Eu Vi: Um Dia (One Day)

O que falar sobre o filme baseado no meu livro favorito do ano – quem sabe da vida –? TUDO! Como grande fã e entusiasta do livro devo logo dizer que é CLARO, ÓBVIO e EVIDENTE que muitas coisas seriam sacrificadas em detrimento de um roteiro de aproximadamente 2 horas. Isso ia acontecer #fato. Como narrar 20 anos da vida de duas pessoas, de forma detalhada como no livro em apenas 108 minutos? Fazendo grandes adaptações. Meus comentários podem conter SPOILERS do livro e do filme, cuidado! 

O filme começa do 'fim' – ou melhor daquele fim. Então vai para o inicio e mostra como Emma e Dexter se conheceram, lá na formatura da faculdade, no fatídico dia 15 de julho de 1988. Os atores escolhidos foram perfeitos, na minha opinião. Na verdade, quando li o livro, já sabia do filme e da escolha de Anne Hathaway e Jim Sturgess para os protagonistas, mas ao ler, sempre imaginei a Anne muito bonitinha para ser a verdadeira Em. Já o Jim, eu não me lembrava de nenhum trabalho dele, então meu Dex sempre teve um rostinho um pouco diferente.

Nós eramos jovens, inconsequentes e tínhamos a vida toda pela frente.

Assistindo ao filme, não pude deixar de pensar que o Jim foi a escolha mais perfeita que poderia existir! Anne também está ótima como Emma e, apesar das inúmeras críticas que ela recebeu por conta do sotaque britânico fake, eu não posso reclamar disso, porque, embora soe um pouco forçado ouví-la com outro sotaque (porque estou acostumada ao sotaque americano dela), não acho que isso seja algo incômodo a ponto de estragar o filme – mesmo para os verdadeiros britânicos. Eu até achei mega fofo ouvi-la em british english. Acho que toda essa polêmica não passou de uma bobagem... Tipo, os críticos tinham que reclamar de algo e pegaram o fake accent da Anne como Judas.

Yeah! Estamos de férias, vamos curtir a semana na praia!

Os cenários, a trilha sonora, a caracterização dos personagens, tudo extremamente bem pensado, ideal. Vemos grandes mudanças no visual de Emma no decorrer dos anos, mas fiquei ainda mais impressionada com as mudanças de Dexter. Sabe, pra mudar a mulher é só fazer outro corte de cabelo e mudar um detalhe na maquiagem. Mas em homem a mudança costuma ser mais sutil... E eles conseguiram fazer um Dexter bem diferente a cada ano, em diferentes fases e achei perfeito! 

Olha, eu sou o velho Dexter! E estou mais fofo que nunca!

Claro que, como eu li o livro, senti falta de algumas passagens que eu julgava tão Em e Dex e que acabaram de fora, mas acho que o principal está no filme. Também fiquei com a impressão de que talvez o filme tenha deixado 'passar' algumas coisas, não tenha se aprofundado em algumas questões, o que acabou deixando a essência de alguns acontecimentos de fora. Por outro lado, eles conseguiram 'resumir' tudo de uma forma bacana. Alguns anos foram simplesmente pulados e com isso algumas fases dos personagens ficaram de fora, mas se você for daqueles que não quer ler, você vai entender a historia de qualquer forma. Afinal, são Vinte Anos, Duas Pessoas, Um Dia... 

Ah que pena! Estamos lendo, mas não é sobre A largatinha
comilona ou coisa assim porque cortaram essa parte!

Eu sinceramente achei Dex bem menos 'odioso' no filme do que no livro – se você leu sabe do que estou falando. Ele tem aquelas atitudes arrogantes, mas não cheguei a sentir raiva dele como senti em alguns momentos do livro. Acho que eles cortaram boa parte das canalhices de Dex e isso o deixou mais aceitável na maior parte do tempo. No mais, gostei de todo o elenco escolhido, ficaram bem convincentes!

- Nossa, Em, como você está gata e sensual!
- Pois é, Dex, descobri as maravilhas da chapinha!

Bem, o filme não tem muitas coisas acrescentadas (acho que tem uma coisa só, e é bem engraçada) e mesmo eu praticamente sabendo tudo que ia acontecer, ainda chorei em algumas partes... Porque sabe... Um Dia é emocionante e tenho muito amor por essa história.

Fomos felizes em Paris! The city of love, yeah, yeah!

Então você me pergunta se deve assistir e eu digo AGORA! Corra para o cinema a primeira oportunidade! Se você leu, vai se maravilhar podendo VER algumas coisas que você tinha imaginado. Se você não leu, vai conhecer a história e quem sabe não sai da sessão empolgada para conhecer tudo em texto? Leia, Leia!

E se eu pudesse te dar só um presente por toda a vida seria isso: confiança. 
Isso ou uma vela perfumada.

24 comentários:

  1. Evellyn adooooorei, eu com certeza vou ler e assistir!
    Já tá na minha lista esse livro e agora o filme também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Evellyn, eu assisti ao filme e chorei também! O Jim Sturgess fez Across The Universe (eu amooooooooo esse filme) e tbm ahco que ele foi a escolha certa para o papel do Dex! A mudança durante os anos foi incrível! A Anne foi perfeita, eu adorei a atuação dela e não reparei muita diferença no sotaque não, mas como eu não falo inglês com sotaque britânico, nem escuto muito, quem sou eu pra falar alguma coisa?

    Adorei as legendas das fotos hahaha

    Beijos, @nathaliaduarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do filme também. Ainda acho que todo mundo deve ler o livro antes de assistir. A Anne e o Jim ficaram perfeitos no papel de Em e Dex. A história é boa, difícil o filme sair ruim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É sério que ''Um Dia'' já saiu em cartaz?! Eu ando por fora do mundo mesmo... =X Rsrsrs

    Então, eu ainda quero ler o livro antes de ver o filme. Sabe como é, eu SEI que o filme é uma adaptação, então eu já estou pensando: ''IH, vão cortar um bando de coisa...''

    Eu ia comprar o pocket em inglês dele, mas o preço do livro estava O MESMO do que em Português, então desisti! Mas em Janeiro, sem falta, eu compro.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Só li o começo, já que vc disse que tem spoiler... Minha namorada quer assistir, mas eu quero ler o livro primeiro... Eu quero muito ler o livro... Mas se ela insistir muito, vou acabar vendo o filme primeiro!

    ResponderExcluir
  6. Olha só, eu postei ontem sobre o filme também :D
    A gente teve algumas opiniões parecidas sobre o filme, outras bem diferentes!
    Eu mal notei o sotaque da Anne (digo, como algo forçado ou incômodo), então concordo com você que foi uma crítica desnecessária!
    Eu amei demais o filme e o que mais gostei foi achar que eles não deixaram a essência da história ser perdida, mesmo com algumas modificações!
    De fato o envelhecimento do Jim foi muito sutil, mas eu gostei mais de ver as mudanças da Anne porque ela se transforma durante o amadurecimento, e foi ótimo quando os anos 90 vão chegando ao fim e ela começa a se vestir bem hehe!
    Eles realmente tiraram muito da canalhice dele, mas, como você falou, dá pra entender bem o filme!
    Você também imaginou a Suki como uma japonesa baixinha ou só eu que a imaginei assim? Porque me surpreendi muito ao vê-la loira e alta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Evellyn!!
    Gostei das comparações com o livro, apesar de não ter lido ainda. Acho que vou acabar só vendo o filme por falta do tempo.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. ai evellyn, comecei a ler seu post mas vc disse q tem spoilers i.i
    eu estou lendo agora um dia apenas porque eu li sua sinopse e gostei MTO! e serio, eu estou amando, o livro é perfeito.
    Eu estava já no começo do livro e já tinha me apaixonado! eu qro ver o filme mas qro MTO terminar de ler o livro primeiro! >.<
    tem postagem nova no meu blog, da série Os Imortais, sei q vc já leu e já postou aki (no final eu fiquei no time perdedor - mas ainda acho q ela deveria terminar com Jude) mas dá uma passada no meu blog e diz oq achou!
    bjs

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  9. Guria!

    Eu queria tanto ler até o final! Mas como estou namorando o livro (com a capa do filme) e certamente quando comprar ele vai pular na fila de leitura para o primeiro lugar. Então, depois volto aqui sim pra comentar na resenha do filme, que também estou louca para assistir!

    Beijão!
    (:
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve!

    "Um Dia" também foi um dos livros que mais gostei esse ano! Entrou direto pra minha lista de livros favoritos, com certeza!
    Também vi o filme esses dias. Já assisti com um certo medo. Eu pensava: "Por favor, por favor, por favor, que não estraguem a história linda de Dex e Em!" E parece que fui ouvida! hahaha \o/ Gostei do filme também. Simplesmente amei os atores! Eu não chorei com o livro, mas chorei com o filme. Acho que eu ia lembrando do livro sabe... A medida que ia assistindo o filme, aí não sei... Desabei! hahaha. Também recomendo muito! Mas acho que é sempre melhor ler o livro primeiro. :)

    Beijocas Eve!
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  11. AMEI seu post *-*
    Eu adorei tanto livro quanto o filme e é tudo tão bom!! Chorei, ri horrores.. e sim, o Dex é menos odioso no filme porque o Dex do livro fez umas coisas que dava vontade de torcer o pescoço dele.. mas enfim, ficou muito bom.
    Vi várias pessoas reclamando da Anne mas ela é diva e adorei a atuação dela tanto quanto o esforço pelo sotaque. Muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Evellyn, eu vi o filme e achei simplesmente magnifico! Nao lio livro ainda, mas me apaixonei pelo filme *-* é tão lindo.
    Eu tive que me controlar muito, muito mesmo, para nao chorar de solução no cinema, haha. E todas as mulheres que estavam na minha sala também saírem com os olhos vermelhos, haha.
    Eu achei um ótimo filme. Nas atuações, na fotografia (magnifica), nos cenários e, como voce destacou, na maquiagem.
    Eu gostei muito mesmo e nao vejo a hora de ler o livro agora!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  13. Achei linda sua resenha, amei!
    Gosto muito do livro e toda a sua essência, chorei muito lendo ele.
    Os atores escolhidos acho que não poderiam ser melhores, e olha que eu nem assisti o filme, mas acho eles tão perfeitos para a Em e o Dex.
    Pois é, preciso urgentemente assistir o filme!

    beijos querida;)
    Salomé Fernandes
    http://deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ownnnnnnnnnnn que lindo!
    Amei seu post.
    Que bom que vc conseguiu ir.
    Happyyyy

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu também li o livro quando os atores já estavam escolhidos e eu sempre imaginei o Dex como o Jim porque eu sou completamente apaixonada por ele. Depois eu assisti Across The Universe, ele se tornou meu ídolo, tanto pela interpretação como pela fofura dele <33 A Anne, eu também imaginava ela mais bonitinha. Quando eu vi as primeiras cenas do filme fiquei assustava com tanta bagunça no visual dela, haha. Realmente, não tinha escolha mais perfeita para o Dex. Jim foi simplesmente impecável. O sotaque dele é a coisa linda do mundo e e cry* Talvez se escolhessem uma atriz britânica as coisas ficassem mais legais (: Mas a química deles dois ficou ótima!
    Menina, também fiquei impressionada com as mudanças de Dexter. Eles conseguiram deixar ele mais velho com classe. Ele mais novo tá a coisa mais linda do mundo, mas nada barra o Dexter casado, ai meu deus <33333 E ele no casamento tbm, ai Jesus! Também achei que ele ficou menos odioso no filme, mas mesmo assim eu ainda consegui sentir raivad ele, haha. Ele é mto idiota, mano SOAHSOHASOHAHOS, mas é lindo!
    Eu assisti o filme antes de ser lançado no cinema porque eu não consegui esperar e acabei baixando (shame on me).

    AMO demais essa história! <333
    Kaká xxx

    ResponderExcluir
  16. Ev, eu AMEI seus comentários sobre o filme :D eu acho que Um Dia vai ganhar o titulo de melhor livro do ano E melhor filme do ano porque mesmo que realmente eles tenham tirado muitas coisas que eu tava louca pra ver, eu adorei :))

    beeeijos! :*

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua resenha, vc parece ter gostado muito do livro e do filme. Ainda não li nem vi o filme...
    Vou anotar na minha lista, já vi vários comentários positivos sobre Um dia!

    Bjs,
    Gisele

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não li "Um Dia" mas tenho vontade de assistir ao filme! Acho que vou assistir ao filme antes de ler o livro mesmo.. não sei se vai dar tempo de fazer isso antes :( mas enfim. Espero que eu goste como tantas outras pessoas gostaram!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu chorei litros com esse filme. Logo que liberaram para baixar (Nana nos avisou pelo face..rs), eu fui assistir.
    E vi sem , antes, ter lido. Não gosto de fazer isso, porque depois corro o risco de me desinteressar pela leitura. Mas quando eu vi, eu amei. E agora eu, realmente, preciso do livro.

    A historia é linda e fui pega de surpresa "naquela" parte..Eu fiquei em choque.

    Tô recomendando pra todo mundo. E vou ao cinema só pra ver em tela grande..rs

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga parceira passando pra mandar um beijão... ótima postagem...

    ResponderExcluir
  21. Só tenho duas palavrinhas pra você: De Lux!

    ResponderExcluir
  22. Eu quero sim assistir ao filme, mas depois de ler o livro. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  23. Oh Good, já posso morrer agora?
    Sim, porque com esse post LINDO eu, que nem tava muito curiosa por esse filme, estou doida para ver.
    Ainda não li o livro (odiava aquela capa laranja :X), mas tudo bem, sei que a história é maravilhosa e com certeza correrei para ver 0/
    Parabéns Evellyn, o posto tá lindo, nem demais, nem de menos.

    Bezô :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  24. Oi Eve,

    Também vi o filme com a minha prima (que não leu o livro), mas mesmo assim gostou muito.
    Eu não imaginava a Emma como a Anne, mas achei uma boa escolha, sem falar que o sotaque dela ficou super charmoso. Já o Dexter do filme me conquistou completamente, e tenho que usar as mesmas palavras usadas por você, pois o Jim foi a escolha mais perfeita que poderia existir!
    Ele é lindo, é fofo e agradavelmente menos odioso do que o Dexter do livro. Ufa...também gostei de alguns cortes que fizeram omitindo algumas coisas do livro que não gostei, um relacionamento da Emma em especial.
    Enfim, é um filme lindo, romântico e perfeito! Super recomendo, sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?