Eu Li: Amigos Inimigos e Promoção

AI é o primeiro livro publicado pela Vanessa Martinelli. Ela é psicóloga em Joinville e me contou que escreveu este livro pensando na filha. O livro foi lançado pelo selo Novos Talentos da Novo Século. Fiquei bem interessada no livro após ver a capa bonitinha e a sinopse cheia de te-odeio (mas-deve-ser-porque-te-amo). 

O livro é narrado em terceira pessoa e a protagonista é Maria, uma adolescente do nono ano que tem seu grupo de amigas mais chegadas: a avoada Patricia, a inteligente Camila e a rebelde (e rica) Morgana. Maria odeia Jack (sim, com nome americano e tudo), que é seu vizinho e costumava ser seu bom amigo de infância, mas depois que eles cresceram, se afastaram. 

Jack é um rapaz muito legal, tem uns 14 anos e age como o menino dessa idade - ou seja também não podemos esperar muita maturidade!Ele é engraçadinho, tem seus momentos de implicância gratuita, mas a Maria também não fica atrás porque tem uma birra desnecessária pelo garoto (muito típico). O livro se passa basicamente focando a escola-amigos-atividadesemgrupo. 

Minha personagem favorita do livro foi Morgana, a amiga rebelde e responsável pelas tiradas mais sarcásticas e Patricia a que vivia no mundo da lua e era meio sem noção. Cada personagem tem uma personalidade distinta e garantem momentos para todos os gostos. A história é simples, mas tem temas recorrentes na vida dos mais jovens (na vida de todos, porém a forma que é contado é bem direcionado aos mais novinhos) – escola, competição, amizades, problemas familiares...
Pedro tomou a dianteira, entrando no quarto escuro. As paredes pediam um pintura e o chão implorava limpeza.
- Juro que vi um rato! - disse Camila, aproximando-se de Pedro.
- Eles é que devem jurar ter visto um humano! - bufou Morgana.
- Esse animal deveria estar em um zoológico - falou Mauricio cruzando os braços.
- Se você circula por aí e ninguém reclama, ele também pode. - respondeu Morgana. 
Eu achei o livro fofinho, engraçado e teve um momento no final que até chorei – é, resquício de TPM, porque é uma coisa bonitinha, mas acho que não tem necessidade de chorar e eu fiquei emocionada! O livro é pequeno e a narrativa bem ágil, cheio de diálogos. A minha ressalva é que a historia no decorrer do livro é bem sem malícia, como ter 13 anos antigamente e achei que ao final, parece que eles estão muito mais avançados do que eram – embora tenha se passado 6 meses e eles provavelmente tivessem completado 15. Então, achei um pouco repentino e estranhei, pois o livro é até infantilizado e ao final eles parecem mais com os adolescentes que vemos hoje. Eu também gostei que o livro tem uma mensagem legal sobre 'não se engane com as aparências' e  isso é ótimo porque em todas as fases da vida nós temos uma facilidade em nos deixar levar pelo exterior alheio...

Na verdade, ele é bem diferente do que eu esperava – acho que eu esperava algo mais YA (mais drama) e considero que seja um livro teen, bem para a faixa 10-13 anos. Então, para uma pessoa que passou dessa fase há mais de 10 anos, é um livro divertido e fofinho, mas simples – não espere uma grande lição de vida, ou um grande aprofundamento do enredo, ele pode parecer superficial se você estiver esperando algo jovem-adulto pois ele é infanto-juvenil, bem mais despretensioso. Realmente não sou o público-foco do livro, mas recomendo demais para quem é mais novo e queira se inserir no mundo da leitura; é também uma boa dica de livro pra presentear. Na verdade, a história e o modo que ela é contada me lembrou um pouco quando eu era nova e lia livros assim pois ele tem uma linguagem bem comum a livros para essa faixa etária.

Sobre a edição, é muito bonita, a fonte tem um tamanho bom, a capa é bem condizente com a historia – tem uma parte que É assim. A revisão do livro não tem grandes problemas, uns dois ou três erros de separação de pensamento/narração/diálogo. UM errinho em particular me deixou incomodada (e acho que a maioria nem repara, mas faço Letras e estava estudando isso esta semana, então quando eu li fiquei meio fixada), mas não causa grande estrago – só estou sendo super exigente! Mais uma revisão e o livro estará perfeito. rs

Então, aproveitando a resenha, vou sortear o livro que a Vanessa mandou. Por favor, comente o que achou da resenha e inscreva-se para concorrer a um exemplar.

26 comentários:

  1. Eu tenho um amigo de escola com o apelido de Jack. Lembrei dele aqui kkk' Deve ser bem legal o livro, apesar de ser uma história para o público infanto juvenil (eu falo como se fosse uma adulta shuashu).
    Deve ser bom pra esfriar a cabeça, se distrair um pouco. Agora quero saber porque você chorou no final --'

    ResponderExcluir
  2. Eu leria, mesmo sendo um pouco mais infantil e eu tendo passado dos 13 há um tempo. Como você disse que é fofinho, vou tentar ganhar.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu já tinha o livro mas não me interessei muito por ele ser, como você disse, infanto juvenil. Não que eu não leia as coisas desse gênero, ele só não me chamou a atenção.
    Gostei da sua resenha.
    A única coisa que eu achei estranha, foi o fato do "amadurecimento turbo", hahaha.
    Beijos.

    livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu, como sou um eterno pré-adolescente (-q), quero ler o livro desde que você mostrou a sinopse aqui no blog! Rsrsrs

    Só pelo jeito da capa, eu já esperava um livro com uma abordagem mais infanto-juvenil mesmo... Mas isto não tirou a minha vontade de ler ele. Muito pelo contrário, já que o que me chamou a atenção foi esta situação deles ''amarem se odiar''.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Oh que fofo!!! Fiquei com bastante vontade de ler Eve!!!!

    Sua resenha tá ótima e como sempre, muito sincera... adooooro

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser fofinho, mas simples. Tipo de livro que a gente consegue ler rapidinho, só pra ver como é, sem maiores pretensões! =)
    Gosto do tema de te amo, mas te odeio!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. gosto muito desse tema apesar de ter passado da adolescência há muito tempo! parece ser muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eve!

    Adorei a resenha!
    Realmente o livro é tranquilo, bem voltado para quem está entrando no universo da literatura juvenil.
    A maioria dos adolescentes reclama para mim que costuma largar os livros pela metade, mas que "Amigos Inimigos" se sentiram bem por ler até o fim, sem perceber.
    Sobre o "amadurencimento turbo" (ehehe adorei essa expressão!), pode parecer estranho, mas as coisas nessa fase acontecem assim mesmo, de uma hora para outra.
    Obrigada pela resenha!!
    Grande abraço!

    Vanessa Martinelli

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve!
    Adorei sua resenha :D Eu li Amigos Inimigos e gostei, mas não achei nada demais. É bem fraquinho - perfeito para o público alvo, como você falou. Além de que é realmente minusculo, não teve tempo para me envolver de verdade... Sei lá, acho que o segundo vai ser melhor. Espero.
    Bjs,
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir
  10. Super fofo adorei a resenha , quero ler tb , to precisando de uma leitura leve assim . Bjus

    ResponderExcluir
  11. Poxa, eu to querendo muito ler esse livro. Espero que consiga um dia, mas com o tanto que tenho na fila vai ficar difícil.

    ResponderExcluir
  12. Adoro livrinhos de odeio-mas-amo. Logo que li a sinopse quis ler ele. E achava que não ia ter tanto drama assim, que era mais teen mesmo.
    Esse negócio que já passou + de 10 anos de tal idade é Tenso...

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa, quando li que é um livro mais para a faixa de 10-13 anos eu achei que gostaria de ler, mas ai você falou sobre as pessoas que já passaram 10 anos dessa fase e POUM! Você acabou de jogar na minha cara que estou velha! Nossa! Estou rindo muito de mim nesse momento! HAHAHAHA
    Mas ainda fiquei com muita vontade de ler, relembrar de como era 10 anos atrás! Gente! HAHAHA
    Nossa, eu nunca reparo esses erros de separação, com certeza vai passar sem eu notar. Sou mais chatinha quanto a capa, e olha que gostei dessa, achei bem fofinha! *-*

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Adorei a resenha muito bem explicada porem se ele tem um genero de publico mais juvenil desta vez vou passar.
    Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. KKKK, TPM é fogo mesmo :/, deixa a gente super sensível KKK, eu aposto que também choraria D: (isso se eu não chorar sem tpm mesmo, porque puts, sou chorona pra caramba).
    Preciso ler, porque se enganar com as aparências é comigo mesmo u.u HSAUHSUAH.
    Beiijos

    ResponderExcluir
  16. Bom, acredito que o livro seja muito bem escrito por tudo o que comentou na resenha.
    Assim como você achei a capa bem bonitinha e a sinopse bem interessante.
    Me interessei pelo livro sim, mas como é focado no público infanto-juvenil acho que não lerei agora não, é que eu estou num momento mais sobrenatural sabe? kkk'
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Own, parece ser bem fofinho mesmo *-* heehhe


    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  18. De vez em quando eu gosto de ler livros assim... Lembrar da adolescência... rsrr

    ResponderExcluir
  19. Sem sombra de dúvidas, esse livro me faz lembrar da minha adolescência, quando fazíamos coisas que hoje temos saudades e outras que preferimos esquecer. Amigos na adolescência que até hoje são importantes pra mim.

    ResponderExcluir
  20. Nossa adorei esse livro! a capa tinha me chamado a atenção e ao ler a resenha gostei bastante da história, principalmente depois de ler as citações haha genial... Quero mesmo ler esse livro, mesmo sendo dirigido para adolescentes mais jovens (bem eu tenho 18 ñ sou assim uma adulta rsrs)

    ResponderExcluir
  21. Eu sou campeã em chorar em livros e filmes ... quero só ver ... é bom uma leitura leve de vez em quando!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sua resenha e depois que a li, fiquei com muita vontade de ler esse livro !! Tenho 13 anos e adoro livros desse gênero...

    beijos!

    jemelhoresamigas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. a capa deste livro me faz pensar que é um livro infantil, mas de infantil acho que não tem nada né? hahaha
    ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Hey Eve...

    Que quotes são esses hein???? Vc amou mesmo a Morgana, entendi plenamente porque. kkkkkkkkkkkkk

    Tbm gosto de livros Teen, são fáceis e gosto dessa coisa de me fazer gargalhar.
    Mas vc me deixou com a pulga atrás da orelha, se a Maria fica com o Jack. Sem graça!! rs

    Bjs, da Lisse

    ResponderExcluir
  25. Que bonitinho esse livro, parece ser bem legal mesmo! Parabéns a vencedora!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?