Eu Li: Anna e o Beijo Francês (Anna and the French Kiss)

Se eu fosse de definir um livro por uma só palavra, neste eu usaria: fofo. Mas eu não sou uma pessoa de poucas palavras pois acho insuficiente para definir o tanto de emoções que se passam durante a leitura (ou qualquer coisa que envolva imaginação). 

Eu senti que ia amar o livro já nas primeiras páginas. Anna é nossa narradora e ela é tão divertida, perspicaz e adolescente (sim, no caso dela virou adjetivo) que fica difícil não gostar dela. Ela tem uns pensamentos bem inusitados e também é cheia de opiniões. Anna é blogueira cinematográfica - o que nos fazemos com livros (nos sentindo críticos) ela faz com os filmes. 

No inicio Anna está muito chateada porque o pai dela a mandou para um colégio interno na França sim, essa é a parte que todos pensam WHF? Tudo bem, ela é meio maluca de não querer ir morar por um ano na França, mas ok, vamos dar uma chance!

No colégio ela logo começa a fazer amizades – e eu amei o grupo de amigos dela – entre as quais aparece o garoto amigo-de-todos, o inglês-francês-americano, Étienne St. Clair. St Clair é o tipo de garoto que é perfeito: educado, gentil, inteligente, bem humorado... Bem, o único defeito dele é ser comprometido (e baixinho).

O mais interessante no livro é que os personagens tem características bem reais e a historia realmente faz lembrar a adolescência! Eu passei dessa fase do ultimo ano, e me peguei lembrando vários momentos com meus amigos (amigos são tudo-de-bom). Gostei muito de ver a angustia de Anna ao tentar entender seus sentimentos por St. Clair e a hesitação de St. Clair sobre como lidar com a amizade de Anna e todas as outras coisas acontecendo na vida dele. 

O livro é bem fofo, mas também mostra outras facetas das vidas dos personagens - coisas além do habitual escola e relacionamentos - e achei que isso foi desenvolvido de uma forma muito boa. Não é cansativa e se encaixa muito bem no contexto geral, tem uma boa ligação com tudo que está acontecendo. 

Amei acompanhar o desenvolvimento do relacionamento dos dois. Eles tem uma amizade tão bonita que da vontade de conhecê-los pessoalmente, além disso, a historia dos dois tem aquela característica de encontros-e-desencontros, e eu acho isso muito legal. Você percebe logo nas primeiras paginas que os dois sentem algo a mais um pelo outro mas as circunstâncias vão tornando tudo difícil de acontecer e mesmo assim não fica uma leitura arrastada.
- Fico feliz que você não esteja usando salto - St. Clair me interrompe - Senão você ficaria mais alta do que eu.
- Sou mais alta do que você.
- Pouco.
- Por favor. Sou uns sete centímetros mais alta que você. E você está usando botas.
Ele me acotovela com os ombros e abro um sorriso. - Relaxa - ele diz. - Você está comigo. Sou praticamente francês.
- Você é inglês.
Ele sorri. - Sou americano.
- Um americano com sotaque inglês. Isso não é duas vezes pior para que os franceses o odeiem?
Em algum momento, fiquei meio irritada com alguns pensamentos da Anna – parecia que ela estava la vivendo e contando as coisas certas para a gente, mas não conseguia se ligar no que estava acontecendo bem a frente dela. Mas acho que isso é normal, pois todo mundo tem inseguranças e pensamentos errados em momentos de tenção!

Sobre os demais amigos, eu adorei o Josh. Ele fala pouco, mas quando ele abria a boca sempre saia algo interessante. Rashime também é outra ótima personagem, ela tinha as tiradas sarcásticas que eu tanto amo. Além de Anna e St. Clair que me faziam rir com algumas conversas. Alias, as conversas entre os dois (os emails, então) são o ponto alto do livro!

Ah, o pai da Anna é o Nicholas Sparks, só que da ficção! Mas a Anna é tão critica (negativamente) com o pai que eu ainda estou me perguntando se isso foi uma Homenagem Irônica ou uma Critica Cruel da parte da Stephanie ao Sr. Sparks #prontofalei. Na verdade, senti varias alfinetadas a diversos artistas/estilos durante todo o livro! Leia para saber ^^ 

Sobre o aspecto do livro, achei bem lindinho. Ele realmente tem alguns problemas de revisão – não em relação a escrita, mas a separação de diálogos e falas. Porém, isso não me incomodou (acho que texto sem concordância e/ou escrito errado, irrita muito mais) até porque, depois de ler Federico Moccia e seus diálogos confusos (embora o dele seja proposital), fica fácil lidar com isso. Se a Novo Conceito fizer uma revisão, na próxima impressão isso nem aparecerá. 

O livro é lindo, eu amei a escrita crítica da Stephanie Perkins e mal posso esperar pelos próximos lançamentos dela!

32 comentários:

  1. Ah, eu achei esse livro tão fofo *-* é uma gracinha.. virou um dos meus favoritos..

    Depois dá uma passada lá no meu blog ;D
    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não li uma resenha negativa desse livro até agora, ou seja, se eu já estava doida pra ler antes de ler todas as opiniões, agora eu to mais ainda!
    Felizmente, ganhei o meu ontem (*.*) e assim que chegar, vai ser lido!
    Fui acompanhando seus comentários sobre o livro pelo twitter e pensando "Eu também quero!!!"
    Beijos!
    P.S: Concordo com você, se poucas palavras fossem suficientes, todo mundo só teria twitter rsrs


    www.minha-vida-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro Eve, e adorei a sua resenha, concordo com tudo.
    Também acho que o pai dela é o Nicholas Sparks rs... e senti um crítica bem negativa, e confesso não gostei, eu adoro o Nicholas hauahauahua.
    Mas foi só isso que não gostei no livro, do resto ele virou queridinho^^
    beijocas enormes :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Esse livro só tem comentários positivos, deve ser fofo mesmo!
    Adorei a resenha!

    Beeijoss

    ResponderExcluir
  5. esse livro acabooou de chegar pra mim... lindooo

    ResponderExcluir
  6. Eu não tinha muita vontade de ler esse livro, mas de tanto ver resenhas tao boas quando a ele fiquei curioso.Achei interessante o pai dela ser o Sparks da ficção, bem legal a ideia!

    Fellipe- All About Me
    http://www.danifuller.com/

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Porque riscou o baixinho,eve? É verdade,isso me incomodou um pouco,mas só um pouquinho.
    A autora conseguiu construir um enredo divertido e com personagens reais. Enquanto lia eu me lembrava de quando era adolescente. E o Etienne wow,porquê não conheci um assim quando era adolescente(e continuei sem conhecer cof cof)

    Resenha justa e bem escrita,nada mais ,nada menos do que espero de ti.

    Ps: Sobre o pai aka Nicholas Sparks,só dando gargalhada. Sinceramente. O que será que o Nicholas achou disso?kkkkkkkk

    BJS

    Nina
    www.minhavidaporumlivro.com.br

    ResponderExcluir
  8. ô vontade de ler esse livro o quanto antes!!!
    Sem falar que a autora tem um estilo e tanto hein? Aquele cabelo dela é de dar inveja na Marimoon kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. nem li toda a resenha para não perder a ideia de novidade do livro!

    primeiro eu adorei a capa, depois que eu vi na promo na Saraiva não demorou muito pra matar a vontade!

    'anna' só tá me esperando! rs.

    J.
    -the eater of books

    ResponderExcluir
  10. Também achei muito fofo, mas sem conteúdo.
    Não achei que aprendi nada com o livro. Mas tb não me arrependo de ter lido, porque me relaxou e foi um descanso.

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha e estou participando de várias promoções pra ganhar esse livro, tomara que eu ganhe *cruza os dedos* HSUAHS.
    Gostaria de saber, se aceita parceria com meu blog?
    Espero resposta!

    ResponderExcluir
  12. Olá !

    Nossa você disse tudo... usahasuhsauhasuh'
    E outra eu também achei que a Stephanie meio que deu várias alfinetadas do Sr. Sparks UASHASUHASUH'
    Mas o Étienne, que homem é esse meu Deus, quando eu li o livro estava em sala de aula e teve uma hora que eu não me contive... kkk... Comecei a falar para TODOS como Étienne era e que ele era fofo e lindo.
    E a escrita da Stephanie soa tão natural que por vezes você pensa que essa história é um fato, aconteceu mesmo. Mas confesso que no começo do livro eu juro que queria MATAR Anna por não querer estar em PARIS, eu daria tudo para passar 1 ano em Paris... usahuash' Não e o final foi MARA neeh' *-*

    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  13. AhhH!

    Eu amei sua resenha!
    Mas eu amo mais o livro!
    =P

    Dizer o que?
    Eu me apaixonei pelo livro!
    =)
    ahsuahsha

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  14. Eu amei "Anna e o beijo francês"!
    A leitura fluiu tão facilmente que quando eu vi já tinha acabado - o que fazer com a vontade querer mais da Anna... E do St. Clair... e de Paris?
    Eu adorei o fato de o romance deles tão ter sido aquela coisa louca de "te conheci e já te amei", também gostei bastante do fato dele não ter trocado a namorada de primeira, sabe? Torna as coisas mais reais...
    E o que eu mais gostei no livro foi isso, esse sentimento de "isso poderia acontecer com todo mundo" =)

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo falando maravilhas do livro! Estou com o meu aqui... mas não sei quando terei tempo! :( Espero que eme breve! :D

    Beijão Eve
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Adoro o jeito das suas resenhas da vontade de ler o livro ehehe..eu me apaixonei por esse livro desde a primeira vez que vi ele achei a história fofa e sua resenha so me fez ficar com mais vontade ainda. Ainda bem que eu tenho ele aqui assim que entrar em ferias da faculdade semana que vem posso começar e lê-lo.srsr
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  17. Ah eu ganhei esse livro da minha sogra..ando doida para ler mas cadê o tempo? precisava no mínimo de mais umas 48 h no meu dia para colocar aleitura em dia..
    òtima resenha me deu mais vontade de ler...

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Oiee!
    HAHAHA nossa já viu que vou amar e odiar esse livro...odiar pelas alfinetas ao Nicholas HAHA
    Nossa imagina o Nicholas lendo isso e xingando muito no twitter...[se vc segue ele sabe que ele adora 'desabafar'
    Eu achei o kit desse livro bem criativo.

    Aí Minha mãe: que povo doido fica mandando batom com livro para os outros... #morri

    bjundas
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  19. Oun..eu li sua resenha e fiquei com vontade de ler novamente esse livro de tão fofo que ele é.
    Concordo com vc que uma nova revisão seria ótima, só por conta da separação dos dialogos que as vezes me confundia.

    Mas o livro em si é muito bom.
    Ele me surpreendeu demais, quando comecei a ler não esperava que fosse me prender tão rapido.

    bjinhuxxx
    EU li e Divulgo
    euliedivulgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Bom saber que você também amou, Evellyn! :) O livro não parece nada demais pela sinopse, mas é ler e se apaixonar, né?
    Eu acho legal as críticas que a Stephanie fez durante o livro - *gosto* de opiniões, não de completa omissão hehe E, bom, eu concordo MUITO com a Anna em relação ao Nicholas Sparks, né, acho que já deu pra perceber. Mas como gosto é gosto (e eu realmente gostei de A Última Música).
    Acho que a Novo Conceito vai fazer essa revisão na próxima impressão, sim, já que todo mundo comentou isso (geralmente como o único ponto negativo do livro) :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi Evellyn um livro que fala sobre romance em Paris é sem dúvida imperdível. Até hoje não li nada negativo sobre esse livro o que só aumenta minha curiosidade para saber o que ele tem de tão bom.

    Bjs.
    Caline (Mundo de papel)

    ResponderExcluir
  22. Li uma ou duas resenhas deste livro, e só lendo a sinopse eu já me interessei, lendo as resenhas ainda mais, e a sua, fiquei encantada com o livro que deu vontade de ler logo e me deliciar com essa leitura.
    A capa do livro realmente é muito fofa, e gostei do fato de que o homem não aparece, porque dá pra nós imaginarmos um príncipe encantado! rsrs A vantagem de ler um livro é podermos imaginar cada personagem como quisermos e isso é muito bom, é um mundo maravilhoso!
    Livros teen, depende as vezes são meio chatinhos, de tão inhos que são, mas esse livro parece um teen tão gostoso de se ler, o que dá vontade de se deliciar ainda mais nesta leitura.
    Enfim, adorei sua resenha! =D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Confesso que fico confusa em ler ou não ler esse livro, alguns falam que ele é bom mesmo com os defeitos de tradução e outros falam que esses erros afetam todo a trama e que algumas piadas ficam sem nexo e realmente, vi em inglês e algumas delas não fariam sentido em portguês mesmo. Posso até ler algum dia esse livro mas não será prioridade.
    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. A Novo Conceito tá saindo com cada lançamento de virar a minha cabeça.
    "Anna e o Beijo Francês" não fica atrás. É lindo!
    Espero ler logo. E quero muito conhecer o St. Clair, ele parece que vai me divertir muitooooo.

    Bjks amiga, e vc como sempre fazendo resenhas maravilhosas.

    Da Lisse

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei esse livro, já um dos meus favoritos do ano.
    E sim, senti as críticas/alfinetadas para o Nicholas Sparks! hehehe
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    William
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. AAAAH ESTOOU DOOIDA POR ESSE LIVROO *.*

    ResponderExcluir
  27. Gosto de acreditar como crítica cruel pq nossa, ela tá muito certa nas zuações uhahuahuahua

    ResponderExcluir
  28. Adorei sua resenha.
    haha fiquei muito curiosa quando me disse que St. Clair tinha um "detalhe-defeito" e quando vi o que é, tive que rir! hsuaihsiuahisu
    Não acho que seja um defeito, porque sou baixinha e não vejo problema de o garoto ser baixinho tb! haha

    Muito legal a maneira que você descreveu o livro e adorei o trecho que separou.
    Vou reler o livro em breve... deu aqueeeeeela saudade! (=

    Beijones,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série
    @LiteraturaSerie

    ResponderExcluir
  29. Só agora que você leu?! Oo
    Bom, eu li junto com uma amiga e ela gostou mais do que eu. Achei fofo, assim como você, mas eu acho que fui tão cheia de expectativas que, pra mim, não passou disso. Agora, me apaixonei pelos protagonistas! Principalmente o Etienne. Que rapaz fofo! ♥

    ResponderExcluir
  30. Esse é um dos livros que está a mais tempo na minha wishlist . Ninguém se decide a traze-lo pra cá :c
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  31. Gente, Anna e o Beijo Francês é muito, muito, muito fofo!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?