Entrevista: Kim Culbertson

Depois de ler o livro, eu perguntei a Kim se ela poderia responder algumas perguntinhas aqui pro blog e ela topou na hora. Segue a entrevista:

1.Qual foi sua inspiração para escrever o livro, afinal, é seu primeiro romance.
Eu sou professora de ensino médio há 13 anos. Comecei a escrever 'Songs for a Teenage Nomad' no meu terceiro ano de ensino e foi porque observava meus alunos e via a relação que eles tinham com a música. Eu também tive uma estudante que começou a freqüentar minhas aulas por poucos meses que se mudava muito e de repente ela foi embora. Eu acho que a historia de Calle foi minha resposta criativa ao que eu imaginava que acontecia com essa aluna.

2.Quanto tempo você levou para escrever o livro?
O primeiro rascunho do livro levou mais ou menos 4 anos, ainda mais porque na época eu estava dando aula em período integral e dirigindo muitos espetáculos a cada ano (eu era professora de teatro), então eu só trabalhava no livro de vez em quando. Em 2005 eu realmente me foquei no livro e praticamente reescrevi-o. SFTN foi publicado primeiramente em 2007 por uma pequena editora na California.

3.Eu imagino que você goste muito de música pois o livro tem muitas referencias musicais. Qual é sua banda/ cantor favorito?
Eu realmente tenho um gosto musical muito eclético e tenho conhecido ótimas bandas pelos anos por meio de meus alunos. Eu tenho que dizer, se eu tivesse que escolher uma banda ou cantor favorito, seria Bruce Springsteen porque ele é um excelente contador de historia e eu adoro historias!

4.Você ouve musica enquanto escreve? Se você tivesse que fazer uma playlist para o livro, quais musicas escolheria?
Eu escuto música – a maioria indie; Eu tenho um otimo amigo que me fez vários mixes e eu também escutei muito Pandora (radio online?) porque eu posso customiza-lo conforme meu humor do dia. Para uma playlist – eu na verdade tinha todas as musicas que citei no livro. Meu marido fez isso pra mim para o dia que o livro foi lançado.

5.Você cita alguns livros na historia. Você fez isso porque realmente são livros que os alunos estudam no ensino médio ou porque são livros que você gostava? Qual é seu livro favorito, ou tipo de livro favorito?
Eu realmente escolhi livros que os alunos estudam no 1º ano, que eu tinha que ensinar, como professora.  Como livro favorito, eu realmente tenho muitos e não posso escolher um só. Meu tipo favorito de livro é aquele que me faz rir e chorar – as vezes ambos ao mesmo tempo. Eu sou uma romântica, então adoro uma boa historia de amor.

6.Você tem um autor favorito?
Realmente amo John Green (Quem é você, Alasca?), Jonathan Tropper (Como Falar com um Viúvo e Plano B) e Richard Russo (Um Homem Quase Perfeito e Jogada Arriscada), mas tenho muitos escritores favoritos. Uma de minhas melhores amigas é um escritora – Tanya Egan Gibson e ela escreveu um romance fantástico chamado 'How To Buy A Love of Reading' e ela é provavelmente minha escritora favorita porque eu a conheço e ela é minha amiga e o livro dela é incrível.

7.Eu realmente amei o Drew! Teve algum amigo em sua vida que o inspirou? A personalidade, o modo de se vestir, o talento para o teatro?
O Drew foi baseado em diversos alunos que tive – um em particular, ele sabe disso e sempre ri, especialmente porque eu usei algumas das camisetas dele para o personagem.

8.Tem alguma parte do livro que você mais gostou de escrever? Qual seria a parte mais divertida e a mais dramática?
Eu gosto de escrever cenas com muitas pessoas e muito diálogos. Eu sempre me divirto escrevendo cenas onde descobrimos algo sobre o personagem principal e das pessoas ao redor. Quando se escreve em primeira pessoa, você não pode simplesmente dizer algumas coisas sobre um personagem porque é tudo da perspectiva do narrador e tudo precisa ser canalizado pelo ponto de vista dele. É por isso que é ótimo ter outros personagens falando – eles podem adicionar novas visões.

9.Qual é seu filme favorito? Ou qual ator/atriz que você sempre assiste ao filme que eles fazem?
Meu filme favorito, provavelmente é algo entre Beleza Americana – que é um filme fantástico – e Quase Famosos... Eu amo filmes dirigidos pelo Cameron Crowe. Eu assisto qualquer filme que ele faça. E eu amo ambos pois eu posso assisti-los sempre e sempre e ainda me ensinam algo. Eu adoro filmes considerados pequenos para os padrões de Hollywood, filmes que são sobre pessoas simples vivendo da melhor maneira possível. Mas devo admitir que realmente adoro filmes do falecido John Hughes, como A Garota de Rosa Shocking e Clube dos Cinco. Esses filmes realmente me 'definiram' como adolescente então são muito queridos por mim. E também gosto de filmes engraçados, com um fundo emocional, tipo Juno.
Tenho poucos atores prediletos. Assito qualquer coisa com Laura Linney (Simplesmente Amor) – a acho maravilhosa. E amo Michael Cera (Juno) e Jason Bateman (Coincidências do Amor). Eu passo por fases mas amo assistir filmes com atores que ficam cada vez melhores – Meryl Streep e Philip Semour Hoffman (MI3), por exemplo. E eu assisto a muitas séries de TV. Agora estou assistindo todas as temporadas de ' Friday Night Lights' é uma serie incrível, com um otimo roteiro.

10. Me fale sobre o seu novo livro 'Instructions for a Broken Heart'.
Uma pequena sinopse: "Três dias antes da viagem do clube de teatro a Italia, Jessa Gardner descobre o namorado no camarim com outra garota. Jessa recebe do melhor amigo um pacote entitulado 'As 20 Maiores Razões pelas quais ele é um Tremendo Babaca' que a instrui a fazer algo não-Jessa a cada dia da viagem. Divertido e emocionante, 'Instructions for a Broken Heart' mostra uma Italia mágica onde Jessa aprende que deve descobrir sobre a vida e os amores por ela mesma."
No meu terceiro ano de educadora eu levei 16 alunos para a Italia numa viagem de primavera. Nós nos divertimos muito e eu sempre quis escrever um livro sobre como uma viagem pode transformar uma pessoa e fazê-la pensar sobre a vida; Instructions foi realmente um romance divertido de escrever.

De todos os países que acolheram 'Songs for a Teenage Nomad' eu tenho que agradecer demais ao Brasil por todo o apoio. É um pais maravilhoso. Obrigada por tudo!

A Kim foi super fofa respondendo as perguntas e ainda descobri que ela gosta de filmes com Michael Cera :O E também que ela realmente gosta de tudo que ela citou no livro. O novo livro dela também parece super divertido, talvez eu receba pra fazer uma resenha - e estou torcendo por isso, porque deve ser bem legal ;)

10 comentários:

  1. Adorei a entrevista...
    Esse livro parece ser muitoo bom!
    Eu um dia ler...

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Hey Evellin!

    Lindo seu blog! Seguindo \o/

    Que legal que vc é escritora, que tipo de livros vc escreve?

    B-jussss!!!! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Obrigada pelo coment lá no blog =)
    Não conhecia a autora e nem o livro. Vergonha =x
    Mas li a resenha e gostei o/
    Deus a lista só aumenta e p/quem ler em inglê é ainda pior. #deusmeajude
    haha
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. que legal!
    faz tempo que não leio um livro mas normalzinho, a maioria é tudo sobrenatural.

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não li o livro dela e nem a conhecia. Foi ótimo ler a entrevista e ter a oportunidade de ler sobre a aautora.

    O primeiro rascunho levou 4 anos???
    Nossa, eu não teria paciência. Por isso q eu não posso nem pensar em ser escritora. aushauhsaus

    BjoO

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Agoora deu vontade de ler o livro HSUHSUS' :x adorei as perguntas .. estes autores nas entrevistas respondem textos nea ! HAHAHA'
    AMeii .. Beijos
    Carol {SobreUMLivro}

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista e achei as perguntas bem criativas, agora me deu vontade de ler o livro :D

    Caa Oliveira
    Open Mind - www.openmindbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ei, obrigada pela visita lá no meu blog!
    Então, não conhecia essa autora nem o livro dela, mas achei bem legal o fato de ela ser professora e ter se inspirado nos alunos. Ah, e que ela goste do Cameron Crowe :)
    Ah,e me interessei bastante pelo novo livro dela. Primeiro porque tem a Itália, segundo porque me lembra de quando eu fazia teatro! *-*

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Uau, que fofa essa entrevista!! Adorei!!! A capa do livro é muito fofa que vc leu. E tem até uma nota da Alyson Noel né??

    Nunca li nenhum livro em inglês mas preciso melhorar... quem sabe esse da Kim não entra na minha lista!!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista . Kim parece ser bem fofa na maneira como respondeu a todas as questões e fiquei interessada nos livros dela.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?