Eu Vi: O Livro de Eli (The Book of Eli)

Vim falar desse filme que assisti hoje. Não é lançamento nem nada, mas eu já estava com o filme aqui em casa a tempos e só hoje eu resolvi ver. Antes de tudo, devo dizer que sou fã do Denzel Washinton e gosto de praticamente todos os filmes que ele faz, mas talvez seja só porque ele só faça bons filmes....

Pela sinopse, nós ficamos sabendo que o filme se passa num mundo pós apocalíptico – e eu, na realidade, não sou muito fã de historias pós apocalipse... Não por medo, mas porque sempre tá tudo um caos tão grande que me deixa um pouco triste pensar que isso pode acontecer um dia. O inicio do filme me lembrou bastante o 'Eu Sou a Lenda' do Will Smith – outro que eu amo – justamente por se tratar de um cara que fica 'vagando' por um mundo onde ele está praticamente a mercê da própria sorte. Mas logo depois você percebe que nesse filme, o personagem de Denzel, Eli, não está sozinho no mundo. O mundo está aos pedaços, caos total, mas ainda existem outros seres humanos vivos.

Eli é um cara bem determinado e destemido, ele encara qualquer parada e a grande missão dele é proteger um livro sagrado (que nós conhecemos pelo nome de Bíblia Sagrada) e levar esse livro a um lugar seguro que lhe foi informado por 'uma voz na cabeça dele'. Ele segue nessa viagem para levar o livro já faz uns 30 anos – o que vamos e convenhamos, só alguém muito determinado e persistente faria.

Eu gostei muito do filme, ele mostra um mundo extremo e também a lição que a fé pode mover montanhas e salvar a humanidade, pois tem um outro personagem que está disposto a tudo para conseguir pegar o livro de Eli e 'dominar o mundo' com o conhecimento das palavras que contem o livro. De uma outra visão, o filme fala sobre a importância da leitura para o ser humano (Nesse mundo muitas pessoas nem sabem ler) – eles falam sobre o livro sagrado, mas poderia ser qualquer livro, qualquer leitura que aumente o conhecimento sobre determinado assunto. No final eles até mostram uma biblioteca como basicamente a 'fonte' para a reconstrução do mundo, o modo de salvar a humanidade da confusão que ela se encontra.

É um filme que fala sobre (não só em Deus, mas de maneira geral, na vida, nas pessoas, sem si mesmo), fala da biblia, mas não é necessariamente um filme sobre religião. Ele cita religião, mas é fundamentalmente um filme sobre fé e o que ela pode fazer por nós. O final me deixou um pouco triste, mas concordei que foi o final ideal para o filme, pois de outra maneira, a historia toda não teria tanto impacto. É o tipo de filme que ao final, você percebe como as peças são encaixadas e sente vontade de voltar novamente ao inicio pra confirmar tudo. Sem contar que ao final fica uma questão que não era mesmo pra ser respondida, mas que faz você pensar: 'Será que....'

Enfim, é um filme muito bom que eu recomendo!

9 comentários:

  1. Nossa, nunca vi esse filme! Fiquei com vontade de ver agora! rs
    Adorei seu blog e já adicionei o seu banner no meu blog!
    Bjos!

    Elis

    ResponderExcluir
  2. Denzel é tudo de bom mesmo!!
    Já me falaram muito bem desse filme, tô curiosa pra ver desde a resenha que a Bruna fez dele no blog dela. E agora fiquei mais!
    Vou alugar pra assistir agora nas férias!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Agora fiquei com vontade depois dessa sua resenha, parece ser bem bacana.
    Beijos e um feliz 2011,
    Vanessa.

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que sei o final, mas ainda não assisti :(
    Quero muito ver desde que lançou, mas cadê a oportunidade? :\
    Gostei dos comentários XD

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não vi o filme nem li o livro mais só ouvi comentários positivos tenho vontade de ler.

    Vim retribuir a visitinha que sempre faz no meu blog.
    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu já vi este filme e já falei no meu blog, como a Vivi citou aí nos comentários!
    Com certeza foi um dos melhores filmes que vi em 2010, muito bom mesmo... agora quero ver mais filmes desse gênero =D

    bjooo
    ;**
    http://bybrunakitty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já assisti! Eu gooostei *-*
    Só o final - foi legal - mas deu uma pequena viajada! hahaha

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti, mas pelo q li do seu post, me interessou!

    BjoO
    Pri
    Entre fatos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca vi o filme "Eu sou a lenda" ,a penas sei o final que me deixou tão triste que nunca quis ver o filme . Mas acho que vou dar uma oportunidade
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?