Esse é o primeiro livro do Nicholas Sparks que leio (sim, #shameonme) e eu realmente gostei da história. O livro é pequeno, mas isso não significa que os personagens foram mal desenvolvidos ou o enredo mal explicado. Se muita gente reclamou desse livro e acham os outros livros de Nicholas muito melhores, eu mal posso esperar para ler mais dele, já que amei esse. Sem Spoilers
Este livro é narrado por Landon Carter. Ele 'atualmente' está com 57 anos, mas conta sobre o ano em que conheceu Jamie Sullivan, em 1958 quando tinham 17 anos. O primeiro ponto que quero ressaltar é relativo às criticas negativas que li, falando que o livro é 'bobo' e o personagem 'imaturo'. Pessoas, vamos ter em mente que a historia se passa nos anos 50!! Acho que é tudo questão de adequação. Você acha que os jovens dos anos 50 eram como os adolescentes de hoje? Não. O livro é 'contado' por um jovem nos anos 50 e naquela época os adolescentes eram diferentes dos de hoje, eles tinham maldade – claro – mas não era a mesma coisa. Então, se você ler, levando em conta a época e que ele se passa, as atitudes e ações dele (que às vezes são como o pensamento de um adolescente de 14 anos, quando ele tem 17) são super coerentes.
Eu e meus amigos as vezes saímos a noite para cobrir as janelas dos carros com sabão ou comer amendoins cozidos no cemitério atras da igreja, mas, nos anos 1950, era o tipo de coisa que fazia os outros pais e mães balançarem a cabeça e sussurrar para seus filhos "Você não vai querer ser como aquele garoto, o Carter. Ele ainda vai acabar na cadeia".
Eu. Um bad boy. Simplesmente por comer amendoins cozidos no cemitério. Vai entender.
Jamie é uma personagem única, como eu nunca vi li. Ela é aquele tipo de pessoa tão boa, tão altruísta, tão radiante, que faz as demais se sentirem mal por saberem que mesmo que tentem muito, nunca conseguirão chegar perto da bondade dela, e é assim que Landon se sente ao lado dela. Acho que pessoas como Jamie não existem e se existem, eu certamente invejo...
Landon sempre foi um adolescente despreocupado, meio sem rumo, apesar de ser filho de um importante político, de uma família rica. Então os sentimentos dele por Jamie são como uma mistura de raiva e indignação por ela ser sempre tão receptiva, não importam as circunstâncias. Ela não tem amigos na escola e os outros alunos vivem debochando dela, mas ela não se importa, até porque muitas vezes nem percebe que estão caçoando dela. Jamie parece estar sempre feliz, andando com a Bíblia e tendo em Deus, as respostas para tudo.
- Você devia dar graças pelas bençãos que recebeu.
- Oh - eu disse -, eu dou graças. Sou praticamente a pessoa mais afortunada do mundo.
De algum modo, acho que ela não conseguiu notar o sarcasmo na minha voz.
Eu já havia visto o filme, então, não foi como se eu já não tivesse uma idéia da história, mas o livro é mesmo diferente do filme. A base é a mesma, mas os detalhes são totalmente diferentes e para mim foi praticamente uma historia nova. A narrativa do livro é bem ágil, de fácil entendimento, mesmo quando Landon esta explicando as coisas, e eu adoro isso, porque as vezes, nas partes sem diálogo, um livro pode cansar e isso não aconteceu em Um Amor Para Recordar.
Não sei se todos os livros do Nicholas tem uma lição, mas neste caso, o que eu achei muito bonito foi que a historia mostra como o amor pode transformar as pessoas positivamente. Ver a forma que Landon evoluiu e como ele se torna uma pessoa melhor graças e por Jamie é realmente tocante. O livro também foca bastante na fé e algumas passagens realmente nos fazem refletir.
- Eu sei que o Senhor tem planos para todos nós, mas, as vezes, não consigo entender qual é a mensagem. Isso acontece com você?
- Bom - eu disse, tentando blefar -, não acho que tenhamos de entender o que acontece o tempo todo. Eu acho que, às vezes, é preciso simplesmente ter fé.
Eu super recomendo o livro. Ter visto o filme ou não, em nada influência. Tenha sempre em mente que são direcionados a públicos distintos e até a época é diferente. É um livro que você consegue ler numa tarde e se você estiver sensível (como eu) vai derramar muitas lagrimas porque a final é de emocionar mesmo!
Plus: Eu confesso que assim que vi a capa foi uma decepção, achei a garota muito 'estranha' e esperava algo – bem, esperava algo do filme! Mas lendo o livro, você percebe que a capa é PERFEITA para a historia! Tem uma cena que parece que eles se basearam nela para fazer a capa e agora conhecendo o enredo eu acho essa capa muito conveniente
Eu já li este livro há mais ou menos dois anos, quando nem sonhavam em publica-lo aqui. Me lembro que gostei mais do filme, achei as situações e a rebeldia de Londom mais condizente com a realidade. Mas é claro que a historia é linda, pretendo reler para ver o trabalho da novo século e averiguar se ainda penso a mesma coisa.
ResponderExcluirAcabei de ler ontem a noite!!! É muito fofo, mas realmente.... vc, com certeza vai amar os outro livros do Nicholas!!! Não que este seja ruim... nada que ele escreve é ruim.. Ele é o cara!! hahaah Mas enfim... os outro são muito melhores!! (recomendo Diário de Uma paixão)... ah.. qto ao livros terem uma lição: sim, todos tem uma linda lição!!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Beijo
@Larissa Daline
ResponderExcluirAh, acho mesmo que vc deve dar outra chance! Mas como eu disse, é questão da epoca que se passa (para mim) no filme ele é um bad boy mesmo, é mais atual.. No livro ele só gosta de sair com amigos mas o que ele faz era considerado alarmante!
bjo
NÃO tenho mais vontade de ler Nicholas Sparks, só li a um livro dele (Querido John), gostei na hora, mas depois de ler outras resenhas de livros dele...achei tudo a mesma coisa. Enfim, histórias de amor água com açúcar apenas.
ResponderExcluirJ.
-The Eater of Books
Amo Nicholas Sparks, ainda não li Um amor para recordar, esta aqui na pilha para leitura, tenho certeza que vou apreciar muito.
ResponderExcluirEsse filme faz parte da minha história com meu marido rs... Impossível não amar o livro que deu origem a tudo isso!
A resenha como sempre, impecável, cheia de emoção!
beijoos
Livros e blablablá
SÓ LEU ESSE DO NICHOLAS? Meldels, que vergonha Eve, muita vergonha de você UAHSUAHS já li três pelo menos, vale? UASHUASHU Esse eu ainda não li, mas to querendo mais do que tudo ler. Aposto que vou chorar, sempre que eu assisto o filme eu choro. Poxa, só eu gostei dessa capa? Podia ser melhor, mas eu gostei dela UAHSUAHSU Ainda bem que tem algumas coisas diferentes do filme, sempre tem e isso só me faz ter mais vontade ainda de ler. Eu amo essa história, a mensagem que ela passa (pelo menos com o filme) é realmente muito linda <3 Nicholas e seus livros romanticos que nos fazem chorar e pensar na vida UASHAUSHAU não gosto disso, mas gosto dos livros dele. Adorei a resenha Eve, tomara que esse comentário não fique tão enorme QQ
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Adorei a resenha!
ResponderExcluirEAinda estou esperando este meu kit, acredita que ainda não chegou!
:/
Enfim adorei, o livro parece ótimo!
bjs
AAAHHHH' EU TAMBÉM CHOREI COM O LIVRO !
ResponderExcluirHAHAHA' aaah' esse também é o primeiro livro do Nicholas que eu leio... =$ Eu amei o livro, acho que foi um dos livros que eu mais gostei que não era fictício.
O filme eu amei, chorei mais que eu chorei no livro, no começo do livro eu fiquei meia perdida, não sabia que as histórias eram diferentes no filme e no livro. Mas amei.
Bjoos, Patty
Cartas para Ficção
Hey!
ResponderExcluirEu esperava a capa do filme e eu esperava um livro igual ao filme. Confesso que me assustei ao saber que é diferente, mas não consigo tirar da cabeça o fato de que eu PRECISO ler esse livro.
Um Amor para Recordar é meu filme favorito, então acredito que o livro não vai ficar muito longe disso não.
Beijão
Oi Eve :)
ResponderExcluirVocê acredita que eu tbm só li esse do Nicholas? Eu já tinha A Última Música e Querido John, mas nunca tive tempo hehehehe :) ou seja #shameonus
Adorei sua resenha, eu tbm me senti da mesma forma! Também vi muitas pessoas reclamando do capa (que eu achei perfeita para o livro), e reclamando dos personagens e da narrativa fraca! Não sei se foi porque foi o primeiro do Nicholas que li, mas eu amei a história, e a narrativa é simplesmente tocante! Fiquei emocionada diversas vezes! Como você disse, acho que é uma questão de adequação, e as pessoas precisam estar cientes disso quando leem o livro!
Mal posso esperar para ler os outros romances do autor!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Novidades Literárias #5! Passa lá!
Tem ainda a promoção Harry Potter Para Sempre!http://migre.me/53HH9 Participe :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com
Eu estou com o livro em casa e preciso ler imediatamente. Eu amo o filme e quero muito poder amar o livro também. Espero ficar emocionada porque pela história do filme eu fiquei e não espero nada menos do Nicholas. ;D
ResponderExcluirBeijos
http://osbastidoresdoamor.blogspot.com/
Caramba, parece ser um ótimo livro. Sou muito fã de livros de romance, foi ver se encontro na livraria.
ResponderExcluirSeu blog é muito, muito lindo e tem um ótimo conteúdo! Já estou seguindo, me tornei leitora assídua. ;)
Bjks,
http://galeriadasideias.blogspot.com/
oii Evy!
ResponderExcluirEsse é mais um livro do Nicholas na minha lista! Já li Querido John, A última música, e agora estou lendo Diário de uma paixão.
Ameeei todos, tem gente que diz que tem muita coisa clichê, mas eu adoro os clichês dele =D
ameei sua resenha e recomendo pra você que o próximo seja Querido John^^
megaa bjoo
;**
http://bybrunakitty.blogspot.com
Oi Eve!
ResponderExcluirEu só li um livro do Nicholas até hoje, Querido John, e também amei! Tenho A Última Música aqui, mas até hoje não li... ta faltando um tempinho, rs.
Sou louca pra ler Um Amor pra Recordar, porque o filme é simplesmente PERFEITO então o livro deve ser MARAVILHOSO!
Que bom que o fato de o livro ser fino não fez com ele ficasse mal desenvolvido... Não vejo a hora de ler!!! \o/
E leia mais livros do Nicholas sim, eu, por enquanto só posso te recomendar Querido John, vale MUITO pena... é lindo!
Beijos.
Amanda
Lendo&Comentando
Sabe que quando eu li eu nem me liguei no fato de que era a década de 50. Acho que é porque eu imaginava os personagens do filme e como o filme não é nessa década eu nao prestei atenção nisso. Mas de qualquer forma eu não achei o personagem bobo, eu achei ele fofo hehe
ResponderExcluirEssa capa é um caso sério. Tbm não tinha gostado de inicio, mas agora eu gosto, acostumei com ela.
Já li 4 livros do Nicholas e o único que eu não recomendo é O Milagre. Querido John e A Última Música valem a pena *-*
Bjo
Hum, eu acho impossível ler o título e não se lembrar do filme né? Muita gente preferiu a capa do pôster do filme mas como você disse que tem uma cena que está ligada à capa atual, então melhor assim mesmo! Aliás, livro x filme sempre têm algumas ou grandes diferenças né? No filme por exemplo, não temos o Landon velho....
ResponderExcluirEu estou esperando passar essa fase meio "down" para começar a ler este livro!
Beijos Eve!
Nããããããão!
ResponderExcluirPra que você teve que citar o chato do Tristan em uma resenha tão linda?? HAHAHA!
É um livro bem Nicholas Sparks mesmo, tem que estar de bem com a vida pra ler e não se deprimir, mas é uma história linda demais.
^^
beijos,
Vivis
Ah, é perfeito mesmo né? Com certeza o livro deve ser bem melhor que o filme. É sempre assim. E quem não chora lendo/vendo Um Amor Para Recordar?
ResponderExcluirAi ai ai :/ Sempre arrasando nos posts Evellyn!
Beijos, Taii <3
http://allstargt.blogspot.com
Oi, Evellyn!
ResponderExcluirEntão, vi o filme 4784755857 vezes, tenho o DVD, era LOUCA por ele, já me debulhei em lágrimas com a história... Daí o tempo passou e as coisas mudaram um pouco. Mas ok, ainda acho bonitinho. A história do livro, só pelo que você falou aqui, parece ser realmente bem diferente da do filme - só a base é a mesma, né?
Meu problema é que... Bom, vou contrariando a maioria e digo que eu não gosto muito do Nicholas Sparks. Acho que ele usa sempre a mesma fórmula (ser comovente, falar da fé) e não acho que ele escreva assim muito bem (às vezes são as traduções, me calo por isso). Eu gostei muito de a A Última Música, provavelmente porque ele é o que mais se distancia do resto dos livros do Nicholas. As outras histórias eu acabo sempre preferindo na versão dos filmes (e isso é raro de acontecer, né?).
Enfim. Se você gostou do Nicholas, leia A Última Música, é fofo e é legal.
Beijo!
O Sparks tem uma formulazinha pronta, sim, que funciona muito bem... O livro é ótimo (e a capa brasileira meio tensa, mas ok), mas esse é um dos poucos casos em termos de livros dele em que eu prefiro o filme. Captou uma essência que não está na narrativa, sei lá... Não dá muito para entender. Talvez seja só porque eu vi o filme quando era muito nova, não sei.
ResponderExcluirHeey Eve! Ai guria, amei sua resenha! O livro é lindo mesmo! E sim, é TOTALMENTE diferente do filme! Tanto quer quando eu comprei pra ler, quando comecei pensei: wtf??? Mas claro, acho os dois igualmente lindos :D
ResponderExcluirAh, e eu odiei a capa brasileira, muito muito tensa haha :X
Beijoca!
Lú
Oie
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro do Nicholas Sparks, e você não tem noção da vontade que estou de ler algum livro, nem que seja esse! ^^
Leio tantas resenhas dos livros dele que me deixam ainda mais na vontade de ler, e me emocionar com cada estória, porque todas são lindas demais!
Bem que eu queria que não tivesse nada diferente do filme, mas como nunca livros e filmes ou até mesmo séries são as mesmas, sempre tem alguma coisa para diferenciar, não seria tão inesperado que isso também acontecesse com esse livro.
Embora o que me anime é os detalhes que nos livros possuem, pra mim isso faz toda diferença!
Achei que a capa desse livro poderia ter sido uma melhorzinha, não gostei muito dessa.
Mas o que importa é o conteúdo mesmo. rsrs
Bela resenha!
Beijos!
Oi flor!!!
ResponderExcluirPrimeiro desculpa a ausência aqui, eu estava numa correria na faculdade, final de semestre nunca dá tempo pra nada...
Eu adorei sua resenha, eu amo os livros do Nicholas Sparks, já li 4, mas esse ainda não. Mas tá na lista :)
beijos
Lis - Batalha Literária
Oi Evy,
ResponderExcluirNão é segredo par ninguém que eu não gostei desse livro. Mas também não sinto repulsa. A gente só não se deu bem. Ele não funcionou pra mim como funcionou para maioria.
Mas confesso que em alguns momentos ele me fez refletir. A historia em si é bonita, existe uma mensagem a ser passada.
Mas sofri com a influencia do filme na minha cabeça e talvez tenha sido esse o erro.
Bom, com relação à capa: eu também não tinha gostado dela, mas logo que a gente começa a ler o livro dá pra perceber que tem tudo a ver. A menina da capa é a mesma do livro....hhehehe
Bjinhuxxx
Eu li e divulgo
http://euliedivulgo.blogspot.com/
Eve!! Eu li Walk To Remember há uns anos num livro importado de portugal, pois só lá (e em inglês) é que tem todos os livros do Nicholas.
ResponderExcluirEu fiquei apaixonada pela história, e realemtne não tem nanda a ver com o filme; a essência sim mas parece que é outro livro (ou filme). E é assim em todos os livros dele. Acho que vc vai gostar muito... se quiser te empresto.
Tô louca para ler a edição da Novo Conceito.
Eu sou uma melosa e tomântica compulsiva, então chorar é a primeira coisa que faço. Chorei muito no final em que o Landon tenta achar um texto na Bíblia e ele encontra (ou não sei se é a Jamie que mosta a ele)... OMG! é lindo!!! Nessa parte é tudo. Lembro que nesse dia não tinha ninguém em casa e desatei a chorar, chorei tanto que não conseguia parar.
Eu tbm não gostei dessa capa não, mas vou prestar atenção enquanto tiver lendo para ver se vou sentir o mesmo que vc.
Uma das coisas que mais gostei nesse livro é justamente a pureza, a ternura; igual a mim que estava muito acostumada a romances históricos arrebatadores, ler Walk foi um alívio, um bálsamo para o que pretender e querer no futuro. Deixei um pouco de lado esse lance de paixão arrebatadora, e passei a apreciar a suavidade e a madureza.
Adorei sua resenha!! Leia mais livros assim, acho que vai gostar!
XOXO, da Lisse
Eu tenho lido tantas opiniões negativas referente a esse livro, porém eu não me deixo abalar, pois uma coisa é fato: Nicholas Sparks sabe como escrever um bom livro de amor, a ponto de emocionar muito.
ResponderExcluirEu li Diário de Uma Paixão, Querido John e a Última Música. Os meus preferidos, são os dois primeiros que citei. E todos tem uma lição de vida, que faz a gente refletir.
Eu nem vi o filme de Um Amor para Recordar, ainda. Eu até comprei, mas só vou assistir, assim que eu ler o livro, que será em breve, no máximo na semana que vem.
Eu como cristã não me aborreço com essa fé, Deus quando é abordado em algum livro, pelo contrário, eu adoro. Eu reparei que muita gente se incomodou com isso, pois as obras de Nicholas sempre tem um pouco disso.
Não se preocupe por se sentir brega com romances hahaha, estamos no mesmo barco :P
E corra, e leia os outros livros do Nicholas, você vai amar!
Beijinhos
Rê
Ler e Almejar
Oiiii hahaha tb é foi o primeiro dele que li! (Resenhei essa semana também)
ResponderExcluirE nossa, eu gostei bastante da escrita do cara, não é a toa que ele POP.
Ah eu tb tinha achado a capa feinha, mas ela fez bem mais sentido sim.
Beeeijoss
Eu já li vários livros de Nicholas Sparks mas esse contina a ser o meu favorito de sempre então não entendo as críticas de muita gente por aí .
ResponderExcluirwww.fofocas-literarias.blogspot.pt
Oi Eve,
ResponderExcluirAchei a sua resenha super fofa e perfeita! Você disse realmente tudo o que se passa no livro da melhor maneira possível. E o final, ai meu Deus! É capaz de arrancar lágrima da mais insensível das pessoas.
Beijos