Eu Li: Desculpa Se Te Chamo de Amor (Scusa Ma Ti Chiamo Amore)




Compre (Regalo Per Me):
Americanas - Fnac
Eu já queria ler esse livro a tanto tempo que dei pulos de alegria quando a Vivi disse que me emprestaria. Então já da pra ver como eu estava em relação a expectativa... Geralmente eu odeio ter muita expectativa em relação a algo pois sempre acabo me decepcionando. E eu já tinha lido tantas resenhas negativas do livro que mesmo não tendo desanimado, fiquei receosa.

Foi um choque assim que comecei a ler. Federico escreve de uma forma que eu nunca tinha visto/lido antes. Não sei se é comum escreverem assim na Itália, uma vez que esse é o primeiro livro italiano que leio, mas achei bem estranho a principio – e eu isso nunca tinha lido em nenhuma resenha – A historia começa em 3ª pessoa, e então durante a narrativa ele vai acrescentando uns pensamentos em 1ª pessoa! Eu fiquei muito confusa com isso! Você tá lendo na visão do narrador, ai do nada, entra o pensamento de um personagem – que pode ser qualquer um – imagina como fica a cabeça? Mas eis que acontece o milagre: conforme você 'pega o jeito' do livro, você nem nota mais essas mudanças bruscas de narrativa. Sério, chegou um capitulo que eu nem notava mais, nem precisava parar pra pensar 'como assim, quem ta pensando isso?'

Outra coisa que achei diferente foi o próprio estilo do Federico, do livro. Tem algumas partes bem poéticas e eu não costumo ler muito em poesia e isso até me incomodou um pouquinho no começo, mas como disse, depois que me acostumei a esse modo de leitura, tudo fluiu com muita facilidade.
  • Assim que peguei o livro pensei 'é um livro grande', mas parando pra notar, ele tem a mesma quantidade de paginas de Fallen, mas ele é realmente maior – tanto porque a fonte usada é menor e também devido a folha que eles usaram, o que tornou o livro mais grosso. Eu demorei bastante pra ler o livro. Geralmente gosto de ler em 2 ou 3 dias no máximo e com esse demorei quase uma semana – claro que teve dias que nem li, mas acho que no inicio principalmente, pela falta de costume com o modo que ele conta a historia, eu dei uma enrolada – além de a internet não me deixar ficar concentrada em um livro direto ;)
  • O livro é divido em muitos capítulos e esses são bem pequenos, alguns não são nem de uma pagina e acho isso bom, pois se você não estiver animado, da pra ler um pouquinho por vez! Outro ponto legal é que ele tem bastante notas de rodapé, pra explicar sobre assuntos não conhecidos, principalmente relacionados a cultura italiana.
  • O livro também é recheado de referencias a tudo que é possível: música, filmes, atores, diretores, programas de TV... A Nikki e o Alex sempre trazem um dialogo muito rico, mesmo quando aparentavam dizer coisas banais, tudo tem um significado muito amplo, sempre traziam algo a mais. 
Ok, agora parando de divagar sobre as características técnicas do livro vamos aos personagens. A nossa protagonista, Nikki eu gostei bastante. Ela é nova, linda, bem-humorada, cheia de idéias e muita gente pode considerá-la meio mimada – principalmente no começo, mas eu entendi bem a personalidade da personagem , não se tratava de mimo, ela só era muito insistente em fazer valer as próprias vontades! Ainda mais quando se tratava de nosso protagonista 'boa pinta' Alessandro, vulgo, Alex, mais velho, bem sucedido, recém separado. Eu simplesmente amei os dois como casal, era do tipo que tinha tudo para dar errado e de alguma forma deu certo! Moccia escreveu de uma forma muito atraente o relacionamento de duas pessoas tão distintas e com uma diferença de idade que poderia acabar com a relação - ou mesmo o livro, se fosse mal desenvolvido.

Sobre as amigas de Nikki, devo concordar com a opinião geral e dizer que as achei bem imaturas algumas vezes. A Olly e Erica principalmente, elas simplesmente não pareciam boas amigas em algumas passagens, e perto delas eu achei a Nikki super madura... Os amigos do Alex também são 'incomuns'.Caras de meia-idade, casados, mas que parecem não saber que já passaram dos 20 a algum tempo.... Rolam algumas historias paralelas também, pra não deixar o foco só no romance principal.

O que gostei muito no livro também é que ele é todo 'fora-do-cliché'. Não é mais um romance com a historia de amor que tem uma terceira pessoa pra atrapalhar – até pode aparecer uma ou outra, mas não é o foco. Ele tem passagens realmente nunca vistas. A forma como Nikki e Alex se conhecem embora pareça previsível, foi desenvolvida de forma diferente. Todos os acontecimentos do livro são assim, você pensa já ter visto, mas percebe que tem algo a mais e isso foi um ótimo ponto. A historia dos dois, como casal, não acontece logo no inicio do livro, até leva um tempo, mas depois as coisas vão se desenvolvendo maravilhosamente bem, ágil. Os encontros deles são sempre tão cheios de assunto que eram sempre as partes mais legais de ler!
- Sou um criativo.
- E como você consegue criar se destrói e sufoca cada imprevisto? A criação nasce de um lampejo, de um erro em relação ao habitual transcurso das coisas. Não fazemos nada bem enquanto não desistimos de pensar em como fazer.
- Bonito. Você é filosófica.
- Não é minha, é de William Hazlitt.
- E quem é?
- Não sei. Só sei que foi ele quem falou... Eu li na minha agenda. 
- Temos tantas coisas em comum, Alex, eu já lhe disse. E agora precisamos recomeçar a sonhar juntos...
- Bem, não juntos. Contra. E eu... serei o seu pesadelo. Ah, não precisa procurar. É do Rambo.
É o tipo de livro que se você não for persistente, se não acreditar na historia, você realmente acaba desistindo nas primeiras paginas, mas no decorrer você vai se apegando aos personagens, a tudo que esta acontecendo e fica curioso querendo saber onde aquilo vai dar. Então minha dica é, mantenha o foco e continue, não desista só porque a narrativa parece confusa a principio!

Como era um livro que eu queria ler tanto eu não me decepcionei. Achei a historia leve, divertida, cheia de pontos únicos, com momentos românticos,  poucos levemente dramáticos ou tensos, mas bem fora do convencional e agora vou querer ler o segundo pra saber como continua essa historia de A e N. Eu realmente nunca tinha lido nada assim e fiquei completamente encantada.
PS: O livro também gerou um filme, em 2008, dirigido pelo próprio Federico Moccia, e eu irei assistir!

23 comentários:

  1. eu também morro de vontade de ler esse livro!!
    sou apaixonada pela capa, pra começar, e pelo que você escreveu a história é ótima.
    mesmo ele semdo bem grandinho, eu estou animada pra poder lê-lo em breve =D

    megaa bjoo
    ;**
    http://bybrunakitty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ohhhhh que fofo sua resenha do MEU LIVRO FAVORITO. Eu amoooooo o Moccia e sua escrita criativa... estou enrolando d+ para ler a continuação: DESCULPA QUERO CASAR CONTIGO mas não devo segurar por muito tempo.

    Sua resenha ficou divina!! Eu amei!! Extraiu bem a expectativa do livro, e quanto á escrita dele isso é fácil de se acostumar.

    Vou colocar o link do filme se vc quiser ver tá: http://www.2shared.com/file/6768650/66336f1d/ScusaMaTiChiamoAmorewwwbestuniomcomtuba.html
    é fácil, lá embaixo no final da página está assim "Save file to your PC: Download", aí vc clica em Download, e tãrã vai ser salvo no seu Pc.

    Eu adorei o filme, é lindo e bem fiel ao livro. Tomara que vc goste!!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  3. Owwwwn! Adoorei o titulo nea! E eu sempre me apaixono por um livro a base do titulo/capa! rsrsrs! Adorei a resenha, a história deste livro me parece ser ótima *-* :o hehe
    Mil Beijos
    Carol {SobreUmlivro}

    ResponderExcluir
  4. eve (íntimo), quero muito ler esse livro.
    sempre quero comprar, mas é difícil entrar na promo e sempre deixo pra depois.

    não sou muito ligado nesse estilo de livro, mas parece ser muito bom.

    só li um livro de autor italiano e posso dizer que foi uma leitura bem diferente! mas bem agradável.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, me deu mais vontade de ler o livro, essa capa é linda e ela por si só já tinha me deixado com vontade de ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. HEEEY !
    Eu deixei um desafio para você lá no meu blog : D
    beiiiijos ;***

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra ler esse livro. O mais engraçado é que eu cheguei a pegá-lo na mão, quando estava numa livraria com a Guta, e eu e ela resolvemos que não era a hora de ler. Agora estamos as duas loucas pra ler e eu dependo dela pra ler o livro e me mandar HAHAHA

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  8. Acho que foram esses detalhes estranhos do modo de escrever do Moccia que me atrapalharam no livro e eu desisti dele logo no começo.
    Vou tentar ler este ano, prometo, rs. A Lisse ama e ela tem bom gosto, agora você também gostou... Acho que o livro merece uma segunda chance ;)

    A resenha ficou perfeita!

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Vai ser uma das minhas leituras da semana que vem, até porque preciso ler logo para mandar para a Má, que quer ler também. Depois quero comprar o segundo (L)!

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  10. Oioi amore, sou do blog
    www.letrasdesonhadoras.blogspot.com

    ~> Acabei de postar a sinopse de : O diario de uma assassina, (o livro que eu escrevi), dá uma olhadinha

    ResponderExcluir
  11. Deve ser tão chique ler esse em italiano *-*

    ResponderExcluir
  12. Nossa adorei o livro, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  13. HAHAHA. Foi nada, gosto do seu blog *-*
    Sim menina, vão fazer 3 anos que to aqui em Manaus City ! AHAHAHA
    Assim, no começo eu odiei, pq eu não queria vir, mas depois ...eu até gosto. Fiz amizades muito especiais aqui, mas sei lá ... nada se compara ao Rio! Espero ano que vem estar voltando *0*
    Londres é meu sonho desde sempre e a Itália é mais pela língua e pela comida, HAHAH
    Beiijos!

    ResponderExcluir
  14. MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENINA, EU VI O FILME DESSE LIVRO *0*
    hahahaha. bem legal, o ator que faz o Alex é LINDO : )

    ResponderExcluir
  15. Sério que voce tem um livro? E esta postado no blog? Eu gostaria muito de ler ...
    bom e em questao do nome do meu livro, é que ela realmente fica desconcertada, e acaba matando e tals... se algum dia voce ler o livro, vai entender =D

    ResponderExcluir
  16. Eu amooo esse livro! Sabado chegou pra mim a continuação dele.
    Amei sua resenha!

    Bjsss!!

    http://comessaseoutras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ei Evellyn... adorei a resenha!!! =)
    Mas sabe que já muita reclamação sobre esse livro com relação a tradução que fizeram e não colocaram travessão para diferenciar os dialogos dos pensamentos! Eu tenho o segundo livro, e o primeiro eu tb emprestei!Isso salva a vida! heheh


    bjusss

    ResponderExcluir
  18. A sua resenha me deixou mais animadinha...
    Eu era louca pra ler esse livro, mas um dia peguei ele na livraria, achei a letra pequena e acabei levando Feios ;x haha
    E, mesmo não tendo lido, acho que já estou 'decepcionada' com ele, pelos comentários que ouvi.
    Mas quem sabe esse ano dou uma chance a ele ? (=
    beijos, beijos

    Mel , Três Lápis

    ResponderExcluir
  19. Morro de vontade der ler esse livro e assim a minha lista só cresce. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  20. Tenho bastante curiosidade em relação a este livro, mas como vivo um momento de ressaca literária, não quero ler nada no momento que me faça "forçar para passar do começo porque depois a estória engrena" rs! Então, vou dar um raincheck neste, mas pretendo conferí-lo sim, até porque o autor é italiano e isso com certeza deve se refletir na narrativa (como você mesma disse)!

    No mais, ótima resenha, como sempre!

    :*,
    Léka

    ResponderExcluir
  21. Nunca havia ouvido falar do livro. Gostei bastante de sua resenha! Achei os diálogos super divertidos, é um tipo de livro que gosto. Com certeza ele irá pra minha listinha nada pequena de Vou Ler ^^

    ResponderExcluir
  22. Amei esse livro. Me perdi no começo mas depois fluiu muito bem... Gostei das histórias paralelas e também achei nada clichê. =D Muito româmtico e divertido.
    Achei ótimo o ambiente na Itália, quero ler a continuação e assistir o filme.
    Beijos
    Tarsila
    desaliene.blogspot.com
    Vou te seguir. ;)

    ResponderExcluir
  23. Não fiquei com muita vontade de ler devido a toda aquela questão de a escrita ser diferente e confusa . Mas fiquei com vontade de ver o filme *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?