Eu Li: Perdida

Que complicado escrever essa resenha! Quem visita o blog deve saber que eu leio muito mais livros estrangeiros do que os produtos nacionais (acredito que grande parte dos leitores seja mesmo assim). Então imaginem ler algo que você percebe, logo no inicio, um tanto maravilhada 'nossa, como esse livro é fantástico! Que orgulho que ele é nacional!' – foi como me senti durante toda a leitura. Foi até engraçado porque eu lia as frases e ficava traduzindo pro inglês, quase automaticamente num pensamento 'no original devia estar assim... mas epa, esse é o original!' 

Perdida – Um Amor que Ultrapassa as Barreiras do Tempo (e esse sub-titulo diz muito sobre a história) é narrado por nossa protagonista Sofia Alonzo. Ela é uma jovem de 24 anos super acostumada a todos os benefícios e facilidades do século XXI. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e depois de 'perder' o celular e precisar comprar um novo, ela é mandada diretamente para o século XIX – existe uma explicação lógica (aparentemente), mas estamos falando de um romance de ficção, então o como nem importa tanto! Assim, de uma hora pra outra, ela se descobre perdida dois séculos atrás e sem saber o porquê ou como voltar para casa. 

Assim que 'acorda', Sofia conhece Ian Clarke, um gentil cavalheiro que estava voltando de viagem e a encontra naquela situação 'inesperada'. Ele logo se oferece para ajudá-la e a abriga em sua casa/mansão. Lembrando que estamos no século 19 e as coisas não eram como agora! 

Eu amei a narrativa desde o principio! Sofia é muito atual e eu ando amando ler coisas em realidade brasileira. Bem no comecinho ela me irritou por ser moderna demais... Tipo (um linguajar bem Sofia), ela não conhecia coisas que eu cheguei a usar – sendo que ela é 5 anos mais velha que eu! Mas anyway.. A Sofia também demora a perceber algumas coisas que eu percebi assim que aconteceu, mas isso não a torna chata ou boba, achei a personalidade dela super bem desenvolvida e a entendi completamente (mesmo que não concordasse em alguns pontos). 

Ian, nosso cavalheiro na armadura reluzente é o príncipe que eu esperava que ele fosse e, depois de ler Perdida, eu – que estou muito feliz nesse século – não me importaria nada em voltar no tempo se fosse pra conhecer alguém tão gentil, amável, lindo, compreensivo e educado como ele! De toda a forma, apesar dos elogios, eu o achei bem real (para um homem da época). Tenha em mente a época!! Ele não é idealizado nem nada, só tem o comportamento esperado de um cavalheiro de dois séculos atrás - só que melhor! rs

Realmente gostei muito do enredo, de como Carina desenvolveu a história – que se passa em poucos dias, mas é tão bem ambientada que não parece falsa ou corrida. É uma leitura extremamente encantadora e agradável. E gostei de todos os personagens secundários – achei que ela não só se preocupou com o casal principal, mas também soube explorar os demais aspectos, tudo muito condizente com a época. 

O livro ainda é cheio de passagens divertidas! A Sofia tendo que se adaptar as coisas (ou a falta delas) no século 19, rendem ótimas passagens, até o linguajar dela é inadequado e ela sempre tem que explicar tudo o que fala. Eu fiquei me imaginando com o mesmo desespero que ela. Imaginem, não penso em viver sem computador, que dirá sem banheiro - que é algo tão banal para nós que não damos o devido valor ;) 
 Com fome? – perguntou depois de um tempo.
– Aprende uma coisa, Ian. Eu sempre estou com fome! – sorri, tentando aliviar o clima.
Sofia, numa das passagens com a qual eu mais me identifico!
Os momentos finais do livro são tão arrebatadores que eu quase tive vontade de arrancar algumas páginas do livro, desacreditada que aquilo podia mesmo estar acontecendo! Mas claro, ao final – mesmo – eu não pude deixar de ficar mais feliz porque aconteceu tudo como deveria (para mim). Eu chorei, gritei, ri... Enfim, não sou louca, mas fiquei louca por Perdida! 
– Pensei que não fosse possível, mas vejo que me enganei.  - ele disse, endireitando as costas.Fiquei confusa.
– Que não fosse possível o que?
– Pensei que não fosse possível que você pudesse ser mais adorável do que já é. Mas me enganei. - Ele explicou, sorrindo carinhosamente. – Fica ainda mais adorável quando esta preocupada comigo!
Ian, fofo como sempre, provando o porquê de despertar paixões não só no século XIX como nos dias atuais.
Leitura nacional mega recomendada, do tipo que me fez ter orgulho de ser brasileira (e isso é raro) – e ter esse livro escrito por uma brasileira. Perdida foi livro de booktour e eu mal posso esperar para comprar o meu (um emprego nessas horas viria a calhar) para poder ler sempre que sentir saudades. Carina Rissi tem tudo para abalar o cenário nacional e estou curiosa pelo que virá. O livro foi publicado pela editora Baraúna.

30 comentários:

  1. Eu tbm gostei muuuito do livro!! E UAU! NACIONAL!!! hahahaha :D Foi pra listinha dos favoritos! *-* Indico pra todo mundo, todo mundo mesmo deveria um dia ler Perdida da Carina, é muuuuito amor pra um livrinho só!! <3
    beijinho :**

    ResponderExcluir
  2. Posso assinar embaixo Eve?
    Perdida é meu livro nacional favorito sem sombra de dúvidas, me orgulho muito que tenha sido escrito por uma BRASILEIRA!
    Eu gostei tanto que faço todo mundo ler, e não tem uma que não se apaixone por Ian rs.. Meu livro está até gasto =P
    Adorei a sua resenha, a Carina vai amar também ^^

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Own! Eu qrooo! Já quero ler esse livro há mto tempo, mas a medida que fui lendo a sua resenha essa vontade aumentou. É bom saber que a literatura nacional está avançando tanto, né.

    Adorei os quotes! Já dá para ter uma ideia de que o livro é tb bem humorado. Adoro!


    Vc é fluente no inglês? Eu ainda tenho dificuldade em ler no idioma original do livro.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente os livros nacionais estão ótimos. Muito bom mesmo.
    Eu fui lendo a resenha e me encantando com a historia. Realmente, esse negocio de ir parar em outro século sem as nossas mordomias deve ser uma loucura. Fiquei muito curiosa no desfecho da historia.
    E como todas as resenhas que leio desse livro são sempre positivas, acho que vale a pena acrescentar na listinha de desejados.

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  5. ei Evellyn.
    estou numa vontade louca de ler esse livro, ele parece ser a minha cara, kkkk.
    Adoro romance com viagem no tempo e esse parece ser bem lindo e divertido.
    Ainda compro o meu exemplar. 0//
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. GEEEEEEEEEENTE, 1º sua resenha, dps todos esse comentarios? Eu NECESSITO do livro!!!!!!!!!
    Perdi o prazo do BT, e to doooida pra comprar agora, por enquanto to sem money, mas logo logo irei compra-lo!

    Beeijos e um ótimo final de semana!
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu também faço isso de traduzir pro inglês pensando como seria no original enquanto leio, e faço isso inclusive nos nacionais rsrs...
    Eu já estava doida pra ler o livro, depois da sua resenha fiquei mais curiosa ainda!
    Dá realmente um orgulho ler histórias de tão boa qualidade e nacionais!
    E são poucos que conseguem deixar a história fluir normalmente quando decorre em pouco tempo! É horrível quando a gente não consegue acreditar que aquilo poderia ter acontecido, não da pra se conectar...
    Enfim, eu quero muito ler "Perdida"!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. adorei a resenha, olha que nem sou tão a fim de livros nacionais...mas esse me fez ficar com vontade!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  9. Adorei o quote!
    Agora fiquei ainda mais curiosa pra ler esse livro. Autores brasileiros mostrando para que vieram!

    Beijos!
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  10. Só aumenta minha vontade de ler, estou com aquela sensação certeira de que vou gostar, pois pelo que ouço falar é um romance fofo.
    Ai, muita vontade mesmo de ler. Acho que vai ser uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  11. Eve, OMG!!!!!!! Que lindo que vc gostou tanto!
    E realmente o "como" não importa mesmo, e se importava no começo da leitura logo deixa de importar... rsrs

    Amei cada linha da sua resenha, e fiquei encantada com a sua percepção do Ian. Ele é fofo e tal, mas acho que vc é uma romântica mas não deixa de perceber a realidade (coisa que às vezes eu fantasio demais!).

    Curti muito seus comentários nos quotes, foram mais divertidos. Então, vc é comilona né! rsrsrs É legal quando uma garota come! Pelo menos vc não é anoréxica... (LOL)

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  12. Olá! Li já li algumas resenhas sobre Perdida, muito boas por sinal, e dessa vez não foi diferente, pois fiquei com mais vontade ainda de ler o livro, como disse o Ian em relação à Sofia, eu não imaginava que o livro pudesse ser mais fofo do que aparenta, mas quanto mais o conheço, mais gosto! Li o primeiro capítulo no blog do livro e mal posso esperar para viajar pelo século XIX ^.^

    Ian deve ser Mr Darcy brasileiro (Orgulho e preconceito ... outro livro que de preciso desesperadamente)

    Ps.: gostei dos trechos que colocou na resenha... parabéns, ótima!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Evellyn!!!!
    A Juh Sutti está completamente certa!
    EU SIMPLESMENTE AMEEEEEEEEEi!! S2 S2 S2
    Muito obrigada por ter feito parte dessa loucura e por me tratar ( e ao livro) com tanto carinho!! Fico emocionada e lisonjeada com suas palavras.
    Valeu mesmo!!! S2

    Beijooooooos

    Ps. Que pessoinhas mais lindas comentando!! Beijos pra todos! >.<

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo fala super bem desse livro. E eu ainda vou comprar um para mim só por causa de todas as resenhas positivas e da simpatia que a Carina é com os seguidores no Twitter.

    A Vivi do Empório dos Livros praticamente tá convencendo todo mundo a comprar o livro aqui no ES kkk

    E a capa parece perfeita para a história... o tênis e a essa roupa mais antiga.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem ?

    Acho que amaria o livro, tipo a história é bem original comparando com o tipo de ficção que vemos hoje. E melhor de tudo, é escrito por uma Brasileira. hehehe' Em fim, me interessei bastante pelo livro, mas acho que mesmo se lançasse agora, minha listinha de livro que tenho que ler já está beem grande... Ótima resenha Eve. !

    Beiijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  16. Evellyn, juro, conforme ia lendo a sua resenha, eu ia passando raiva por não estar na minha casa pra pegar o meu exemplar de Perdida (que veio com um marcador + ecobag + autógrafo!!!) e começar a ler, sei lá, antes mesmo de escrever esse comentário.
    Pra começar, a primeira vez que eu li a sinopse, eu achei a ideia tão interessante que nem deu pra acreditar direito que era nacional... eu sei que isso é meio malvado de se dizer, mas você entende, né?? rs Quando eu ganhei-o numa promoção, nem acreditei, "sonho realizado". Com certeza, assim que eu desempacar de Crescendo, essa será a minha leitura!
    Obs.: eu já quero um Ian reservado pra mim :)
    Beijos,
    Isa Pina ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Evellyn esse livro é tão elogiado por todos que leem, a Carina deve ter arrasado mesmo. Adoraria ter o prazer de ler esse livro e um emprego nessa horas viria mesmo a calhar, hehehehe.

    Bjs.
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  18. Oi Evellyn!
    Ótima resenha, não vejo a hora de ler esse livro, todos falam super bem dele.

    Beijos, Kamila

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Evellyn

    Já tinha visto resenhas sobre esse livro mas a sua arrasou e só aumentou minha vontade de ler ele! Tenho um marcador autografado da carina e queria mt que ela estivesse na Bienal para eu conhece-la!

    parabéns ..amo suas resenhas

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu amei amei ameeee Perdida *-* Nossa, ri demais, chorei horrores, assim como vc, fiquei completamente louca com os capítulos finais. Ian e Sofia roubaram meu coração totalmente.

    Adorei a resenha, pude relembrar a história do livro e as passagens que tanto gostei. Quero comprar o meu tb!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  21. Meus Deus.. esse Ian parece ser mesmo uma GRAÇA. Preciso ler esse livro urgentemente.

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ai eu quero muito ler esse livro parece ser super bom tem um monte de gente falando dele. Bah e eu sempre gostei de filmes assim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Eve!
    Esse livro é FANTÁSTICO! Eu não conseguia largar quando peguei para ler! Não me canso de passar meu tempo com a Sofia e com o Ian *.*
    A Cá arrasou! A escrita é super gostosa e você se sente dentro da história! Estou super ansiosa pelos próximos livros dela hehehehehe
    Sua resenha ficou ótima! Parabéns!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Na minha caixa do correio #14
    Tem nova promoção de marcadores no blog! Participe :) http://migre.me/5rVly
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  24. Eve, tua resenha me deixou totalmente encantada! Sério! Já achava a sinopse do livro curiosa, agora então, tenho certeza que preciso ler!
    E sei lá, sempre tenho umas quedinhas por esse cavalheirismo do século passado hehe, então acho que ia amar demais o Ian ^^
    E é mesmo, dá muito orgulho dizer que os escritores brasileiros são tão talentosos quanto qualquer escritor estrangeiro :D
    Enfim, amei demais sua resenha <3
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  25. Depois a senhora reclama da minha compulsão na hora de comprar livros! Mas tem como resistir a uma história assim? NÃO!
    Eu quero Perdida!
    =(

    A Carina vem mesmo na Bienal? Sabe o dia??

    Beijos!
    Vivi

    ResponderExcluir
  26. Oi flor,
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro acho que deve ser muito bom e bem diferente de tudo que andamos lendo por ai ne? Adorei essa capa tambem tudo de linda.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  27. Desde que eu vi a capa e o título desse livro eu fiquei muito curiosa para ler, no começo eu não sabia que era nacional só depois de ler algumas resenhas que eu descobri. Só que infelizmente os livros nacionais são um pouco caros e por causa disso eu sempre coloco outros na frente por estar com um preço melhor. Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  28. Adorei sua resenha!
    Minha vontade de ler esse livro só aumentou!

    Vou colocar ele na minha lista de urgência em 3...2...1...

    Eu preciso desse livro!
    =D

    BJinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!

    ResponderExcluir
  29. esse livro deve ser muito bom !!" adoro livro com ar medieval, sou perdidamente apaixaonada por aquela epoca !! e essa capa é simplismente linda eu primeiro me apaixonei por ele e depois que eu li a sinopse so confirmei que o livro e um arraso !

    ResponderExcluir
  30. OMG, eu achei que fosse a unica que quando lia e automaticamente traduzia para o inglês para saber como e no original! Já me sentindo sua gêmea! kkk

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?