Eu Li: Pobre Não Tem Sorte

Existe uma palavra para descrever pessoas como Mariana: loucas! Sério, eu comecei o livro sem saber muito sobre a personalidade da nossa narradora, mas fui pega por uma pessoa super engraçada e completamente maluca! Na verdade, a primeira impressão que a gente tem da Mari é que ela é uma louca deslumbrada! Ela parece uma versão pobre da lady Katy (sim, aquela que quer entrar pro High Society). Mari faz de tudo para aparecer na mídia – mesmo que da pequena Presidente Prudente no interior de SP. Ela está com 26 anos e prestes a se casar com o verdadeiro príncipe, Edu, que além de lindo, cavalheiro, estudioso e futuro médico, ainda é um gato. 

A narrativa do livro é diferente de tudo que já li. É como se estivéssemos sentados, batendo um papo com a Mari. Ela conta os fatos da vida dela, assim, como se fosse uma amiga narrando a semana para a outra e eu achei bem diferente. E vou dizer, a Mari tem cada pensamento... Ela faz/pensa algumas coisas que as vezes dão raiva! Em outros momentos eu super me identifiquei com os pensamentos Beckyonicos dela. A garota é VICIADA em compras... E ela não se contenta em comprar qualquer coisa, ela quer tudo do bom e do melhor! 

Mas a vida não é fácil, e bem, pobre não tem sorte, então, é claro que as coisas nem sempre saem como ela planejou. O problema da Mari é que esse pensamento dela de querer tudo, as vezes a transforma numa pessoa fútil e nós não conseguimos ver se ela consegue pensar algo além de 'bolsas, sapatos, roupas de marca, jantares caros e alta sociedade'. Ela parece o tipo de pessoa que acha que o mundo gira em volta do próprio umbigo e que não consegue viver sem ser 'aprovada' pelos outros – quanto a outros, entendam, as pessoas mais ricas. 

Mas apesar de todas as loucuras e algumas ações que é impossível não pensar WTH? ou então ter vontade de dar um tapa na cara dela e perguntar 'Querida!! Em que planeta você vive?' a Mari tem algo tão real, e algumas vezes ingênuo, que a gente tem vontade de abraçar e falar 'vem ser minha melhor amiga pra ver se eu consigo por juízo na sua cabeça oca'. Então mesmo com todo o nonsense, ela é cativante - e confesso, em alguns momentos rolou uma identificação com alguns pensamentos da Mari!

O livro todo é uma conversa, onde ela começa contando como começou a namorar Edu até o momento em que eles estão prestes a subir ao altar e então... Bem não posso contar! O legal é que apesar dessa personalidade louca-desvairada da Mari, é que, a duras pedras, ela descobre que a vida é mais do que 'o que os outros vão pensar de mim'. Além disso uma amiga aparece para ajudar a por alguma coisa real na cabeça dela, ao invés das ilusões que ela mantém... Amigos são tu-do! E eu realmente gostei do choque de realidade que ela leva!

PNTS é um chick-lit super interessante e o fato dele se passar no Brasil e ter um contexto bem brasileiro – com diversas referências a coisas que estamos acostumados – é um ponto extra. A Mari tem um senso de humor mega histérico e dramático e eu adorei. Ela também tem esse lado Becky, viciada em compras e que vive 'tentando de se enganar' com pensamentos que no fim ela sabe que não são certos! Realmente gostei da narrativa, das maluquices da Mari e das situações que ela passa por ser tão deslumbrada... O final foi super bonitinho e agora eu quero saber a continuação. Aposto que Mari ainda vai cometer muitas loucuras!
Ao entrar no hall do meu prédio de pronto ouvi um funk asqueroso ecoando pelos ares. E a medida que subia as escadas, seis lances para ser mais precisa, eu xingava mentalmente o infeliz que estava ouvindo tal obra prima da música popular brasileira. "Não basta ser pobre, tem que espalhar o mau gosto para todos ouvirem!". Filosofei.
Tá vendo? Tem como não concordar com essa ironia?
PS: Se você gosta de moda – como eu – você vai adorar ler as referências que Mari faz a diversas marcas – afinal, ela quer ser chique, e gente chique só usa marcas poderosas.

38 comentários:

  1. Oi Eve!

    Eu AMEI a sua resenha! Faz tempo que quero ler esse livro, ele parece ser MUITO bom, super divertido. Adorei o quote que escolheu, hahahahaha. Concordo super. Funk no último volume é o fim, ponto pra Mari! \o/


    Beijos.
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece tudo de bom!!!
    Essa Mariana lembra a louca da Deborah Secco numa novela que fez nesse estilo, só que bom, sem aquela pitada de exagero. hahaa

    Adorei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha ri muito com a resenha, imagino com o livro! Gostei do tema, afinal, muita gente é assim... às vezes até nós mesmas somos um pouquinho hehe

    Parece ser um livro muito gostosinho de ler.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. sei lá, tenho um pé atrás com chick-lit brasileiro! rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha :D Super caprichada *-*
    O livro parece ser super fofinho , fiquei com vontade de ler, unf :/ HSUAHSUHS

    Bjs, JL.

    ResponderExcluir
  6. [AAAAAAAAAA] Eu quero ler.
    A resenha tá super boa, e enorme haha

    Beijinhos*: Book and Cupcake
    www.bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Evellyn,
    Sempre ouço falarem a respeito desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele.
    Adorei a sua, a forma com a qual você ressaltou todas as qualidades e já fiquei imaginando o jeitinho da Mari, toda chick-lit.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha.
    Faz muito tempo que eu quero ler esse livro e ele tá aqui na fila.
    Mas eu não sabia muita coisa, principalmente sobre a narração tipo bate papo. Fiquei com mais vontade de ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Quero esse livro a tanto tempo! Sua resenha me animou mais ainda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gente, adorei!
    Ri muito com o quote, e o nome do livro já é engraçado!
    Adorei a resenha, deixa com muita vontade mesmo de ler o livro! Você deixou transparecer bem que se divertiu lendo e escrevendo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. A cada resenha que leio de chick lit to vendo que terei que rever os meus conceitos, nunca gostei desse estilo literários mas algumas histórias até que chamam a minha atenção. Acho que nunca gostei porque na maior parte dos livros eu não consigo me identificar com a personagem principal, nesse com certeza não me identificaria também mas parece que dá pra dar boa risadas.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Evellyn!
    Achei super bacana uma história onde a personagem tem o mesmo nome que eu!! (Já estou me sentindo rsrs)!! Curti muito a sua resenha e pretendo colocá-lo na minha lista de desejados.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  13. Oi Evelyn

    Apesar de seguir o blog suas atualizações nao aparecem para mim O.o ai que ódio!
    Eu quase fui esse ano em um evento da ecsritora que teve na FNAC, tenho imensa vontade de ler esse livro mas confesso que a fila de livros não lidos aqui em minha estante está me dando vergonha! quem sabe com minhas férias ehoras de voo isso melhore...rs
    Gostei muito de sua resenha, me parece ser um livro bem divertido e essa foi a impressão que me passou

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Evellyn!
    Que bom que gostou do meu PNTS. Fico feliz demais em saber da sua opinião e dos demais seguidores.
    Para quem ainda não conhece meu trabalho, visite meu site: www.leilarego.com.br
    Beijos,
    -Leila
    Twitter:@LeilaRego

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!! Já entrevistamos a Leila, mas adorei a forma como fez a resenha. Que tal postar lá no www.oqueelasestaolendo.com ? Manda e-mail para elasestaolendo@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece tão legal. Chick-lit existe aos montes, mas brasileiros? Não, né? Faz falta pra gente poder se identificar um poquinho... Se não com a protagonista, que parece meio sem noção demais pela resenha, pelo mundo em que ela vive.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Morro de vontade de ler esse livro. Adoro o título e li resenhas ótimas, todas com a mesma opinião sobre a perosnagem principal! HAHAHAHA
    To sentindo falta de ler um Chick-lit :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Evellyn, eu li PNTS e tb adorei! A Mari é super divertida, dei muita risada com as loucuras dela! Agora quero muito ler PNTS2, que com certeza é tão bom ou até melhor que o primeiro! Adorei sua resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  19. Oi Eve, faz um tempinho que não leio Chick-lit e esse me chamou atenção... gosto de personagens louquinhas, tipo Beck!
    Lady katy é?? rsrsrs
    Vou procurar ler esse livro!
    Gostei da resenha .;)

    Beijos;*
    Delírios de Salomé

    ResponderExcluir
  20. Haha, a Mariana é muito louca mesmo. E sem noção. Ri muito quando li. Agora quero o segundo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Amei Amei e Amei!!
    Hahaha Principalmente pela Quote, que é simplesmente maravilhosa!!

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, fiquei super curiosa e instigada a ler o livro.

    ResponderExcluir
  23. Hahaha, preciso ler esse livro! Aposto que eu vou me identificar com ela, não em relação a querer fazer parte da alta sociedade, querer demonstrar status e tal, mas esse trecho do livro é a minha cara, hahsua!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. AAAH, estou doida pra ler esse livro!
    Todo mundo fala que é um chick-lit nacionalque vale muito a pena.
    Tá na fila de compras \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  25. Oi flor!!!
    Adorei a sua resenha, o livro parece super fofo e engraçado, está nos meus planos de compras há muito tempo.

    Beijos
    Lis - Batalha Literária

    ResponderExcluir
  26. Ev, adorei sua resenha! O livro realmente parece uma delícia de ler, hahaha. A Mari me lembra a personagem do livro que estou lendo agora, a Laura Lucy, de ''As confissões de Laura Lucy''. Beijos *-*

    Rachel Lima - EtCoetra

    ResponderExcluir
  27. Eu adorei a temática do livro ainda mais por ser nacional! E essa capa é tão bonita ;D Pobre não tem sorte tem algo que me atraiu e deve ser de leitura rápida e fácil, certo? Vou adorar!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Heey Eve! Bah, que bom que tu fez uma resenha desse livro! Estou com ele aqui em casa pra ler faz séculos, mas tinha me dado uma desanimada brava.... mas agora a curiosidade voltou! hehe ;P
    E a capa é a coisa mais linda mesmo, né? Que bom que você gostou do livro :)
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  29. É possivel rir de uma resenha?
    adorei a sua resenha. Ficou ótima..
    Agora quero demais ler o livro e não posso comprar...hahahaha

    Simplesmente demais!

    bjnhuxxxx
    Eu li e Divulgo.

    ResponderExcluir
  30. Oi flor,
    Mais um livro em que concordamos de número, genêro e grau. Adorei pobre não tem sorte ainda mais por ser de uma autora nacional e a história se passar por aqui mesmo bem pertinho ne. EHEHEH...A mari realmente é uma figura, eu achava que não iria muito com a cara dela sabe, mas ela me fez dar boas risadas e até hoje eu ainda penso nas tais fotos de LOOK que coisa louca aquilo ne..srsrs...fiquei pensando como seria se eu fizesse um negócio assim para mim..aahahah...enfins muito recomendado!!! Ah se quiser passar lá no blog estou sorteando uns marcadores bem legais.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  31. eu não coloquei o nome da musica né..

    Mas é do Bruno Mars - The Lazy song

    e se sobrar, eu mando sim..rsrrs

    ResponderExcluir
  32. Então né? Mais um que tá na estante e não consigo tempo pra ler =/
    E só ouço falar bem, resenhas ótimas dele... Vamos ver se leio ainda esse ano rs

    Bjs, Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  33. Lady Kate? hahahhaahha
    Nossa, quero muuuito ler este livro!

    Vamos ver se em breve eu consigo *-*

    Beeijão Eve
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  34. ei Evellyn. ^^

    eu acho esse livro super divertido. ^^
    Adorei a escrita da Leila e a Mari me conquistou com seu jeito Becky de ser, rsrsrs.
    O segundo livro é ainda melhor, vale a pena conferir. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  35. Eu comecei a ler esse livro e não consegui continuar, Eve D: UAHSUAHSU odiei tudo e todos. E vou dar uma chance pra ele novamente, principalmente depois dessa sua resenha super gata. Mas sei lá, creio que vou ler forçado e isso não me agrada, não mesmo. Hoje o comentário vai ser pequeno, to sem criatividade. Dureza viu Q UAHSUAHSUAHSUAHS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  36. Kkkkkkkkkkkkkkkkk morrendo de rir com a Van no comentário acima. Ela é uma figura.

    Bom, quanto a sua resenha e pelo que você disse, esse livro tem tudo para eu gostar. Antes eu não ligava muito para chick-lit, mas hoje em dia não resisto a um rs.

    Gosto de quando os livros nacionais colocam bastante referência ao que estamos acostumados. Me lembrei de Fazendo Meu Filme, pois ele é assim, e se você curtiu Pobre não Tem Sorte, vai gostar também.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  37. Eu adorei esse livro! Sério, a Mari é um tipo de garota totalmente diferente de mim mas que conseguiu me prender por umas horas maravilhosas lendo seus pensamentos loucos como você disse. Às vezes as futilidades eram tantas que dava vontade de dar uma voadora na moça. Mas o que ela tem de fútil ela também tem de engraçada e chamar a sogra de Jararaca não sei o quê era tudo de bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Eve, acredita que esse é um dos livros que estão aqui esperando para ser lido?

    Bom, já li váriassss resenhas dele e amei o que li sobre, e com vc não foi diferente. Moda é tudo né?!

    Continue colocando notas no quote, dá um toquei super pessoal à leitura. E não esqueça: o blog é seu e vc coloca quantos quotes quiser, com ou sem spoilers!! #revolução

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?