Eu Li: Songs For a Teenage Nomad

Li este livro depois que a Kim Culbertson - autora, me mandou um eBook. Eu estava querendo ler desde que vi o nome do livro – e a relação com música. Bem, o livro é narrado pela Calle, uma moça de 14/15 anos que vive se mudando com a mãe a cada vez que ela começa/termina um relacionamento. Ela está na ninth grade que é o nosso equivalente ao primeiro ano do ensino médio.

Logo no inicio do livro, a Calle me pareceu meio introspectiva e ate um pouco triste – mas ela tem lá seus motivos, uma vez que não consegue ficar parada num lugar só, fazer amigos e tudo mais. No inicio é aquela típica garota americana que se sente feia e não tem auto-estima. Ela inclusive se sente inferior em relação a mãe na questão da aparência, mas em compensação ela não reclama – muito – disso. Ela é do tipo: sou assim mesmo, e daí? Goste de mim como sou ou não goste... e isso é um ponto positivo na nossa protagonista. Não que ela não queira ser um pouco mais 'pop' mas ela se aceita do jeito que é e não faz disso um big deal. No decorrer do livro, você percebe como ela amadurece – embora eu sempre tenha a achado madura pra idade – e ela tem tiradas bem irônicas e coerentes.


O inicio dos capítulos são muito legais, com trechos do 'diário' que a Calle escreve. Eu, muito tontamente, demorei pra perceber que cada capitulo tem o nome de uma música – até porque algumas eu não conhecia, e ela também cita o nome do cantor. Eu só tive certeza lá no cap. 14 com o nome de Complicated (Avril Lavigne)... rs

O livro tem muitas referencias musicas, fica até difícil citar todas, mas vai de Coldplay a Ben Harper, Green Day a Jack Johnson e The Who. Isso eu gostei bastante pois também adoro música, as vezes elas simplesmente dizem tudo que nós estamos vivendo. Também fala um pouco de filmes e livros.

Eu amei Drew e Alexis. Drew é o melhor, ele sempre diz as coisas mais interessantes, tem uma personalidade super definida e é aquele tipo amigo que diz as coisas certas em qualquer hora. Sem contar que ele tem um estilo bem legal – ele é ator – e sempre usa umas camisetas com frases engraçadas (que devo confessar, algumas eu não entendia, afinal , tem coisas que só fazem sentido em inglês). E tem o Eli, que é o aspirante a comediante do grupo e ele sempre solta umas piadinhas bem engraçadinhas, e eu ficava lembrando a minha época de colegial, imaginando meus amigos. Porque em um grupo sempre tem aquele cara engraçado, que adora fazer piadas - é assim nos EUA ou qualquer High School pelo mundo.. Algumas piadas eu não entendia/não achava graça, mas acho que é por conta que o senso de humor americano não é muito parecido com o nosso. Bem, achei todos os personagens legais, mas minha preferência por Drew me fez sentir falta de 'mais participação dele'.

E tem o Sam, que sinceramente, eu não consegui entender muito bem. Passei o livro todo tentando capturar a essência dele, ver os motivos que o levavam a ser tão invasivo, mas não deu - uma vez que ele não era nem um vampiro, ou anjo, ou qualquer tipo de mito. Ele só tinha ações que não condiziam com o que ele dizia. Ele me pareceu meio 'sem rumo' a maior parte do livro. Eu sabia que ele tinha algum segredo, mas mesmo depois da revelação eu – como a Calle – não achei que era motivo suficiente pra todo comportamento estranho dele. Eu só consegui virar team Sam no capitulo final!

E o final... foi chocante! Os últimos capítulos do livro foram os mais intensos, muitas coisas acontecendo. Eu ficava triste, feliz, com raiva, com pena, feliz de novo... Mas realmente o penúltimo capitulo foi um baque e o final foi... Surpreendente, eu quase chorei, porque não foi um final feliz típico, foi um final... Final. Nada de happily ever after, mas foi o ideal pra fechar bem toda a historia do livro.
(falando sobre o baile de Dia dos Namorados que vai acontecer)
- Ah, eu vou. - Drew fala.
- Com quem? - Sara pergunta. - Você precisa ter um par ou eles não deixam você entrar.
- O Gremio Estudantil é tão extremista... Isso é tão idiota. Não sei como eles conseguem continuar com isso.- Toby murmura.
- Eu vou levar Greta, minha boneca sexual inflável. Vamos ver se eles não me deixam entrar. - Drew sorri. Toby ri tanto que quase cospe cerveja em cima da mesa. 
*tradução livre
Então eu espero que alguma editora lance o livro por aqui um dia pois é bem bacana e se você consegue ler em inglês, leia! Não precisa de um nível muito avançado pra entender.

Gente, eu queria que minhas resenhas ficassem menores, mas eu acabo me empolgando demais e escrevo muito... se vocês acharem muito chato me avisem! E thanks a Kim C. por ter me enviado o livro =)

17 comentários:

  1. Evellyn... adoeri sua resenha!

    Esse livro tem um jeito de ser bem interessante... bem diferente daquilo q a gente lê por aqui!

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, muito boa mesmo! Agora estou louca para ler este livro e só me resta torcer para que alguma editora o lance :(

    Beijos,
    thanny in wonderland
    http://whosthanny.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha querida!
    Gostei muito da história, mas como eu não sei absolutamente nada de inglês eu vou ter que ficar torcendo pra alguma editora lançar ele por aqui!

    megaa bjoo
    ;**
    http://bybrunakitty.blogspot.com

    obs: os marcadores chegaram?

    ResponderExcluir
  4. Oi Evellyn, realmente a capa do Fallen é impactante, mas eu gosto de cores! Eu amei!!
    =]

    Gostei do seu blog, estou seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Olá! vim retribuir a visita. Então dá um chance para o percy, o livro é tão legal. ( o filme é chatinho mesmo,bem diferente do livro... rs).
    Adorei a resnha, fiquei com vaontade ler esse livro, adoro finais chocantes!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa resenha =]! Nem mesmo conhecia esse título, mas só o fato dos capítulos terem músicas como título já aguçou minha curiosidade. E o fato de o final ser, bem, um final, sem o "felizes para sempre etc e tal" me animou =D! Estou cansada de "You had me at hello!" e seremos felizes para sempres, que, infelizmente, muitas vezes denotam apenas falta de criatividade do autor, que tem dificuldade em amarrar a estória :/

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Blog de cara nova, adorei ^^
    Eu gosto das suas resenhas e não tem problema em ficar grande, sinal de que o livro te empolgou mesmo!
    Sabe se alguma editora pretende publicar? Ler em inglês já é meio complicado pra mim, e ainda mais em e-book... espero que traduzam!

    Beijos*
    Vivi

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha.
    Muito legal essa história do livro ter várias referências a música.
    Me interresei bastante pela história só uma pena que eu seja tão ruim no inglês =/

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  9. aaa O blog está otimo evellyn! Morri hsuhsus'
    Bem, primeiramente que eu me apaixonei pelo titulo deste livro nea *----* OMG! muito bom ! hehe'
    A resenha ficou ótima e pelo que me parece a história do livro tb é muito boaa
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  10. oi Evellyn, não conhecia esse livro, mas agora quero ler. =/

    fiquei bem curiosa com o que acontece. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu tb não conhecia o livro, mas com certeza eu qro lê-lo!

    Ah, a Biia chegou hj e já está colocando seu banner lá no blog, ok. Desculpe-nos pela demora!

    BBjoO

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. acho bem legal quando os autores tem toda essa vontade de divulgação!

    faz muito tempo que não leio mais e-books, e a preguiça de ler no computador!?

    quem sabe quando eu comprar meu kindle! #NOT

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. nossa ñ conhecia esse livro.......

    eu quero =D.. mas ler em inglês no momento é impossível. .acho.. sei lá rs
    e adoro finais assim... principalmente se teve os últimos momentos tão intensos....

    obrigada pela dica.....

    bjss

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha e acabei me interessando pela história. A autora mesmo que te mandou por ebook, né? Que bacana! :D Depois vou dar uma olhada, ver se o encontro e se o leio porque parece ser bacana. Ainda mais quando você falou que o final é surpreendente...

    ResponderExcluir
  15. A capa desse livro é linda velho,e fiquei com vontade de ler o livro só pela capa,kkkkk,mania minha!

    Mas enfim,a resenha ficou ótima e o livro parece ser beeeem legal mesmo!

    Se eu soubesse ler muiiiito bem inglês eu ainda botava a minha mão no fogo...mas...como não é o caso,UAHSUHAUSHAUSHUASH!

    Bjs,Guilherme
    Devorando Letras
    =D

    ResponderExcluir
  16. Adoreiii a resenha!!!!
    Gostei muito da sinopse do livro e pelo jeito o livro deve ser demais! Também amei a capa do livro! Seu eu visse numa livraria compraria só pela capa. hehehehe

    Beijos!
    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi flor! Não diminua o tamanho das resenhas. Acho que todos nos gostamos assim. Vocé escreve muito bem mesmo *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?