Eu Li: Ordem (Shift)

Como começar a escrever sobre a continuação de uma das séries mais inusitadas que conheço? Quem acompanha o blog sabe o sofrimento que foi terminar a leitura de Silo (clique para resenha) e não ter a continuação em mãos - ainda mais com aquele trechinho deixado ao final do livro. A editora Intrínseca me enviou o livro para resenha e eu comecei a ler com um bloquinho, pra anotar minhas teorias e não me perder nas informações #dessas.

A resenha não tem spoilers, mas se você não leu o primeiro livro, vai descobrir coisas que não deveria saber!

Como o livro anterior adiantou, em Ordem, começamos a história anos antes de tudo que se passou em Silo e então conhecemos o inicio do que posso chamar de planejamento-Silo. Conhecemos o deputado Donald, que acabou de chegar ao congresso lá em D.C. e é apadrinhado pelo senador Thurman - um velho conhecido. Acontece que esse senador está começando um projeto e chama Donald para fazer parte da equipe de elaboração/construção - considerando que Donnie é arquiteto por formação e tudo mais. O que Donald não imagina é que esse convite singelo e essa grande oportunidade é apenas o começo do fim.
— A negação é o tempero secreto desta cidade - disse ele. — É o sabor que une todos os outros ingredientes. Sabe o que eu digo a todos os recém-eleitos? Que a verdade virá à tona, ela sempre vem, mas virá misturada com um monte de mentiras.
O senador sabe do que 'tá falando...
Vou começar a resenha fazendo um pequeno apanhado sobre o mundo nesta realidade de Silo. Há alguns anos foi descoberto uma forma de congelar pessoas e com isso manter a vida por mais tempo, uma vez que alguns avanços também permitem o uso da nanotecnologia para recuperação da pele e saúde - ou seja, com dinheiro você consegue viver por mais tempo porque pode fazer tratamentos e se congelar e descongelar pra viver quando quiser.

A história do livro é divida em três partes principais. Na primeira conhecemos Donald e esse projeto, o modo como as coisas foram pensadas/construídas e o que estava acontecendo com o mundo para tal ideia ser posta em prática. De fato, a gente continua sem saber o POR QUÊ de terem construído os silos e trancado pessoas lá, mas a gente conhece o COMO e isso já é um alento - porque no primeiro livro a gente não tem ideia de nada. Nessa primeira parte, acompanhamos duas fases da vida de Donald e tudo parece muito confuso porque não sabemos onde aquilo vai chegar e porque aquilo esta acontecendo - já que as explicações de como as coisas finalizaram só acontece ao fim de cada parte.
Eu não confio em mim perto de você. Nós não vamos ser amigos. O que você está fazendo aqui, porra?
#ui
Na segunda parte, Donald é acordado para lidar com um problema que está ocorrendo no Silo 18 (sim, o da Jules). Como Donald é um dos idealizadores dessa maluquice sistema, ele acaba servindo de consultor para a resolução desse levante (que é o que conhecemos no 1º livro como O Grande Levante). De um lado, temos essa equipe responsável por resolver essa confusão no Silo 18 - que é basicamente a galera que comanda tudo - e de outro, conhecemos o que anda acontecendo neste silo, seguindo os passos de Mission, um jovem envolvido no levante.
— Preveja o inevitável - disse ela — e com certeza um dia você vai estar certo.
Na terceira parte, Donald volta a vida (ahh, a vida semi-eterna) como o grande chefão da história e resolve que já passou da hora de tomar as rédeas dessa bagunça e descobrir de uma vez por todas o que aconteceu com o mundo e porque o senador criou os silos. Também conhecemos a história por trás do Silo 17 e vemos como Jimmy se transformou em Solo e sobreviveu ao que aconteceu quando o Silo 17 foi destruído - embora também não fique claro o que começou toda a confusão - ou eu que estou muito lerda e não entendi.
Havia algo no confinamento forçado que unia as pessoas. Além da óbvia proximidade física.
Bem, o que eu posso comentar após esse meu resumo bem resumido - só comentei as coisas por fora - é que, apesar de eu ter ficado com mais dúvidas que resposta, achei a leitura muito gratificante porque toda a descoberta que fazemos sobre esse sistema acaba sendo muito surpreendente. Definitivamente, o que mais me instiga é como o exterior ficou tão nocivo a sobrevivência humana. As vezes parece que tudo é uma farsa, mas já foi mostrado que tem algo na superfície que mata as pessoas. Preciso saber como ficou assim e porque. Essa questão realmente me deixa sem dormir!
— Quando só se pode culpar Deus, nós o perdoamos. Quando se trata de outro homem, nosso irmão, nós o destruímos.
Eu já havia ficado fã da série apenas com o primeiro livro e embora essa continuação tenha plantado muitas outras dúvidas em minha mente (e explicado algumas outras), não posso deixar de dizer que é realmente fantástica e adoro esse mundo inusitado que o autor criou. A minha sensação enquanto li esse livro foi estar de volta a época de LOST, quando a gente tinha novas informações inseridas a cada ep. e pouco se sabia no que aquilo daria, mas há algo de instigante que nos faz querer acompanhar e concluir a trama. Mal posso esperar pelo terceiro e ultimo livro da série para saber o que acontecerá com os personagens que tanto me apeguei e também o porquê geral de tudo isso ter acontecido (sério, se alguém já sacou as motivações e objetivos reais de tudo só com este livro, me explique porque eu ainda não achei a resposta). Agora só resta esperar o lançamento de Legado pra saber como isso tudo vai se resolver porque eu não tenho a menor ideia...
Misture verdades e mentiras e você não será capaz de diferenciá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?