Eu Li: Chantilly

Este livro já estava na minha lista de desejados desde que comecei o blog, então, eu já imaginava que o romance de estréia da Mare era bom, mas não que era tão surpreendente. 

O livro começa em 2020, com Catherine Aragon escrevendo em um diário as poucas memórias que lhe restam. Ela vive em Chantilly, na França, e algo estranho vem acometendo as pessoas da cidade, todos parecem estar perdendo a memória (num tipo de epidemia de Mal de Alzheimer?). Dez anos se passam e só então o diário é encontrado por um cientista e historiador, Ethan Stuart. Ele se interessa pelo caso e decide investigar. 

Ethan é um sujeito diferente, um tipo meio estranho, um tanto quanto nerd, mas que passou algo muito sincero e educado, além de nobre, por estar disposto a pesquisar algo por puro apreço, sem esperar algum tipo de recompensa. 

Depois de ler um artigo de Ethan, Leon Saiter se oferece para ajudá-lo na investigação, uma vez que também viveu na cidade na época da epidemia e não se lembra de algumas coisas. Ethan acaba aceitando, até mesmo por querer alguma outra opinião e companhia para pesquisar o caso.

Leon Saiter foi um personagem que me encantou demais. Ele é exatamente tudo que nós abominamos nos homens. Não passa de um fracassado, bêbado, mulherengo e sem perspectiva, porém acredito que isso é o que o torna interessante. Ele tem um senso de humor ácido – embora às vezes de mal gosto – que sempre me agrada, mas, além disso, durante a história percebemos outras facetas de Leon, que não são visíveis a principio e isso é bem legal. O achei o melhor da história, apesar de sua falta de vergonha na cara!

Também encontramos uma moça, Anabelle, que está longe se ser uma típica mocinha, frágil e inocente. Ela é uma mulher forte, decidida, que luta pelo que quer, mas é humana e comete erros - muitos. Gostei dela. Boa parte das vezes não dá pra saber quais são suas intenções verdadeiras, mas é interessante especular! 

O livro todo te prende desde o principio pois já começa com um mistério e você fica o tempo todo querendo saber quais serão os próximos acontecimentos. Apesar do ano ser 2030, durante a leitura, até mesmo devido ao linguajar usado, eu  sentia como se tratasse de um romance histórico, mas isso em nada incomoda. Todo o desenrolar da historia é instigante! Sem contar que, quando você acha que está chegando perto dos resultados, uma reviravolta acontece e tudo muda. Eu fiquei chocada com algumas coisas que aconteceram, pois fugiram totalmente do esperado – e quase chorei com alguns ocorridos. 

Eu esperava bastante do livro, mas mesmo assim, ainda não tinha lido uma resenha que me explicasse o quanto a historia era envolvente e eu espero que com minhas palavras vocês sintam vontade de ler, pois não se arrependerão. 

O final do livro contém um Making Off onde a Mare explica algumas coisinhas sobre o livro e eu li isso antes de começar a leitura. Alguns podem considerar spoilers, mas eu não me arrependi de ler antes porque quando comecei a leitura, pude imaginar algumas coisas exatamente como ela planejou e uma coisa em especial muito ajudou – eu li imaginando que a inspiração dela não podia ter sido mais conveniente! 

Acho que a Mare está de parabéns pois o trabalho de revisão foi muito bom e ela 'deu um banho' em algumas editoras grandes que acabam lançando livros mal revisados... A capa também é muito lindinha (tenho vontade de comer)!

Agora, eu só gostaria de perguntar a Mare com quem ela aprendeu a escrever finais (será que ela teve aulas particulares com Becca Fitzpatrick em Crescendo?). Porque o final do livro é de matar! Ele simplesmente não te deixa outra opção a não ser esperar ansiosamente pela continuação, Copenhague. Isso geralmente me irrita um pouco - vide Fallen, que só deixa mais perguntas - mas acho que foi um bom final e o próximo volume só tem a desenvolver! Preciso saber a resolução do mistério.

23 comentários:

  1. Jura que ''Chantilly'' é um livro de investigação?!... Eu achava até hoje que fosse um ''chick-lit'' que se passava na França! O.O'

    Um FAIL bem grande para mim!!! Rsrsrsrrs

    Mas isto tudo é culpa destas resenhas que vemos por aí, que fala, fala, fala e fala e não diz nada! ¬¬'

    Adorei saber que o nome da continuação é Copenhague... Além de fazer ligação com uma cidade, como o 1°, também lembra algo de comer (os chocolates! =X).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Olá, Evellyn!
    Adorei a sua resenha!! Espero ter a oportunidade de ler este livro logo, porque fiquei ainda mais curiosa agora para conferir de perto a história. Acho maravilhoso cada vez mais autores nacionais escreverem livros tão excelentes, que não devem em nada aos que vem de fora.
    Vi muitos comentários positivos a respeito!
    Tenha uma ótima semana!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Ok. Primeiramente,a capa do livro é tão apetitosa. ;D

    Gostei da sua resenha porque você parece analisar e compreender bem os personagens. Principalmente porque se você conseguiu se envolver é porque o livro é bem escrito e vale à pena ser lido.

    Então,graças a você,estou com mais um livro na lista e mais desejos famintos por doces.

    Parabéns!

    Beijos,Eve!

    Nina
    www.minhavidaporumlivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Evy,

    Mais uma resenha positiva desse livro. Assim, só fico mais curiosa para ler.
    Fiquei super curiosa nesse final surpreendente que você citou.

    Como ela também é minha parceira, vou ficar esperando o meu..hehehe

    bjinhuxxx
    Eu li e divulgo - http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi... ai realmente essa capa da vontade de comer.
    Gostei da sua resenha... super sincera!

    Beijos

    Bruna in Wonderland

    ResponderExcluir
  6. OOOi Evellyn!

    A capa é uma graça! Tenho vontade de ler :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa desse livro tão doce... Sinto a maior vontade de lê-lo e a sua resenha me deixou com ainda mais vontade!! Bjss!

    ResponderExcluir
  8. Já li algumas resenhas desse livro e gostei bastante.
    Quem sabe em breve não tenho a oportunidade de lê-lo né?

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  9. Evellyn,
    Das resenhas de Chantilly que li até agora, a sua foi uma das mais interessantes.
    Eu já nutria uma simpatia por esse livro, mas você mostrou-o de outro ponto de vista e explorou as personagens também, que me agradaram particularmente.
    Espero poder lê-lo em breve.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  10. ninguém nunca imagina que Chantilly possa ser um livro meiopolicial. HAHA. eu ainda não li, mas quando li sobre ele a primira vez, pela capa, achei que fosse a história de uma cozinheira ou sei lá AHHAHAHAHAHA
    tá na minha lista há um tempão, e o lugar dele na fila tá chegando. logo mais eu leio \o/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu imaginava uma história diferente mesmo!
    hsuiahuishiuahusahui
    Mas depois da sua resenha, fiquei mais curiosa pra ler..
    Espero ter a oportunidade logo, parece ser ótimo!

    beeeijoo, Nayanne =*
    www.bookaholicworld.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Evellyn!

    Sabe q eu tenho mania de começar a ler o final do livro antes de começar a leitura de fato. Não acho que prejudique e se eu tivesse esse livro em mãos, faria como vc e leria o making off!

    Adorei a resenha e estou ansiosa pela leitura! Gosto de livros que mexem com nossas emoções e nossos nervos!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha está ótima.
    Já queria esse livro antes, agora quero mais ainda!

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  14. *-*

    Olhaaa, você mudou a carinha do blog, que linda!!!!

    Então, vi algumas resenhas sobre o livro e gostei! Você foi um pouco mais a fundo e o livro vai continuar na minha listinha de leituras!! Hihihihih
    \o
    Eu estou super contente com tantos autores nacionais se destacando de forma maravilhosa!!

    Parabéns para a autora e a blogueira! *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha, com certeza me fez ficar com mais vontade ainda de ler. Assim que eu puder voltar a comprar livros (a coceira literária está grande) vou dar uma atenção especial ao da Mare.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve!

    Vim aqui comentar, mas não li sua resenha, AINDA! É que estou esperando o meu chegar... eu gosto de ler as resenhas depois de ter feito a leitura! :D Pra ficar, BEM SURPRESA com a leitura, huhu.

    Beijos.
    Amanda.

    ResponderExcluir
  17. A capa realmente dá vontade de comer e acho muito fofa e linda!

    Sinceramente eu li muitas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma como a sua. A qual eu achei bem esclarecedora e que me deixou com muita vontade de ler.

    Não imaginava que esse livro fosse tão bom, cheio de reviravoltas a ponto de surpreender.

    Quanto ao trabalho de revisão eu sempre li que é ótimo, que a autora realmente dá um show em muitas editoras. Isso só prova o quanto ela é competente em todos os sentidos.

    Parabéns pela resenha!!!! Quero lerrrrrrrrrrrrr!!!!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  18. Está na minha lista do Skoob. Morro de vontade de ler.
    E agora, depois da sua resenha, fiquei com mais vontade.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  19. ansiosaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quero ler mareeeeee



    seu blog é lindo menina bjao

    ResponderExcluir
  20. Quando olho a capa desse livro, jamais ligaria com a história da sinopse... e pelas resenhas q leio, esse livro é muito bom!
    Eu tb quero ler e está na minha lista! =)

    bjuss

    ResponderExcluir
  21. Ooi Eve! Bah, sei lá, Cjantilly nunca foi um livro que me chamou a atenção... Apesar de eu achar a capa bem legal e tals, a história não tem muito a ver comigo :S
    Mas que bom que você gostou hehe :P
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  22. Achei essa capa uma gracinha, da vontade de morder! rsrsrs

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?