Eu Li: Girl in a Spin

Este é o segundo livro da autora irlandesa Clodagh Murphy e também o segundo que leio. Girl in a Spin é um chick-lit que se passa em Londres e traz uma história bem diferente. 

O livro é narrado em terceira pessoa e nossa protagonista é Jenny Hannigan, uma jovem órfã de 24 anos que trabalha como babá e está envolvida com uma importante figura política: Richard Allam, candidato a primeiro-ministro da Inglaterra. Richard é recém-separado e tem como assessor de imprensa Dev Tennant. Acontece que Jenny é jovem e tem um passado não tão politicamente-correto e agora Dev precisa dar um jeito de cobrir todos os possíveis furos que a impressa está louca para conseguir e fazer com que Jenny pareça mais conveniente politicamente falando não só ao partido como também aos olhos dos eleitores. 

Jenny é uma ótima protagonista. Ela é cheia de história. Ela é uma personagem carismática, do tipo que irradia alegria e contagia a todos - e olha que a coitadinha já passou por TU-DO na vida. Só a questão de ela ser órfã e ter passado a adolescência em lares adotivos já trás muita bagagem. Apesar desse passado triste, ela é forte, alegre, otimista e realmente um amor de pessoa, mas não daquela forma irritante e perfeitinha. Ela é cheia de contradições e problemas e mesmo assim é fácil se identificar e gostar dela. No fundo tudo que ela quer é formar sua própria família, ter seus filhos, um marido que a ame e ser feliz. Achei isso fofo porque apesar de tudo, ela mantém essa ingenuidade (que até parece infantil) e tem esse apreço pelas coisas simples (como se conseguir isso fosse simples.. enfim) da vida.

Richard foi um personagem que eu tive momentos. Logo no inicio não gostei dele – me pareceu meio egoísta, mas o fato de Jenny vê-lo com olhos tão positivos, fez com que eu gostasse dele. Mas não por muito tempo... 

Já Dev, começou simpático, ficou irritante e depois encantador. Dev é a figura masculina do livro! Ele acha um absurdo Richard trocar a estabilidade com Julia (a ex) por um romance sem futuro com Jenny e tenta a todo custo convencê-lo de que isso é um erro. Até porque isso só torna o trabalho dele mais complicado. Mas a confusão aumenta quando Dev se vê envolvido pelo 'magnetismo' pessoal de Jenny...
– Você é muito gentil. – ela disse, impressionada por sentir lágrimas ardendo em seus olhos.
– Não, eu não sou. – ele riu nervosamente.
– Você é sim. – ela confirmou.
– Bem, não conte a ninguém. Eu tenho uma reputação a zelar.
Apesar dos muitos acontecimentos, Clodagh consegue ser consistente e a historia não parece estar flutuando sem direção, com fatos aleatórios. Tudo é bem amarrado e os personagens parecem estar sempre ligados por um fato ou outro. Eu nunca sabia o que esperar pois a cada momento acontecia algo novo para fazer todas as minhas teorias em relação ao que estava acontecendo mudar (principalmente até o meio do livro).
– Eu te amo!  ele disse com raiva.  Aceite isso e ponto. 
O livro tem muitas passagens divertidas, inesperadas, quentes, fofas... Enfim, um livro bem completo que fala sobre diversos assuntos além do romance principal. Eu torcia pelo casal e a forma como tudo parecia só conspirar contra me fez sofrer! Ao mesmo tempo foi legal porque não era aquela coisa planejada, típica. As coisas não davam certo por um motivo válido, os personagens não tomavam atitudes contra-sua-natureza só pro livro acontecer. 

Acho que o que mais gosto nos livros da Clodagh é que ela consegue narrar sobre os personagens em 3ª pessoa e ainda assim consegue ser surpreendente e sempre trazer fatos novos dentro de coisas que achávamos já estar explicadas. Os personagens são tão humanos, tão cheios de erros-e-acertos que você realmente consegue acreditar que eles são reais. Eles são palpáveis e todos tem suas particularidades que os tornam únicos e bem caracterizados. 
– O que você irá dar a ele?
– Uma garrafa de uísque. – Jenny fez uma careta.
– O que? É um uísque muito bom - um single malt. Ele gosta de uísque.
– Um pouco sem graça, não acha?
– Bem, Jeremy é um pouco sem graça, então é perfeito pra ele.
– Que adorável. Você vai colocar isso no cartão? 'Vi isso e pensei em você, seu velho sem graça!'?
Eu me diverti muito e achei o livro super rico. Ele tem um enredo bem farto e muito bem desenvolvido. Apesar no núcleo principal girar entre esses 3, ainda temos Julia, Liam e Ollie, os colegas de apartamento de Jenny, e eles, assim como os demais personagens do enredo paralelo acrescentam um toque especial a história. E tem o final, que foi exatamente o que eu queria e nem por isso deixou de ser diferente do que eu conseguia imaginar. Foi fofo, lindo e perfeito e eu quase chorei de emoção porque eu estava torcendo pro casal.
Além do mais, sexo idiota e estúpido era uma dessas coisas que não deveriam contar - como calorias consumidas consumidas de pé ou na casa de outras pessoas.
Eu já havia gostado muito do primeiro livro da autora: The Disengagement Ring quando li, e após ler Girl in Spin só posso dizer que gostei ainda mais desse. Espero mesmo que alguma editora lance esse livro por aqui, é um chick-lit muito bom. Se você gosta de Marian Keys, procure ler!


Sorteio de cards da autora para os comentaristas - comentários com conteúdo! Leia a resenha para saber o que comentar!

16 comentários:

  1. Oii Evellyn!
    Que bela resenha!
    Você me deixou com água na boca!
    Fiquei curiosa para conhecer as obras da autora. :)
    Bjss! Bom fim de semana! \o/

    ResponderExcluir
  2. Amei Hevellyn!
    Ainda não tinha lido nada a respeito do livro!
    fiquei curiosa por esse turbilhão de emoções! haha
    Eu sempre pensei que era YA! acho que a capa e o título Girl... hahuha

    bj

    ResponderExcluir
  3. Amo chick lits, amo a Marian Keyes. Conclusão: preciso ler algo da Clodagh!
    O livro parece ser ótimo!
    A personagem tem uma personalidade diferente mesmo e amei saber que a história toda é rica e muito bem desenvolvida!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Cara, tenho que te parabenizar. São poucas as pessoas nesse mundo blogueiro que sabem fazer uma resenha de verdade e você é uma delas, com certeza. Adorei a resenha, o livro parece bem interessante e empolgante. Gostei da personagem principal, adoro esse tipo de gente com contradições, haha. Os diálogos são ótimos! E esse "– Eu te amo! – ele disse com raiva. – Aceite isso e ponto." me conquistou e fim. SOAHSOAHSOHAOHAS. Espero também que ele seja lançado aqui, nem tenho cartão internacional pra poder comprar pelo bookdepository )): Enfim, a capa é linda e eu to mto interessada em conhecer o livro :D

    Kaká xxx

    ResponderExcluir
  5. É sério, quantos anos tem esse Richard?... Sei lá, tenho um bloqueio muiot grande em ler livros que pessoas MUITO VELHAS namoram gente MUITO NOCAS (Eu, antiquado?!... Imagina! Rsrsrs).

    E eu ainda não li nada da Marian Keys... Meu Melancia está até hoje encostado na minha estante e o meu Férias está perdido pelo mundo (Tipo, perdido mesmo! Não sei onde ele foi parar! O.O')

    Mas quem sabe eu não dê uma chance para ele - depois que a minha lista quilométrica de livros for reduzida à zero e eu poder ler o livro assim que comprar! =X

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante'' I

    ResponderExcluir
  6. Pak job Ads and advertisements for Karachi,Lahore,Quetta,Peshawar,Multan,Hyderabad,Rawalpindi,Islamabad and http://allpkjobz.blogspot.com all cities of Pakistan.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Descobri seu blog recentemente e adorei, com certeza irei voltar ^.^
    Agora em relação ao livro.. Me parece ser bem legal. Já adc na lista do Skoob como próximas leituras, só espero que eu ache ele em espanhol ou que eu tome vergonha na cara e tente ler em inglês KKKK

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Não sabia do livro e nem sou tão acostumada a ler chick lits, mas sempre que arranjo um, me dou um tempo para as outras leitura e leio um desse estilo. É ótimo dá uma gargalhada com um livro em mãos.
    Gostei da historia.
    Que bom o enredo ser bem elaborado, acho que leria sim

    BJ!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro me lembrou Maldade da Danielle Steel, mas acho que vai pra outro caminho!
    Parece ser legal e divertido :)
    Beijos, @nathaliaduarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora desse livro, porque infelizmente ainda não consigo ler em inglês. O livro parece ser muito bom e realmente como você disse os personagens parecem reais (o que está faltando bastante nos últimos livros lançados). Espero que alguma editora se interesse e publique aqui no Brasil, obrigada pela resenha. Beeijos!

    ResponderExcluir
  11. OMG! Estava pensando se deveria ler ou não esse livro, mas o final com toda certeza vai me fazer ler! Eu amo Marian Keyes, então não posso deixar de colocar esse livro na minha lista! Nunca tinha ouvido nada a respeito desse autor, mas depois da sua resenha fiquei curiosa!
    Bjs, Emmy
    Literary World

    ResponderExcluir
  12. Acho que não li a resenha do outro livro da autora que você leu, mas adorei esta.
    Você fez com que eu me apaixonasse rapidinho pela história e, claro, me deu muita vontade de ler o livro.
    Parece ser um chick-lit super Marian Keyes (mas acho que isso se deu mais ao fato da autora chamar Clodagh, o nome de uma das personagens de Sushi, rs).
    Beijão!
    (E quero o card!)

    ResponderExcluir
  13. Em primeiro lugar: que capa P E R F E I T A ! Eu ainda não conhecia a série...
    ADORO chick-lits e esses livros com várias emoções diferentes sabe?!
    Ainda não li nenhum livro da Marian Keyes e infelizmente -sou tapada- não sei ler inglês! D:
    E sua resenha só me deixou com água na boca, obrigada viu?! >< aiushdiauhd
    O livro deve ser o máximo! *-*
    Beeeeijos !
    Gabi.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Evellyn!
    Fiquei bem curiosa a respeito deste livro e me fez lembrar os demais que a Nii já resenhou no blog, onde lembram histórias leves e divertidas para serem lidas num final de semana sem compromisso.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  15. Flor, está rolando o sorteio de marcadores autografados. Participe
    Imaginayre

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve! :)

    Estou precisando muito ler um chick lit! Faz tempo que não leio um e esse me pareceu ótimo! Vou ficar torcendo também pra que alguma editora publique aqui no Brasil! Infelizmente poucas editoras lançam chick-lits por aqui, né? Deveriam investir mais nesse gênero! Eu prefiro livros em 1ª pessoa, mas que bom que autora sabe conduzir bem a estória mesmo narrando em 3ª! ;)
    Que bom que gostou do livro! *_*

    Beijos!
    E boas leituras!
    ^.^
    Amanda - Lendo&Comentando

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?