Eu Li: Delirium

Delirium é o primeiro livro distópico que leio (sei, estou atrasadíssima, mas whatever). Nele conhecemos Magdalena, nossa protagonista e narradora. Ela vive em Portland, e há 64 anos o amor foi identificado como uma doença da sociedade, amor deliria nervosa (esse nome me dá medo). E já faz 43 anos que desenvolveram a cura, e desde então, todas as pessoas dos EUA são 'curadas' ao completarem 18 anos. Lena tem 17 anos e mal pode esperar pelo aniversário para finalmente ser curada, mas ainda faltam três meses. Ela tem uma irmã já curada e casada e mora com a tia, o tio e mais duas primas. Todo o ambiente da história é muito interessante, pois tudo é controlado. Onde você mora, com quem vai casar, no que vai trabalhar... 

Meu sentimento pela Lena foi bem controverso porque eu simplesmente não conseguia aceitar que ela fosse tão conformada! Claro, eu a entendi, afinal ela nasceu e foi criada nesse tipo de realidade, então essa coisa do amor ser doença era algo que ela já tinha intrínseco, mas para mim isso é muito absurdo e eu queria bater nela – mesmo que ela só estivesse sendo 'como deveria ser'. Lena tem uma amiga, Hana que, ao contrario dela, é mais rebelde e apesar de aceitar as coisas, não fica presa ao que é imposto, e por isso eu gostei mais da Hana! A Hana é rica e linda e a Lena tem um leve ressentimento por isso, porque ela se sente uma garota-mediana perto da amiga maravilhosa (ah, me poupe). 
Eu não gosto de maquiagem e nunca fui interessada em roupas ou gloss. Minha melhor amiga, Hana, acha que eu sou louca, mas claro que ela pensaria isso. Ela é absolutamente maravilhosa - mesmo quando só enrola o cabelo loiro num coque desgrenhado no topo da cabeça, ela parece como se tivesse acabado de sair ao salão.
Eis que no dia da entrevista de avaliação que a Lena faz, acontece uma confusão no laboratório e ela vê, Alex. A confusão acontece porque mesmo dentro dessa sociedade existem os rebeldes – que não concordam com o governo, os excluídos – que vivem a margem, e os simpatizantes – que vivem entre os demais, mas aceitam as teorias rebeldes e as vezes ajudam a causa. 

Lena, a princípio, fica apavorada com as ideias tão liberais de Hana, mas depois de conhecer Alex, ela começa a sentir coisas que não deveria... Teria ela sido infectada? (ohhh). Então é a partir daí que eu comecei a gostar mais do livro. Eu entendi a Lena do inicio, mas não podia aceitá-la! 
E a coisa, a doença, está dentro de mim, pronta para a qualquer momento começar a trabalhar no meu interior, começar a me envenenar.
Alex foi o personagem que salvou o livro! Ele é o tipo adorável que SEMPRE sabe o que dizer, e tem frases pseudo-filosóficas para tudo (mas é lindo). Sem ele Lena seria uma chata do inicio ao fim e toda vez que ela estava com ele, me parecia melhor, sem contar que ela mudou bruscamente com a convivência e também aprendeu sobre o amor e que ele não é tão perigoso quanto a falta dele!
- Você não precisa ficar preocupada, okay? Você não tem que ter medo. – a voz dele está leve novamente – Eu não estou flertando contigo.
O constrangimento me varre... Flertando. Uma palavra suja. Ele pensa que eu penso que ele está flertando.
- Eu não, eu não acho que você estava, eu nunca pensaria que você... – as palavras colidem na minha boca e agora eu sei que não há escuridão que possa cobrir o vermelho do meu rosto.
Ele vira a cabeça de lado:
- Você está flertando comigo, então?
- O quê? Não! – minha mente está girando em pânico e eu percebo que nem sei o que é exatamente 'flertar' [...]
- Relaxa. – ele diz, segurando as duas mãos, num gesto tipo 'não fique brava comigo'. – Eu estava brincando.
Minha consideração final foi que eu gostei muito do livro, apesar de em alguns momentos a leitura ter me irritado por ter muita narração e pouco diálogo ou nos momentos inicias quando a Lena ainda era muito 'ah, não posso fazer nada errado'. Foi uma leitura que correu melhor e me deixou mais ansiosa pelo que viria a partir do meio do livro! A Lauren mantém o estilo que conheci em 'Antes Que Eu Vá' com aquela narrativa leve, com algumas passagens poetizadas, cheia de significados. 
Viva livre ou morra.
Ditado antigo, proveniência desconhecida, listado na 'Compilação Abrangente de Palavras e Idéias Perigosas', www.capip.gov.org
Outra parte interessante do livro são os inícios dos capítulos, onde temos citações de algumas coisas importantes para a sociedade. Eles tem um livro-base/guia popularmente conhecido como The Book of ShhhThe Safety, Health and Happiness Handbook (um excelente trocadilho, já eles são praticamente obrigados a viverem calados, sem contestar). Em alguns eu ria por ver como coisas que nós conhecemos, foram distorcidas para fazer parecer que o amor era realmente algo ruim! 
- Eles baniram a poesia anos atrás, logo depois que descobriram a cura. – ele pegou o livro de mim e abriu. – Gostaria que eu te lesse um poema?
- Vá em frente. – eu ri. - Não tente se esquivar.
Ele limpou a garganta novamente e começou a ler:
- Devo comparar-te a um dia de verão?
Eu fechei meus olhos e ouvi.
Mas não posso deixar de marcar aqui minha indignação pelo final! Sério, o fim foi terrível para mim. Terrível! Não que tenha sido ruim ou mal escrito. Os momentos finais são os melhores, tem muita ação e tudo o mais, mas o que aconteceu no fim me deixou muito chocada porque agora eu não sei bem o que esperar da continuação (Pandemonium). Só sei que ainda faltam muitas coisas para explicar! 

Definitivamente, Delirium é um livro lindo e que merece a leitura pois é interessante conhecer uma sociedade onde os valores estão tão distorcidos ao ponto de considerarem o Amor como doença e a falta dele como salvação da humanidade quando nosso pensamento atual é justamente o contrario! Acho que a Lauren foi muito bem sucedida em escolher esse tema e desenvolve-lo tão bem. Muito original! 
Amor: Isso vai te matar e te salvar também.
lindo ♥
Delirium foi um livro que tive a oportunidade de ler pelo booktour do Murphy's Library. É o segundo livro que leio da Lauren Oliver e ele será lançado pela editora Intrínseca por aqui.

Musíca: We'll Be a Dream - We the Kings ft. Demi Lovato

 *lembrando que todos os quotes são de tradução livre!

27 comentários:

  1. Oi meninaaaa, ta sumidaaa!!!
    Quer parceria com o clube?
    me escreva adrianavargas.ocadv@hotmail.com


    Obrigada por estar com a gente em nosso mundo dos sonhos.
    Beijos,
    Adriana,
    Clube dos novos autores

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    É bem original mesmo! Eu nunca li nenhum livro da Lauren, mas estou querendo ler Antes que eu vá, e pelo jeito logo que for lançado aqui no Brasil já vou comprar um para mim.
    E é muito ruim mesmo quando tem muita narração e pouco dialogo, eu fico muito ansiosa, tem vezes que eu paro de ler a narração, vejo em que página volta a ter algum dialogo e continuo de onde eu parei.. sauhasuashas
    Parabéns pela sua resenha que como sempre é um arrazo ! aushsauashuh' ;D

    Beijão, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  3. O meu caso com ''Delirium'' é mais ou menos o mesmo que o meu caso com ''Antes que eu vá'', também da Lauren Oliver... às vezes eu quero ler, outras vezes, nem quero chegar perto.

    A sua resenha foi a primeira que me fez ver REALMENTE como o livro é (e acho que não foi a primeira vez que isto aconteceu comigo aqui no seu blog). Eu já estou ''acostumado'' com distopias, então não sei qual vai ser o impacto que esta série terá em mim.

    Espero que seja um impacto bom.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  4. Ahh, fiquei mega apaixonadinha pela Lauren depois de Antes que eu vá, achei ela uma escritora fofissima e talentosa! E gostei genuinamente da sua resenha, da estória. Não sou muito fã de estorias distopicas, mas essa eu curti. Deve ser bem.. doce. :)

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  5. Amei a sua resenha Eve, eu quero muito ler este livro e estou ansiosa pelo lançamento!
    Eu gosto deste estilo de leitura, sempre que descubro que o livro é distópico fico interessada rs...

    Beijos!
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro ler distópicos, mas sempre fico indignada com os absurdos (pra gente) e que são normais na sociedade em questão hehe
    Eu também me revoltaria lendo que o amor é uma doença e que existe alguém que encare isso como normal!
    De qualquer forma, estou doida pra ler o livro, até porque nunca li nada da Lauren e quero ler tudo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. o melhor livro que ja li... delirante totalmente... como pode existir uma história tao linda qdo essa?
    um tema profundo e difuso.. o amor... como poderia tornar doença vc me deixou mais vidrado pela historia Evveeeeee vlw pelas palavras rs


    Leituras Vivas - @rafa__rafa

    ResponderExcluir
  8. Também acho um ótimo livro. Lauren esta ali no topo dos melhores autores, junto com Emily Giffin e Jay Asher. Enfim, o livro é muito bem escrito, pareci uma obra prima. SUAHSUIA. O enredo e a história são meio clichê, mas são bem desenvolvidos.

    Concordo com tudo na resenha!
    Também não tenho ideia do que esperar de Pandemonium!
    Tu viu a nova série da Lauren? Liesl&Po? Bem interessante, também!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga

    Primeiro devo dizer que estou chateada que não tiramos uma fotinho sequer nessa Bienal! Ng merece!
    Vc vai amanhãw se for FATO que precisamos de uma foto para recordação!
    Segundo : essa autora de Antes que eu vá todo mundo diz que é mt boa e pelo visto vc gostou desse livro tb ne..
    Eu vi para vender no Book depository o de hardcover :D

    Nossa pra variar tantos livros para ler que fica bem complicado O.o

    Ah...o post da coluna da Galera hoje é falando de blogueiros..depois dá uma olhada..hahah

    Bjão e espero que possamos nos ver amanhã!

    Raffa Fustagno
    http://galerarecord.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou a única que achou esse livro MUITO parecido com "Destino" da Ally Condie? Mas enfim, a história me encantou, tenho que ler Delirium *-*
    Sua resenha ficou ótima, Eve ♥

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha, também gostei do livro...mas com algumas ressalvas.

    em alguns momentos eu achei a narração demais e perdia a vontade de continuar, mas o que me ganhou mesmo foi a idealização da história e como a autora escreve bem e bonito de ler.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  12. Ah, esse livro é lindo mesmo! Mas, diferente de você, não acho que a Lena estivesse pensando que não podia fazer nada errado, ela pendia mais para o lado de acreditar piamente em tudo que ela aprendeu a vida toda. E foi isso que me irritou nela, ela não queria ver a realidade, mesmo com o Alex tentando abrir os olhos dela.
    Ah, e o Alex... melhor não falar nada né? hahah ))):
    Estou ansiosíssima por Pandemonium e tenho até algumas teorias do que vai acontecer dali para frente.
    E ainda não sabia que a Intrinseca ia lançá-lo por aqui! Fico muuito feliz em saber disso. Agora vou poder ler em portugues *-*

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de postar minha resenha, cara você ainda postou antes de mim. Nem me atrasei.

    Achei o livro meio arrastadinho, mais gostei dele mesmo assim. Só não gostei mais por que eu sou muito lerda pra ler inglês. Engraçado que Looking for Alaska eu li em 2 dias.

    http://after17.anybear.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu nunca tinha visto esse livro antes? Mas fiquei bastante interessada até porque adorei o tema.
    E essas quotes entao? Fiquei super curiosa agora. Vai pra listinha agora mesmo *-*

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Eve!

    Eu li recentemente "Antes que eu vá" e adorei! Quero muito ler mais um livro da Lauren, tomara que a Intrínseca não demore muito para lançá-lo aqui! *o*
    Eu nunca li nada distópico! OMG, então, não se preocupe, você não está atrasada, hehe. :x
    O livro deve ser ótimo! Sua resenha, pelo menos, me deixou ainda mais ansiosa... Amor como doença, que coisa... Sem dúvida é um tema interessante. Com certeza diferente de tudo que já li.
    Que triste que você não gostou do final :'| o livro tem continuação?? Gente, eu não sabia. O_o

    Espero poder ler em breve!!
    Beijão Eve! ;)
    Amanda - Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve!!!
    Eu quero mjito ler esse livro, mas assim como Antes que eu vá, quero ler Delirium em português! Hahaha Tenho lido muito em inglês então tudo que for ser lançado aqui, vou esperar! haha :)
    ADOREI sua resenha, ficou muito bonita!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Tá nem vou dizer o que acho, tá vou dizer porque não consigo me controlar quando eu vejo um livro que me interessou muito e sabe que o melhor é eu não conhecia o livro e por causa da sua resenha descobri que ele pode ser um livro magnífico e gostei muitos das partes que você postou do livro

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Já estou com meu Antes que eu vá garantido! Agora preciso correr atrás de Delirium! =)
    Quero conhecer o Alex! *-*
    Impecável a resenha.
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Eve!!
    Sinceramente, já nem sei mais o que esperar deste livro porque os aspectos negativos que citou me deixaram bem receosa a respeito dele rs. A começar pela falta de diálogos e postura conformista da personagem, além do fato do final ter sido broxante, né? Enfim, prefiro esperar que a Intrínseca publique aqui no ano que vem para tirar minhas próprias conclusões.
    Tomara que eu aprecie a leitura mesmo assim!
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  20. Eu posso falar mil vezes aqui que eu quero muito ler esse livro. Além da capa que me encantou, o livro me lembrou Feios e eu totalmente amei este ultimo e aposto que posso gostar também de Delirium ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu sou completamente apaixonada pela literatura distópica, mas não sei se é birra minha mas acho que a maior parte dos atuais são clichês, prefiro muito mais os clássicos.
    Esse não me interessou muito não, mas parece ser bom mesmo assim.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ainda acho um pouco estranho a história do livro, mas vou ler antes de falar qualquer coisa. Que bom que a Intrínseca vai lançar aqui, espero que ela mantenha a mesma capa que por sinal é linda! Obriada pela resenha, beeijos.

    ResponderExcluir
  23. Eu, definitivamente, quero ler esse livro! Pois adoro temas dispoticos (confesso que a maioria das protagonistas - tirando Jogos Vorazes - me irritam, mas o "mocinho" sempre salva... hahah) e o tema parece terrivemente original! Ainda não conheço o estilo da autora, mas acho que vou gostar...

    Já acompanhei outras opiniões sobre o livro, sempre variando as opiniões entre aspectos positivos e negativos, mas ninguém sabe muito o que esperar dele... o que me deixa mais curiosa ainda!!! Bela resenha!!!

    Bjos!!! =*

    ResponderExcluir
  24. Achei esse livro parecido com "Destino" e "Feios" (apesar de eu só ter lido a sinopse de ambos, e sua resenha de Delirium), mas ok. Como da última vez, goxxxtei da resenha! ioueoiuie E com certeza eu preciso ler esse livro algum dia, porque né, a história é muito interessante!

    Beijocas,
    http://chocolateliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. PS: SPOILER NO COMMENT

    Eu fiquei chocada com o final, também, e quase morri chorando. Pandemonium pode ser maravilhoso ou pode dar uma merda muito grande—no caso de Lena simplesmente seguir em frente e encontrar outro alguém. Eu ficaria puta se isso acontecesse.

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  26. Ele é liiiiiiiiindo <3
    Também choquei com o final e não sei oq esperar, a probabilidade de me irritar é enorme hahaha

    ResponderExcluir
  27. Amiga, sabe o que é ler uma resenha e implorar pra viver a história? É o que acabei de viver hoje de manhã.
    Li sua resenha e pedi aos céus: "Eu quero uma cirurgia assim, PLEASE!!!!"
    Ando num momento revolts tão forte em relação ao amor seja em relacionamento amorosos e com amizade que tá brabo de seguir em frente!

    Essa história de "Delirium" seria uma benção pra mim. Acho que já li todas as resenhas que achei no google, e tipo eu amei a Lena; mesmo o livro tendo poucos dialógos e mais pensamentos dela. Acho que isso ajuda muito o leitor a entrar na cabeça do personagem. Tô lendo, mesmo que seja com a ajuda do Google Tradutor, e tô gostando, estou no capítulo 3.
    Hana é uma amiga muito boa pra Lena. Sempre com uma palavra boa de incentivo... amiga de verdade! E louca pra chegar na parte do Alex logo... e que quote lindo esse hein: "Amor: Isso vai te matar e te salvar também."

    Mil beijokas da Lisse

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?