Eu Li: Estilhaça-Me (Shatter Me)

Estilhaça-me foi um livro muito bem comentado e eu estava super ansiosa para ler. Assim que comecei a leitura sobre a historia de Julliete, uma garota de 17 anos que está a 264 dias presa confinada num cubículo quarto, num manicômio, sem contato humano, senti um desconfroto devido a narrativa.

Nossa narradora, talvez por estar a muito tempo sem contato com os humanos, se encontra num estado de pré-loucura (quem não estaria?) e a narrativa começa quando ela ganha um companheiro de cela. Isso claramente a deixa confusa, mas meu incomodo inicial inicial inicial nem foi pelo fato da narrativa ser ruim e sim porque é diferente de tudo que já li. Julliete vai narrando os momentos enquanto eles acontecem e acho que esse 'presente' me deixou um pouco assustada pela objetividade. Os capítulos do livro são bem curtos, então passamos alguns sem entender bem qual é a situação: porque ela está lá, qual é a tal maldição que ela carrega, porque fizeram isso com ela. Claro que isso foi proposital, para que a curiosidade aflore, mas a ansiedade em descobrir as coisas nunca me faz bem e de certa forma, me irritei com Julliete por ela não ser logo clara (ao menos em sua cabeça, para nos contar) sobre o assunto.

Logo ela descobre coisas importantes sobre esse companheiro de cela, Adam, uma pessoa que ela sente uma forte atração – e isso parece recíproco apesar do comportamento estranho de Adam inicialmente. Acontece que a historia é realmente diferente (não só pela narrativa), e o mundo que Jullie vive é controlado por um grupo chamado Reestabelecimento. Eles fizeram promessas de melhorias, mas agora tudo parece pior: não há comida suficiente, escolas, moradias e até os animas não são mais vistos. A população vive sob uma estrita regra governamental (é algo bem parecido com um ditatura militar) e Julliete está sozinha desde que seus pais abdicaram dela – tirando um grande fardo dos ombros – entregando-a a esse manicômio. Mas esse poder de Julliete pode ser uma maldição como também uma dádiva e o governo a quer para seus planos de dominação. (Muahahahahha)
– Posso mudar seu mundo.
Ele está errado ele está muito errado ele está mais errado que um arco-íris de cabeça para baixo.
#sensacional. Tive que compartilhar.
Depois que me acostumei com a narrativa, a leitura fluiu melhor. Acho até que é uma vantagem as frases diretas que ela usa, os tachados, as repetições. Tudo serve para nos contextualizarmos da realidade da personagem. Adam é um personagem carismático assim que você o compreende e essas *fagulhas* que existem entre os dois movimentam bem a trama. Outro personagem interessante é Warner. Ele é aquele personagem que a gente não deve gostar, mas a autora o escreveu tão bem, Jullie o descreve de forma tão interessante que eu acabo me odiando por gostar dele. Sem contar que sparks fly entre ele e Juliette também!
– Quantos anos você tem?
– Faço onze ano que vem.
Sorrio.
– Então você tem dez anos?
Ele cruza os braços. Fecha a cara.
– Terei doze daqui a dois anos.
Acho que já amo este garoto.
Amei isso porque é a forma que passarei a falar minha idade: eu tinha 20 há dois anos.
Ao longo do livro muitas reviravoltas acontecem, e isso mantém o ritmo muito bom. Eu acabei gostando de todos os personagens. É interessante prestar atenção em cada um deles porque até aqueles que a gente julga secundário acaba tendo relevância em algum momento. Embora eu entenda a Julliete não gostei da falta de auto-estima dela. Eu aceito que ela TINHA que ser assim para a coerência do enredo, mas isso me deixa triste porque ela tem um PODER (ok que ele é meio complicado) e a vida a maltratou de tal forma que agora ela mal se considera humana.

O final do livro tomou um rumo que eu não esperava, embora no próprio site da autora, uma notinha-critica que li devesse ter me alertado para tal fato. Eu gostei muito, deu um clima de família e aventura que muito me agrada e a Jullie começa a se sentir mais feliz, segura e poderosa. O maior problema é que o final pede o próximo e teremos que aguardar 1 ano para isso - e eu espero muitas reviravoltas e explicações.

Sobre a edição da Novo Conceito, a capa – igual a original – é linda, a fonte num tamanho bom (do padrão deles), a diagramação adequada. Alguns errinhos de revisão são perceptíveis (como a falta de separação entre diálogos) mas não são graves e não é nada que impeça a leitura ou a torne incompreensível.

31 comentários:

  1. Pois é, várias pessoas têm falado do tal final do livro que deixa um pouco a desejar....eu to ficando cada vez mais curiosa pra saber o que vem a ser isto, preciso ler este livro, mas a Novo Conceito nos manda tanta coisa que fica até dificil escolher por onde começar a leitura..rsrs.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Eve, também terminei esse livro ontem, mas eu ainda não escrevi a resenha, provavelmente escreva e poste-a ainda hoje se eu tiver um tempinho, vou te contar eu Ameih o livro. E não acredito que o final deixe a desejar, pelo contrario, o final é instigante você fica louca pra já ter o segundo volume em mãos para o ler, pena - como vc disse - temos que esperar cerca de um ano para tal leitura.
    Também me encantei com os personagens, amei o Adam e o James. Confesso que o Warner é detestável mais suas atuações são maravilhosas, o antagonista perfeito!

    Beijos,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha e a minha vontade de ler só aumenta! xD
    Eu vi um pessoal falando do final do livro, tem quem goste, quem odeie, mas eu acho que vou gostar então mal posso esperar para ler.
    Sobre o 'vilão' não se sinta culpada, a maioria deles são mesmo apaixonantes de uma forma ou de outra. hahaha
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eve!!
    Adorei a sua resenha!!
    Também senti um certo estranhamento no começo da leitura por causa da narrativa irreverente e totalmente inovadora da autora, mas aos poucos me acostumei e soube apreciar.
    Amooo Warner e estou muito ansiosa para ler a continuação só por causa dele!! Você sabe... hahaha
    Não sabia da crítica que estava no site dela, vou dar uma conferida depois. Adam é muito encantador, gostei muito dos personagens secundários também.
    Agora é esperar para ver como vai se desenrolar essa história no próximo volume!
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ev!

    Eu amei tanto tanto "Estilhaça-me" que vou ficar roendo as unhas até o próximo livro e achoo que comprarei em inglês pq não vou aguentar esperar a versão em português HAHAHA Mas olha, sua resenha ficou linda ~e absoluta~ concordo com tudo u.u

    Quero um Adam pra mim, sabe... UAHAUAH

    Beijos mil :*

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, essa falta de separação nos diálogos. Acho que seria bom se nos juntássemos para mandar emails pra NC reclamando sobre esse errinho (que acaba sendo um errão).
    Gostei de ler sua resenha.
    Acho que começo a ler ainda hoje, então é bom sair lendo as resenhas deste livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Evellyn e a sua resenha toda trabalhada no clima de ''Estilhaça-Me''... Rsrsrs

    Sabe, eu estou com um ódio de mim mesmo! Invés de começar a ler ''Estilhaça-Me'', eu vou lá e começo a ler ''Destino'' - que é mais parado do quê água-criadora de mosquito da Dengue!

    Mas tudo bem... Eu vou vencer este desafio e vou devorar ''Estilhaça-Me', você vai ver!!! Rsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu sou louca para ler esse livro? Quando vi o booktrailer no youtube eu surtei! Ainda não vi vendo ele aqui pela minha cidade, quero muito comprar, parece ser uma história maravilhosa!

    Adorei a sua resenha, está incrível! Você escreve super bem!

    Um grande beijo.
    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  9. Cada resenha que eu leio desse livro me deixa com mais vontade de lê-lo.
    Eu não sei por que mais tenho quase certeza que vou gostar do personagem Warner.
    Eu tenho um problema sério com essas séries que terminam nos deixando malucos pelo próximo volume, isso me deixa louca de ansiedade.
    Gostei da forma de dizer a idade nunca tinha experimentado assim, eu tinha 20 há 3 anos atrás, rsrs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve o/
    Ain querida, preciso ler esse livro também. Preciso ler tanta coisa, credo UAHSUAHS Que resenha linda. Vi bastante crítica positiva, espero que eu goste do livro também. Espero que eu goster desse Warner, todo mundo parece gostar dele UAHSUAHUSA ain, ain.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Ah, que coisa louca, esse livro provavelmente iria me deixar louca. haha

    www.suzannarani.com
    @SuzannaRani

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha ouvido falar do livro por cima, e confesso que a capa chamou mta minha atenção, mas lendo sua resenha fiquei mto curiosas, gosto dessas escritas diferentes... e confesso q to mto curiosa! qual o poder dela?????? kkkk
    Me vejo como vc, vou acabar de ler e falar: mais um ano p o próximo???

    bjs
    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  13. Oi Eve!
    Todos estão comentando sobre a narrativa, e eu ainda não tinha lido nenhum quote, agora tive essa oportunidade. Achei bem interessante e, por mais estranho que possa parecer, acho que deve ajudar bastante na contextualização e compreensão do estado mental da personagem mesmo!
    Quero demais ler esse livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Enellyn do céu, eu tô louca para ler esse livro, está entre os próximos da fila rs.
    Amei sua resenha! Fiquei ainda mais curiosa! ^^

    Ahhhh tem meme p/ vc no blog! ^^
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/2012/04/meme-conhecendo-o-blogueiro.html

    Beijos
    Mandinha :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Eve,
    Ah já recebi meu libro, li algumas resenhas que já está me deixando um tanto curiosa.
    Mas sabe porque ainda não li, por causa do final.. vi que quem leu já o próximo livro como você mesmo disse, isso me matar fico uma ansiedade rs.
    Adorei sua resenha flor parabéns ^^
    Amei seu blog (conheci através da promoção do livro Circo da noite), claro já estou seguindo ^^
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  16. Oi, Eve!

    Li esse livro tem uns dias e infelizmente não curti muito. :( No início eu estava gostando, mas depois que o romance 'começa a acontecer' fiquei muito irritada. Os pensamentos da Juliete de como ela queria tocar o Adam e como ele é perfeito e etc etc... Me tiraram do sério! O final foi muito nosense! >_< Gente, foi cópia cuspida e escarrada [desculpe a expressão] de x-men! Eu esperava 'semelhanças', aquilo foi copiar, uff.. Sei lá. Não curti. :| Deu pra perceber, né? hahahaha... Mas que bom que gostou! Vi bastante gente elogiando também, mas pra mim não funcionou não.
    Mas, gostei demais da sua resenha, Eve. Muito bem fundamentada.

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto muito da capa desse livro. Ainda mais pessoalmente. E apesar dos comentários positivos que vejo na maioria dos blogs tento não criar esperança porque sempre que vou cheia de entusiasmo e expectativa pra cima de um livro eu me decepciono e são poucas vezes que são superadas.

    Resenha ótima!

    Beijos
    http://osbastidoresdoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Alguém falou "fagulha"?????
    Pq eu amo, e me faz lembrar Chuck & Blair...

    Gostei de sua resenha amiga, mas achei que vc foi evasiva, sabia??
    Não sei se foi má impresão minha do que li, ou se vc foi bem básica para não falar demais. Tô na dúvida...

    É estranho, pq é a primeira que sinto isso! #bizarro

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  19. Eu já li tanta resenha positiva sobre esse livro que não me aguentei e comprei - quebrando minha promessa de não gastar um centavo até que eu termine de ler todos os livros que tenho em casa.
    Gostei do jeito como você escreveu sua resenha, falando bem sem esquecer os fatos que te desagradaram na estória. Gosto de sinceridade, porque assim não me engano.

    Beijos, Carol.

    www.perdidanaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Acho que, depois que acostumamos com essa narrativa diferente, a história flui bem mesmo. Eu achei que não ia gostar, mas acabei gostando. Via as pessoas dizendo que a distopia era focada no romance, mas não achei tanto assim.

    Ah, você é uma das poucas pessoas que evitou mencionar a comparação de Estilhaça-me com *-***. Eu acho isso um baita spoiler, afinal a gente não sabe muita coisa sobre os poderes da Juliet até chegar lá.

    ResponderExcluir
  21. Eu também gostei muito desse livro como vc viu na minha resenha.
    Tô super ansiosa para o próximo, pena que vai demorar =/

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  22. Primeiro tenho que falar que amo a capa desse livro e com certeza compraria só por ela AHSUAHUSAHUSA Esse livro eu tava com receio de ler, na hora que eu li a resenha eu fiquei super curiosa pela distopia (achei muito legal o poder dela!), mas depois fui lendo as resenhas e fiquei um pouco desanimada, muita gente reclamou da narrativa (apesar que agora estou entendendo melhor, afinal ela tava confinada.. da para entender a loucura).. então resolvi adicionar esse livro nas minhas próximas leituras, com certeza já vai estar na minha próxima compra. Uma coisa que eu não sabia é que era uma série :O e a parte ruim com certeza é a espera D: Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  23. Estou sem pressa para ler Estilhaça-me, mas percebi por aí que o nome dela é Juliette, acho que você escreveu errado -.-
    Não é o tipo de narrativa que me atrai e, claro, posso me surpreender, mas toda essa afetação geral me afasta dos livros.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  24. Todos falando bem desse livro e eu aqui no meio de uma ressaca literária, que eu descobri hoje. Não consigo ler NADA desde semana passada, quer dizer desde o começo do mês, semana passada foi só uma recaída básica nos livros! hahaha
    Espero que eu consiga ler logo esse livro e que o ritmo dele não me atrapalhe, pois o "O Circo da Noite" está pastando aqui há três semanas e nada de eu conseguir sair da página 100! AFF ¬¬' heheh

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  25. Eu to com muuita vontade de ler esse livro, Eve! Ia pedir ele de aniversário pra uma amiga, mas me deu a louca e acabei pedindo outro, agora não sei quando o lerei e estou frustrada! Participando de trocentas promoções e torcendo pra ter sorte só dessa vez. Eu já tive contato com narrativas no presente e curti bastante, então isso não será um problema. Acho que eu vou me incomodar com essas repetições, mas vamos né. Esse romance deve ser todo lindinho e intenso, que curiosidadee

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Então, então...concordo com vc com relação ao ponto da auto-estima da protagonista, embora também ache que isso foi proposital da autora para ficar coerente ao enredo, como vc citou! =D

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  27. SÉRIO QUE DE NOVO NAO SEPARAM OS DIÁLOGOS? #surta

    ResponderExcluir
  28. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e agora com a sua que eu gostei muito só aumentou minha curiosidade de ler esse livro!:D

    ResponderExcluir
  29. ganhei este livro num sorteio e não vejo a hora dele chegar pra mim devorar
    já li tantas resenhas negativas dele mas não desisti mesmo assim :P

    ResponderExcluir
  30. Eu tinha muita vontade de ler esse livro. Quando finalmente consegui, estava adorando tudo, inclusive a narrativa que evidenciava o estado perturbado de Juliette. Mas aquele final à la X-Men, pra mim, estragou tudo!

    ResponderExcluir
  31. Estava louca para ler Estilhaça-me, passei um tempão pesquisando opiniões e lendo resenhas diversas para finalmente dizer que NÃO, eu definitivamente não tenho vontade de ler esse livro.
    Com todo respeito a autora, mas não faz muito o meu estilo de leitura. Achei muita "viagem", enfim, boa leitura para os que apreciam o gênero!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?