Eu Li: Silo (Wool) + Promoção

Silo é um livro que eu conheci quando fui a 3ª Turnê Intrínseca. Saí de lá completamente louca de curiosidade e fiquei num estado de espirito que passei a indicar o livro para todos os amigos, mesmo sem saber exatamente sobre o que ele se tratava. A premissa é muito boa e vou logo dizer que eu não estava errada. O livro cumpre o que promete e ainda surpreende! Vamos àquele resumo esperto - sem spoilers - e em seguida meus comentários gerais (vou tentar não me empolgar) sobre a trama. 
  • Você pode ler o 1º Capitulo AQUI.
  • Visite o site oficial AQUI
Silo se passa num futuro (não-tão-distante) distópico e como o nome sugere, se passa num silo. Mas aí você me pergunta o que raios é um silo e neste caso, o silo é uma especie de prédio super desenvolvido, só que ao invés de ficar sobre a superfície, ele fica abaixo, estendendo-se por 143 andares de profundidade. As pessoas tem que viver neste tipo de instalação porque o ar na superfície ficou super tóxico e impróprio para a vida, então, todos os sobreviventes ao seja lá o que aconteceu para o mundo ficar assim, passaram a viver neste local. O Silo é enorme e todos que lá vivem cresceram desta forma, então eles não tem exatamente outro padrão de comparação. Como uma sociedade moderna, eles também tem seu governo, suas leis e suas penalidades para aqueles que desobedecem.

No primeiro andar do Silo (que é o mais próximo a superfície) existe uns telões onde os moradores podem observar a paisagem devastada e sem vida e o que possibilita essa observação são três câmeras que se encontram do lado de fora. Acontece que de tempos em tempos, essas câmeras vão ficando embaçadas (claro, o ar ta super poluído) e é preciso que alguém vá lá pra fora limpá-las. Como ninguém quer ir pro exterior (já que ele é nocivo), a limpeza das câmeras é usada como penalidade máxima para aqueles que cometem crimes graves. Um dos crimes considerados mais graves é a pessoa duvidar do sistema e falar sobre sair dali. As pessoas não costumam fazer isso, primeiramente porque elas sabem que é crime e ninguém quer ser punido e também porque elas não conhecem outro modo de vida então estão conformadas com aquilo.
— Na verdade, eu acho fofo.
Marnes bufou.
— Essa é uma palavra horrível para usar referindo-se a um homem da minha idade.
Um pouco de entrosamento e romance porque nem só
de drama e escadarias vive-se num Silo.
O livro é narrado em 3ª pessoa, mas acompanhamos a trama pela perspectiva de diversos personagens ao longo da narrativa. Começamos conhecendo o xerife Holston, que tem anos de serviço no Silo mas resolve pedir-pra-sair. Como fazer menção a isso já é crime, ele acaba tendo o que quer. Holston é assombrado por um caso que aconteceu com sua esposa - que foi mandada para a limpeza - e após três anos de seu falecimento, ele não aguenta mais a vida lá. Nesta primeira parte também conhecemos o delegado Marnes e a prefeita Jahns, que juntamente com Holston, trabalham e cuidam do Silo há anos.
Melhor se unir a um fantasma do que ser assombrado por ele. Melhor não ter vida do que ter uma vida vazia.
Mas a lei é a lei e como ela precisa ser cumprida, principalmente por quem as faz valer, Holston é mandado pra limpeza. Todo mundo que é mandado para a limpeza, durante a preparação para a saída, diz que não vai limpar - afinal, a pessoa tá sendo mandada para a morte, pra que limpar as drogas das câmeras e deixar a vista limpa pra quem tá em segurança lá dentro? - mas por algum motivo, as pessoas saem e acabam limpando.
Jahns reconheceu uma verdade terrível [...]: a prática bárbara trazia mais que alívio psicológico, mais que apenas uma vista clara do exterior - também fortalecia a economia do silo. De repente havia uma justificativa para viajar. Uma justificativa para vender e comprar.
Após a saída do xerife, é preciso encontrar outra pessoa para ocupar o cargo dele, já que o delegado Marnes (que deveria assumir) não aceita. Então, ele e a prefeita saem pelo Silo - rumo as profundezas - para chamar a pessoa que Marnes acredita ser ideal para o cargo. Entendam que Marnes e a prefeita já não são jovens (passaram dos 60), então imaginem o que é descer o Silo todo - e depois ter que subir! Ah, eu não mencionei, mas não existe elevador lá. Todos se locomovem entre os andares por meio de uma escadaria então não é comum as pessoas trafegarem entre os níveis muito acima ou abaixo de onde vivem e trabalham.

As profundezas são os níveis mais baixos do Silo, onde fica a mecânica, que é o maquinário do Silo. Os andares do Silo são divididos por atuações e o Silo todo é divido em outras três seções, e cada uma dessas seções tem sua delegacia, seu mercado (como se fossem bairros). O que Marnes e Jahns não esperavam é que chamar Juliette para o cargo poderia acarretar muito mais problemas do que soluções.

Quem já viu o livro, sabe que ele é bem grandão e esse meu pequeno-grande resumo não é 1/4 da história completa. O fato do livro ser narrado em 3ª pessoa proporciona diversas visões sobre o que se passa em vários lugares do silo e essas narrativas intercaladas, servem para nos fazer conhecer vários personagens e suas perspectivas em relação a um mesmo assunto. O livro acaba interligando a vida de todos esses personagens e embora Juliette seja a grande protagonista, conhecemos outros personagens de grande importância nesse organismo vivo que é o silo.
Pensar, tudo bem; os pensamentos são enterrados junto com quem pensou.
Essa narrativa que intercala pontos de vistas também faz parte da estratégia de manter o leitor interessado. Cada capitulo acaba narrando sobre um personagem e é muito interessante como o autor conseguiu fazer ótimos ganchos finais, o que nos faz querer ler sem parar, pra descobrir o que está acontecendo em outras partes do silo, com outros personagens, ao mesmo tempo que mantém o mistério sobre o personagem que ficou em suspenso até que a narrativa volte a focar nele.

Eu poderia escrever mais detalhes sobre o enredo, mas o melhor de Silo é que toda a trama é instigante justamente pela nossa falta de informação e pela curiosidade em se descobrir o porquê dos acontecimentos. Por que as pessoas limpam as câmeras? Por que o ar ficou tóxico? Qual é o grande lance em relação a este modo de vida? Qual é a conspiração?

Silo faz parte de uma trilogia que já foi finalizada no exterior. O autor escreveu os livros em forma de novelas e publicava de modo independente da Amazon, até que virou um sucesso e ele adaptou a história e formou os três livros que compõe a trama. Os próximos são Shift (que se trata de um prequel, onde descobriremos como a sociedade foi parar ali) e Dust (o livro final, que costura passado, presente e futuro). O sucesso foi tanto que o livro teve os direitos de adaptação vendidos e virará filme em algum momento #oremos. A editora Intrínseca lançou o 1º volume a pouco tempo e ainda não tem previsão de lançamento dos demais, mas vamos lendo este para que não demore!

~ Sorteio ~

E como eu quero que todos leiam - e venham conversar comigo sobre essa trama - a editora Intrinseca liberou um sorteio do livro aqui pro blog!!

5 comentários:

  1. Oi Eve!
    Quanto tempo faz que eu não venho aqui!! >.<
    Amei o layout, ficou tão a sua cara! <3

    Silo é a minha próxima leitura e estou bem empolgada, fico feliz em saber que você gostou, assim fico ainda mais animada. Espero gostar também.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve :)
    Eu depois de ver alguém do Brasil falar sobre esse livro, fui procurar mais sobre ele e qual não foi o meu espanto quando vi que ele já tinha sido lançado cá em Portugal. Fiquei muito curiosa e ele entrou para a minha wishlist. O facto de ser uma distopia já me deixa curiosa, mas depois de ler a sua resenha a minha curiosidade aumentou mais. Espero ter oportunidade de ler logo.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. oláaaaa Eve :3

    eu tô enrolando pra ler... pq eu sei que vou gostar (se não gosta me bato lol) e vou ficar naquela ansiedade de ler o segundo livro, acho que vou esperar um pouquinho mais para ler... ou não HAUEUAEHUEHUAEUHEA

    gosto muito quando o leitor cria uma expectativa num livro e eles cumpre o esperado e vai além, isso é maravilhoso.

    tinha uma ideia bem rasa de Silo e com sua resenha a vontade de ler só aumentou ;-;

    beeeeeeeijos
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve,

    UAU...vi o Booktrailer desse livro e fiquei chocada! Menina que livro é esse? Eu preciso pra ontem! Aff...fiquei até sem fôlego kkkk
    Deve ser demais, muito eletrizante mesmo. E se fizerem filme, aí é que vai bombar!
    Sua resenha esta ótima! Amei a premissa desse livro! Amo distópicos, espero que as continuações sejam tão boas quanto esse. Ansiosa para ler o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Evellyn!

    Primeira vez comentando por aqui, adoro o seu blog! Cada vez mais vejo gente falando (e muito bem) deste livro, até então não tive curiosidade para lê-lo até ler através da sua resenha sobre o que se tratava, considere-se a minha influência, haha. Preciso MUITO ganhar essa promoção para lê-lo e mesmo se não ganhar, vou comprar de qualquer jeito porque preciso ler esse livro.

    Beijos, depois visita lá?
    www.bobagenselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?