Eu Li: Estrela Píer

Estrela Píer: o tempo, a chuva, o outro é um romance brasileiro, o primeiro de Kamila Denlescki. Eu conheci o livro visitando outros blogs e já imaginava que a historia seria legal, até mesmo por se tratar de uma garota comum, que ganha uma viagem, vai a Londres, conhece um astro do cinema, ou seja, a dream coming true. O que eu não imaginava era o quanto a contra-capa/sinopse do livro não revelava simplesmente NA-DA sobre o verdadeiro enredo da historia. 

O difícil em fazer essa resenha é conseguir explicar tudo que eu achei da historia de Lucia Píer Eli sem revelar spoilers. Pra começar, logo nas primeiras paginas do livro eu já senti que ia gostar da historia. Lucia é muito carismática, humilde, com senso-de-humor e.. comum. Ela é a narradora e é impossível não rir com os pensamentos, atitudes e tudo o mais que acontece a volta dela. Eu me identifiquei demais com a Lucia, principalmente nesse aspecto do humor. Além disso ela é jovem (um pouco mais do que eu, mas enfim), ama ler e escrever, estava em duvida se fazia faculdade de Moda ou Letras (eu!) e bem, está esperando um cara 'ideal'. 
Havia um grande ensinamento que me foi passado passado desde a primeira infância. Era uma verdadeira relíquia de familia. E esse ensinamento se refere ao sexo oposto. Quando se é homem em busca de uma mulher, quanto mais detalhes sobre sua vida e personalidade, mais fácil atingir os objetivos da conquista. Quando se é uma mulher, entretanto, as complexidades e os detalhes devem ser escondidos como o ultimo diamante azul da Índia.
O livro é repleto de referencias, que vão desde clássicos da literatura nacional como Dom Casmurro a músicas de rock contemporâneo, filmes clássicos,  internet, vampiros e tudo que você puder citar de cultura pop.
- Mas e você.. o que você escolheria ser? (vampiro ou lobisomem) - ele me cutucou com força.
- Eu prefiro não responder - disse dando passos a frente.
- Por quê?
- Porque é uma resposta muito reveladora. Eu não quero que você saiba muito sobre mim.
Como eu disse, conhecer o astro do cinema não é nem a metade da verdadeira historia de Estrela Píer, não se engane com o nome do livro ou a proposta inicial, pois tudo muda muito! O livro começa como uma historia normal, um romance que poderia ser um chick-lit mas antes da metade do livro os fatos vão acontecendo e tudo toma um ritmo tão veloz, inesperado e surpreendente que você vai mudar todos os seus conceitos.

Eu fiquei muito feliz com a parceria e com a leitura pois foi o livro que superou minhas expectativas além de ter tomado um rumo que eu nunca iria imaginar para a historia. Além da Lucia, achei outros personagens cativantes. Nosso herói, Richard Clevehouse – o inglês bonitão, atraente, inteligente, passional – é realmente uma boa personificação de um protagonista. O amigo dele, Robert também é bem divertido além de muito útil na historia. Enfim, eu gostei muito dos personagens principais e de todo o enredo, acho que você irá se gostar se souber apreciar a historia. Eu não entendia muito bem o sub-titulo do livro, mas sempre o achei intrigante. Com a leitura isso fica explicado e quando eu descobri a única coisa que consegui pensar foi 'ah, que lindo'. Todo o livro fluiu muito bem pra mim e eu adorei a narrativa e a historia que a  Kamila inventou. Ela está mesmo de parabéns.
- O que eu tenho de diferente?
- Todos somos diferentes.
- Por que sou tão diferente de você? - o contexto certo, a pergunta certa.
[...]
- Você ainda não me respondeu.
- Nem todas as respostas precisam de palavras. - eu sabia que ele havia pensado muito pra dar a resposta certa.
Ah, eu vi gente reclamando de ter achado o livro 'parado'... bem, eu não tenho nenhuma critica, como disse, me diverti desde o 1º capitulo, mas se você é fã de ação e aventura – o livro também tem! – isso só acontece no decorrer; e garanto que quando começa não para mais. Também vi reclamações quanto a revisão e eu realmente achei alguns errinhos, mas foram poucos e nada que atrapalhasse (já li livros com erros bem mais relevantes) Então recomendo a leitura a todos pois o livro tem elementos de variados gostos: ação, aventura, romance, mistério...

Eu fiquei tentada a NÃO ler o Epílogo – que tem o sugestivo titulo de 'Para Apreciadores de Finais Enigmáticos'. Eu não gosto de finais enigmáticos! Eu gosto de finais felizes, com ponto final e 'happily ever after'. O problema é que mesmo com esse 'aviso' meu TOC não deixou que eu parasse leitura sabendo que restava uma parte e eu tive que ler... Me pergunto pra que? Agora só me resta contar os dias para que Kamila lance logo uma continuação de Estrela Pier pois o enigma final me deixou muito curiosa. Enfim,o livro é uma maravilhosa ficção nacional e acho que todos deveriam conhecer a historia de Estrela Píer!
Dica: Ouça 'Send me na Angel', é praticamente a musica-tema da historia. Eu já estou ouvindo muito!

10 comentários:

  1. Amei a resenha Evellyn!
    Eu já li esse livro e tive as mesmas impressões, adorei a narrativa da Kamila, o subtítulo é mesmo lindooo *-*
    Foi a melhor resenha que eu li sobre o livro, e infelizmente não resisti e li o Epilogo huahuaha aiaiai agora to quase doida de ansiedade!
    beijooos
    Livros e blablablá

    Ps: Essa música é lindaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. hey, nunca tinha lido uma resenha tão positiva sobre ess livro, fiquei bem interessado...só a capa que é meio feinha!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, Evellyn!!
    Estou numa aflição danada aqui porque meu livro ainda não chegou rsrs. Também fiz parceria com a autora e agora, após ler a sua resenha, fiquei ainda mais ansiosa para conferir os mistérios em Estrela Píer!
    Mal vejo a hora de tê-lo em mãos!!
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii
    Eu ameii esse livro...
    É um dos melhores livros nacionais que já lí.
    A Kamila tem uma imaginação não?
    E o final? Deixou com a pulga atrás da orelha não? hehe

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse livro e até coloquei na minha lista de próximas leituras, mas agora fiquei mais interessada de ler. Espero encontrar ele logo, obrigada pela resenha. Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Amei a resenha, já estava querendo o livro, agora quero três vezes mais kkkk

    Adorei a música!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! =)
    Estrela Píer é um livro que quero ler desde que foi publicado. Todo mundo fala bem, devo pegar em breve. ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eveee! AH, você leu o epilogo também é? Hahahaha, agora a curiosidade tá quase matando!
    O livro é maravilhoso mesmo, e bem surpreendente! E o Richard... *suspiro*
    Adorei a resenha e os quotes <3
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Olá Evellyn,

    Já li o livro faz um tempo, é realmente muito bom!
    Devo confessar que os primeiros capítulos não foram muito empolgante, mas depois que o Richard aparece não consegui mais parar de ler!!

    Abs,
    @nessazysko

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve,
    Eu não imaginava que esse livro fosse tão bom assim! Primeiro que não fazia ideia de que se tratava de uma obra nacional e com esse final enigmático, então, agora é que me deixou mais curiosa ainda!! Bela Resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?