Eu Li: Kiss, Date, Love, Hate

E nosso #BEDA5 continua! Hoje eu resolvi revirar meus arquivos perdidos (sério) e trazer uma resenha há muito escrita! Kiss, Date, Love, Hate é um livro que recebi da autora e li em 2012 e acabei nunca postando a resenha aqui - eu escrevi e deixei guardada mas realmente não sei porque nunca postei - talvez eu estivesse esperando a falecida Editora ID anunciar que publicaria o livro em terras brasileiras - uma vez que ela publicou um livro da Luisa para nós, o Sábado Sem Noção. Acabou que o livro nunca chegou aqui e eu deixei a resenha guardada por todos esses anos... Em momentos de BEDA, achei uma boa finalmente traze-la a tona e fazer vocês conhecerem esse livro dessa autora tao querida!

KDLH é o segundo livro que leio da Luisa Plaja. Gostei bastante da forma que a Luisa escreve e então já esperava que essa historia fosse me agradar. Nele, conhecemos Lex Murphy, uma garota de 16 anos que tem sérios problemas de comportamento na escola. Por conta disso ela vive sendo repreendida pelo orientador e tem um companheiro de 'castigo' que parece interessante apesar do estilo bad boy. Ela vive só com a mãe e tem um melhor amigo e vizinho chamado George. Além do mais, Lex tem um grupo de amigos que nos últimos tempos anda separado, ainda mais depois que uma das amigas dela, começou a namorar o EX de Lex, por quem esta continua apaixonada.

Acontece que devido a esses problemas de comportamento, Lex é obrigada a fazer um curso de cinema de 'feriado'. E nesse curso também participarão a maioria dos amigos de Lex, até o casal in luv que ela tanto quer separar. Depois do primeiro dia, onde tudo parece dar errado, Lex quer mais é se livrar de tudo, apesar de saber que não pode – já que o curso é uma espécie de detenção.

Lex costuma passar as tardes na casa do amigo e é quando ela conhece um jogo experimental da firma do pai de George, que o menino anda jogando: Pigmalions (que seria uma espécie de The Sims). Mas as coisas ficam estranhas quando eles percebem que criando avatars próprios e dos amigos e alterando as características dos mesmos, acaba refletindo na vida real. Então, sabendo disso, os dois começam a manipular os personagens no jogo e alterar o curso da vida! E é quando as coisas começam a complicar ainda mais... Quatro dias nunca renderam tanto!

Lex é uma boa narradora. Ela é divertida e tem um modo bem particular de enxergar as coisas – mesmo quando a gente percebe que tem algo errado. Ela é decidida e não fica esperando as coisas acontecerem. Gostei da atitude. George também é o amigo mais querido que uma garota pode querer. Adoro que eles são amigos mesmo, sem o drama de rolar algo-mais. George é um cara a moda antiga, fala como se viesse do século 18, adora Tolkien e games além de ter uma queda-eterna por uma garota do grupo que não dá a mínima pra ele.

O grupo de amigos também é bem caracterizado. É um grupo pequeno, mas que rende muito. Eu gostei principalmente de Jess e Drew. O livro é divertido e com uma narrativa bem cativante. Mas ele também guarda uma surpresa do tipo 'AMD! Não creio!' e acho que foi uma tacada de mestre da autora porque a gente NUNCA que imagina tal coisa. E essa coisa tá muito relacionada a tudo que Lex conta desde o inicio do livro. É algo que liga todo o enredo, mas que a gente só descobre no fim. E o bom é que não é aquela coisa que deixa raiva de ansiedade, uma vez que a gente não imagina o que poderia ser...

Eu gostei de como a historia mistura essa parte do 'jogo que acontece' com problemas reais. Aliás, esse jogo pode parecer sem sentido, mas fica de um jeito na historia que você acaba aceitando e se conformando com a explicação final. Achei que o livro finalizou de uma maneira muito fofa, do tipo 'oh, pirulito, flores, corações e arco-iris'! As coisas são explicadas de uma maneira que mesmo parecendo improvável, acaba fazendo muito sentido. Só fiquei triste porque uma amizade de Lex fica meio em aberto ao final, de uma maneira negativa e eu queria que as coisas tivessem terminado bem em todos os sentidos. 

Então essa é mais uma dica de leitura caso você queira praticar seu inglês e conhecer uma trama jovem-adulta bem diferente, divertida e inesperada! Pra comprar livro em inglês eu sempre recomendo o Book Depository porque é fácil, não tem frete e realmente chega (demora em torno de um mês, mas chega). Quem já conhece o livro, a autora ou o BD diz aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?