Eu Li: Diário de uma Paixão (The Notebook)

Esse é o segundo livro do Sparks que leio, mas já sabia o que esperar: Carolina do Norte (ou Sul), um amor profundo, uma doença grave (aparentemente a fórmula certeira!) que os impedisse de ser felizes ever after! Eu também já conhecia o filme, então não foi como se o livro se tratasse de algo totalmente novo. 

Um aspecto interessante é que o livro é narrado tanto em 1ª pessoa – pelo Noah – como em 3ª pessoa – quando o Noah lê o diário. Começa com Noah contando a atual vida dele, onde ele vive e como foi parar ali. Noah é um bom narrador e eu gostei principalmente do senso de humor um pouco trágico dele (e ele passa por umas coisas bem complicadas). Ele conta as coisas com ternura ou ironia, e isso torna tudo bem real.

O livro todo começa com um leve misteriozinho de Noah, porque ele não quer revelar quem realmente é ou para quem ele lê ou sobre quem é a história, mas acho que atualmente todos já sabemos – até quem não viu o filme. Achei algumas partes da narrativa um pouco cansativas – principalmente no inicio – porque não gosto muito quando são detalhadas excessivamente as características dos locais ou as sensações, mas isso logo passa, é só a maneira romântica que Nicholas costuma narrar as coisas #jánotei. 
Agora sou uma aventura épica quando atravesso os corredores. Até mesmo para os meus padrões é um andar muito lento, isso vindo de um homem que duas semanas atrás mal conseguiria ultrapassar uma tartaruga.
Noah, fazendo piada com a própria desgraça. #euri 
Diário é um livro nada complexo, apesar de tratar de sentimentos complexos de forma bem intensa, e você consegue ler numa noite. Usando as palavras do próprio Noah, digo que é um livro 'feliz e triste, maravilhoso e doloroso'. Ele tem momentos de pura descontração e amor e outros de tristeza e duvidas que você se pergunta 'nossa, por que isso acontece à pessoas boas?'. Mesmo para quem já viu o filme, o livro é diferente, pois a 'cronologia' é diferente. No livro nós quase não ficamos sabendo sobre o 'tal verão' em que eles se conheceram, pois o enredo é focado na volta de Allie para Noah e na vida deles após vários anos – quando eles já estão bem mais velhos. Então é interessante saber esse outro ponto de vista.

O livro também é bem trabalhado no romance e eu não me considero muito romântica, então mesmo tendo ficado emocionada em algumas passagens, em outras eu pensava 'nossa, que piegas' (há) mas isso é a MINHA interpretação, como vocês sabem, cada leitor tem uma vivência e tudo influencia em como vemos determinada história.
Os jovens, irrequietos e impacientes, têm sempre de quebrar o silêncio. É um desperdício, porque o silêncio é puro. O silêncio é sagrado. Ele aproxima as pessoas, porque só quem se sente confortável ao lado de outra pessoa pode ficar sentado sem falar. Esse é o grande paradoxo.
Nicholas, pondo em palavras algo que eu sempre pensei.
Achei o final inesperado... e frustrante! Eu virei a página esperando mais e realmente tinha acabado. Me sinto meio mal por dizer isso, mas pra ser sincera, fiquei meio decepcionada. Acho que o fato de já ter visto o filme – e ser um de meus prediletos de todos os tempos – influenciou minha 'não-apreciação' total do livro. Acho que se você não viu o filme, o livro é lindo, mas para quem já viu, talvez o livro deixe alguns buracos que no filme nós ficamos sabendo bem profundamente. Eu tenho o filme em casa e posso ver quatro vezes no mesmo dia e chorarei as quatro vezes com a mesma intensidade. O livro me emocionou, mas não ao ponto de me fazer chorar - apenas suspirar um pouco. É muito amor!

Então, minha conclusão é que o livro é realmente emocionante, mas infelizmente devo confessar que prefiro o filme (oh, que raro!). Não sei se mais alguém ficou com essa impressão, mas foi como me senti. Gostei do livro e recomendo, principalmente se você gosta de romances, mas ainda gostei mais de como as coisas foram adaptadas para o filme. O livro tem um final diferente, então vale ler para conferir...

Por muitas vezes, lendo alguns trechos eu não pude deixar de pensar nas criticas da sra. Perkins ao Sr. Sparks porque vi que talvez ela tenha seus motivos para ficar revolts - os personagens no livro realmente sofrem de doenças graves e isso é mega triste! Mas ao final, existe uma espécie de biografia do Nicholas e eu gostei de ler um pouco sobre ele, como ele começou a escrever e o que o levou a escrever esse livro! 

Por favor, me falem nos comentários se vocês leram e/ou viram o filme e o que acharam dessa inter-relação! Semana que vem entra uma promoção valendo este livro.

27 comentários:

  1. Eu já vi essa relação "preferi o filme ao livro" com Um Amor pra Recordar, mas você foi a primeira que vi falar de Diário de Uma Paixão. Eu só assisti aos filmes, não li nenhum desses dois. Mas amo os filmes e espero não me decepcionar com os livros!
    Os únicos dele que li e assisti aos filmes foram Querido John e A Última Música, mas nos dois casos preferi de longe os livros.
    Quando eu ler te conto o que aconteceu comigo hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. @Aione Simões

    Comigo foi bem o contrario! Em relação a Um Amor Para Recordar eu gostei tanto do livro quanto gosto do filme (os achei bem diferentes, mas igualmente bons, em sua própria maneira) Mas com esse livro, acho que prefiro mesmo o filme... Eu choro!!

    E se for pra escolher entre os dois livros do Nicholas que li, ainda prefiro Um Amor Para Recordar! rs Me emocionei mais com a história...

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Comparada com o filme, o livro é realmente muito fraco. É a primeira vez que eu vejo uma adaptação de livro para o cinema, superar o próprio livro. O filme mostra a história realmente, já o livro é uma monótona, parada e cansativa. Chegava horas que eu pulava páginas, porque ficava se saco cheio das descrições que você também se irritava, hehe. Fiquei total com a certeza - não com a impressão - de que o filme bate o livro, fim. RISOS

    Beijinhos Evellyn <3
    Kaká xxx

    ResponderExcluir
  4. depois de 'querido john' não tenho mais vontade de ler n. sparks...não porque seja ruim, mas por abordar os mesmos assuntos!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  5. Tipo, não me decepcionei com o final... Mas fiquei muito de cara! Estava totalmente esperando o final do filme, e quando virei a último pagina e vi que eles continuavam, bem, vivos haha, foi um pouco decepcionante sim :S
    Mas ainda assim, adoro os livros do Nicholas, ele é muito romantico, apesar de junto com o romantismo trazer bastante drama haha :B
    Adorei a resenha Eve <3
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  6. oi Eve!
    Eu amo esse livro, de todos do Nicholas é o meu preferido.
    O filme é maravilhoso, um dos favoritos, mas não senti que o filme foi melhor que o livro não. No caso de 'Um amor para recordar' pode ser que eu prefira o filme, mas neste não.
    Apesar de que no livro eu não chorei muito, mas no filme eu choro litros sempre! :S
    Confuso isso né? huahauahua.
    Adorei a sua resenha!

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Suspetíssima para falar de Nicholas Sparks que amo e td sua técnica maravilhosa de nos emocionar! rs
    Ainda não li esse livro e ele estáautografado aqui na estante, preciso de tempo para variar...as vees nem sei o que me faz escolher um livro ao invés de outro...pior é quando é chato e me arrependo..pela sua resenha é mt igual ao filme que amo e já perdi as contas de quantas vezes eu vi,ahah

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma vontade absurda de ver ou ler! Ainda não fiz nenhum dos dois, me faltam oportunidades. ):
    E depois de ler esse post me deu mais vontade ainda de ler, rs. Seria interessante ler um livro de romance, acho que nunca fiz isso, se parar para pensar! Haha :P

    Beijo! :)

    ResponderExcluir
  9. Se eu disser, que eu estou com os 2, livro e filme aqui em casa e não tive tempo de ler e ver o filme vc acredita? E olha que eu amo Nicholas Sparks! Mas vou fazer isso ainda essa semana, pra saber o que vou gostar mais, o livro ou o filme! Aposto no livro, rsrs! Adorei a resenha Eve! Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Aii é complicado quando a gente já tem uma ideia do que a história vai se tratar e acaba acontecendo essas decepções mesmo.
    Eu por exemplo juro que tentei ler o lua nova, mas não consegui, o filme tava na minha cabeça, e por isso agora eu só acompanho os filmes.

    Beeijinhos Hevy!

    ResponderExcluir
  11. Oiiiii...
    Tem selinho pra vc lá no blog!!

    Beijos
    Mandinha
    /minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Como eu falei no Twitter, eu já vi o filme... Mas não li, e nem seu se quero ler o livro. Acho que, de todos os livros do Nicholas Sparks, este e Noites de Tormenta são os únicos que não me chamam a atenção... No caso de ''Tormenta'', nem o filme eu quero ver! =X

    PS: É, eu sou um caso raro de ''Homem de Fases''!!! Rsrsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  13. Este livro é lindo!!
    Simplesmente Apaixonante!!
    Não me canso de ler resenhas ou lê-lo de novo!
    Beijos,
    Aninha
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu vi o filme e ele é um dos meu preferidos, então fiquei meio com medo de ler o livro e ficar decepcionada.
    Eu tenho ele aqui, então vou ler, claro, mas acredito que não vá gostar tanto quanto eu gosto do filme.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Eu já li e assisti o filme!
    E confesso que pela primeira vez, gostei mais do filme, por ter mais detalhes.
    Mas enfim, o livro é bom sim!
    Adorei a resenha.

    beijos
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ai eu quero de mais ler esse lviro deve ser muito bom mesmo,

    Adorei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li esse. Só falta dois pra ler todos dele ;D Quero que seja tão bom quanto o filme porque me acabei de tanto chorar! ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu nem vi o filme, nem ,li o livro ;x
    É que não sou muito chegada em romances tããããão dramáticos ;x
    Ei, aceitas parceria?
    Beijos querida
    Bruna
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não briga comigo, mas eu nunca li nada do Nicholas Sparks ahsuha
    #Vergonha

    Não sou mto fã de romances choradeira kk...
    Ahhh eu tbm não vi o filme ahsuhas

    Pessoa a par do assunto sou eu ¬¬

    Enfim, se vc diz q gostou mais do filme...vou assistir ao filme. Tenho medo de começar a ler Nicholas Sparks...sabe sensação de que não vai rolar? POisé....axo q eu e o Nick não vai rolar kkk

    Adorei a resenha Evelyn, esclareceu mtas coisas sobre o livro que muta gente não conta kkk

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Vou te linkar então
    Se quiseres banner, eu tenho na seção o blog no Desbravando
    Beijos querida
    Bruna
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  21. acho que ele é traumatizado com alguma coisa, só escreve livro triste ¬¬

    ResponderExcluir
  22. Entããão...HUahsuhas

    Eu sinceramente?
    Prefiro o filme. Quando eu li, e terminei meu primeiro pensamento foi: Tá, agora cadê a cena da roda-gigante!
    Onde colocaram essa cena, me diz?

    Sei lá. É meu filme favorito de longe!
    E o livro érdeu o encanto, como você mesma disse!

    Sei lá...sei lá!
    ajisiasasuha

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!!

    ResponderExcluir
  23. Hum, eu sinceramente gosto tanto do livro quanto do filme. Na verdade, gosto um pouco mais do livro. Li antes de ver o filme, e apesar da adaptação ser incrivelmente linda e mais emocionante (chorei mais com o filme do que o livro), eu ainda prefiro o livro. Que eu me lembre, por mais que eu goste do filme, jamais achei uma adaptação melhor que um livro. Só se fizerem igualzinho, detalhe por detalhe hehehe. Mas se fosse assim, não daria para ser um filme, mas ao menos uma mini-série.

    Memórias de Uma Gueixa e o Diabo Veste Prada são alguns dos meus filmes preferidos, mas os livros são melhores. Um poquinho só, mas são melhores hehehe.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  24. Eve, tu é O CARA!
    Eu já li e ainda não consegui escrever a resenha, sabia??
    Eu adoro o Nicholas e tudo que ele escreve, até se for uma histórinha de amor bem fraquinha. Mas eu amuuu de paixão os filmes, sem dúvida.

    Primeiro foi UM AMOR PARA RECORDAR, e vale resaltar que o livro que li era português de Portugal. Chorei com o livro mas com o filme são rios e é uma coisa inexplicável!

    Depois foi DiÁRIO DA NOSSA PAIXÃO, que foi pelo mesmo caminha. O fato de o filme tratar da juventudo e de como a vida e as circunstâncias levaram cada um para um lado foi muito bom.
    E P.S: quando o Nicholas veio no RJ eu vi um vídeo de uma blogueria que estava na fila dizendo que estava lendo o trecho da roda gigante que ela ama. Eu li e não vi tal trecho! Vc viu? rsrs Acho que só a edição dela tinha. #prontofalei

    Depois foi "Noites de Tormenta", aí esse foi o oposto. Vi o filme, ODIEI, e me neguei a ler até que um amigo me emprestou o livro.... e AMEI, é lindo. Tá, devemos levar em conta aqui que eu sou muito romântica e vc não é. Mas se puder e quiser, um dia leia.

    "Querido John" foi muito bom! Mas gostei mais do filme, como sempre. Vou dar muitos créditos aqui ao Channing Tattum, que é um gato, ele fez bonito. E a Amanda estava muito fofa.

    Já em "A Última Música" não gostei tanto do filme só por causa da Miley, aquela garota é um porre! Mas chorei como sempre. O livro foi mais emocionante, e me levou numa escala de choro que eu achei que nunca fosse chegar. Tbm quando um livro fala de vida familiar, e sobre pai é o fim pra mim.

    P.S: Toda as vezes que eu ler alguma coisa do Sparks ou sobre ele vou lembrar da Perkins satirizando ele. Achei cômico!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  25. O único livro do Nicholas que eu li foi Um amor para recordar. Eu ainda quero ler outros livros dele, mas já vou ler sabendo mais ou menos o que esperar. Parece, me corrija se eu estiver enganado, que os livros dele sempre falam de um amor impossível, sempre interrompido por alguém doente.

    Eu gostei de Um amor para recordar e olha lá que eu não sou uma pessoa que vive romances. O Nicholas, no entanto, tem um jeito de contar as coisas de forma leve e sincera. Gostei, neste caso, mais de do livro do que do filme.

    Eu meio que ando em dúvidas sobre qual livro ler dele, acho que vou neste mesmo.

    Gostei do segundo 'quote'. Verdade... para que ficar falando o tempo todo? Muitas vezes o silêncio é mais significativo do que um monte de coisas ditas.

    ResponderExcluir
  26. Eu tabém quero ler este livro que parece ser maravilhoso. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  27. Eu já li o livro e já vi o filme também , e também gostei mais do filme. O final do livro... bem se é que aquilo se pode chamar de final. Vir-se a página e não tem absolutamente nada. Mas que é isto???!!!!! Por isso gostei mais do filme
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?