Eu Li: Tesouro Secreto (Hot Ice)

Ler Nora Roberts foi muito interessante. Esse é o primeiro livro que leio dela, então não sabia o que esperar em termos de narração, mas eu tinha grandes expectativas pois uma autora que já publicou mais de 160 romances traduzidos ao redor do mundo, não se pode esperar menos.

Eu demorei mais do que gostaria pra ler esse livro – 3 dias, não por se tratar de uma historia ruim, arrastada, mas porque uma preguiça crônica me abateu e eu não consegui ler tudo de uma vez. É um livro pequeno, que com certeza da pra ser lido em 1 dia se você não tiver mais nada pra fazer quiser.

Pra começar tenho que dizer que desde o principio eu amei o casal protagonista. Tanto Douglas Lord quanto Whitney MacAllister tinham personalidades fortes e atitudes convincentes e não foi difícil gostar deles. Como dupla eles funcionaram perfeitamente, eu podia imaginar tudo se passando como um filme na minha cabeça. Nora narra os detalhes com precisão, não ao ponto de deixar cansativo, e ao mesmo tempo a agilidade dos diálogos garante uma boa harmonia. O relacionamento entre eles no decorrer do livro também era algo pra se apreciar, os diálogos eram sempre cheio de sugestões, algo no estilo toma-la-da-cá, sempre com um falando, o outro rebatendo na mesma intensidade e deixando a historia toda muito fluida.

Gostei muito da tradução, embora não conheça o original. No início fiquei incomodada com o excesso de benzinho, querida e maravilha com que Lord frequentemente chamava Whitney, mas não sei se isso foi culpa da tradução (que eu não sei quando foi feita e nem imagino que palavra era usada em inglês). Acredito que também tenha a ver com o fato do livro ser antigo, afinal, foi escrito em 1987, mas sempre que eu lia o benzinho não conseguia deixar de imaginar um malandro bem carioca dos anos 80, usando um chapéu panamá, roupa branca e sambando na Lapa! Só que depois de uns tanto de benzinho pra lá, querida pra cá, você acaba se acostumando com o modo que ele fala – que alias é super conveniente para o personagem – e nem liga mais pra isso.

Em alguns momentos do livro, tenho que admitir, eu não conseguia mais encará-lo como um romance com aventura e ele me parecia um livro um tanto quanto erótico. Quer dizer, provavelmente é culpa da minha mente super criativa, mas tinha partes que eu lia e achava que tinha um erotismo, não explicito, mas de algum modo eu sabia que ele estava ali...

Ah, e sobre o final... Foi realmente arrebatador! Não foi como se eu não esperasse, porque de certa forma, em um romance você tem expectativas sobre como o final deve ser, mas eu fiquei surpresa como ele foi desenvolvido, mantendo a personalidade dos protagonistas mas mesclando com as formulas de final ideal que a gente já espera e conhece. Nas ultimas paginas fiquei eufórica pois o modo que tudo se desenrolou foi muito interessante! Agora um trechinho:
- Já ouviu falar na expressão o seguro morreu de velho, benzinho?
- Com um pouco de sal, eu comeria o tal seguro, no momento. - Ela olhou de cara feia as ponta dos dedos do parceiro no peitoril da janela.
Então, se você nunca leu Nora Roberts por puro preconceito porque os livros dela tem nomes de músicas do  Reginaldo Rossi - o que, devemos deixar passar, pois o nome original desse livro passa longe de Tesouro Secreto, embora esse nome também se encaixe perfeitamente a historia, recomendo que você dê uma chance aos livros de sra. Roberts porque ela é mesmo uma excelente escritora...

2 comentários:

  1. sério! eu tenho preconceito...acho as capas feias, os títulos cafonas, não sei.

    não iria conseguir ler! rs.

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Por acaso nunca li um livro de Nora Roberts pois nenhum me chamou a atenção. Mas vou procurar algum pra ler.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?