Eu Li: 365 Dias Extraordinários (365 Days of Wonder)

365 Dias Extraordinários é um companion book do livro Extraordinário, lançado também pela editora Intrínseca e escrito pela R. J. Palacio. Eu acabei não lendo o Extraordinário antes dessa leitura, mas acredito que isso não faça muita diferença pois este livro tem uma proposta bem diferente. 

Neste livro, um personagem de Extraordinário - o sr. Browne - é o responsável por contar  alguns algumas curiosidades sobre sua vida como professor e como ele, de fato, se tornou o professor que todos conheceram em Extraordinário. Achei bem interessante porque pensei que  livro era apenas com os 365 preceitos reunidos para cada dia do ano e na verdade, a cada mês, também podemos ver o próprio sr. Browne contando um pouco sobre situações que viveu sendo professor ao longo dos anos e principalmente sobre a época que lecionou para Auggie (o personagem principal do Extraordinário).

É sensacional a forma como a R.J. escreveu o livro na visão do professor, como se ele fosse o verdadeiro escritor da coletânea, e como ela soube mesclar os preceitos variados - citações famosas, desconhecidas e recebidas por leitores desde que ela lançara o primeiro livro. Outro ponto legal dessa narrativa do sr. Browne entre os preceitos é que com ela nós conseguimos entender algumas das motivações e inspirações do professor e isso também acaba trazendo explicações sobre alguns dos preceitos citados por ele.


Confesso que as partes de texto do sr. Browne me deixaram ainda mais curiosa pela leitura de Extraordinário (que é o próximo da fila) porque ele conta algumas situações que já são conhecidas de quem leu o primeiro livro. Existe até uma revelação importante no enredo, que imagino ser um segredo do livro do Auggie e que agora eu já sei! Mas como não me importo com spoilers (embora nem considere isso um spoiler) adorei a leitura e principalmente a sensação boa que me trouxe. Acho que com esses pequenos preceitos e trechos do sr. Browne, consegui sentir o clima do livro-origem e com isso, acho que entendi porque o livro é tão encantador e emocionante para aqueles que já tiveram a oportunidade de ler e conferir a história toda. Também achei muito interessante que o livro parece bem direcionado ao púbico mais jovem (com seus 11-13 anos), já que é o sr. Browne que o escreve, mas é o tipo de  historia tão encantadora que agrada ao publico mais velho e encanta da mesma forma.



Um livro cativante, com uma proposta diferente e linda que com certeza, vai agradar a qualquer um que goste de uma boa reflexão. Gosto principalmente das citações que se referem a amor e gentileza. Acho que são sentimentos que valem a pena espalhar por aí, porque nunca são demais! Não deixe de ler e acima de tudo, tente utilizar alguns preceitos no seu dia-a-dia pois eles tem muito a ensinar! Eu vou realmente carregar alguns na minha mente!

8 comentários:

  1. Mas a ideia dos ''365 Dias Extraordinários'' não seria, tipo, ler um preceito por dia (como aquele livro da Demi)?! Tsck, tsck, trapaceando a ideia da história e lendo tudo de uma vez... Vou falar para a autora -n HAHAHAHA

    Enfim, apesar da brincadeira, eu preciso confessar uma coisa: Apesar de todo mundo amar este livro (tipo, ele é um dos favoritos da Mah), eu realmente não me interesso por ele. Por Extraordinário, eu quero dizer. Tipo, não é um problema com o livro... Simplesmente, não rolou uma identificação, um clima sabe, entre a sinopse e a pessoa que vos fala. Eu me sinto horrível, pois me sinto negligenciando uma história potencialmente boa... Mas, simplesmente não bateu a química.

    Sou uma pessoa horrível, pode jogar suas pedras virtuais em mim -q

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, na época do lançamento eu realmente não dei muita bola, mas Extraordinário é um livro que todos que leem acham tão lindo e que causa uma mudança tão grande na percepção da vida(do universo e tudo mais) que agora estou bem curiosa! E depois de ler esse livro fiquei com uma sensação tão boa, sabe? Tipo um alento...
      Entendo sua sensação, mas acho que é porque esse estilo não é o que estamos acostumados a ler e amar (tipo os Yas e Nas), mas acho que vai valer a leitura!

      E bem.. eu e Mah estamos lendo o da Demi -uma-pagina-por-dia (estou atrasada, mas enfim) então esse eu acho que estava no direito de burlar a ideia!

      bjss

      Excluir
  2. Evellynnnnn, você precisa ler Extraordinário!!!! É lindoooo!!! Estou muito curiosa pra ler esse. Acredito que seja aquele tipo de livro que nos traz paz, sabe. E deve motivar bastante também. Vou tentar comprar.
    Eiii, dá uma passadinha lá no blog. Tá rolando sorteio por lá. Participe!

    Beijooos
    Blog
    YouTube 
    Facebook 

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve :) Tudo bem?
    O livro "Extraordinário" também foi lançado cá em Portugal com o nome "O Milagre" mas esse livro aí não :S Acontece que em Portugal nunca vão por esses livros assim mais didáticos (?), coisas assim mais divertidas e diferentes. O que é uma pena. Nunca li mas estou com intenções de ler pelo menos O MIlagre/Extraordinário.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt
    https://www.facebook.com/pages/Fofoca-Feminina/146334155513679

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve,
    Que fofura de livro, amei! Adorei a proposta da autora em colocar mensagens para todos os dias do ano. Eu também achava que fosse só isso, no entanto, fiquei imensamente feliz em saber que teremos a história do Sr. Browne, que foi tão importante para a formação do Auggie em "Extraordinário". Pretendo ler esse em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Eu ameeei o livro Extraordinário, preciso desse tbm *u*

    ResponderExcluir
  7. Evellyn oiii!
    olha eu amei Extraordinário, porque diferente dos dramas que tratam de doenças que fazem você mais se emocionar do que refletir esse foi o inverso. Eu refleti mais do que me emocionei!!!! Amei o livro e todos os seus ensinamentos dos mais simples aos mais complexos. Por isso estou mias que louca pra comprar 365 Dias Extraordinários <3

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?