Burning Lives


Tem um aspecto no estilo que Liane Moriarty escreve que muito me agrada - e é algo que todos os meus autores favoritos fazem. Gosto quando os livros, por mais absurdas que sejam as tramas, trazem um elemento vida-real para a história. Acho que isso é aquele tempero extra que nos faz sentir mais próximos dos personagens, como se aquilo pudesse mesmo estar acontecendo com alguém bem próximo. Os livros de Liane tem esse elemento VIDA-ACONTECENDO, mesmo que as tramas daqueles personagens estejam bem distantes da minha realidade (graças a Deus, devo dizer).

Em O Segredo do Meu Marido, não consegui largar o livro até descobrir o segredo e então, como esse segredo ia afetar a vida daqueles personagens. Lembro que na minha cabeça, eu faria tudo diferente, mas Liane conseguiu deixar as escolhas de cada um tão bem respaldadas que mesmo sem concordar, você acaba respeitando. É bem o-ser-humano-como-ele-é. A vida é muito mais do que sim ou não, certo e errado. E é entre as infinitas possibilidades existentes entre esses extremos que vamos compreendendo cada escolha, aceitando que a escolha do outro pode não ser a mesma que faríamos, mas precisamos respeitar. É complicado, mas necessário.

Pequenas Grande Mentiras também trás todo tipo de personagem complexo e conseguir entender as particularidades de cada um é importante para o entendimento final. mais uma vez vemos relacionamentos familiares, relacionamentos entre vizinhos, conhecidos, amigos... Gosto muito de acompanhar a evolução das relações - as vezes levando-as adiante, as vezes encerrando-as - e acho que Liane trabalha muito bem essas nuances.

Até que a Culpa nos Separe também trabalha muito bem as relações, tanto familiares quanto amorosas e de amizades. A gente percebe que tudo é muito frágil e é necessário expor os pensamentos, porque guardar tudo para si pode ser o principio de um desastre.

Em O Que Alice Escreveu eu mais uma vez encontrei uma história cheia de nuances e expectativas. A construção toda tem ritmo e desperta a curiosidade e  você fia o tempo todo querendo saber o que aconteceu-no-meio-do-caminho que transformou tão drasticamente a personalidade da personagem. E aí quando a gente descobre o que ela esqueceu, percebe que são justamente os detalhes, as nuances que fazem toda a diferença nessa aparente mudança tão radical. E isso é muito vida real. Me deixa fascinada!

Além das relações, todos os livros de Liane tem sempre uma pitada de humor (vida, né) e eu sempre me torno fã dos personagens que trazem essa especie de "alivio cômico" para a leitura. Se você gosta de tramas com esses aspectos mas que também reúnam esse Q de mistério, pode já procurar algum livro da Liane Moriarty para ler, porque eles são a pedida!

Um comentário:

  1. Oi, Evellyn
    Ainda não li livros de Liane Moriarty, mas espero ler em breve.
    Ela esta com tudo nos livros e nas adaptações para tv.
    Pelo jeito tudo o que ela escreve deve ser maravilhoso ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?