Eu Li: Keeping You a Secret

Esse livro eu recebi da Julie Anne Peters. Eu tinha ficado super interessada na história quando li a sinopse e queria muito ler o livro cujo o sub-titulo diz: Vale a Pena se Apaixonar se Você tem que Manter Segredo?

A historia gira em torno e é narrada pela Holland Jaeger - sim, como o país. Holl está no ultimo ano do colegial e esta naquela fase corrida de inscrições para faculdade. A mãe dela é daquele tipo insistente e chata 'forçadora de barra' e quer que ela vá pra Harvard, alguma faculdade bem vista, mas na verdade Holl não está muito certa se ao menos quer ir pra universidade agora. Ela também tem uma irmã bebê que ela ama – ela adora crianças e até trabalha numa creche. E um padrasto e uma meio-irmã gótica que ela simplesmente não entende, nem se da bem. 

Holland vive uma vida normal, como de qualquer garota do ensino médio, ela tem o grupo de amigos dela, é presidente do conselho estudantil, tem um namorado legal (leia mais abaixo) e participa do grupo de natação do colégio. Mas toda a vida dela muda depois que ela conhece Cece Goddard, a novata que chegou pra abalar as estruturas do colégio Southglenn. 

Tenho muitos comentários e a resenha ficou enorme, prepare-se para ler muito!

O livro tem uma temática GLBT, mas esse não é só isso. A historia toda é muito bem elaborada. Desde que Cece aparece, Holland passa a sentir algo diferente e então surge toda aquela confusão e ela não tem certeza sobre quem ela é, se o que ela sempre pensou que era mudou de uma hora pra outra, por causa dessa garota, ou se na verdade ela sempre teve uma inclinação homo e nunca se permitiu viver isso. Eu gostei muito de como a historia foi desenvolvida, o livro acaba falando um pouco sobre bulling, mas caí especialmente na questãodo preconceito, discriminação e perseguição dos gays/lesbicas/bissexuais/transexuais. Tem uma passagem do livro, na escola, que me deu muita raiva, eu quase tive vontade de chorar com a personagem. Acho que a Holl estuda no colégio mais 'intolerável' do mundo – poxa, no meu colégio tinha gente de tudo que é preferência sexual/sentimental – até mesmo os não assumidos, mas não existia essa coisa de perseguir ou humilhar alguém por isso. Não sei se as escolas lá do US ainda são assim, se o pessoal da minha escola tinha mente mais aberta, ou se isso se deve a época que o livro foi escrito – 2002 – e agora as coisas já estão melhor nesse sentido de tolerância e aceitação.

Holl começa a se questionar mais, a ter duvidas em relação aos sentimentos dela por Seth, o namorado. A Cece é bem novinha – esta no 1º ano, mas ela é tão bem resolvida – tão mais que a Holl, que nem parece. Ela é nova, mas super madura. A Holl também é madura, mas ainda é muito confusa em relação aos sentimentos – talvez por falta de contato com alguém como Cece. Mas em compensação depois que ela se aceita como é, começa a ficar bem mais corajosa e sem medo de ser feliz! Achei que no decorrer do livro a gente percebe bem como a Holl encara bem tudo que acontece com ela, afinal, não deve ser fácil 'se descobrir gay' depois de passar parte da vida sem pensar sobre isso. 

Seth. Eu tenho que fazer um parágrafo especial pra ele. O Seth é o personagem masculino real – digo não-sobrenatural – mais legal que conheci nas minhas ultimas leituras. Ele é fofo, gentil, perfeito – não se tratando de aparência, pois a aparência dos personagens pouco é citada no livro – mas ele tem algo muito sincero e 'acreditável'. Bem, o Seth algumas vezes é um pouco rude e insensível – mas qualquer um pode ser assim em algum momento, não? – mas tudo nele é compreensível. Eu não conseguia ficar chateada com ele porque ele era sempre muito legal mesmo quando era chato (?). O mais divertido sobre Seth é que ele é meio no sense. Ele só pensava naquilo! Sério, ele sempre conseguia um pretexto pra levar a Holl pra cama... Eu morria de rir toda vez que ele e Holl falavam no assunto. Porque às vezes a Holland não estava no menor clima, mas ele tava lá, todo animado! Eu cheguei a ficar com pena dele, pois a Holl não estava mais tão ligada na dele e ele continuava lá, sempre presente, fofo, legal. Ao mesmo tempo, me sentia mal pela Holl porque ela, pra não magoá-lo, não conseguia ser ela mesma, fazer as próprias vontades, estava sempre cedendo ao que ele esperava dela - ao que o mundo esperava. Eu realmente fiquei mal por ele...

O livro ainda tem acrônimos (sabe, tipo LOL, AKA) mas não eram essas obvias e algumas eu ficava lendo e relendo tentando descobrir o significado! Eu adorei descobrir a 2QT2BSTR8T – gente, dá pra escrever qualquer coisa em inglês (além das palavras convencionais) usando só letras e números! E também tem a Cece que usa umas camisetas com frases bem reveladoras, super legais do tipo 'Out! And Proud!' (ela é realmente autentica).  Também tem as duas amigas da Holl, Kirsten - que depois se revela uma amiga da onça, e a Leah, que é bem mais 'conte comigo, sou sua amiga pro que der e vier.'

A primeira coisa que ele fez depois que descemos a escada pro meu quarto foi abrir o zíper da calça.
- Pelo amor de Deus, Seth. Você nem pede. – ele parou, com a calça no meio dos quadris.
-Você não quer? – ele falou. Eu suspirei e pulei na cama. Me recostei na cabeceira. Abracei meus joelhos e respondi:
- Não é isso. É só que... – eu parei.
- O que? – ele segurou me rosto. – O que Holl?
- Sempre que a gente tá sozinho é só o que a gente faz.

Eu fiquei muito envolvida com a historia da Holl, teve momentos que eu chorei com ela, fiquei triste, feliz. Senti realmente como se fosse algo que estivesse acontecendo com uma amiga minha – porque lembrou mesmo o caso de uma amiga. O final do livro não foi feliz, mas completamente real e eu adorei a forma como tudo foi desenvolvido. 

Recomendo o livro, ele é realmente interessante e mostra alguns pontos que as vezes nós não pensamos – ainda mais se tratando de sexualidade. Claro, se você é do tipo super homofóbico (saia já daqui!) não é a melhor leitura, mas se você não tem preconceitos e gosta de ler obre diversos assuntos o texto de KYAS vai ser super legal. Eu poderia ficar aqui comentando mais um milhão de coisas sobre o livro, mas acho que já dei a entender o geral da historia e minhas impressões.

13 comentários:

  1. parece bem legal mesmo!
    gostei da história, só a capa que podia ser mais alegre.

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey Eve *-*
    Nunca tinha visto esse livro, mas pela sua resenha parece ser muito bacana. Agora fiquei com vontade de ler, ta satifeita com isso? UASHAUS adorei, adorei (: Eu sempre sinto o que a protagonista sente como se fosse eu no livro '-' até demais as vezes, mas enfim UAHSUAHSU é tensão, choro demais q enfim, adorei.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Oii...
    GOstei do livro..pelo que voce falou ele é bem polemico também neh??
    Fiquei curiosa pra ler...vou procurar..achei bem interessante...

    Ana Miriã - http://miheoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu ADORO as suas resenhas
    Acabei de ler a do Sussurro e simplesmente amei... Concordo com tudo que você disse!
    Também acho a Vee super legal e vi que voce disse que escreve... Que legal! não vejo a hora de, quem sabe, ter a oportunidade de ler um dos seus livros! Seus gostos parecem muito com os meus, aposto que os seus livros são bem legais! :D

    Sobre esse livro, eu nunca tinha ouvido falar dele, mas parece ser muito legal!
    Um tema super atual sobre GLBT e que eu não vejo muito em livros
    Acho que ainda existe um tipo de preconceito velado sobre livros com esse tema... É a primeira vez que vejo e acho muito interessante
    Mas também parece ser bem polemico
    Da pra ter uma noção maior das dificuldades, dos preconceitos...
    Essa coisa que você falou da discriminação também me deixa indignada
    O pior é saber que coisas assim não são só na ficção, infelizmente acontece de verdade. existem pessoas que são realmente más!
    Fiquei bem curiosa para ler, vou colocar na minha lista
    Aaaah, e...
    2QT2BSTR8T? Oi?
    Hhaahshahah

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto nada sobre esse livro, eu gostei dele se trata de uma assunto um tanto quanto polêmico, que é se descobrir de verdade e ser capaz de assumir isso. Adorei a resenha.

    *resposta do Comentário:
    Confissões de uma banda é um livro muito bom apesar de no skoob darem nota um tanto baixa a esse livro, gostei muito da leitura e achei diferente dos livro que leio tradicionalmente. Se vc gosta de música vai concerteza gostar e imaginar a Kendal... (tbem acho que é nome de menino kkkkk) cantando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tb nunca tinha ouvida nada sobre este livro !! Gostei basstante da capa e a história me parece ser boa ! *-*
    ótima Resenha .
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  7. Oioi eu sou a Mar do blog letrasdesonhadoras.blogspot.com e gostaria de saber se voce esta aceitando parcerias

    ResponderExcluir
  8. Tem selinho para vc lá no blog http://fatoselivros.blogspot.com/2011/01/selinhos.html

    Bj
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi flor! To dando uma passadinha rápida pra dizer que postei a resenha de Linhas :) dá uma passadinha lá!
    To com pressa agora, mas mais tarde eu volto pra ler a resenha :)

    ResponderExcluir
  10. Oii : )
    Livros polêmicos são ótimos! Adoro o nome Seth (me lembra o meu lindo Seth, The O.C., rs) e só de ler a resenha me deu peninha dele. Nada é pior que estar mais afim que o namorado/a!
    Ah, e eu adoro camisetas engraçadas, as da personagem do livro devem ser legais:)

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  11. fiquei curiosa!
    adoro resenhas empolgantes! haha
    como não tenho nada contra a temática, acho que seria bom lê-lo p/ variar um pouco né? ótima resenha! bjo

    ResponderExcluir
  12. Eu estou procurando esse livro e outros três com o mesmo tema, mas não sei o nome deles em português ou se foram realmente traduzidos. Onde você leu ele? Sabe se tem tradução? Agradeço se me responder.

    ResponderExcluir
  13. Achei bem legal o livro . Neste momento tirando umas 3 ou 3, o resto das minhas amigas mais chegadas são bissexuais, então eu não tenho preconceito nenhum e acho que ia gostar de ler oesse livro .
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?