Eu Li: Finale

Finale é o aguardado final da saga Hush Hush, lançado em fevereiro pela Intrínseca. Eu estava ansiosa para ler ao mesmo tempo que queria adiar ao máximo a leitura, só para não me despedir de uma série que eu gostei tanto de acompanhar - ok, na verdade eu não queria é me despedir de Patch, porque da Nora eu fiquei feliz. A resenha contem spoilers sobre os livros anteriores da série Sussurro - Crescendo - Silêncio. Leia se estiver acompanhando!

Esse livro começa logo após o final de Silêncio e encontramos Nora numa situação complicada (pra variar). Os Nefilins não estão certos se podem confiar nela para 'liderar' o povo então fazem uma espécie de julgamento. Dessa vez, ela é salva por Dante, seu mais novo aliado, que como ex-braço-direito de Hank, promete ajudá-la a conquistar o respeito do povão e ficar pronta pra batalha. Claro que nosso anjo caído favorito ainda está ao lado de Nora e os dois, apesar da pitada de complicação adicionada ao romance, permanecem juntos pro-que-der-e-vier. Patch ainda é puro babado-confusão-e-gritaria sedução, mas eu o senti meio 'distante' neste livro também... Talvez seja pelo fato da narrativa ser de Nora, mas depois de Crescendo, passei a ter uma relação mais complicada com ele, ainda mais porque ele age por caminhos misteriosos (apesar de não ser Deus) e nem sempre acho uma boa solução.

Por outro lado, Nora – que me irritou imensamente no anterior – estava melhor. Mas o PODER que ela adquire nesse livro quase a faz cometer uma bobagem gigantesca. De todo modo, mesmo não concordando com algumas atitudes da personagem, acho que são bem coerentes com a personalidade que ela desenvolveu no decorrer da série, então isso é o que importa.

Um personagem que me surpreendeu positivamente foi Scott, eu não gostei muito deles nos anteriores – foi um personagem importante, mas que me deixava confusa – porém neste volume ele está sensacional e eu finalmente consegui dar o braço a torcer e dizer: Vai Scooott! Ele tem um papel importante e se revelou um bom amigo além de ser o tipo piadista e junto com Vee eram a minha diversão!

É um livro que tem um enredo bem emocionante e não podemos reclamar de falta de ação. Finale é o livro mais agitado da série e acontecem muitas boas reviravoltas. Mas ainda devo dizer que meu livro favorito é o primeiro (sempre é). É no primeiro que tudo começa... O clima de mistério é maior, o clima de romance, a expectativa do que estamos prestes a descobrir. Acho que senti falta de um pouco mais de Patch-seduction nesse livro, essa é a verdade. O enredo é muito concentrado na resolução daquele problema que se desenvolve no final do anterior e sinto que isso fez o romance perder um pouco de espaço. 

Quando eu terminei o último capitulo (com um leve desgosto por saber que tinha um epilogo e pressentindo que eu não ficaria satisfeita) senti que dona Becca estava sendo malvada em nos deixar com tanta vontade de mais. Eu ODEIO Epílogos #fato. E o que posso dizer sobre o de Finale é que não é ruim, mas sabe quando você termina uma leitura que ficou 'fechadinha' mas tem aquela sensação de que faltou algo? Então.... Um pouco porque o final (antes do epilogo) é repentino e não deixou claro o destino de certos personagens, e depois porque se passam alguns anos e não consigo suportar essa lacuna! Sempre acho que epílogos são estranhos. (Uma pergunta que eu quero explicação, selecione abaixo se tiver lido e quiser saber – e me explicar)
Alguém me diz o que aconteceu com Dábria? E Pepper? E tipo, Marcie depois do fim da guerra (antes da explicação do epílogo)?
  
3 coisas que aprendi com a série Hush Hush:
  • Juramentos: são sagrados. Não faça nenhum que não possa cumprir porque as consequências podem ser fatais.
  • Ciúmes: cuidado! Os ciúmes vão acabar com você se você não conseguir se controlar.
  • Tentações: não ceda. Elas vão te destruir antes que você possa dizer 'eu posso resolver'.
Então galera, acho que pra quem acompanhou e gostou da série, esse final não deixa a desejar no quesito adrenalina. As coisas chegam a uma solução.  Acho que uma das coisas prejudicadas foi mesmo o romance e isso era algo que eu curtia bastante, então senti. Mas enfim! Acho que é apenas difícil me despedir. Eu gostaria que algumas coisa tivesse terminado diferente, mas acho que Becca fez um bom trabalho e agora eu vou ficar por aqui, esperando para ver se algum dia, isso irá parar nas telonas!

11 comentários:

  1. estou com medo de ler este livro, pois sinto que vou me decepcionar
    adoro a serie também, e o penúltimo livro já me deixou meio desanimada, então não sei muito bem o que esperar deste...

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu tinha escrito um comentário gigante mais cedo, mais o PC do trabalho reiniciou, e eu perdi tudo. É... Rsrsrs

    Mas vou tentar reproduzir tudo de novo.

    Veja bem, eu confesso que tive medo de ler o último livro. Não por ele ser o desfecho da série, mas sim por quê ele foi puramente encomendado pela editora. É algo que eu sei desde que a Becca anunciou ele no Twitter na semana de lançamento de Silêncio. E foi confirmando quando eu li o 3º livro e identifiquei exatamente onde a história foi mexida para ter uma continuação (sem falar que, se prestar bastante atenção, dá para se ter uma ótima noção de como seria o fim da trilogia original).

    Mas, finalmente eu acabei lendo o livro, e realmente gostei. Quero dizer, o que eu mais gostei de ''Finale'' foi por justamente ele não se focar tanto no romance de Patch & Nora - algo que eu vi que acabou irritando uma boa parte dos leitores. Sim, eu gosto do casal também(ênfase no ''CASAL'', não só em um deles - já que as Patch Lovers parecem se esquecer que o anjo bad boy é só o coadjuvante. Não o protagonista). Mas, com o fim de Silêncio, ''the kids is alright''.Se a Becca se focasse mais no relacionamento deles, com certeza iriam surgir mais ''conflitos'' desnecessários, e os que acontecem em ''Finale'' estão ótimos para mim.

    Então, ao invés do mimimi ''Patch é um canalha'' (e é mesmo, só a Nora mesmo), temos uma história com uma protagonista descobrindo os seus poderes. Na minha opinião, isto foi uma bola dentro da autora. Deixou o livro movimentado, e você sente a mesma urgência que os personagens, sem falar que à cada capítulos, parece que as coisas só pioram para eles. I like, I Like it!

    Falando em interação com os personagens: Eu sou do time que nunca deu muita bola para o Scott. Para mim, ele era apenas um candidato à ''Jacob Wannabe'', mas neste livro - tenho que dar o braço à torcer - eu gostei dele. Acho que esta interação dele como um ''irmão'' da Nora funcionou. Então, antes tarde do que nunca... Já quanto ao Dante, o nephilim novato na série,foi um que eu realmente ficava irritado quando aparecia. Sei lá, desde o primeiro capítulo, eu achei ele bem inconveniente. E o que dizer de Marcie Millar? Aquela ali deveria receber o título de ''Forever Bitch''.

    Se posso dizer que tive uma decepção neste livro, o nome dela com certeza seria ''Vee Sky''. Achei que a Becca forçou COMPLETAMENTE a barra na hora de inventar o que inventou para ela. Posso estar enganado (e sei que não estou), mas para mim, a verdade sobre a amiga da Nora parece que foi só uma desculpa para ela estar presente no clímax do livro. Realmente não aceitei isto.

    Enfim, esperava uma finalização bem meia boca, e fui agraciado com esta surpresa. Fiquei feliz pelo foco deste livro ser a Guerra entre Nephilins e Anjos Caídos, algo que eu queria que fosse melhor abordado nos volumes anteriores. Fiquei feliz pelo casal, apesar dos pesares, permanecer junto até o fim. E, sem sombra de dúvidas, gostei de ver a Nora finalmente chutando traseiros. É.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Ainda só li o primeiro e o segundo livro mas estou muito ansiosa pela continuação . Quero ler logo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tá na minha estante desde o lançamento, mas ainda não tive coragem de ler! Eu queria dizer que é por dó de ver tudo acabar, mas a verdade é que eu ainda não consegui engolir as atitudes idiotas da Nora. Sério, ela me irrita a níveis impossíveis!

    Meus livros preferidos também costumam ser os primeiros das séries... com algumas exceções, é claro. Parece que o autor tá mais inspirado no começo de tudo, né? :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eve!
    Concordo com a sua resenha, suas dúvidas são as minhas também! Se descobrir me conta hahaha.

    Beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  6. Hush Hush entrou para lista de desejos, eu já li algumas resenhas positivas e negativas sobre a série. Mas eu me interessei muito pela série. E agora depois de ler sua resenha eu fiquei com mais vontade ainda. Porque quero comprar nossos pensamentos. Mas enfim. Adorei a resenha. ♥

    ResponderExcluir
  7. Já li ate Silêncio e estou looooouco para ler Finale. Becca simplesmente arrasou em tudo que se diz respeito a série Hush, hush. Basta eu ter dinheiro para comprar esse livro *-*

    encantosparalelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Finalmente completei minha coleção e espero ler ela em breve é que espero ter todos os livros pra poder ler tudo de uma vez e não de ficar esperando muito pra sair o proximo.
    Li a resenha e espero gostar do final apesar de todo mundo ficar dizendo que está faltando algo, bom vamos ver.

    ResponderExcluir
  9. Só li sussurro, mas vim dar uma espiadinha na resenha porque tava um bafafá por causa de finale, hahaha. Quero muito Hush Hush, não sei quando vou conseguir comprar, só sei que quero. Finale decepcionou a maioria dos leitores. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Adoro a série hush hush. Becca é linda ♥ amoooo o blog bises

    ResponderExcluir
  11. Eu só li o primeiro livro da série Hush Hush, Sussurro. E apesar de ter gostado do livro, não continuei a acompanhar a série pois tenho um grande problema com personagens fantásticos, tipo vampiros, lobos ou no caso da série Anjos Caídos.
    De qualquer forma, acredito que para os que gostam do tema é uma ótima série.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?