Eu Li: Depois Daquele Beijo

Divertido. Essa seria a palavra para descrever esse romance de estréia da Rafaella Vieira. Ler DDB foi como passar um dia num parque de diversões! Eu esperava gostar do livro, mas não imaginava que fosse me divertir tanto com a narrativa. Foi engraçado, porque o livro é recheado de referencias e todas eram TÃO a minha cara que eu pensei que a Rafa pegou uma de minhas anotações e usou como inspiração! 

Nossa protagonista e narradora é uma garota de dezesseis anos que está no ensino médio (óbvio), Michelle. Ela reside em Recife e a trama se passa em Boa Vista. Mi adora escrever – é editora do jornal da escola – e ler. O ano escolar acaba de começar e é quando ela conhece Caterine – que acabou de se mudar para lá e é nova na escola. A vida de Mi corria bem, escola, amigos, algumas festas – não que ela fosse fã de badalação, mas depois da chegada de Cat ela percebe que algo ronda o ar. Num projeto de artes, onde Mi chama Cat para ser a protagonista do filme que ela roteirizou, as duas se aproximam e descobrem um sentimento mais forte que amizade.
- Sério Draco, existe um pouco de bondade em você?
- Muito pouca, na verdade.
- Como eu pensava
Mi, conversando com o personagem que ela compara a Draco Malfoy (leia para saber).
Eu gostei de como as coisas foram 'simples' para elas, sem todo o drama que geralmente envolve a relação de casais homossexuais com família a amigos. Bem, elas enfrentaram problemas, mas a autora não tratou isso de forma pesada e tensa, até porque elas tiveram apoio de vários amigos. Alias, entre os personagens não posso deixar de comentar a tia maluca de Mi, Jaqueline – uma francesa-brasileira que se comporta como adolescente e consegue chocar até a própria sobrinha e Renato. [parágrafo especial para ele] 
Ele é bem bonito, ou seria se não fosse meio poser. Tipo, ele é aquele cara que todo mundo olha quando passa e tem os cabelos loiros e olhos azuis, mas ele muda todo dia de acordo com seus próprios conceitos de estilo, que vão do pop ao rock, passando pelo metal e as vezes até emo. Não sei o que pensar sobre ele, mas a sua beleza com certeza é indiscutível.
- [...] A paixão continua, ela é eterna. Os garotos não. E eles tem uma tara esquisita pela mãe e objetos fálicos. Cara, nem Freud, nem as mamães deles para curar...
Bom saber disso. Minha tia estava no meio de uma viagem de cogumelos.
 #riamuito com a filosofia Jaque Maffre.
Renato é o bocó mais apaixonante de todos os tempos! Ele é um pervertido que não consegue falar uma frase sem alguma ironia, mas isso o torna adorável. Eu estou encantada em como a Rafa conseguiu criar um personagem em que TODAS as aparições tivesse algo de engraçado, até quando o assunto fosse sério. Juro que nunca mais vou ficar depressiva enquanto eu tiver Renato para me animar! O cara consegue falar mil bobagens, ser totalmente tarado e ainda ser um amigão – daqueles que perde o amigo, mas não a piada; além de não deixar de dar em cima de você, mas ok. Na verdade, os 3 (ou 4, contando Jaque) tinham os discursos mais espirituosos. Eu queria mostrar TODAS as falas de Renato aqui, porque ele é demais, mas tive que separar algumas: 
- Sem piadas, seu mamão.
- Você é um caso sério, garota radical!
- O quê?
- Você devia fazer parte de um clipe da Banda Cine.
- E você devia fazer parte de um circo. Vai, fala aí, palhaço.
#tendocólicas Tem como não rir com Renato na vida?
- Coloquei no Google: "onde mora a menina mais gata de Recife", daí apareceu seu endereço.
Uma vez idiota, sempre idiota.
- Fofocas da Escola da Pegação - Cat disse. - Nós estamos bolando um site. Tem algo de quente para a gente?
- Eita, na verdade eu tenho sim - ele se virou para mim. - De três coisas eu estou absolutamente certo: Primeira: sua tia é uma vampira e há uma parte dela que eu ainda não sei...
- Para com isso, seu idiota - eu interrompi dando uma tapa na cabeça dele.
[...] Essa eu não podia deixar passar.. Muahhaha
- Renato, por favor, dá pra deixar de babaquice?
- Mi, você não percebe que está pedindo o impossível? - Cat falou.
O livro todo é muito delicia de se ler. Eu nunca havia lido um livro brasileiro com essa temática (LGBTs), apesar de já ter lido livros desse tema, e achei muito boa a forma como a Rafa conduziu a história. É sutil até certo ponto e ela conseguiu passar super bem os sentimentos das protagonistas. É um livro bem fácil de ler, super adolescente, com linguagem fácil – lotada de referências – e que você lê num suspiro! Alias, esse é mesmo o 'problema' você lê tão rápido (porque o livro é pequeno) que acaba querendo mais! 

Eu recomendo a leitura porque é mega divertida, ágil, e com uma história e personagens realmente encantadores! A Mi é muito a minha cara (tipo mais reclusa, que gosta de ler e escrever), cheia de ironia -  e me lembrou uma amiga nesse ponto, a Jaque é uma maluca, o Renato um doido, a Cat uma fofa! Também desmarginaliza o relacionamento homossexual de uma forma leve, natural. Claro, se você tem aversão ao tema, não é a leitura mais propicia, mas se você tiver curiosidade e mente livre de preconceitos, vai fundo!

Realmente recomendo a leitura e eu abrirei um booktour para quem quiser ler também. Aguardem o post – que farei em vídeo para explicar melhor – e não deixem de se inscrever, pois o livro é diversão na certa! Alias, eu farei uma entrevista com a autora, quem tiver pergunta, deixe nos comentários (eu creditarei, obviamente).
Todos esses livros não são as grandes obras da literatura mundial, comprei porque gostei. Detesto essa coisa de dar uma de pseudo cult.
Mi, será que ela tirou do meu diário?

O livro agora tem um booktrailer, com a trilha sonora inspiração para o livro! 

21 comentários:

  1. Nossa, esta última citação do livro me descreve completamente... Na verdade, este é exatamente um dos pontos que eu estou abordando na minha monografia.

    Adorei todos os quotes sério mesmo, e me deu uma ultra vontade de ler ele (coisa que eu já tinha, mas bem de leve)... E, pela sua empogação na resenha, o livro realmente deve ser muito divertido!

    E acho que este trunfo da autora - falar de Homosexualismo (escrevi certo?! 'O.o) sem fazer um dramalhão com o tema. Nunca li nada relacionado a isto - além daqueles livros com personagens super-caricatos, então não conta! - e tenho curiosidade para saber como a minha mente ''subconsciente'' vai reagir ao ler um livro com esta temática tão diferente.

    Enfim, fiquei empolgado com o Booktour... Quando começar as incrições me avise!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Evellyn querida!!!
    Eu estou rindo horrores com as citações q vc colocou!!! Eu msma mtas vezes me pego pensando neles e rindo sozinha. Fico muitíiiiissimo feliz de vc ter gostado e todas as colocações q colocou na resenha foram PERFEITAS!!!
    AMEEEEEEEEEI D+++!
    Espero q o pessoal se empolgue para o Book Tour!!!
    Um BEIJO imensooo pra vc!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha!
    Fiquei super curiosa pra ler o livro, quero ter cólicas de riso também!
    O que achei mais legal foi você ter dito que a autora tratou do tema de forma leve e natural, o que é totalmente fora dos clichês!
    Vou esperar o vídeo falando do BT, quero me inscrever pra ler ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Evy nossa, esse Renato é o tipo palhação de todas as salas que existem na escola e até faculdade.
    Adorei a resenha!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. "Coloquei no Google: "onde mora a menina mais gata de Recife", daí apareceu seu endereço."
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri

    Poxaaaaa, to super super feliz de achar um livro mais natural sobre esse assunto, na verdade nunca li nem aqueles cheios de drama, mas sinto falta de ver romances homossexuais e principalmente com garotas, porque se bate bem mais na tecla do homossexualismo masculino.
    Quero muito esse livro \o/

    ResponderExcluir
  6. Aiin, sempre quis ler esse livro.
    Vou esperar para participar do booktour.

    Beijos,
    Amanda Faustino
    http://bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei! É o segundo post que vejo com comentários muito positivos sobre esse livro, e tenho bastante vontade de lê-lo. Os trechos transcritos no post me divertiram pacas! Parece que o tema é tratado de maneira leve sem fugir do real, e com um frescor bem próprio da juventude.

    Bj,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vou te falar que o livro parece bom, mas essa capa! - Não rola, rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  9. Nunca li um livro com esse tema, é diferente para mim... Apesar de respeitar e ter amigas que tbm são assim, acho um pouco estranho ler um romance....

    bjs

    ResponderExcluir
  10. super vou entrar nesse book tour! acho o máximo autores que trazem temas de tabus sendo tratados de forma leve e gostoso, fazendo a gente repensar e quebrar todos os preconceitos :D

    ResponderExcluir
  11. Também nunca li um livro com esse tema mas fiquei super interessada. Adorei as quotes!

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Evellyn, tudo bem?
    Eu ja vi falarem muito bem deste livro apesar de ainda não ter lido, já li outro da Editora Brejeira Malagueta ( Os Caminhos de Lumia) que tem a mesma temática e é igualmente bom, muito bem escrito.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  13. Heey Eve,

    Muito legal esse livro, eu nunca li algo do gênero, acredito que livros assim deveriam ser mais conhecidos e lidos.
    Fiquei muito intrigada, agora estou morrendo de vontade de ler algum livro assim, asuhauash' É MUITO bom quando rimos com o livro, e um personagem nos agrada. !!!

    Beijão, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  14. Booktour?! Eu quero participar! A pegada do livro é bem diferente do que vemos sempre e pelo que você disse na resenha, dá para se divertir bastante com a história. Fiquei cheia de vontades! hehe

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!! Ainda não conhecia esse livro, parece ser muitoooo divertido.
    Fiquei com vontade de ler, vou pesquisar mais e quem sabe compro - rs.

    Beijinhos...
    Pri
    Viaje na Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oii! Nossa, adorei a resenha! A autora foi muito corajosa em escrever sobre um tema tão polêmico assim! O bom é se divertir e aprender que preconceito não vale a pena, né? Pelo o que você falou os personagens são ótimos, encantadores! Mas não gostei muito da capa, achei tão feinha!

    Bjss,
    Anastácia - Heart Books

    ResponderExcluir
  17. A Nath me emprestou o livro e estou curiosa para ler. Estava com medo de ser uma história tensa e pesada pelo assunto que ela aborda, mas fico mais aliviada de saber que há descontração e uma boa pitada de humor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Eve :)

    Nossa que resenha mais empolgada! hehehe
    Eu até que gostaria de participar de um BT dele mas tenho tantos livros de parceria pra ler que nao vai dar.. de qlqr forma, foi uma ótima resenha, parabens!!

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  19. Eve!!!
    Agora entendi tudoooo o que você falou, é realmente um livro muito divertido.
    E dessa vez você não economizou nos quotes hein! rsrsrs
    Posso dizer que amei o Renato?? Cara, o que é aquilo ele falando trechos de Twilight?? Vou fazer igual você: Muahahahahaha Muita loucura!!

    Vou te falar aqui. Sou super contra ler livros assim, acho que eles incentivam de alguma forma aquilo que é desnatural. Não me entenda mal, não sou homofóbica, acho que cada um faz da sua vida o que quer. Mais acho que se eu resenhar um livro desse no meu blog vou estar dando a entender que apoio; o que não é o caso, pois desaprovo totalmente. Então, por isso não vou me escrever no seu book tour, mas ficaria muito feliz se um dia poder ler o livro e dar altas risadas como você (e ver as tais referências ao nosso grupo: RBD)! Espero que tenha entendido meu ponto de vista.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  20. Oi flor,
    Sinto uma curiosidade de ler esse livro mas o assunto parece ser meio estranho assim sei la..ahaah ate tinha entrado em contato com a autora que disse que ia me mandar o livro mas isso foi em junho depois sei lá ne...enfim fazer o que...Flor recebi seus marcadores e AMEIII que amassadinho que nada o marcador da meg ta lindo perfeitoooo espero que os meus cheguem logo por ai viu assim que gravar o video do blog te aviso viu...
    Bjkssss linda
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  21. OK! Agora estou com sérais dúvidas se leio o livro... (li resenha depois do post do Blog Tour, que já comentei...)
    Evelly vc fez uma resenha que me deixou curiosa... hahah Esse Renato é mesmo um boco!!! haha
    Adorei as citações! E tenho que falar que achei a capa do livro lindona!!
    Adorei a resenha!

    Quanto ao tema, já li alguns livros com romances homossexual, mas de homens... não tenho preconceito, mas para mim é tão dificil de me identificar com o romance, até pq quando leio um romance gosto de ficar encantada e suspirando pelo charme do heroi... haha

    Bjuss

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?