Clichê - Parte I

Eu não queria colocar o nome desse post de Clichê porque eu acho isso tão.... clichê ... rs Mas segundo o dicionário essa palavra é sinônimo de previsível, lugar-comum. Bem, como esses nomes não são tão legais, deixo clichê mesmo.

Vamos lá, como eu falei na resenha de Para Sempre, depois de um tempo e de tantos livros sobrenaturais lidos, você acaba invariavelmente encontrando semelhanças de enredo entre eles. Não me levem a mal, eu realmente gosto de todos os livros que li e resenhei por aqui, mas tive que fazer esse post só para comentar sobre esses casos.

Uma coisa me deixa meio irritada é o tanto de gente reclamando de clichês em filmes, livros e coisas relacionadas. Como eu costumo dizer: Hoje em dia já se inventaram tanta coisa que fica praticamente impossível criar algo 100% natural a ponto de não ter o mínimo de relação com nenhuma outra coisa já vista. Fato. Vamos aceitar que o clichê está aí e ponto.

Eu gosto de clichês. Não tenho nada contra. Ora, as vezes é algo que nos faz ficar envolto de determinado universo inconscientemente. Sem ele muitas historias tão teriam nem sentido. Exemplo típico: uma mocinha no High School que tem uma inimiga mortal que ocasionalmente se joga em cima do cara que ela gosta, criando aquele lenga-lenga a.k.a. triangulo, amoroso.

Então, tomando como base o livro Para Sempre – primeiro da série Os Imortais da Alyson Nöel, lançado pela Intrínseca por aqui, fiz algumas observações. 
PS: Se você não leu nenhum dos livros supracitados você pode acabar encontrando spoilers por aqui. 
  • O Lugar: 
Portland – eu já havia comentado por aqui o quanto a dona Meyer gosta dessa cidade a noroeste nos EUA, no estado do Oregon. Aliás, o Oregon é o estado onde a Ever vivia antes de se mudar pra Califórnia e Portland um dos lugares onde nosso herói Damen morou. Enfim, eu não conheço Portland, mas depois de Damen, Bella e Cia e até Peregrina terem passado por lá eu tenho que dizer que estou curiosa pra saber 'o que é que Portland tem?' (pelas fotos que achei por aí, o lugar é muito bonito mesmo >> Oregon a noite)
  • A Literatura: 
O Morro dos Ventos Uivantes é um livro recorrente em livros que falam sobre o High School, claro completamente compreensível, uma vez que o livro é um clássico da literatura inglesa/americana e como eles realmente estudam esse livro no colégio, ele costuma aparecer mesmo. Em Para Sempre ele aparece. Em Crepúsculo também – e confesso que foi a partir daí que tomei conhecimento e me interessei a ler esse clássico (Twilight é cultura). O livro também é citado rapidamente em Noite Eterna – como um dos livros de 'cabeceira' da Bianca. Livros da Jane Austen também costumam aparecer bastante. Orgulho e Preconceito também aparece em Noite Eterna.


  • As Amigas: 
Sinceramente eu não consigo entender quem acha a Vee chata, má amiga e problemática – acho que vou ter que reler Sussurro, pois realmente não achei que ela foi a culpada por pôr a Nora em maus lençóis. De qualquer forma, excluindo esse fator e falando exclusivamente de 'Ah como a Vee é chata, como a Nora a aguenta!' eu só digo uma coisa: Comparando com a Haven, a Vee é a amiga mais legal e menos indiscreta do mundo! Sério, de todos os livros que li, a Haven está na categoria 'Pior Amiga EVER' – perdão pelo trocadilho idiota, mas é a verdade. Depois de conhecer toda a inveja de Haven você saberá do que estou falando.

Eu sempre digo que em todo o livro existe a amiga maluquinha e legal – tipo a Vee – e por exemplo, acho que em Crepúsculo um papel do tipo é desempenhado pela Jessica. Em 'Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado' tem a Mindy. Em Fallen nós temos a Ariane - la loca - e até mesmo a Penny - que embora pouco maluquete é uma excelente amiga, sempre disposta a ajudar a Luce.

Mas falando em Haven acabei de lembrar uma amiga tão invejosa quanto: Taylor em Personal Demons. Ela compete tanto com a Frannie que fico pensando porque as duas ainda mantém essa amizade de amor-e-odio. Mas se ainda fosse pra escolher a pior Haven continua em 1º lugar pois pelo menos a Taylor – apesar de todo o estilo bitch-vou-roubar-seu-namorado, não tem uma inveja tão declarada da Frannie nem  pensamentos tão infantis como 'peguei a senha primeiro, ele é meu.'
Eu escrevi muito sobre isso e pro post não ficar muito longo, dividi em duas partes - como vocês podem perceber pelo titulo do post. A continuação (e final) sai na sexta-feira.

17 comentários:

  1. HAHA Adorei o post!
    Realmente, quero ir em Portland conhecer esse lugar tão comentado.
    O Morro dos Ventos Uivantes eu conheci nos tempos de colégio, mas de tanto que vejo em livros, to ficando com vontade de ler. (é, eu não li nos tempos de colégio como devia :x)
    A Haven e o Miles também, né?: Piores amigos EVER mesmo. haha Eu gostei do trocadilho :p

    Beeijos xx

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente Evellyn! Ótimo post!
    Não sei o que há de tão bom em Portland, pra mim se um livro YA se passar nesse lugar, já sei mais da metade das coisas que vão acontecer...
    O Morro dos Ventos Uivantes sempree aparece, mas, isso eu acho uma boa coisa porque o livro é ÓTIMO!

    Sobre as amigas, li Para Sempre primeiro que Sussuro e conheci a Haven [Pior Amiga EVER! HAUJAHUAHAUAHUAHAUAHUA] Não sei como a Ever aguentava ela, invejosa demais, ela não é uma amiga e sim uma inimiga, e ainda encheu a Ever de problemas, mas tudo bem. Não gosto da Ever ¬¬

    Em comparação, a Vee é um amor! Não acho que ela é tudo que o povo fala não! Até gosto dela! Tem gente que se irrita por tão pouco...
    Antes de fala mal da Vee, fale mal da Haven!

    Vou ficar aguardando a segunda parte.

    Não gosto muito de clichês, mas, amei Como se livrar de um vampiro apaixonado, que tem alguns clichês mas a história é super boa!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Realmente , rolam muitas coisa iguais e isso acaba caindo no conceito "clichê", mas do mesmo jeito ... alguns deles são muito bons!

    ResponderExcluir
  4. depois de tantos livro dessa temática é mesmo impossível achar algo 100% original, mas relamente algumas coisas que você falou nem me lembrava mais - um exemplo é sobre Portland.

    Você falou que gostou tanto de 'Personal Demons', depois que você ler minha resenha acho que você não vai gostar do que eu escrevi. Pra falar a verdade, odiei o livro!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu nunca gosto muito das melhores amigas, não sei... HAHA Deve ser porque elas sempre ficam induzindo as protagonistas a fazerem coisas que eu não quero que façam, e também porque eu sempre estou do lado do garoto, uma vez que (QUASE) todas as mocinhas são meio burrinhas (com sua exceções, claro).

    Eu realmente odeio a Vee, não porque eu ache que ela é uma péssima amiga, pelo contrário, ela sempre está lá para ajudar a Nora quando ela precisa... é uma amiga bem presente! Não sei quem é Haven, nem de que livro ela é, mas tenho certeza que não quero conhecê-la HAHAHA. Ainda assim, acho que os piores amigos ever são Shelby e Miles de Torment, eu me tremia de raiva dos dois enquanto lia o livro HAHAHAHAHA.

    Penny ganha o posto de melhor amiga de todos os tempos <3

    Beijos,
    Julie

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post!! Você está completamente certa! Eu também não consigo entender porque não gostam da Vee. Em Crescendo achei ela mais legal ainda!

    Beijoss!!

    http://comessaseoutras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu super concordo com você em tudo.

    I love Vee. I hate Haven EVER. No começo eu até gostava dela, mas quando percebi a pessoa que ela era...
    Repulsa total.

    ResponderExcluir
  8. Acho clichê uma palavra chic =) E confesso perder totalmente o interesse pelo livro/filme qdo descubro semelhanças gritantes entre eles. Ler duas histórias, praticamente iguais, pra quê?
    Mas há quem goste né, fazer o que? O jeito é respeitar pra ser respeitada ;)
    Beijos, boa semana =*

    Meu blog: http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir
  9. Portland: HAHA EU TB TINHA NOTADO ISSO. Acho que é uma cidade daquelas que são pequenas mas tem mta mta infra sabe? Fora que o clima é bom pra histórias sobrenaturais!

    Literatura: outra que tá sempre aparecendo é Emily Dickinson. Acho que essas mulheres escritoras do século 18 são simbolos feministas... pega bem pra homem ler pq mostra como são sensíveis, pega bem pra mulher ler pq mostra que elas são cultas! :D

    Amigas: eu adoro as amigas, mtas vezes elas superam as protagonistas. O mais chique da Bella é que ela não tem "a amiga" e super me identifico hauhauha

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Adorei o post...e concordo em várias coisas contigo...principalmente quando você disse hoje é praticamente impossível criar algo novo...tem tanta coisa por aí ne...acho que o que importa e o jeito que a coisa e contada a emoção que é passada e tal...sobre as amigas...eu gosto das amigas maluquinhas das histórias acho que elas dão um que a mais sendo que muitas vezes são elas as responsáveis por muitas risadas no livro....ehehe
    Virei ver a segunda parte certo.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Flor adorei o post, dei risada aqui sozinha.
    Acho que o Morro dos Ventos Uivantes é tipo um Clássico do Machado de Assis aqui né?!
    Adoro algumas amigas doidinhas que aprecem nos livros, mas algumas estilo Haven me irrita =/
    ótimo post
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Eve! Que post fod***! Adorei mesmo! Também já tinha notado essa similaridades nos livros, mas da maneira que você colocou fez tudo ficar mais explicito! E nossa, ri horrores aqui também! Tu é muito engraçada haha
    E também não acho a Vee uma má amiga! Ela só é meio alok hahahahahah
    E a Haven me dá nos nervos, estou terminando de ler Terra de Sombras e estou quase estrangulando aquela guria! >.<
    Enfim, ótimo post! Ansiosa para a parte 2! *-*
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Eu também gosto da Vee, ela é super engraçada! Só comprei O Morro dos Ventos Uivantes por causa do livros que ele aparece mesmo, rs. Acho legal quando citam obras clássicas e despertam a curiosidade do leitor!
    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  14. "aquele lenga-lenga a.k.a. triangulo, amoroso." Ri horrores agora OSAOSHAOSHAOSHOASHOS. Portaland é realmente uma cidade muito citada nos livros e acho Para Sempre, apesar de ser um tema diferente, uma cópia de vários livros juntos. Não gostei da história e parei por aí mesmo, nem continuei a ler )): Eu também não entendo essas pessoas que acham a Vee chata, eu simplesmente a amo lol Me identifico muito com ela por ela ser "gordinha" e tal SOAHSHOAOSHASOHAHOS. Odeio a Jéssica de Crepúsculo, sempre tinha vontade de dar na cara dela! Penny ganha o posto de primeiro lugar das melhores amigas <333 Fiquei TÃO deprê no fim do livro ;~~

    Adorei o post e já to indo comentar no outro :D
    Beijinhos
    Kaká

    ResponderExcluir
  15. E não se esqueça que "O Morro dos Ventos Uivantes" também aparece em "Como se livrar de um vampiro apaixonado", tanto é que Lucius até faz uma encenação com a colega pra explicar o livro pra sala. Adorei o post, parabéns! *--*

    ResponderExcluir
  16. @Bruna:)
    Ih, esse eu não lembrei, senão teria citado! Até porque falei deste livro ;) Hahahha Tá vendo? é demais!

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Principalmente o trocadilho: "Pior Amiga EVER" KKKK dei risada. Quero ler a continuação, heim! (Nossa, maior furada é começar a ler "O Morro dos Ventos Uivantes" achando que é um romance fofo, né, só porque viu em Crepúsculo. Fui nessa e acabei com os olhos arregalados. Preciso ler de novo, me sinto mais empolgada para encarar aquela história de ódio/amor/loucura!)

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?