Eu Li: Sou Louco por Você (Ho Voglia di Te)

Eu gostei de Moccia a primeira lida, mas agora, nesse segundo livro, vejo que fico mais encantada a cada obra que leio dele. Devo começar escrevendo que, se eu não conhecesse o estilo multidiversificado desse autor, pensaria estar lendo um livro comum, de qualquer outra pessoa – porque se você já leu Moccia, sabe a forma maluca exótica que ele narra. Livros de Fed (a_intima) não são em 1ª ou 3ª pessoa – isso seria fugaz para descrever o estilo dele. Ele narra em todas as pessoas, do ponto de vista de todos os personagens, de dois ao mesmo tempo ou nenhum em particular. Mas não se assuste! Sou Louco por Você começa de uma forma tão trivial que você não terá dificuldades e além disso, é fácil se acostumar com as mudanças na narrativa quando você está envolvida na história. 

Nesse livro Stefano está de volta a Roma (afinal, é continuação de Três Metros Acima do Céu) e pronto para seguir em frente – ou não, após todos os acontecimentos que o levaram a deixar a Itália há dois anos. Mesmo sem ler o livro anterior, você não vai ficar perdido nesse1, pois tudo relevante ao entendimento é relembrado, citado ou levemente explicado neste livro. Eu não conheci o Step de antes, mas agora, mais velho, ele está menos pavio curto, começa a trabalhar e a entrar 'nos moldes'. Step é um bad boy que tomou jeito e ao mesmo tempo que ele tem espírito livre, é muito apegado a valores, família e tem um lado romântico bem irreverente.
- Posso fumar aqui dentro?
- Prefiro que não.
Ponho um cigarro na boca e aperto o isqueiro.
- O que você está fazendo? Vai acender mesmo assim?
- Foi o "prefiro" que estragou tudo.
- Está vendo? Mudou, mas para pior.
Acho que um dos talentos de Fed Moccia é escrever esses tipos de encontros totalmente inovadores. Em Desculpa se Te Chamo de Amor foi assim e nesse livro, a forma com que Step conhece Ginevra é bem inusitada e eu achei realmente linda. Gin tem respostas para tudo, é impetuosa, destemida e muito certa do que quer. Gostei muito dela e principalmente do relacionamento dos dois. 
- Sim. O beijo libera umas substâncias estranhas, tipo endorfina, acho. Em resumo, é como uma droga. O beijo acalma. Por que acha que eu beijo você?
- Achei que era pura atração sexual.
- Não, é puro efeito calmante.
Step e Gin formam aquele casal adorável, que antes mesmo de ser um casal, já são legais juntos. Eles tem uma relação de te amo/te odeio, vivem fazendo joguinhos, tem conversas super interessantes e fazem o livro acontecer. A história navega por outros personagens, outras histórias, mas quando os dois estavam juntos era que surgiam os melhores diálogos. Também é muito legal porque eles fazem coisas realmente diferentes e nunca caem no marasmo. 

Os momentos finais do livro são IMPREVISÍVEIS. Você pode ter lido muito na vida, mas duvído que você consiga imaginar como tudo se desenrola! Eu fiquei totalmente surpresa. O livro todo é muito agradável, mas o final é angustiante. Muitas coisas acontecem e é tudo muito inesperado. Recomendo demais a leitura, ainda mais se você gosta de ler coisas fora do nosso famigerado YA americano. Sou Louco Por Você é uma obra italiana super aclamada, livre de pudores, censura e do politicamente-correto. LEIA. 
Muitos adjetivos são quase sempre para justificar uma escolha equivocada. Me faz recordar uma rase de Sacha Guiltry: "Algumas pessoas falam, falam, até que encontram algo para dizer."
1- Claro que você vai acabar pegando spoiler do livro anterior e se você se incomodar muito...

PS: Uma de minhas ressalvas é em relação a tradução. Bem, eu nunca poderia ler o original em italiano pois meu italiano se resume a 'sto bene', mas a tradução em alguns momentos me fez pensar que a tradutora era do Sul porque tem tantos 'báh' que estranhei – ainda mais porque ta concentrado num capitulo, então parece até que foi um surto de báh (ou eles usam bah na Itália também?!). Além disso – o que MAIS me incomodou – a tradução do nome do livro [parte super importante da história] não foi 'adequada' a meu ver (olha eu me metendo, nem sei italiano e to reclamando... enfim). A questão é que VOGLIO é querer/ter vontade e ao meu ver, substituir Eu Quero Você ou Eu Tenho Vontade de Você por Sou Louco por Você empobreceu desqualificou o verdadeiro sentido... Enfim, é uma coisa que só lendo o livro você nota – pode parecer bobagem, mas tradução é aqueledrama.. Uma simples substituição de sinônimo pode acabar com o sentido real. E é aquilo, eu nem saberia se não fosse o 'titulo original do livro', mas sabendo o original, me incomodou essa troca porque mudou uma coisa que seria mais bonita se fosse a tradução ao-pé-da-letra.

13 comentários:

  1. Oi Eve!

    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do Moccia. Há algum tempo eu só tinha interesse em ler "Três metros acima do céu", mas de uns tempos pra cá, tenho lido muitas resenhas elogiando bastantes os outros livros dele, então, é inevitável ficar curiosa! É visível o quanto você curtiu a leitura! Fico feliz! *_* Tudo de bom quando um livro/autor nos conquista assim! E realmente, não podemos ficar presos aos YA! Tem muito livro legal de outros gêneros por aí, não podemos focar em apena uma coisa e perder a chance de conhecer estórias encantadoras, como essa parece ser!

    Beijão Eve! E parabéns pela resenha!
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler esse livro, mas não é aquela vontade louca. rs
    Mas parece que ele é legal.

    Ah, mas eu não li o primeiro, então fica dificil.

    Beijos, Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  3. Eu li o primeiro, Três Metros acima do céu e AMEI!

    Estou com esse em casa, massabecomoé, tempo pra q te quero heheheehe

    Estou com muita curiosidade pra saber com qm ele fica :D

    LInda resenha.


    Beijocas,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  4. O que você comentou sobre o estilo do Frederico, de mudar toda hora o ponto de vista na história, deve ser coisa de italiano! Em Sigo Você Toda Noite também acontece, mas fica mais entre o personagem principal e a irmã dele!
    Sou louca pra ler esse livro e todos os outros do autor! Parecem lindíssimos e encantadores!
    Apesar de não ter lido o livro, entendi o que você quis dizer sobre a alteração do título na hora da tradução e concordo com você, a modificação de uma palavra altera a intensidade do sentido da frase!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Eu adoroooooooo o Federico Moccia! Eu sou apaixonada por Desculpa se te chamo de amor e sua continuação! To louca pra ler esse livro novo, mas é meio carinho :/ Esse romance parece ser tão lindo *-* haha

    Bjs, Nathalia Duarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as citações!!! shuahusahusuha

    quero ler!

    abraço!
    http://laviratta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vontade ler algum livro do Moccia já faz bastante tempo mas nunca tive muita ''oportunidade''... A única vez em que eu quese levei um livro dele para casa, me falaram tanto deste estilo ''peculiar'' dele de escrever que eu acabei desistindo de comprar.

    Mas acho que vou dar mais uma chance para eles. Só quero encontrar uma promoção bem legal dos livros deles - já que a Planeta META A MÃO quando o assunto é o Sr. Federico.

    ps: AMO as capas dos livros dele... Acho que a única que destoa é a de ''Três Metros Acima do Céu'' - mas foi por causa da Rocco. Ainda torço para que a Planeta relance o volume 1 com a capa estilo Moccia. *-*

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do Moccia (pecado). Mas tenho muita curiosidade nesse estilo de narrativa dele, todo mundo comenta e parece ser muito boa. Mas uma amiga minha não curtiu muito e desanimei, só que acho que ela não gosta muito do estilo dele, na verdade. Enfim, estou ficando cada vez mais curiosa.
    Desculpa Se Te Chamo de Amor é o que você mais gosta ?
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa Eve, eu adorei a sua resenha, aliás sempre gosto muito de lê-las, pois vc dá um panorama bem amplo de como é o livro e o desenrolar da história, desta forma podemos analisar bem e imaginar o que vamos encontrar no decorrer da leitura.
    Eu quero muito ler os livros deste autor, pois ouço falar maravilhas dele, entretanto as capas e os títulos das obras do Moccia são sempre chamativas e instigantes, pelo menos pra mim, então, não é difícil ter vontade de lê-los! Mas quero ler 1º "Desculpa se te chamo de Amor", pois estou impolvorosa pra ver o filme e queria ler o livro antes, mas acredito que vou acabar deixando a leitura pra depois, pq não me aguento de curiosidade. kkk
    Beijinhos Eve.♥

    ResponderExcluir
  10. nunca li nada desse autor, tinha vontade...mas nem tenho tanta mais, enfim desencanei!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Evy,

    Me sinto uma péssima pessoa por não ter lido nada dele ainda. =/

    mas vc não é a primeira que é só elogios para os livros dele.

    Gostei da resenha, mas não sabia que era a continuação de outro livro. E gostei ainda mais por não ter problema não ter lido o antes desse .(ficou confuso?rs)

    Bom, acho que esta mais do na hora de dar aquela chance para o Fed..rs

    bjinhuxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  12. Oi Evellyn!
    Ahh eu quero muito ler este livro! :D
    Eu tenho o Desculpa se te chamo de amor, falta os outros livros do Federico...
    Olha, eu sou do Sul, e não sei se o "báh" é especificamente daqui, ou se tem lá na Itália também (o Rio Grande do Sul, foi colonizado por italianos também. Pode ser isso... ou não.)
    Enfim, bjão! :)

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre achei que teria que ler "3MAC" para poder ler "Sou Louco Por Vc", mas aí me vem vc com essa resenha jogando por água tudo o que pensei... rsrsrss

    Gostei da sua explicação sobre o livro. Muito boa - como sempre né! Amei o 1° quote, super fofo. Garoto decidido esse Steph né?? Já gostei dele!!

    Moccia sempre nos surpreendendo e se inovando... ele é poderoso!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?