Eu Li: O Adulto (The Grownup)

Quando eu soube que a Intrínseca lançaria outro livro da Gillian Flynn eu imediatamente o deixei em mente porque eu já disse aqui: Gillian é do meu grupo de escritoras que eu quero ler TUDO que publica porque... Porque ela é MARAVILHOSA nesse ramo que ela escolheu! O Adulto primeiramente fez parte de uma antologia organizada por George R.R. Martin chamada Rogues - que tem vários autores famosos, inclusive o Neil Gaiman #justsaying. Nessa antologia o conto foi chamado de What Do You Do?, um nome que eu achei interessante, mas definitivamente, quando Gillian resolveu lança-lo solo e renomeou para O Adulto... Ficou um título muito mais interessante - porque ele combina com a história de um jeito muito inusitado.

Recebi o livro da editora para análise e li numa viagem de ônibus - a noite - e realmente este é o tipo de livro que você pega pra ler e não para até terminar orque Gillian sabe como construir uma trama e a cada livro que leio dela (e digo orgulhosa que li todos lançados no Brasil - obrigada Intrínseca ) me torno mais fangirl. Detalhes você sempre confere no Snapchat e Twitter @cdevellyn #merchan. Abaixo estão os livros que já resenhei da Gillian Flynn, caso você queira conferir.


A resenha abaixo está sem spoilers, mas aviso que esse livro não é recomendado para crianças, logo, a resenha também não.

O Adulto é narrado por nossa protagonista sem nome, vamos chamá-la de Ela. Ela viveu uma infância complicada e inadequada com a mãe, que vivia de pedir esmolas. Ela aprendeu a ler as pessoas, saber o que elas gostariam de ouvir para ajudar. Ainda cedo, abandonou a escola e saiu de casa para viver a vida sozinha. Então ela arranjou um trabalho em uma casa de assuntos espirituais (!). Acontece que esse lugar, apesar de realmente ter uma parte dedicada a leitura de auras, cartas e toda essa coisa, funciona também como um centro de entretenimento suave para homens adultos. O que eu quero dizer com esse nome que eu acabei de inventar é que Ela acabou virando batedora de punheta por profissão. É. (não digam que eu não avisei do conteúdo adulto. O suave ali em cima é porque realmente não se trata de um prostíbulo para o sexo, é só pra punheta mesmo - pelo menos no caso dEla, rs). O problema é que como esse trabalho exige muito das mãos dEla, em poucos anos ela acaba desenvolvendo a síndrome do túnel carpo, que é uma espécie de tendinite piorada. Com isso, sua chefe a convida para trabalhar na parte de ajuda espiritual - o que foi uma coisa super legal, convenhamos! E como ela já não pode mais atender os clientes com toda a disponibilidade anterior, ela aceita e vai. O grande problema com Ela é que ela não tem como conseguir um emprego comum, uma vez que tem passagem pela policia por pequenos delitos - lembrem que ela saiu de casa cedo, teve que se virar pra viver...

Ela começa a dar ponto como vidente e faz alguns trabalhos ocasionais na outra parte do negócio e assim vai vivendo, até o dia em que Susan Burke surge em sua sala de atendimento intuitivo. Ela logo percebe que Susan é uma mulher diferente de suas clientes habituais. Susan exala certa inteligencia e preocupação, o que a deixa cautelosa, uma vez que esta mulher não parece o tipo que se convence com uma simples enrolação.

O curioso é que, depois de uma primeira consulta que Ela não teve certeza se havia acertado, Susan volta, de novo e de novo e então começa a lhe contar as histórias de sua vida que lhe parecem cada vez mais estranhas e preocupantes. Como Ela é ambiciosa e pretende um dia ter seu próprio negócio no ramo de limpeza de aura doméstica (existe esse ramo, acredite), ela se oferece para visitar a casa de Susan, uma vez que esta já lhe relatou uns fatos estranhos sobre a nova antiga casa para qual ela se mudou com o marido e os filhos. A casa trata-se de uma mansão antiga que foi reformada para a mudança da família.

Chegando na casa, Ela percebe que realmente há algo de perturbador sobre a propriedade, além dos fatos que Susan já lhe relatara, e isso a deixa ainda mais disposta a ajudar a mulher, que parece cada dia mais preocupada com o enteado, um adolescente com um quê assustador e o fato do marido não lhe credibilidade quando ela lhe diz que a casa, mesmo reformada, é estranha e o enteado, mais estranho ainda.
— [...] Aqui é nosso escritório.
[...]
— É uma biblioteca. - perdi o fôlego.
Eles facilmente deviam ter cerca de mil livros. Obras grossas, impressionantes, de pessoas inteligentes. Como você mantém mil livros em um cômodo e chama o lugar simplesmente de escritório.
também estou me perguntando isto...
[compartilhando por motivos de #livros, vocês entendem]
Ela então começa seu trabalho de limpeza de aura da propriedade, mas o que ela não imagina é que a casa guarda segredos do passado bem sombrios e talvez esses segredos estejam relacionados aos acontecimentos atuais envolvendo a nova família proprietária...

Embora pareça que eu escrevi muito, eu só fiz um pequeno resumo para que vocês tenham curiosidade de ler este livro que eu posso afirmar que é FANTÁSTICO. Gillian vai construindo a trama de uma forma que fica impossível não tremer de ansiedade com cada revelação e a cada coisa que Ela descobre nós vamos ficando mais e mais desconfiados de toda a história até o clímax. É tudo tão estarrecedor que a gente fica reação.

Eu sempre me impressiono em como Gillian tem esse talento pra escrever sobre mulheres - as protagonistas - de uma forma tão crua, que ao mesmo tempo soa rígido e compreensível. É difícil explicar como ela consegue construir as tramas de forma que a gente tenha sentimentos tão variados a cada virada de página. Esse livro é assustador na medida, empolgante ao extremo e impressionantemente coerente e questionador. É impossível não se surpreender e vocês entenderão meus surtos de fangirl pela Gillian.

Eu terminei o livro há alguns minutos e ainda não sei o que pensar sobre aquele final. Estou estupefata. Não sei se eu vou conseguir dormir. Provavelmente não. Mas realmente espero que você leia esse livro assim que possível - e venha conversar comigo sobre o que pensou daquilo tudo que descobrimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?