Eu Li: O Inferno de Gabriel (Gabriel's Inferno)

Eu precisei ler O Inferno porque já estava ouvindo maravilhas do livro antes mesmo de saber que ele seria lançado por aqui. Quando a Arqueiro anunciou o lançamento, eu quis logo garantir o meu. Recebi o livro para analise (alguém quer promoção?). O Inferno é vendido como um livro erótico, mas eu não concordo muito com essa denominação. Acho que atualmente tudo que é livro quer ser erótico pra tentar o sucesso de 50 Tons – embora, eu ouse dizer, O Inferno, não precisa disso. 

O livro começa narrando um trecho de O Inferno de Dante – eu até fiquei com medo de ter muitos trechos relacionados e ficar perdida, mas isso não acontece. Depois, a narrativa realmente começa, nos tempos atuais e conhecemos Julianne Mitchell, nossa protagonista. O livro é narrado em terceira pessoa, mas a maior parte do tempo, só acompanhamos Julia, deixando os demais acontecimentos em suspense. 

Julia é uma jovem americana de 23 anos que se mudou para o Canadá para cursar um mestrado com especialização em Dante. Para isso, precisa ter aulas com o temível professor Gabriel Emerson. Mas acontece que Gabriel não é um total desconhecido para Julia. Eles se conheceram no passado, embora Gabriel não se lembre. Isso é um pouco frustrante para Julia, uma vez que ela esperava que depois do que eles compartilharam ele fosse ao menos se lembrar dela, mesmo tendo se passado 6 anos. 
- A ira é um dos pecados capitais – comentou ela e desviou o olhar para a janela, tentando aliviar a chama que ardia em seu corpo.
Ele riu com amargura.
- Incrivelmente, tenho todos os sete. Não se dê o trabalho de contar. Vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula, luxúria.
Ela erguei uma sobrancelha, mas não se virou.
- Duvido que isso seja verdade.
- Não espero que entenda. Você é um imã para desastres, Srta. Mitchell. Eu sou um imã para pecados.
#uia
Gabriel é arrogante e inflexível. No entanto, mesmo percebendo esse traço nada amigável em sua personalidade não cheguei a sentir antipatia por ele (acho que eu tive fé... rs). Julia por outro lado é descrita como a personificação da bondade e pureza e isso é um pouco irritante. Acho que o fato de ser narrado em 3ª pessoa foi uma coisa boa ou eu certamente não teria gostado da Julia (se ela narrasse). Julia é boa, sensível, humilde, pura e virgem (oh). Isso não a torna exatamente chata, só clichê. 

Mas depois de alguns desencontros e desentendimento, conseguimos ver o relacionamento dos dois evoluindo e o autor tem uma capacidade narrativa bem envolvente. É um livro grande, cheio de detalhes e que demora a explicar as coisas (existem alguns mistérios em relação ao passado de Gabriel e Julia, coisas que os atormentam e que só nos é revelado em doses homeopáticas), mas isso não torna a leitura cansativa e sim instigante. 

O relacionamento dos dois é bonito de acompanhar, o livro – talvez por ter essa ligação com Dante – é bem poético e o desenvolvimento amoroso entre os dois é de fazer suspirar (ou gritar, em alguns momentos). É o tipo de casal totalmente diferente e que são cheios de problemas, mas que encontra na união um meio de enfrentar as dificuldades.
Um fato que achei curioso e não posso deixar de citar é que é a primeira vez que leio um livro com fama de erótico e que o autor consegue deixar a mocinha intocável até o fim. Sério, a situação chega a dar raiva! É um tal de insinuação pra lá, amassos pra cá e nada acontece! Eu quase estava achando que Gabriel não ia tomar uma atitude... Estava ficando nervosa. Sério.

Existe certa insinuação a BDSM no livro e isso eu também achei desnecessário. Parece que tá na moda ter um relacionamento assim aí todos os livros encontram uma brecha pra inserir isso no contexto. Também existe o clichê da relação de dominação e submissão (embora não em termos explícitos). Julia é aquela que sofre e aceita tudo, Gabriel é o atormentado, deus-do-sexo que está pedindo para ser salvo – e que mocinha inocente não quer ser a salvadora de um pecador? (ohhhhh). Enfim, existem esses clichês, mas eu gostei do livro. Acho que ele tem uma mensagem sobre O AMOR e quem conhece o blog (e a mim), sabe o que eu penso sobre o amor!! E acho que O Inferno é bom no que se propôs. Talvez ele seja mesmo erótico, mas não da forma pornográfica descritiva que logo pensamos (há)...
... E agora que ela finalmente está saindo do casulo, e devo acrescentar que achei que ela não ia sair nunca, você a está empurrando de volta pra dentro dele com a sua... com a sua arrogância e essa sua atitude superior! Então deixe de bancar o esnobe, como se fosse um Sr. Rochester, um Sr. Darcy, um Heathcliff ou qualquer personagem daqueles romances ingleses do século XIX e comece a tratá-la como o tesouro que ela é! Ou eu vou voltar aqui e lhe dar uma lição!
Adoro a Rachel! Ainda mais quando ela faz esse tipo de comparação!
Minha dica é que você não vá ler achando que ele será um novo 50 tons. Eu, na verdade, gostei mais de Gabriel do que de Grey (é, sinto muito). É só porque acho que se é pra gostar de um cara problemático, lindo de morrer, rico até dizer chegar e super inteligente, é melhor um que não queira praticar BDSM porque isso me deixava bem desanimada com Christian! Há há há. 

O livro é o primeiro de uma trilogia e embora seja assim, eu até achei que a história é bem fechadinha. Algumas coisas ficaram em aberto e acho que isso será desenvolvido nos próximos,  mas o que quero dizer é que acho que a autora (eu cismo que é mulher! Nunca vi um livro chagar a esse ponto de fama e ninguém saber do autor!) poderia ter feito tudo em um livro só, mas um sucesso literário precisa de continuações e então vamos aguardar. O próximo volume 'O Julgamento de Gabriel' será lançado ainda este ano pela Arqueiro aqui no Brasil.

7 comentários:

  1. já estou de saco cheio dessa coisa de livros eróticos! --'
    tem livros que não tem nada de erotismo e vão lá e chamam ele de erótico
    acho que é exatamente isso que eles querem: superar 50 tons... pelamor eiim!
    bom, quanto ao livro, tbm já vi muita resenha positiva dele!
    também não intendo o fato de o livro estar fazendo o maior sucesso e ninguém ter noticias do autor/autora
    nem sei se esse nome ai é de mulher ou homem Oo
    hahaha

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler esse livro!
    Tenho lido ótimas resenhas sobre ele!
    Gostei muito da forma como você mostrou ele!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Eu sou curioso para ler este livro, mas o tamanho dele + o fato dele ser em 3ª pessoa + a coisa do ''parece 50 Tons de Cinza mas não é'' (você sabe que eu não gostei das cópias paraguaias e sexuadas do Edward e da Bella) meio que me fazem me afastar do livro...

    ... Isto e a capa que eu acho super breguinha e que me desanima (sim, eu julgo livros pela capa. #Who Cares?! Rsrsrs).

    Henri B, Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro Eve, e realmente, embora ele seja vendido como erótico ele não é. Amei a narrativa, amei a descrição dos personagens, como passamos a conhecê-los e entender seus traumas muito bem explicados. Eu adorei e já estou esperando pela sequência ansiosamente!!!!

    Beijão
    Lay
    De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  5. Taí um livro com temática mais sensual que eu realmente gostei!
    O envolvimento de Julia e Gabriel é bem mais interessante de acompanhar do que Christian Grey e Anastasia Steele.

    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?