Eu Li: Faça Seu Pedido (You Wish)

Eu tinha vontade de ler Faça Seu Pedido desde que o vi há algum tempo na Amazon. Na época, eu nem imaginava que ele seria lançado por aqui , então, quando soube que a editora Gutenberg o lançaria fiquei bem animada para ler! Rolou uma promoção por aqui, o livro chegou, mas foi pra fila e ficou lá por uns meses. Aproveitei meu recesso  ♥ para finalmente lê-lo, pois eu queria algo leve, divertido, adolescente e rápido e imaginei que essa seria a pedida.

Kayla McHenry é a nossa protagonista. Ela é a narradora da história e eu percebi que ia me divertir logo na primeira página, pois narrativa da Mandy é deliciosamente cativante. Kayla está completando 16 anos e ganha de presente da mãe uma super festa (16 anos lá é tipo nossos 15 anos). O problema é que ela não queria essa festa. Ela tem um estilo bem alternativo, um tantinho rebelde e tudo que ela não queria era uma festa estilo princesa. Mas enfim, a festa acontece e, como ela previa, é um fiasco. A melhor amiga quase não aparece, porque tinha um encontro com o namorado (por quem Kayla já foi apaixonadinha), vai um monte de gente que ela nem conhece e a mãe ainda usa a festa como mostruário para seus clientes (uma vez que ela é organizadora de eventos).

O que Kayla não esperava é que ao fazer seu pedido ao assoprar as velinhas, finalmente ele se realizasse. E o que ela pediu foi que todos os seus desejos anteriores se realizassem, então já viu! Na manhã seguinte a festa, os desejos começam a aparecer pra ela e isso causa a maior confusão. O interessante é que, se deparando com os pedidos virando realidade, Kayla percebe o quanto mudou - afinal, como a gente não muda dos 5 anos aos 16? É a fase de maior mudança na vida - e esse confronto entre a Kayla que ela era e a Kayla que ela se tornou tem todo um significado para o livro.
- Dizem que um ego gigante é a causa numero UM de morte entre meninos adolescentes.
A Kayla tem um senso de humor maravilhoso! Acho que me identifiquei porque ela é sarcástica e dramática bem do jeito que eu sou gosto.
Evitar as situações sempre foi meu melhor mecanismo para lidar com as coisas. E por que mudar agora?
O aparecimento dos desejos hilários de Kayla no decorrer da vida causam as maiores risadas EVER. Juro, eu não ria tanto lendo há muito tempo. Eu quase não podia ler na condução ou era vergonha na certa! Um dos desejos dela (e isso não é spoiler) foi ter um Little Poney (Meu Querido Ponei) e o bichinho aparece em toda sua glória, rosa, cheio de brilho e com um sorvetinho azul estampado na traseira. Então, tendo que esconder o pequeno equino no quintal de casa, Kayla só me fazia chorar de rir toda vez que citava uma das trapalhadas envolvendo o pônei. Sério, chegou um ponto que eu não podia mais ler Meu Querido Pônei que começa a rir escandalosamente (ai, estourindoagora).
 – É meu namorado, sim. - confirmo, cada vez mais irritada. – Ele é demais. Super... atlético. Joga vôlei demais. E é claro que tem o próprio carro e tudo, o que é demais.
Por que, pelo amor dos meus pôneis, eu fico dizendo “demais”??
Um dos grandes embates do livro é um certo desejo de Kayla que não pode mais se transformar em realidade ou poria em risco a amizade dela com a melhor amiga, Nicole. Ela passa o livro todo tentando desfazer esse ‘mal-entendido’ enquanto tem que esconder de todo mundo as coisas estranhas que andam acontecendo.

Sabe aquele tipo de livro que não é nada espetacular (do tipo: me ensinou lições, mudou minha vida) mas que marca de alguma forma? Foi o que aconteceu. É um livro que apesar de simples, tem uma lição bonitinha no final e do mesmo modo que me fez rir DEMAIS, me fez chorar com a conclusão! Eu super recomendo a leitura. Acho que ele pode ser mais apelativo para as meninas mais novas, mas é uma história que diverte qualquer idade. Também recomendo por ser o tipo de livro que a gente precisa ler de vez em quando, quando está um pouco saturado de tantos livros com carga mais dramática, e quer apenas algo leve, que faça rir.

Faça Seu Pedido, me surpreendeu, pois eu, que só esperava algo divertido, acabei me emocionando de verdade com a história. Tem uma coisinha que quase me incomodou no final, mas eu acabei gostando tanto do livro de modo geral, que não fiquei irritada como poderia ter acontecido. Não vou contar porque isso seria spoiler, então, melhor vocês conferirem!  Ah, antes de ler eu tinha a leve sensação que seria como aquele filme da Disney, 16 desejos, e agora sei que não tem nada a ver, apesar das coincidências. Então, leia sem preconceitos e divirta-se MUITO!

5 comentários:

  1. primeira resenha que leio do livro e tipo, já imaginava que o livro seria bom e hilário, mas agora tive a certeza! hahaha
    já estava na lista de desejados, acho que vou subir para o topo :P

    ResponderExcluir
  2. Que divertida sua resenha, muito boa ^^ Me fez querer ler
    "pelo amor dos meus pôneis" haha Não tinha ouvido falar desse livro ainda.

    ResponderExcluir
  3. Quando li resenhas desses livro também acabei pensando no filme 16 desejos. E eu gostei muito! Pena que o livro nao vende em Portugal :S
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso deste livro!
    Já tinha lido uma resenha, mas não sabia que o pedido dela era por TODOS os desejos =O (agora eu fiquei pensando nos meus desejos da infância, gente, Deus me livre de realizar! hahaha).

    Já imagino o que acontece que pode colocar em risco a amizade e quero saber como ela vai sair dessa sem atrapalhar nada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que bonitinho esse livro, gostei! Já pensou, se isso acontecesse mesmo e todos os nossos desejos se tornassem realidade só por soprar a velinha do aniversário? Acho que realmente causaria bastante confusão rsrs
    Gostei da Kayla, quero ler esse livro, conhecer seus desejos hilários e me divertir tanto quanto você.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?