escreva aqui vai ser o suficiente para expressar o quanto eu realmente achei fantástica essa história. Podem ler sem medo, pois não tem spoilers!
Um Dia conta sobre a vida de duas pessoas: Emma e Dexter. Eles se conhecem na formatura da faculdade em 1988 e então, daquele dia em diante, nós vamos acompanhando um pouco sobre a vida deles no mesmo dia nos 20 anos seguintes. E não é que a gente só saiba deles durante um dia, as vezes é narrado sobre o que aconteceu no período, mas tudo é contado a partir 'do dia' – o dia em que eles se conheceram. Eles são tão diferentes, mas se completam de uma forma sensacional. Em e Dex, Dex e Em...
Claro, é difícil imaginar o que aconteceria na nossa vida em 20 anos e durante todo esse tempo eles vivem entre encontros e desencontros, a amizade superando tudo ou não aguentando a pressão e separando-os por um tempo. É realmente muito interessante e o livro é fantástico justamente por ser algo tão real.
Um Dia conta sobre a vida de duas pessoas: Emma e Dexter. Eles se conhecem na formatura da faculdade em 1988 e então, daquele dia em diante, nós vamos acompanhando um pouco sobre a vida deles no mesmo dia nos 20 anos seguintes. E não é que a gente só saiba deles durante um dia, as vezes é narrado sobre o que aconteceu no período, mas tudo é contado a partir 'do dia' – o dia em que eles se conheceram. Eles são tão diferentes, mas se completam de uma forma sensacional. Em e Dex, Dex e Em...
Claro, é difícil imaginar o que aconteceria na nossa vida em 20 anos e durante todo esse tempo eles vivem entre encontros e desencontros, a amizade superando tudo ou não aguentando a pressão e separando-os por um tempo. É realmente muito interessante e o livro é fantástico justamente por ser algo tão real.
Eu amei a Emma. Virou minha personagem contemporânea predileta. Emma é inteligente, perspicaz, tem um humor ácido/sarcástico. Eu realmente me identifiquei demais com ela – não em tudo, mas eu senti que ela é uma mistura do que eu sou com o que eu gostaria de ser, sabe? Ela se formou e fica um pouco perdida, trabalha com varias coisas antes de encontrar o 'caminho certo'. Além disso, Emma é uma espécie de escritora frustrada (rs), super auto-critica e que apesar da paixão platônica por Dexter sabe que expor isso pode por em risco uma amizade que esta acima disso.
Dexter, o que dizer... Eu nunca pensei que eu pudesse me apaixonar por um personagem de nome Dexter (já que a primeira coisa que me vem a mente é psicopata assassino)... Mas esse Dex, apesar de longe do psicopata, é um personagem bem problemático. Ele é aquele tipo detestável de adorável cafajeste. Dex vem de uma família com boas condições e após a faculdade 'se encontrou' como apresentador de Tv... Mas o cara tem problemas com álcool, drogas e uma vida boêmia (?) que acaba trazendo problemas ao longo dos anos.
A amizade dos dois é realmente algo lindo, mas é ao mesmo tempo, triste. Triste porque a gente percebe que os dois se gostam, que deviam namorar, mas isso parece errado/impossivel de alguma forma! Como se um relacionamento a mais fosse estragar tudo e sempre fica aquela situação do 'e se'. Eu super me identifiquei com a historia deles – acho que até mesmo por ela me fazer lembrar alguém/algo. Eles amam um ao outro e mesmo que não fiquem juntos, isso é realmente bonito. A amizade, assim como a vida deles, passa por altos e baixos durante o livro e os desencontros no decorrer dos anos torna a historia bem rica e dinâmica.
- O que está acontecendo? - perguntou Emma, sem tirar os olhos de O Idiota, de Dostoiévski.
- Não estou conseguindo me envolver.
- Esse livro é uma obra-prima.
- Me dá dor de cabeça.
- Eu devia ter trazido alguma coisa com imagens e relevos.
- Não, eu estou gostando....
- Talvez A lagartinha comilona ou coisa assim....
- E daí... o que aconteceu com você?
- A vida. A vida aconteceu.
- Você consegue ser bem desagradável as vezes, sabe?
- Não posso fazer nada.
- Pois devia tentar. - pegou um punhado de mato e jogou na direção dele. - Você é muito mais legal quando tenta.
O livro é narrado em terceira pessoa – e eu já disse que sou fã de primeira – mas é tudo tão próximo, que isso nem faz diferença. Acho que se fosse em primeira, alternando entre os dois, nem seria tão bom. Realmente virei muito fã do Nicholls, ele escreve muito bem e eu me senti próxima da realidade dos personagens, mesmo sendo algo diferente.
Então, é isso. Eu quero que você leia o livro e se você não gostar, pode vir aqui me xingar. Sério, se você ler Um Dia e não se apaixonar ou pelo menos achar a historia super interessante pode vir aqui e me falar! Porque eu vou fazer questão de te mandar um email expondo todos os fatos para que você mude de idéia! #pondoamãonofogo.
- Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você.
- Esse livro virou meu livro de cabeceira! O melhor romance contemporâneo que já li.
- Eu não conseguia parar de suspirar com as passagens... Era um tanto de Ahhh, Hmmm, Que Lindo! por aqui, que até me perguntavam o que estava acontecendo...
- Eu também achei o livro bem divertido! O capitulo 14, por exemplo, me fez dar risadas histéricas pela casa.
- O livro todo tem muitas passagens lindas. Eu li algumas das frases mais bonitas que alguém já escreveu.
Enfim, o livro é super interessante, irreverente, lindo, sensacional, fantasticamente apaixonante, deliberadamente viciante.... Leia assim que puder! Passe-o na frente de tudo que você tem e depois venha aqui comentar comigo!
Super Recomendo!
Olha, eu achei a sinopse do livro - e toda a idéia dele de contar o ''mesmo'' dia duramte 20 anos - muito interessante...
ResponderExcluirMas, eu não sei. Ainda tem algo que não me fez querer ele REALMENTE, sabe?!
Acho que é só um momento... Mas quem sabe, se a minha ''vibe'' mudar, eu não dou uma chance para ele?!
ps: Me amarro quando vovê se empolga com algum livro... Dá para perceber isto nas suas palavras!
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Ai, para com isso, quero esse livro AGORA! D:
ResponderExcluirFui olhar o preço achando que ele seria um daqueles mais baratos, mas ele tá caro!
Adorei a resenha, vontade louca de sair correndo uma livraria e comprar de uma vez. Aliás, todas as resenhas que li me deixaram com essa vontade.
Adorei saber que tem passagens lindas. Toda passagem de livro que eu leio e gosto, anoto na agenda haha
Beijos xx
Oiiii...
ResponderExcluirParabéns pela resenha!!
Para ser sincera... eu não havia me interessado pelo livro até agora.... pq apesar de não concordar, eu sou daquelas que ainda compra um livro pela capa! ¬¬ E a capa de "Um dia" não me pareceu tão atraente....
Mas... agora que vc deu tantos adjetivos ao livro.... tô louca pra ler!! ahahah
E tenho mais um motivo pra dizer que a capa tem que ser tão boa quanto o conteúdo!!! Eu mudaria essa capinha aí... haah por algo mai "tchan".. hahaha se é que vc me entende!! Algo mais real.. mais romântico!! Ahhh sei lá.... preciso ler esse livro!
Beijos.
Amanda /minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/
ahhh, eve...você me mata sempre!
ResponderExcluirjá queria ler esse livro apenas pela capa gracinha, depois da sua resenha estou morreendo de vontade de comprar (e furar a #rehab) e começar a ler o quanto antes!
queeeero!
J.
-the Eater of Books
Olá, Evellyn!
ResponderExcluirAdorei a sua resenha!
Eu vi ótimos comentários a respeito deste livro na blogosfera que só aguçou mais a minha curiosidade a respeito de Um dia, de David Nicholls.
Adorei a sinceridade no seu ponto de vista. Preciso deste livro tipo AGORA!!! rsrs
Bom findi.
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Para tudo! Que resenha foi essa mulher!
ResponderExcluirA melhor de todos os tempos de Um Dia, e olha eu li váriaaaas. Super sincera e cheia de emoção.
Eu já estou aqui doida procurando na internet o melhor preço para comprar! Você absolutamente me convenceu.
Esse quote "- Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você." Fechou com chave de ouro.
Vou comprar! (marido não leia esse comentário)
beijocas enormes!
Livros e blablablá
ganhei ele de aniversário! ontem!!
ResponderExcluirnão vejo a hora de começar a ler!!
=D
Adoro resenhas apaixonadas!
ResponderExcluirQuero mto ler "Um dia"!
bjos
Marcia
Blog DOLLHOUSE
http://blogdollhouse.blogspot.com/
UAU! Fiquei sem palavras com a sua resenha! :O
ResponderExcluirNão ficou aquela resenha 'técnica' sabe? Onde a pessoa faz um comentário superficial e diz que gostou da narrativa... Ficou tão cheia de emoção com uma pitada de sentimentos seu! *-* Ficou ótima, de verdade! Fiquei com aquele sentimento de: Preciso ler, AGORA! ahaahuahauaha
Parabéns flor!
Beijoo :*
Adorei a resenha!
ResponderExcluirEspero que filme honre tudo! HAHA
Apesar que não vejo graça no ator kkkk
Eu amei os quotes, principalmente o da declaração...e ai que desconfio mais que esse livro parece De Repente é Amor.
Mas já me falaram que não...por um detalhe...
Enfim
Adorei a resenha
bjs
Nana - Obsession Valley
Deu para perceber que você gostou mesmo, mas pelo visto, todos que leem tem isto em comum. Bjs, Rose;D
ResponderExcluirEstou lendo. Estou lendo desde sábado e ainda estou na página 134. Em parte é por causa da faculdade, mas a outra é porque simplesmente não está me empolgando.
ResponderExcluirGosto DEMAIS da idéia que o autor teve, de contar o 15 de julho de cada ano da vida dos dois -desse jeito, tem dias bons e tem dias ruins, como tem pra todo mundo. Acho que ele tem esse lado bem realista que é legal.
Mas até agora eu não consegui, não consegui mesmo gostar da Emma porque ela é aquele tipo de pessoa que, infelizmente, me cansa muito na vida real. Já o Dex... Com ele a situação é pior ainda. Se por um lado ele foge daquela coisa que eu não gosto na Emma, não gosto de praticamente nada que ele fez/disse até agora. Mas acho que o livro chegou em um momento em que as coisas estão prestes a mudar bastante.
No fim das contas, não sou muito de "-o que aconteceu com você? - a vida", não sei explicar direito.
Mas vamos lá, quem sabe o livro ainda me conquista? Tem muitas páginas pela frente.
Beijo!
PS: desculpa pelo tamanho do comentário, eu sempre faço isso.
Um recadinho pra Fê aí em cima: Eu também demorei horrores pra empacar... Fui pegar o ritmo lá na página 200... Mas simplesmente, esse é livro que, depois que você pega o feeling, não quer mais largar. O final é tristemente lindo. Clichê, mas o que não é? Amei esse livro, ganhou lugar especial. E nessa parte que a Fê tá é quando começa a melhorar haha Vai na fé!
ResponderExcluirLivro ótimo! Doida pra ver o filme... Pelo trailer está bem fiel... Assisti o trailer e comecei a chorar (manteiga derretida?). As falas, o figurino, tudo igual que imaginei! Quero tanto ver o filme agora! Estreia logo!
OI Evellyn, esse listo está no topo dos desejados. Parece ser uma romance inesquecível com uma história maravilhosa.
ResponderExcluirQuero assistir ao filme só depois que ler o livro.
Xero.
Estou na pagina 130 e estou achando bem cansativo :/
ResponderExcluirNossa. estou sem palavras para a resenha.
ResponderExcluirsem palavras mesmo, o livro parece ser INCRÍVEL.
É de chorar?
Nossa, in love. Já comprei e estou esperando chegar :D
O livro realmente parece bom ...me lembrou muito o livro da Bianca Briones .."entre o amor e a amizade ", vc ja leu ??
ResponderExcluirSe não leu leia , vc vai amar ...
Bjos
Estou louquinha pra começar a ler esse livro! *-* Li poucas resenhas a respeito dele, mas em compensação TODAS eram só elogios!
ResponderExcluirMinha mão está coçando pra passar ele na frente dos outros livros, hehe. Não sei se vou conseguir respeitar a ordem! :}
Adoro romances, livros que arrancam suspiros e que me fazem chorar! Então,acho que tenho grandes chances de me apaixonar por Um Dia também!! \o/
Beijos.
Amanda.
Lendo&Comentando
Adorei os quotes desse livro! kkk
ResponderExcluirOk! Agora quero lê-lo! Aff! Mas um para a lista de livros!
Eve! Sua resenha está show!!!
bjuss
Eu preciso MUITOO desse livro! Não to aguentando mais! Sua resenha me deixou mais aflita ainda!!!
ResponderExcluirBjss
http://comessaseoutras.blogspot.com/
Olá, Evellyn!
ResponderExcluirQue resenha empolgadíssima, heim?
Estou louquinha para ler Um Dia, tem tudo para ser um livro liiiiiiiindo. Desde que li a sinopse, apaixonei-me! Adoro essas histórias de encontros e desencontros, de saudades, de amores complicados e tenho certeza de que vou me apaixonar por ele. Também adorei o trailer do filme, Anne Hathaway vai arrasar, com certeza.
Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto
Oi :)
ResponderExcluirPara ser sincera nunca me interessei em ler esse livro mas depois comecei a ver em vários blogs críticas mt boas e gostei muito de sua resenha;
Ai...mais um livro para infinita lista..hahah
bjos
Raffa
http://livrosminhaterapia.blogspot.com/
Awwnn Eve! Que resenha linda! Ja tinha gostado do livro pela capa, que achei bem diferente! E agora com essa sua resenha então! Mas me diz, o final é triste? Tenho certeza que vou acabar comprando esse, mas gosto de estar preparada para um final triste hehe ;P
ResponderExcluirÓtima resenha flor!
Beijoca!
Lú
Olá adorei a resenha *o*
ResponderExcluirO livro parece ser emocionante!
Quero ler !
hehe
beijinhos :*
http://garotaqueamaler.blogspot.com/
olha, ja tinha visto e a capa parecia mais ou menos e eu naum tinha lido nenhuma sinopse
ResponderExcluirmas fiquei com mta vontade de ler pelo o q vc escreveu, pelas passagens q colocou!
a largatinha comilona?
hauhauhauahua
serio, QRO O LIVRO!
Oi :)
ResponderExcluirVoltei aqui de novo pra propôr parceria; falei pelos coments uma vez mas você não leu, aí falei pelo Twitter mas também não tive resposta... Se estiver interessada, seu button tá lá na minha página de parceiros há mó tempão já :}
Bisous!
Ótima resenha! :D
ResponderExcluirEu tô com uma vontade ENORME de ler esse livro.
Parece ser muito bom. *-*
Bjuu' (:
Depois dessa resenha com certeza eu vou correndo comprar esse livro AHSUAHSUAHUSA desde que eu vi o trailer do filme eu já passei a amar a história. Espero que seja tão boa com você disse, obrigada pela resenha :)) Beeijos
ResponderExcluirAí!
ResponderExcluirMais uma resenha apaixonada!
Estou louca por esse livro!
Não vou aguentar!
Vou ter que comprar!
=)
Bjinhos =*
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo
Tô quase correndo e comprando. Concerteza será uma das minhas próximas aquisições.
ResponderExcluirA resenha tá ótima Eve. E gostei de saber do irreverente... estou com medo do livro ser meio novelesco melodramático e tal hauah
ResponderExcluirEu também senti que faltava tanto a falar na minha resenha, rs.
ResponderExcluirE acho que foi um dos livros que eu mais marquei passagens favoritas, haushaushas.
Lindo, lindo, lindo!
Adoreeeeeeei sua resenha!
beeeijos,
Jéssica
Eve!!!
ResponderExcluirRealmente acho que foi difícil para vc falar de "Um Dia".
Eu li tudo o que escreveu e passei a amar!
Foi especial para ti e foi o que me conquistou. Foi bom ver vc empolgada com algo! Me fez refletir; e depois do trailer de ontem, me fez querer muitooooo ler! Pena que tá muitooo caro, mas vou tentar, ok?
Adorei o quote, em que ela pede a ele para se esforçar em ser menos desagradável e mais legal.
Impossível agora vai ser pensar na Emma, sem associar à Anne Hathaway (se escreve assim??!). Aliás, eu adoro a Anne e o nome Emma!
Mil beijos, da Lisse
Eve, tô aqui lendo e relendo sua resenha. E pensando no que vc falou sobre a Emma, que ela é você e o que gostaria de ser.
ResponderExcluirPuxa, eu estou me identificando demais com ela e em como vê a vida.
Mas tipo, estou odiando o Dexter. Cara, ele é um BABACA e muito prepotente. Só penso: "O que ela viu nele"... mesmo sendo lindo e tal, acho que não me apaixonaria por um cara assim.
Quando fala que ele gosta de fotografia, só penso em Narciso. Vc já leu a história, procure! Acho que vai conseguir ver uma analogia nisso rsrsrs
Bjks, da Lisse
P.S: Até eu termminar de ler o livro hávera outros comentários aqui hein
Evelly, querida, eu adorei o livro, mas não tanto quanto eu esperava. As minhas expectativas eram ENOOOORMES com ele porque eu tb tenho um "Dexter" na minha vida e a nossa história seguiu rumos diferentes (ele é casado com outra e tem uma filha)enfim... #momentodesabafo Queria que o livro fosse melhor, mas achei meio deprimente, sabe? :( Mas claro que é bem realista em vários aspectos, só achei que o autor pegou muito pesado no drama e tals. Mas vale a pena, se todo mundo ler e pensar que "não se pode deixar aquela pessoa passar pela nossa vida". É isso. Ótima resenha!!!
ResponderExcluirbjossssssssssssss
Eu já vi o filme e há muito que quero ler o livro, ainda pra mais agora com a capa maravilhosa com uma imagem do filme. É lindo lindo! Preciso ler desesperadamente.
ResponderExcluirwww.fofocas-literarias.blogspot.pt
Definitivamente um dos meus livros favoritos. EVER!!!!
ResponderExcluirOi Eve,
ResponderExcluirEsse livro é mesmo maravilhoso!
Foi um dos responsáveis pela minha volta (assídua) ao mundo da leitura.
Ganhei de uma amiga no amigo secreto de fim de ano e pronto, me apaixonei perdidamente pela vida da Emma e do Dexter. A maturidade dela com a imaturidade dele formam um dos meus casais literários favoritos. É lindo, romântico e melancólico na medida certa. É um dos meus livros favoritos EVER!
Amei a sua resenha!
Beijos