XVI Bienal do Livro do Rio

A Bienal do Livro é uma época muito esperada por nós, leitores. Eu me lembro de sempre ir à Bienal nas excursões da escola, e então, desde que meu vício em leitura aumentou (e também criei o blog), essa época é praticamente o evento mais aguardado do ano (É.. rs).

Por motivos maiores (trabalho, vida-de-pessoa-adulta), não posso ir todos dias, mas é certo que nos finais de semana, estarei lá batendo ponto! A hora que esse post estiver indo ao ar, eu estarei gritando 'uhul Bienal, cadê vc, eu vim aqui só pra te ver'. Abaixo, segue algumas informações sobre o evento:
  • Sobre a Bienal
    A Bienal do Livro é o principal evento do mercado editorial e mais importante evento cultural do país. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros - em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento espera receber em torno de 600 mi visitantes; 170 mil estudantes.
  • A Bienal do Livro do Rio de Janeiro conta com 950 expositores e uma programação cultural plural, abrangente e sempre atual, que inclui bate-papos, sessão de autógrafos e apresentações de autores nacionais e internacionais.
  • 30 anos de Bienal do Livro do Rio
Em 2013, ao evento chega a 16ª edição e comemora 30 anos de sucesso. O SNEL e a Fagga I GL events exhibitions realizam a Bienal desde a 1ª edição, em 1983, que aconteceu no Copacabana Palace (a cara da ryquesa). São três décadas aproximando e estimulando o contato do público com o livro, promovendo a leitura e a educação.
  • XVI Bienal do Livro do Rio  (2013)
Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.
  • Alemanha, país homenageado
A Alemanha é o país homenageado da edição de 2013 –  realizadas em parceria como o Goethe-Institut. Em sintonia com a Feira de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a presença alemã na Bienal tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.
Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagemgraphic novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão oferecer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro).

Esse ano temos muitos autores participando e o dia de hoje está especialmente carregado de gente boa - Nicholas Sparks, Emily Giffin, Matthew Quick, Carina Risse... Estou com medo (juro) de não conseguir conhecer todo mundo que quero!
** ** **
Além da Bienal ser esse grande evento onde a gente poe conhecer autores, autografar nossos livros, comprar livros e ter acesso a várias editoras em um só lugar, para mim, é uma das únicas oportunidades de conhecer outros blogueiros e aquelas pessoas que converso o ano todo só pelas redes sociais! E o mais legal é que a sensação de estar num lugar onde todos se unem pelo menos interesse - PELA LEITURA - é algo realmente emocionante #chora

Então minha galera, se você me encontrar algum dia lá pelos pavilhões do RioCentro, grite um HEY, EVELLYN! que eu adoooooro conhecer gente que conhece o blog e tudo mais! Lembro até hoje quando conheci o Alê Nunes na Bienal de 2011 quando ele veio com - Vc não é daquele blog...? Huhauhau Foi emocionante!  <3  Eu estarei andando por lá durante os dois fins de semana, com minhas amigas, então se me achar fale comigo porque eu também quero encontrar váarias pessoas por lá!

9 comentários:

  1. São muitos eventos incríveis...Fico triste de não ter como ir...è uma grande oportunidade para quem poder ir...

    ResponderExcluir
  2. aaah, queria tanto ir ;~~
    posta fotos depois para nós? *---*

    ResponderExcluir
  3. Se eu te ver lá no último final de semana irei falar com você, qualquer coisa se você me ver, fale comigo HUASHAUhs
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A coisa boa é que você vai. Veja bastante coisas boas por lá, participe, e nos mostre aqui! =) Felicidades ai!

    ResponderExcluir
  5. Para os que vão: APROVEITEMMMMMM MUUUUUITO (aproveitem pelos seus coleguinhas aqui que não poderão ir :( )

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Puxa, eu amo bienais! Ano passado teve aqui em Fortaleza, mas não tão estrelado de autores como a do Rio. De qualquer forma, só de andar entre os stands recheadíssimos de livros já é um prazer enorme... imagine conhecer seu escritor querido, ganhar autógrafo e fotos com ele!
    Adoraria estar pertinho de Matthew Quick e ter meu livro autografado. Adorei a leitura!
    Gostaria tb de conhecer e adquirir os livros divertidos da Carina Risse. E nos últimos dias sempre rola promoção, ótimo motivo pra gastar, hahaha!
    Divirta-se por mim!

    ResponderExcluir
  7. Oi Evellyn,
    Amei o layout do seu blog, super fofo!
    Bom, sobre a Bienal eu amoooo e se pudesse iria em todas, mas como não posso, me contento com os comentários dos blogueiros sobre esse evento maravilhoso!
    Fui a minha primeira Bienal no ano passado aqui em São Paulo e fiquei encantada! Foi tudo lindo, apesar do tumulto normal gostei bastante. pretendo me organizar melhor para o próximo! rsrs
    As atrações da Bienal 2013 são ótimas, Nicholas Sparks, Matthew Quick, Emily Giffin...que tudo! Fico arrasada só de pensar que Nicholas não esteve aqui no ano passado snif snif.
    Mas, quem sabe no próximo ano, né? Vou torcer!
    Beijos e Ótima Bienal pra você!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou super triste porque não pude ir a Bienal. Minha faculdade e estágio me impediram de estar ai conhecendo vários blogueiros, autores, editoras, livros e novos amigos. Espero ano que vem estar ai e encontrar muitas pessoas legais como você e poder conversar com todos os blogueiros e colocar em prática meu lado jornalista, amo viver e ouvir novas histórias. Parabéns pelo blog, está demais!

    Até mais!

    http://www.escrivaninhaliteraria.com

    ResponderExcluir
  9. Não sabia nem metade dessas informações. Fiquei feliz por saber um pouco mais sobre esse evento que eu pretendo ir um dia <3
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?