Recebi o manuscrito de A Herdeira, da Mari Barbosa, de um booktour que eu participei para conhecer esse primeiro romance da Mari - blogueira do Confissões Literárias. Eu vou comentar sobre a história e o enredo, já que se trata de um manuscrito. Também tive o cuidado de escrever essa resenham SEM Spoilers .
A Herdeira é um romance histórico que se passa no período Imperial. O livro começa em 1864 e nós acompanhamos a história de Maria Luisa Natalie Callaghan Queirós de Castilho – sim naquela época as pessoas tinham nomes imensos. Maria Luisa é uma jovem a frente do seu tempo, ela bateu o pé e foi trabalhar como enfermeira voluntária nas fronteiras da Guerra do Paraguai, onde seu amado, Major Martim Afonso Almeida também estava em combate com suas tropas. Ela pertence a alta sociedade Brasileira e seu pai é um influente político e fazendeiro de café, conhecido como Marques de Resende.
O livro é narrado em terceira pessoa, mas isso não significa que nós ficamos sem surpresas, pelo contrario, toda a história é muito bem ligada e a cada capitulo aparecia uma reviravolta que me fazia mudar tudo o que eu estava achando que sabia. O livro todo é repleto de intrigas, revelações e muita emoção.
Eu gostei da Maria Luisa, ela é jovem, bonita, rica, mas é uma pessoa humilde, sincera e que só está querendo viver ao lado do seu grande amor, que é o Major Almeida. O problema é que a família não concorda e as circunstâncias acabam por afastá-los e é quando ela conhece o encantador Lorde William Chamberlain, o Duque de Westmister (sim, da Inglaterra, a serviço de sua majestade). Lorde William logo se apaixona por ela e fica disposto a qualquer coisa para conquistá-la.
Eu gostei muito do Duque e na verdade o achei mais carismático do que o Major... Achei-o mais simpático, mais apaixonado, embora as ações dele no decorrer do livro tenham me decepcionado um pouco. O que mais gostei nele foi que ele tem tanta personalidade quanto Maria Luisa e entre os dois sempre rola aquela tensão, sabe? E acho que a tensão entre eles deixa tudo mais interessante. Talvez também se deva ao fato de que o Major acaba sendo coadjuvante e aparece menos no decorrer do livro.
Muitas coisas acontecem tentando separá-los e a forma como Maria Luisa consegue contornar as coisas é bem interessante. Claro, que o fato de Maria Luisa ser tão impetuosa e audaciosa trás grandes problemas, mas ela consegue enfrentar tudo e todos, sempre disposta a voltar para o Major Almeida.
Sinceramente, se for pra escolher um lado, eu sou totalmente Team Duque de Wetsmister, porque mesmo ele tendo 'forçado a barra' em algum momento ou outro, acho que tudo foi causado pela paixão. Ela pode deixar as pessoas fora de si e com tendências a cometerem as ações mais idiotas.
Eu nunca havia lido um romance histórico e eu achei que a forma que a Mari mesclou fatos reais com ficção deu um caráter bem tácito aos acontecimentos, além de ter aproximado os personagens de algumas personalidades da nossa história. O livro também mostra um pouco de como a ambição pode fazer as pessoas ficarem fora de si e achei a trama em volta disso bem legal!
Eu gostaria de poder comentar outras coisas, mas acredito que seriam spoilers e não posso estragar as surpresas - que são muitas mesmo! O livro termina em 1870, já com a deixa para o próximo volume – que eu aguardo para saber 'Com Quem ficará Maria Luisa Natalie....'
Se você é fã do gênero Romance Histórico não pode perder e se você gosta de ler historias com enredo cheio de intrigas e reviravoltas, também não! Eu espero que a Mari encontre logo uma editora para publicar o livro para que todos possa ler e conhecer!
Ah, e essa capa é linda... A Maria Luisa é realmente como essa moça aí.
Pagina sobre o livro no blog da Mari.
Página no Skoob.
Obrigada Mari, por me escolher para participar do booktour exclusivo para leitura do seu manuscrito!
Oi, Evellyn!!
ResponderExcluirSua resenha me emocionou bastante!! Você escreveu uma das melhores resenhas que li a respeito do meu livro, senão a melhor!! Sério, fiquei muito comovida com a forma que você apresentou a história e seu ponto de vista me fez reavaliar todo o contexto para a continuação do livro. Não esperava que vocês fossem gostar tanto do Duque rsrs. Ele é o tipo de vilão que a gente torce para se dar bem, né?
Muito obrigada por participar do BT do manuscrito!!
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Mais uma resenha bem feita do manuscrito A Herdeira. Acho que o booktour está sendo muito produtivo para a autora e para nós, seus leitores.
ResponderExcluirEstou na torcida!
Abraços.
Essa capa é linda, hein? Adorei a resenha! Fiquei com vontade de ler! Acho que nunca li um romance histórico, acredita? Esse parece ser ótimo pra começar!
ResponderExcluirNatália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com
adoooooroooo romance historico
ResponderExcluirespero q ela encontre uma editora tmb o/
A cada resenha desse livro que eu leio, fico com mais vontade de que chegue logo a minha vez de resenhar o livro UAHSAUHSUA Sua resenha ficou muito boa, Eve. Suas resenhas sempre são tão lindas, que inveja <3
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Este livro tem me despertado uma curiosidade muito grande, estou louca para ler. Bjs, Rose:D
ResponderExcluirAhh *-* É tão lindo ver nossas blogueiras amadas escritoras!!! Ta faltando o seu Evellyn!!
ResponderExcluirGostei muito da resenha me parece ser um livro muito interessante...
Beijos
Não gosto muito de romance histórico, mas de qualquer forma torço para que a autora encontre uma editora para publicar *-*
ResponderExcluirBjo
Que bacana!
ResponderExcluirAchei super bacana a capa!
Tomara que ela encontre uma editora logo!
=)
Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo
Que bacana!
ResponderExcluirNão me interesso muito por livros históricos, mas sua resenha me encantou demais!
Vou querer ler, sim e espero que a Mari consiga logo uma Editora!
Beijão
Olá !!!
ResponderExcluirEntão, olha muitas vezes eu acho romances históricos muito "imitação" de Romeu e Julieta... é a mesma coisa, mas este livro do jeito que você falou parece ser uma coisa meio atual, mas que aconteceu há tempos, sabe ?
Bjoos, Patty !
Cartas para Ficção.
Livro interessante...
ResponderExcluirAmooo romances históricos e com certeza eu leria!
Gostei de que a Maria Luisa seja impetuosa e audaciosa, detesto personagens sem vontade própria!rsrs
Enfim ótima resenha... gostei muito
Beijos
Jessie
http://lendoecomentando.blogspot.com/
Eh... eu gostei da temática do livro! Pena que não tenha sido lançado ainda... (Ou já foi lançado?) Mas a capa está linda!
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Parabéns a Mariana!
Abração.
Jonathan Henrique
Nossa, eu me encantei com a historia.
ResponderExcluirFiquei presa na resenha do começo ao fim.
Eu adoro romance historico, então fiquei ainda mais curiosa sobre o livro/manuscrito.
E a capa? Linda mesmo..
bjinhuxxx
EU li e Divulgo
http://euliedivulgo.blogspot.com/
Evellyn,
ResponderExcluirAdoro romances históricos, e tenho certeza de que o livro da Mari tem potencial pela história que nos apresenta nas sinopses e resenhas por aí.
Torcemos para que ela consiga publicá-lo.
Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto
Olha, eu não sou muito chegado à romances históricos, porém - mais uma vez - a sua resenha me fez rever os meu conceitos!
ResponderExcluirFiquei muito curioso em saber como a história se desenrola, e espero REALMETNE que a Mariana encontre uma editora para este livro.
ps: Que chique, fazendo resenha à partir de originais...
Eu adoro originais. No domingo passado, quando - finalmente - imprimi os manuscritos do meu livro fiquei todo bobo! *-*
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Que massa!!!
ResponderExcluiro livro tem cara de ser bom!
e ainda mais manuscrito!
:D
beijos
adorei o blog, ja estou seguindo p saber as news
http://www.amandarangel.com
Oi Evy!!
ResponderExcluirGostei da resenha e da temática do livro, ademais, admiro quem pode escrever romances épicos!! Uma pergunta: Quantas páginas tem o livro? Espero que a obra encontre logo editora!!
Aufwiedersehen und Küsse!! (vai me dizer que vc tb estuda alemao??)
Pelo jeito a Mari escreveu um livro ótimo. Adoro romances de época, principalmente se existe essa mesclagem entre ficção e fatos reais. Com isso dá para perceber o quanto o autor dedicou-se a uma pesquisa árdua para complementar a história.
ResponderExcluirAdorei a resenha e só fiquei com mais vontade de ler. Parabéns!
Beijinhos
Rê
Ler e Almejar
A capa é LINDA-MARAVILHOSA-PERFEITA. Eu vidrei na capa mesmo.
ResponderExcluirwww.fofocas-literarias.blogspot.pt
Oi Eve,
ResponderExcluirRealmente a capa desse livro da Mari é um espetáculo! Maria Luísa é bem bonita. Gostei bastante da sua resenha e o livro parece ser realmente muito bom, bem ao estilo século passado mesmo.
Parabéns a Mari pelo trabalho super caprichado e a você pela linda resenha, espero ter a oportunidade de ler esse livro um dia.
Beijos