Eu Li: Hex Hall

Em Hex Hall conhecemos Sophia Mercer, Sophie, para os íntimos. Ela está com 16 anos e sabe que é uma bruxa desde os 12. Mas Sophie fora criada somente pela mãe, uma humana, e por não saber exatamente a extensão dos seus poderes, sempre acaba se metendo em alguma confusão – a obrigando a mudar de escola frequentemente. Mas quando ela se envolve em uma nova confusão devido a um feitiço, acaba sendo sentenciada ao Hecate Hall – uma escola para prodígios. 

Hecate é uma espécie de reformatório/colégio-interno/casa-de-proteção para esses seres não precisarem conviver entre humanos até que saibam usar seus poderes. Uma vez lá dentro, você só pode sair após completar 18 anos. Logo na chegada, Sophie consegue criar um pequeno caso porque ela simplesmente não consegue controlar a boca! Ela é do tipo que pode estar numa situação estranhíssima ou em perigo e mesmo assim não consegue controlar seu sarcasmo

Na escola, apelidada pelos alunos de Hex Hall, Sophie acaba dividindo o quarto com uma vampira. Mas vampiros são seres odiados pelos demais prodígios (bruxas, fadas e metamorfos) e isso não ajuda muito na interação de Sophi com os demais; A amiga vampira de Sophie, Jenna é uma das personagens mais legais! Elas se dão bem logo de cara porque as duas sabem ver a graça da vida, mesmo quando tudo parece desabar. E Jenna também é o completo oposto do que se esperaria de um vampiro, então... Surpreenda-se!
- Archer Cross, bad boy e galã. Ele é bruxo e todas as meninas aqui estão pelo menos semiapaixonadas por ele. Gostar do Archer Cross poderia fazer parte do nosso currículo.
- E você? – perguntei. – Você gosta dele?
Jenna estudou a minha expressão antes de responder.
- Ele não faz muito o meu tipo.
- Como assim? Você não gosta de meninos altos, morenos e bonitos?
- Não – disse ela com calma. – Eu não gosto de meninos.
Passe o mouse se quiser saber!
Como não podia deixar de ser, Sophie acaba se sentindo atraída por um carinha, Archer – que é aluno ‘antigo’ mas já passou um tempo fora do colégio por motivos misteriosos. Acontece que Archer tem uma namorada e essa garota é a bruxa-rainha da escola: linda, maravilhosa, poderosa.. Tudo que Sophie não pode encarar!

Sophie é a narradora e todo o sarcasmo dela é fundamental para criar um clima divertido até na hora do perigo - amei! Sem contar que acontecem muitas reviravoltas que eu realmente não imaginei! Criatividade mil a da autora. O livro é bem intercalado entre momentos de interação escolar adolescente e também magia e mistérios. É tão emocionante que você lê sem cansar (e isso é o que mais gosto), além disso, pode se divertir com as tiradas de Sophie e todas as confusões que rolam no HH! 
... devo admitir que enquanto ficamos um ao lado do outro nos degraus da escada que levava ao porão, ouvindo Vandy tagarelar sobre o que tínhamos que fazer, não pude evitar de dar umas olhadinhas para ele. Tendências homicidas e namoradas malignas à parte, ele ainda era gato.
Acho que o único problema do livro é que a continuação ainda não está disponível! Porque o final é muito ‘cadê-o-resto-será-que-arrancaram-minhas-páginas?’. Achei que uma coisinha no final teve uma resolução muito rápida! Porque pela situação, eu imaginava que seria algo mais explorado, e achei que a solução não teve todo o drama que poderia, mas isso é questão de gosto e minha opinião final é que o livro é super diferente, bem original, mistura varias mitologias e tem tudo para surpreender no próximo!

Devo comentar que gostei muito da tradução da Galera Record, pois mesmo sem ler o original em inglês, notei uma coisa: é um dos poucos YA que leio e realmente traduziram palavrões! Achei que tornou tudo mais próximo a realidade adolescente. Porque ninguém merece um ‘what the fuck?’ naquele momento de tensão que vira ‘mas que droga é essa?’ ¬¬' A única parte um pouco triste da tradução é que tem algumas ironias e piadinhas da Sophie que acabaram se perdendo na tradução e eu não entendi porque são coisas culturais e isso nunca tem muita explicação! Mas a editora está de parabéns porque achei a questão da tradução sincera uma coisa rara!

17 comentários:

  1. Oba... Também gosto muito de trações bem proximas do original... Quero muito ler esse livro, mas confesso que a capa nacional desanima um pouco... a capa americana é tão bonita...

    ResponderExcluir
  2. AAAAH, ESSE LIVRO ♥♥♥ De longe o meu preferido, não canso de dizer o quanto a Sophie é demais, e quanto a história me encanta. Tu disse que achou que o final foi meio rápido com a resolução né? O negócio é que tipo, não é BEM uma resolução. To achando (pelos 125 páginas do segundo livro que li) que essa história vai dar muito pano pra manga ainda. Tipo, virei fã total da Rachel Hawkins, nunca fiquei tão doida por um livro assim! HH é tudo de bom ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve!!
    Eu adoro esse livro, super me identifiquei com essa parte da sua resenha: "Acho que o único problema do livro é que a continuação ainda não está disponível! Porque o final é muito ‘cadê-o-resto-será-que-arrancaram-minhas-páginas?'." É bem isso mesmo hehehe.
    Para variar, adorei a sua resenha e os quotes escolhidos ^^

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Tentativa de comentário - Parte II
    Rsrs...

    Sou louca pra ler esse livro há tempos e adorei saber que a editora fez um bom trabalho com a tradução! Essa parte de algumas piadas terem sido perdidas é uma pena, mas acontece. Praticamente impossível que algo do conteúdo não se perca em uma tradução, por causa da questão cultural mesmo... "Saudade", por exemplo, é uma palavra que só tem no português, mesmo que traduza pra "I miss you", o sentido não é o mesmo!
    Enfim, fora isso, também me incomodo quando um acontecimento, principalmente no final, vai rápido demais, gosto de mais detalhes pra me envolver na história! Mas, ainda assim, o livro parece ser muito bom, principalmente com comentário da Giovana acima hehehe!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Achei super fofo ;D

    Tou louca pra ler esse livro.

    Sthefanie Rezena – modaeeu.blogspot.com
    Autora e Coodenadora de Divulgação
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo que a tradução é boa! Odeio essa mania de tirarem os palavrões tanto nos livros como nos filmes. Não sou muito fã de bruxas mais vou dar uma chance para esse livro.

    Beijos!

    Máh - Crazy for books.

    ResponderExcluir
  7. Então, eu tinha uma vontade LOUCA de ler ''Hex Hall'', mas aí a Galera lançou ele por aqui com esta capa ''maravilhosa'', que a vontade sumiu rapidinho...

    Mas aí vem você, e no meio da resenha me solta uma bomba: O tradutor NÃO omitiu os palavrões! Eu sempre fico frustrado quando isto acontece (fica na cara quando eles usam outras palavras no lugar das originais...), então isso realmente me chamou a atenção.

    Sério, agora comecei a reconsiderar comprar ''Hex Hall''! *-*

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Por mais que eu não goste muito desses temas de "seres sobrenaturais", vampiros, lobisomens, fadas, bruxas, etc.. esse parece ser muito divertido *-* Adoreei a resenha, fiquei super curiosa por esse livro. E isso da tradução é um ponto super positivo mesmo, ainda mais traduzindo os palavrões, rsrs. Adoreei!!

    Beijão { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  9. HEX HALL <3
    Mil estrelas pra esse livro.
    Proximo now Eve, que Demonglass é MUITO BOM

    ResponderExcluir
  10. Ain, eu estou louca para ler esse livro a muito tempo. Não sei quando vou poder ler, mas não vejo a hora.

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou doida para ler esse livro! Digamos que ele tem tudo o que eu gosto, hahahaha. Vamos ver se depois que eu ler, terei a mesma opinião, não é mesmo?! Hahaha.

    Parabéns pela resenha, Evellyn!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eve, acho que não vai ser clichê se eu disser que AMEI a Shopia né! Eu nunca tive a menor intenção de ler esse livro, mas depois dessa... só vc mesmo!

    Continuo achando o livro sem graça, mas o fato de ser bem humorado e ter muito senso de diversão é ótimo! Tô começando a odiar esses livros cheio de coisinhas... de gente fútil e como uma amiga disse "essas garotas vacas populares". Ando precisando de livros melhores!

    P.S: Um dos quotes me fez lembrar de umas das nossas conversas em quarteto... rsrsrs

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  13. OLÁ EVELLYN

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “UM HOMEM DE PEDRA”

    CERTAMENTE, VOCÊ QUE NÃO É DE PEDRA, IRÁ SE IDENTIFICAR !!!

    VENHA CONFERIR.

    SE NÃO GOSTAR DESTA , EXISTEM MAIS DE 150 OUTRAS À SUA DISPOSIÇÃO NO ARQUIVO DO BLOG

    É DE HUMOR ...É DE GRAÇA!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir
  14. OI ;)))
    Eu dei uma sumida porque estou lotada de coisas na facul ;T
    e nem tive mto tempo de ler as postagens dos meus parceiros!
    Mas logo chegam as ferias e finalmente saiu um grana e eu comprei os dois ultimos numeros de imortais! estou louca p ler os livros, escrever minha opinião e depois ler as suas - vi q ja postou sobre esses livros mas n li com medo de spoilers! na hr q comprei lembrei de vc pq sei q temos opiniões um pouco diferentes e eu torço pelo Jude smepre :p
    qnd postar eu te aviso e espero seu comentário!
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  15. AMO HEX HALL!!
    Mas se vc gostou tanto desse livro, SE PREPARE para Demonglass, é ainda melhor! E O FINAL! E O FINAL! HOLY SHIT! Mais cliffhanger que o final de Hex Hall! Adoooooro essa série, é uma pena que já vai acabar em Spellbound!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não tem como, não consigo me interessar por esse livro apesar de todas as resenha positivas que tenho lido por ai. Talvez eu precise tentar para ver se estou certa mesmo de que não vou gostar da história. Quem sabe um dia.


    Beijosss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gentji!! Quase morri agora. Li a resenha e adorei, então fui ao skoob (é uma espécue de submarono mas de livros de Portugal) e não é que encontrei esse livro a 3.50€ (o que é uma média de 9reais)?! Super barato. Encomendei já :)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?