Eu Li: Para Sempre (Evermore)

Eu comecei a ler 'Para Sempre' e não pude deixar de notar que o livro, apesar de ter uma historia teoricamente original, acaba esbarrando em pontos que eu pensava 'Já vi isso onde mesmo?', mas vou comentar sem tocar nesses pontos e depois farei um post especificamente sobre isso. 

Vamos lá, acho que a historia não é novidade pra ninguém. Em Evermore (eu amo o titulo em inglês justamente pelo trocadilho com o nome da protagonista – que tem muita relação com a história se você notar) temos Ever, uma moça que depois de um acidente de carro que matou toda a família dela, permanece viva e plus com dons especiais, os quais a permite ouvir pensamentos e ver 'auras'. 

Eu gosto muito da Ever. Ponto. Ela é a narradora e não a acho chata, embora em alguns momentos ela me irrite por se torturar demais por uma coisa que obviamente ela não teria como evitar. A Ever tem tudo pra ser a pessoa mais feliz da terra, mas depois do acidente ela se isola de uma forma que em parte eu entendo – afinal ela perdeu a família toda – e por outro lado, essa coisa de ela se culpar o tempo todo é meio 'tendência mártir' que não faz bem a ninguém. Algumas vezes Ever consegue ser tão genuinamente ingênua ou estúpida que eu tinha vontade de gritar com ela! Em outros pontos ela consegue ser bem forte e o legal disso é que torna a personagem bem real pois ela vive num meio entre o 8 e 80, sempre pendendo ora pra um lado ora pra outro. 

A Haven – suposta amiga (muy amiga) – é um caso a parte. No inicio – assim, nas 10 primeiras paginas – da até pra gostar dela, mas ela é tão invejosa e egoísta e invejosa e infantil e... Eu já falei invejosa? Sério! Eu fico me perguntando como seria ter uma amiga assim! Eu sei que competição entre amigas é comum, mas a Haven é neurótica demais com isso. Ela se sufoca e sufoca a pobre da Ever junto – que só é amiga dela por pura falta de opção, já que ela decidiu se unir aos renegados da escola. A garota tem tanta inveja correndo no sangue que nem sei como se aguenta. Mas bem, tirando esses momentos a acho bem divertida até – quero dizer, ela tem essa coisa de se sentir abandonada pelos pais e tudo que ela quer é chamar atenção para si (uma coisa meio infantil pra uma adolescente, mas fazer o que?) Quando a Haven não esta tão ocupada sentindo inveja da Ever – raro – ela até consegue ser uma amiga melhor.

Miles, o amigo-gay, é ótimo, o adoro e ele é o típico amigo gay que toda-protagonista-tem. Embora isso soe clichê acho super valido, pois pra aturar uma amiga como a Haven, só mesmo com um amigo mais leve e sincero como Miles.
- Não viaja, garoto. - mesmo já sabendo do que se trata, digo isso, louca para dar fim a esse tormento.
- Olhe, [...] Eu ia ligar pra você ontem mas meu pai confiscou meu telefone e me arrastou pro campo de beisebol, só pra me ver rebatendo como uma garota! - Miles ri. - Você perdeu o espetáculo! Desmunhequei o máximo que pude, ele ficou hor-ro-ri-za-do.
- Alo-ou! - exclama Miles, segurando meus braços a força. - Alto, moreno, bonito e sensual a estibordo! Você passou direto por ele, o que está acontecendo? ...

E nosso herói Damen Auguste... Se eu não conhecesse Pat, ops, não vou comparar! Damen é um personagem bem surpreendente. De fato toda a mitologia que a Alyson inventou é bem interessante. É original e não tem vampiros nem lobisomens nem anjos... Damen além de maravilhosamente sexy e irresistível não é aquele bad boy/mocinho que afasta a mocinha e sim a atrai. Gosto muito disso. Ele – diferente da maioria dos casos – não fica fazendo a Ever não gostar dele, pelo contrario, ele quer mesmo que ela fique com ele e deixa isso claro – na maioria das vezes. O Damen é tão gentil e diz coisas tão amáveis, sempre tão paciente, mesmo nos momentos mais chatos da Ever, que é impossível não ama-lo. 
- Os dois são bem legais - explico - Mas os Piratas tem o Johnny Depp, né? O que é uma grande vantagem, você não acha?
- Johnny Depp? - ele retruca, as sobrancelhas arqueadas. - Então ele é meu principal concorrente?
Não me dou o trabalho de responder. Correndo os olhos pela figura de Damem (os jeans escuros, a camisa preta de mangas compridas, as botas de sempre), chego a conclusão de que não tem ator de Hollywood que seja páreo para ele. Mas não vou dar o braço a torcer, claro.
A irmã da Ever, Riley também é uma das coisas fofas do livro! Ela fez tanto sucesso que ganhou uma serie só pra ela (Radiance). Alguns chegam a dizer que preferem a Riley à Ever - o que não é difícil acontecer, pois como eu disse, a Ever tem uns probleminhas que a deixam chata enquanto a Riley é só uma criança de 12 anos então tudo que ela vem a fazer é mais justificável! Riley sempre está por perto para tornar tudo mais divertido e eu amo a fantasmisse dela!

Os momentos finais do livro são tão frenéticos, as coisas acontecem e se resolvem de forma tão veloz - mas não de modo ruim, fica tudo bem explicado - que quando você para pra piscar e respirar o livro acaba! O final foi tão... Sabe, quando você vira a pagina e fica perguntando 'eu quero mais!'? A editora Intrínseca ainda fez o favor de colocar uma provinha do livro seguinte 'Lua Azul' no final desse só pra deixar todo mundo morto de curiosidade! Espero ler a continuação em breve, porque o 'gancho' deixado pela Alyson foi bem legal.

Eu também amo as referencias desse livro - e são muitas! Pra começar tem a Hilary Duff, depois ainda aparecem The Cure, Kristen Dunst em Maria Antonieta, Orlando Bloom...  Então vemos Evanescence – e ok, eu lembrei e tive que ouvir Don't Call Me When You're Sober – Isso sem falar em Friends!!! A minha série preferida de todo o mundo das sitcoms. Realmente o livro é bem direcionado ao publico jovem/YA e estou bem curiosa pelos próximos volumes da série.

Para Sempre é bem mais que um livro sobrenatural com romance adolescente. O livro fala muito sobre fé - não de modo religioso mas em si mesmo -, confiança, a importância do perdão e uma coisa que eu acredito e gosto muito da idéia reencarnação Além do poder do amor e como ele pode transformar nossas vidas em todos os sentidos.

PS: a tradução do livro também é muito legal. Quero dizer, li alguma coisa online - que geralmente o pessoal faz uma tradução mais fiel - mas achei que o modo como tudo foi adaptado a nossa linguagem foi muito bom. Tem bastante gírias e elas dão o toque que aproxima a realidade do personagem à nossa. Então acho valido elogiar o trabalho de tradução, pois mesmo que, como na dublagem, na tradução de textos, algumas coisas tenham que ser modificadas, temos que levar em conta o quanto isso aproxima o livro do publico-alvo ao qual se dirige.

15 comentários:

  1. Já tinha lido, e, de forma geral, minha opinião foi de encontro com a sua...
    Bom, como não tinha lido nada online, para mim foi ótima a tradução kkkk =D
    ótima a resenha que fez, de verdade, ressaltou as características mais legais do livro *-*

    -Juliana Cruz
    -Rustling.guiltyluv.org

    ResponderExcluir
  2. ei Evellyn, eu até gostei de para sempre, apesar de que considero uma leitura desnecessária, rsrsr.
    acho a Ever é um porre e a HAVEN é uma inimiga ao invés de amiga, ¬¬.

    Miles é bem legal e divertido, kkk.

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. acabei de fechar minha compra com Chama Negra! as coisas estão evoluindo bem na leitura o/

    ResponderExcluir
  4. Ó, na vez q eu li Para sempre, ainda nao estava essa febre, na verdade estava no começo, e nao estava tao saturado, então eu achei um máximo.Amei d verdade
    =P

    É com um imenso prazer que venho comunicar que o download do meu livro O DIÁRIO DE UMA ASSASSINA está disponibilizado em meu post.
    Te espero la viu. Beijinhos. Mar
    www.letrasdesonhadoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, finalmente alguém que elogia o livro! Eu adorei Para Sempre, e Lua Azul não foi meu preferido, mas melhor que muito livro que eu já li!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Sua resenha tá ótima como sempre,mas acredita que essa série não desceu!?
    Eu simplesmente odiei com todas as forças! huahua
    #tenso
    Não gostei da Ever, do Damen... minha preferida foi a irmanzinha da ever! ilária! Mas só =x

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Então sobre essa série eu amei o primeiro livro e apesar de ter várias coisas cliches tem muita história e realmente a autora conseguiu me surpreender em algumas partes. Gosto da Ever ela consegue ser menos chata que a Nora(não que isso seja uma grande vantagem) mas Damen realmente me prendeu a atenção. Agora tenho que te confessar uma coisa para mim a série foi LIVRO 1 PERFEITO. LIVRO 2 UM DESASTRE TOTAL. Não vou deixar spoilers aqui nem nada disso só digo que me desiludi totalmente tanto que larguei de mão a saga, para mim a autora estragou a história totalmente, mas isso vou deixar você ler e tirar suas próprias conclusões. Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro Para sempre, dos tres primeiros livros da série que eu já li, esse foi meu favorito. E acho que a história se trata exatamente disso as crenças religiosas e o poder que amor tem em nossas vidas. Eu amo esse livro, muito mais que Lua azul.

    Beijosbeijos.

    PS: Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  9. A maioria das resenhas não falam muito bem dessa série, nem da Ever.
    Adorei sua resenha, me deixou com vontade de ler.
    Bom saber que o livro tem algo mais do que uma história sobrenatural adolescente.
    Tenho o livro aqui na estante, vou pular ele na frente de alguns =)
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Preciso comentar... Você gosta da Ever? Então você só leu o primeiro, né? HAHAHA A partir do segundo quero ver tu continuar gostando dela, especialmente no terceiro :x AHAHAHA Desculpa, tinha que falar.
    O primeiro é o melhor livro da série até agora, os outros me decepcionaram muito, por isso ainda estou com um pé atrás quanto a Chama Negra. Se não melhorar, vai ser dificil contonuar a ler essa série :~
    Enfim, também adoro Evermore e o último, Everlasting haha
    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oi, amo a série, sei que muitas pessoas não gostam , mas eu ameei, por enquanto só li o até o segundo livro e estou louca para ler o terceiro.
    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção.

    ResponderExcluir
  12. Oii Evelly,
    Minha primeira vez no seu blog e acho que nem preciso dizer que AMEEEI!
    Tudo muito lindo e as resenhas são ótimas.
    MAS falando da série..Ainda não criei coragem para ler. Ultimamente é tanta série sendo lançada que bate preguiça para ler, porque fica inevitável, não acompanhar depois.rs
    Porém depois que li sua resenha, acho (não certeza..hehehe) vou dar uma chance ao livro. =)

    Mais uma vez parabéns!
    bjinhuxxx
    Jé Polato
    Eu li & Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Evelly... menina... vc falou bem da contradição da Ever como personagem, até entendo o drama dela, mas ela é um poucado chata! Nem vou comentar da amiginha dela... Eu gosto do Damen (Mas Pat é muitooo mais), é legal, bonito, carinhoso... E gosto da irmanzinha da Ever! Quero ler o livro da irmã dela!
    Enfim, a série é bacana, mas não é minha favorita... espero que o quarto livro seja melhor...

    bjusss

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei muito irritada com a Ever nos momentos em que ela aprisiona a irmã com ela! Puro egoísmo. Mas mesmo assim eu gosto do livro, mas me falaram que no segundo e, principalmente, terceiro livro da série vamos sentir raiva da protagonista. Não quero nem ver o estrago! kkkkkk
    Eu não acho esse livro um OH! OMG, mas eu gosto. Talvez seja porque eu li Sussurro antes =)

    heheheh

    Beijones *-*
    Thaís Varine
    Os Bastidores do Amor

    ResponderExcluir
  15. Essa série também já está á venda cá em potugal, mas não sei porqué nunca me chamou a atençao, mas depois da resenha fiquei mais interessada.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?