Eu Li: A Herdeira

Recebi o manuscrito de A Herdeira, da Mari Barbosa, de um booktour que eu participei para conhecer esse primeiro romance da Mari - blogueira do Confissões Literárias. Eu vou comentar sobre a história e o enredo, já que se trata de um manuscrito. Também tive o cuidado de escrever essa resenham SEM Spoilers

A Herdeira é um romance histórico que se passa no período Imperial. O livro começa em 1864 e nós acompanhamos a história de Maria Luisa Natalie Callaghan Queirós de Castilho – sim naquela época as pessoas tinham nomes imensos. Maria Luisa é uma jovem a frente do seu tempo, ela bateu o pé e foi trabalhar como enfermeira voluntária nas fronteiras da Guerra do Paraguai, onde seu amado, Major Martim Afonso Almeida também estava em combate com suas tropas. Ela pertence a alta sociedade Brasileira e seu pai é um influente político e fazendeiro de café, conhecido como Marques de Resende. 

O livro é narrado em terceira pessoa, mas isso não significa que nós ficamos sem surpresas, pelo contrario, toda a história é muito bem ligada e a cada capitulo aparecia uma reviravolta que me fazia mudar tudo o que eu estava achando que sabia. O livro todo é repleto de intrigas, revelações e muita emoção. 

Eu gostei da Maria Luisa, ela é jovem, bonita, rica, mas é uma pessoa humilde, sincera e que só está querendo viver ao lado do seu grande amor, que é o Major Almeida. O problema é que a família não concorda e as circunstâncias acabam por afastá-los e é quando ela conhece o encantador Lorde William Chamberlain, o Duque de Westmister (sim, da Inglaterra, a serviço de sua majestade). Lorde William logo se apaixona por ela e fica disposto a qualquer coisa para conquistá-la. 

Eu gostei muito do Duque e na verdade o achei mais carismático do que o Major... Achei-o mais simpático, mais apaixonado, embora as ações dele no decorrer do livro tenham me decepcionado um pouco. O que mais gostei nele foi que ele tem tanta personalidade quanto Maria Luisa e entre os dois sempre rola aquela tensão, sabe? E acho que a tensão entre eles deixa tudo mais interessante. Talvez também se deva ao fato de que o Major acaba sendo coadjuvante e aparece menos no decorrer do livro. 

Muitas coisas acontecem tentando separá-los e a forma como Maria Luisa consegue contornar as coisas é bem interessante. Claro, que o fato de Maria Luisa ser tão impetuosa e audaciosa trás grandes problemas, mas ela consegue enfrentar tudo e todos, sempre disposta a voltar para o Major Almeida. 

Sinceramente, se for pra escolher um lado, eu sou totalmente Team Duque de Wetsmister, porque mesmo ele tendo 'forçado a barra' em algum momento ou outro, acho que tudo foi causado pela paixão. Ela pode deixar as pessoas fora de si e com tendências a cometerem as ações mais idiotas. 

Eu nunca havia lido um romance histórico e eu achei que a forma que a Mari mesclou fatos reais com ficção deu um caráter bem tácito aos acontecimentos, além de ter aproximado os personagens de algumas personalidades da nossa história. O livro também mostra um pouco de como a ambição pode fazer as pessoas ficarem fora de si e achei a trama em volta disso bem legal! 

Eu gostaria de poder comentar outras coisas, mas acredito que seriam spoilers e não posso estragar as surpresas - que são muitas mesmo! O livro termina em 1870, já com a deixa para o próximo volume – que eu aguardo para saber 'Com Quem ficará Maria Luisa Natalie....' 

Se você é fã do gênero Romance Histórico não pode perder e se você gosta de ler historias com enredo cheio de intrigas e reviravoltas, também não!  Eu espero que a Mari encontre logo uma editora para publicar o livro para que todos possa ler e conhecer!
Ah, e essa capa é linda... A Maria Luisa é realmente como essa moça aí.

Pagina sobre o livro no blog da Mari. 
Página no Skoob.

Obrigada Mari, por me escolher para participar do booktour exclusivo para leitura do seu manuscrito!

21 comentários:

  1. Oi, Evellyn!!
    Sua resenha me emocionou bastante!! Você escreveu uma das melhores resenhas que li a respeito do meu livro, senão a melhor!! Sério, fiquei muito comovida com a forma que você apresentou a história e seu ponto de vista me fez reavaliar todo o contexto para a continuação do livro. Não esperava que vocês fossem gostar tanto do Duque rsrs. Ele é o tipo de vilão que a gente torce para se dar bem, né?
    Muito obrigada por participar do BT do manuscrito!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma resenha bem feita do manuscrito A Herdeira. Acho que o booktour está sendo muito produtivo para a autora e para nós, seus leitores.

    Estou na torcida!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é linda, hein? Adorei a resenha! Fiquei com vontade de ler! Acho que nunca li um romance histórico, acredita? Esse parece ser ótimo pra começar!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. adoooooroooo romance historico
    espero q ela encontre uma editora tmb o/

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha desse livro que eu leio, fico com mais vontade de que chegue logo a minha vez de resenhar o livro UAHSAUHSUA Sua resenha ficou muito boa, Eve. Suas resenhas sempre são tão lindas, que inveja <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Este livro tem me despertado uma curiosidade muito grande, estou louca para ler. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  7. Ahh *-* É tão lindo ver nossas blogueiras amadas escritoras!!! Ta faltando o seu Evellyn!!
    Gostei muito da resenha me parece ser um livro muito interessante...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de romance histórico, mas de qualquer forma torço para que a autora encontre uma editora para publicar *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Que bacana!

    Achei super bacana a capa!

    Tomara que ela encontre uma editora logo!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  10. Que bacana!
    Não me interesso muito por livros históricos, mas sua resenha me encantou demais!
    Vou querer ler, sim e espero que a Mari consiga logo uma Editora!
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Olá !!!

    Então, olha muitas vezes eu acho romances históricos muito "imitação" de Romeu e Julieta... é a mesma coisa, mas este livro do jeito que você falou parece ser uma coisa meio atual, mas que aconteceu há tempos, sabe ?

    Bjoos, Patty !
    Cartas para Ficção.

    ResponderExcluir
  12. Livro interessante...

    Amooo romances históricos e com certeza eu leria!
    Gostei de que a Maria Luisa seja impetuosa e audaciosa, detesto personagens sem vontade própria!rsrs

    Enfim ótima resenha... gostei muito
    Beijos
    Jessie
    http://lendoecomentando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eh... eu gostei da temática do livro! Pena que não tenha sido lançado ainda... (Ou já foi lançado?) Mas a capa está linda!
    Parabéns pela resenha! Parabéns a Mariana!

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu me encantei com a historia.
    Fiquei presa na resenha do começo ao fim.
    Eu adoro romance historico, então fiquei ainda mais curiosa sobre o livro/manuscrito.

    E a capa? Linda mesmo..

    bjinhuxxx
    EU li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Evellyn,
    Adoro romances históricos, e tenho certeza de que o livro da Mari tem potencial pela história que nos apresenta nas sinopses e resenhas por aí.
    Torcemos para que ela consiga publicá-lo.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu não sou muito chegado à romances históricos, porém - mais uma vez - a sua resenha me fez rever os meu conceitos!

    Fiquei muito curioso em saber como a história se desenrola, e espero REALMETNE que a Mariana encontre uma editora para este livro.

    ps: Que chique, fazendo resenha à partir de originais...

    Eu adoro originais. No domingo passado, quando - finalmente - imprimi os manuscritos do meu livro fiquei todo bobo! *-*

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  17. Que massa!!!
    o livro tem cara de ser bom!
    e ainda mais manuscrito!
    :D
    beijos
    adorei o blog, ja estou seguindo p saber as news

    http://www.amandarangel.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Evy!!
    Gostei da resenha e da temática do livro, ademais, admiro quem pode escrever romances épicos!! Uma pergunta: Quantas páginas tem o livro? Espero que a obra encontre logo editora!!

    Aufwiedersehen und Küsse!! (vai me dizer que vc tb estuda alemao??)

    ResponderExcluir
  19. Pelo jeito a Mari escreveu um livro ótimo. Adoro romances de época, principalmente se existe essa mesclagem entre ficção e fatos reais. Com isso dá para perceber o quanto o autor dedicou-se a uma pesquisa árdua para complementar a história.

    Adorei a resenha e só fiquei com mais vontade de ler. Parabéns!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  20. A capa é LINDA-MARAVILHOSA-PERFEITA. Eu vidrei na capa mesmo.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  21. Oi Eve,
    Realmente a capa desse livro da Mari é um espetáculo! Maria Luísa é bem bonita. Gostei bastante da sua resenha e o livro parece ser realmente muito bom, bem ao estilo século passado mesmo.
    Parabéns a Mari pelo trabalho super caprichado e a você pela linda resenha, espero ter a oportunidade de ler esse livro um dia.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?